PplWare Mobile

Cientistas descobrem que molécula é usada pelo Coronavírus para atacar as células


Autor: Vítor M.


  1. Spoky says:

    Ainda continuam com essa de que este virus foi de um transmitido de um murcego para um pangolim? O COVID-19 possui caracteristicas e mutações que só são possíveis de fazer em laboratório, isto não é uma teoria assim tão descabida como muitos pensam.

    Então se podemos reproduzir e criar vacinas e medicamentos que matam ou eliminam a bacteria e/ou virus seja geneticamente falando ou não, porque não seria possível criar um vírus com um DNA diferente e especifico?

    Por exemplo temos isto aqui
    “China is currently a signatory of the Biological Weapons Convention and Chinese officials have stated that China has never engaged in biological activities with offensive military applications. However, China was reported to have had an active biological weapons program in the 1980s”

    Ali diz que nunca fizeram, mas depois já disseram que já tiveram um programa desses no ano de 1980s quem garante que isto não continua? Quem?

    Só um cepticismo é que acredita que os vírus se tornam mais resistentes sozinhos, sofrem mutações? Sim? E isso impede alguem de fazer mutações e alterações a um vírus para atacar mais específicamente o ser humano?

    Ninguem melhor que o ser Humano para criar uma arma letal, conhece o seu próprio corpo e sabe como ele mesmo age!

    Na China sempre se comeu porcarias, desde a imensos anos! Não acredito que só agora isso veio ao de cima, se fosse mesmo de animal para animal, já teria acontecido. O mercado em Wuhan não esta aberto só este ano! Entre outros mercados.

    Sejam realistas, assim como existe quem pretenda o bem, existe quem gosta de práticar o mal com as suas ações cientistas, laboratórios etc. Porque é que muitos pensam que é impossível?

    Tanta tecnologia, tanta inteligência artificial, ainda duvidam que possa ter sido alterado por exemplo por AI? Acham mesmo impossível? Agora falando em curas, prevenção, medicamentos.

    Com tanta tecnologia que o mundo se gaba ter e cada pais ter, dizem que o AI é a melhor coisa que existe (para o bom) mas tambem para o mal. Utilizaram o AI para identificar que tipos de mecanismos e medicamentos podem ajudar a tratar o coronavirus.

    Se isso é possível com AI, não é possível o contrário? Descobrir fraquezas, alterar geneticamente um virus de forma a penetrar no ser humano, e não possuir anticorpos?

    Eu sempre disse e digo, este tipo de crime é tão perfeito, que é quase ou senão impossível de apanhar quem o fez, é um crime perfeito sem criminoso! Tudo perfeito e minucioso.

    Resta saber quem foi o pais que teve a ideia China ou EUA (Conflitos e mais conflitos e de repente no ano novo chines, uns meses antes aparece um tal virus metal.. com investigadores a dizerem que é muito mais resistente que o SARS e que este tipo de virus só pode ter sido criado em laboratório devido as alterações geneticamente e mutações que são feitas).

    Continuem a acreditar, que TODOS os cientistas são bonzinhos, que todos os laboratórios não têm interesse nenhum, que não ter saúde da dinheiro, que os conflitos entre paises não são nada por ai alem, de repente aparece de forma “misteriosa” um virus letal que chineses comem porcarias a anos, e só agora a que apareceu numa epoca muito movimentada, muito estranho? Cá nada! Governo chines a esconder que já sabia disto a meses… E poderia continuar!

    Uma imagem vale por mil palavras:
    https://i.imgur.com/bhyIPqF.jpg

    Um videos para demonstrar (um homem que primeiro diz que o virus foi criado na China e depois de ter conversado com o mesmo, muda a sua opinião?!?)
    https://www.youtube.com/watch?v=A5uNvE62zeg

    Existe ainda um video de chineses, a cuspir (de forma propositada) para pessoas, para elevadores, a passar as mãos e tossir em hoteis, manetes de portas

    Engraçado que esse video tem sido muito apagado, já vi vários takedowns. E desapareceu do Google ultimamente.

    Siga fechar o olhos a esta possibilidade malta, foi mesmo um pangolim!! Interesses não!! Isso é impossível, ninguem é mau. Não existe criminosos, não exista quem goste de praticar crimes, bombardeamento a Hiroshima e Nagasaki impossível!! Foi um meteorito!

    É um crime perfeito e letal, sem culpados!

    • Oscar says:

      É morcego!
      Mas quem benefícia dessa teória ? Se já encontrou o culpado, falta encontrar as provas e porque razão?

    • Sabugas says:

      “A CHINA CRIOU O VIRUS EM LABORATÓRIO PARA DESTRUIR A ECONOMIA MUNDIAL E DOMINAR O MUNDO”.
      A CIA não descobriu evidências, O MI6 não descobriu evidências, A MOSSAD não descobriu evidências, quem descobriu foi o Zé bate-chapas na empresa Tira-Mossinhas de Agualva Cacém.

    • Filipe F. says:

      Portanto os Chineses iam criar um virus que ia parar o seu país e matar os seus, colocando-os como os maus da fita neste processo? Não me parece boa essa teoria a não ser que sejas um defensor do estado Americano dado que é de lá que vêm a maioria das teorias da conspiração.
      Só espero que não apanhes o virus, porque se não fosse atualmente a China, não tinhamos metade do material que temos. São eles que estão a ajudar a Europa mais que ningúem. A America fechou-nos a porta e ainda nos queria roubar a patente de uma vacina para exclusivo deles. E sim agora podes dizer que a China criou o vírus para depois vender milhões de mascaras lol como se isso valesse as mortes e impacto que tiveram na sua imagem e país…
      Crime é vermos o que aconteceu noutros paises primeiro que cá, e termos ficado a olhar. É fecharmos fronteiras depois de termos o virus na comunidade, é acharmos que a China foi a exagerada ao meter 11 milhões trancados em casa em Wuhan, e fazer 2 hospitais a pressa e etc. Aqui na europa sim, parece que alguem quis beneficiar com a maldade do vírus porque praticamente ninguém reagiu a tempo ou não quis reagir a tempo.

      Curiosamente em Portugal temos 0 casos importados da China, Japão, Coreia etc. É tudo de europeus praticamente. Viva a liberdade de circulação, quando desde dia 29 se viu a China, por algum motivo a fechar cidades. Independentemente de onde veio o virus, so houve uma região que levou o virus a sério e se preocupou a sério.

      • ue says:

        Filipe se lesses o meu comentário todo (que não leste certamente) eu disse o seguinte
        «Resta saber quem foi o pais que teve a ideia China ou EUA»

        Logo, os Estados Unidos não são santos nenhuns! Ambos tem interesses, qual deles foi? Não sei, mas que foi algum pais? Sim foi.

        Esta teoria não é descabida, só um iluminado que pensa e vive num pais das maravilhas é que pensa, que não existe este tipo de coisas. Só isso.

        Isto é um crime muito perfeito, culpados nem vê-los. E esses então riem-se a pala dos outros.

      • Rizzo says:

        Os EUA também explodiram as proprias twins towers com americanos apenas para justificar um ataque ao petróleo do medio oriente. A china fez o mesmo desta vez, sacrificar meia duzia no meio de bilioes para ganhar a guerra comercial.

    • RM says:

      A gripe espanhola foi entre 1918 – 1920!
      Teorias da conspiração há todos os anos!
      Se o Covid-19 pode ter sido criado pelo homem, sim é possível. Só falta é provar.

      • Pedro says:

        Gripe Espanhola que teve origem nos Estados Unidos!

      • ue says:

        RM tu não tens como comprovar, por isso mesmo é que digo.

        É um crime perfeito sem culpados nem criminosos (embora existam), este é o tipo de crime muito letal e que para arranjar culpados mesmo que tenhas fortes suspeitas, nunca vais chegar-la.

        Teorias da conspiração existe todos os anos certo, mas nem todas as teorias são descabidas. Esta não é, nem nunca será.

        Basta pensar um pouco, a quantos anos é que a China come porcaria? E tem animais juntos uns dos outros? A bastantes anos! Meses! Dias!

        • RM says:

          Se não fôr possível provar, de que é que serve apontar o dedo a este ou aquele ?
          Esta ‘teoria da conspiração’ ao ser plausível, é um crime ‘perfeito’. Mas contra quém e com que objectivo ? Isto está a prejudicar a todo o mundo!

    • Bruno says:

      Ok “Dr” Spoky

    • João Carlos says:

      * Corona: Algo está errado …! *

      Wuhan para Xangai = 629 km
      Wuhan para Pequim = 1052 km
      Wuhan para Milão = 8700 km
      Wuhan para Nova York = 12000 km
      Wuhan para Etli = 8670 km
      Wuhan para Londres = 8880 km
      Wuhan para Paris = 8900 km
      Wuhan para Espanha = 9830 km
      Wuhan para Índia = 3575 km
      Wuhan para Irão = 6560 km

      Something * Algo está errado…!

      O vírus Corona apareceu na cidade de Wuhan, na China, e agora chegou a todos os cantos do mundo, mas esse vírus não atingiu a capital da China: Pequim e a capital econômica: Xangai, perto de Wuhan, porquê …?

      Pequim é a cidade onde todos os líderes da China vivem, os líderes militares moram aqui, aqueles que controlam o poder da China moram aqui, não há bloqueio de acessos a Pequim! Está aberto! Corona não contamina estás cidades porquê …?

      Xangai é a cidade que administra a economia da China, é a capital económica da China, aqui vivem todas as pessoas ricas da China! Aqueles que mantêm a indústria funcionando e o covid19, aqui não contaminou …?! * Porquê …? *

      O vírus corona é pandémico, e pelas informações e pelo impacto social deixa em pânico todo o mundo, mas não para Pequim e Xangai?!!
      A pandemia Covid19 cria terror nas grandes cidades do mundo, então por que esse medo não chegou a Pequim ou a Xangai …? * Porquê …? *

      Pequim e Xangai são as áreas adjacentes a Wuhan! O vírus de Wuhan chegou a todos os cantos do mundo, mas esse vírus não chegou a Pequim e Xangai…! * Porquê …? *

      Hoje, toda a Índia estão confinados nas suas residências! As nossas economias estão paralisadas, mas todas as principais cidades da China estão abertas e, a partir de 8 de abril, a China também vai abrir Wuhan! O mundo inteiro está assolado pelo terror! Agora novos casos não estão chegando à China, porquê …?

      Outra grande coisa é que o mercado de ações em todo o mundo caiu quase pela metade! Nifty também passou de 12 mil para 7 mil na Índia! Mas a participação da China – o mercado estava em 3 mil, ou seja, apenas em 2700! Também não há efeito desse vírus no mercado chinês…?! * Porquê …? *

      Quaisquer que sejam as justificações e aceitemos ou não, mas tudo indicia que o Covid19 é uma arma bioquímica Chinesa e tem o mundo à beira da falência económica e social. Depois de matar algumas pessoas, a China agora controlou esse vírus?! Será que ela não terá também a cura?! Veremos de onde virá a cura e tenho a certeza de onde será…

    • Rui says:

      Um “comentador” que escreve “murcego” em vez de morcego, … ?
      Anda a ver muitas séries fantásticas.

      • Spoky says:

        Só por causa que me enganei, ou por um erro ortográfico é que ando a ver series a mais? Típico, quando não se tem argumentos.

        Usa-se a gramática como desculpa, só porque sim. Argumentos ZERO.

        Tu é que andas a ver series a mais, mas é de fantasia!

        • Mario Sousa says:

          Spoky, alerto que a primeira imagem apresentada, com as datas das várias pandemias mundiais contém erros grosseiros nas datas. Basta pesquisar um pouco. O próprio polígrafo da SIC já analisou essa imagem.

          Fake news deveria ser crime, não?

          • A says:

            Eu não gosto de fake news e em especial, nesta aréa a questão é que ao ser um crime, é entrar num territorio perigoso óbvio…

            Chama-se liberdade de expressão e informação, tenham em atenção que ao longo da historia, as epidemias nunca deram bons resultados em termos de Liberdades…

            Já cairam em pouco tempo, muitas , espero que por pouco tempo

    • Alguem says:

      Está provado que o coronavírus não foi criado em laboratório:

      https://www.nature.com/articles/s41591-020-0820-9

      “Our analyses clearly show that SARS-CoV-2 is not a laboratory construct or a purposefully manipulated virus.”

      • Flávio Ferreira says:

        Esses dados são de algo confiável, não servem!!! Tem de ser dados do Facebook e assim. Ironia claro, mesmo com essas noticias de fontes confiáveis eles vão dizer que é mentira, não adianta.

    • Bruno Nunes says:

      https://rdcu.be/b3lTB

      Porque há efectivamente quem estude isso, e não ande só a ler merda na internet.

      E os autores não parecem ser chineses… Andersen, K.G., Rambaut, A., Lipkin, W.I. et al. The proximal origin of SARS-CoV-2. Nat Med (2020). https://doi.org/10.1038/s41591-020-0820-9

    • Pedro Oliveira says:

      “Afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias”
      Carl Sagan

      Reflexão: por que será que as teorias da conspiração são sempre tão apelativas para muitas pessoas?

  2. Não acredites em teorias da conspiração says:

    essa imagem cai logo por terra:
    A Peste Negra ocorreu entre 1343-1353,
    A Cólera foi em 1817

  3. Jonh wayne says:

    Sou um analfabeto que nao sabe o que diz,mas segundo os estudiosos a terra esta sobrelotada,o que de melhor para dizimar alguns seres humanos(“MILHOES”), um “VIRUS” e de onde pode vir ele,claro da china,comem tudo o que rasteja ou tenha pernas,mas a minha teoria é que ele foi posto lá,assim de quem é a culpa,china,e tambem penso que foi feito na europa…isto é só um pensamento,lembrem-se que os proximos “VIRUS” que ainda estao para vir vao ser ainda mais mortais.

  4. Jota says:

    Arranjam desculpas para tudo! Em 1350 também havia comercio de espécies selvagens na China? Só acredita nisto quem quer!

    • matreco says:

      Não, havia era laboratórios militares ultra-secretos a fazer experiências com vírus… santa paciência.

    • ue says:

      Desculpas, é tipos como tu que eles gostam e se riem, porque pensam que gente como tu é tão cega e previsível ao ponto de nunca pensar nunca coisa destas.

      Sê mais esperto, no mundo os interesses e o dinheiro, os negocios, os conflitos estão acima da Saúde.

      Sê mais coerente e pensa um pouco, ainda vives nos tempos das fadas juntamente com a Alice do pais das maravilhas.

    • RM says:

      Sabes, ainda há muitos alemães que não acreditam que houve campos de concentração nazis!
      Muitas pessoas também não fazem a mínima ideia de que a NSA americana recolhe/recolheu dados do mundo inteiro e a guardá-los para quando possam ser úteis.
      Muitos também ainda não acreditam que o homem foi à lua, etc, etc.
      Lá por muita coisa parecer descabida, não quer dizer que não seja verdade ou possível.

  5. Valter Pinho says:

    Epah, nao foi a China que desenvolveu isso…foi na América…foi um laboratório pago pelo Tump porque o gajo não pode ver os chineses nem pintados de ouro…já fez o que fez com a Huawei…depois pensou…epah, a China tem mais população do que o sei lá o quê…bora mas é acabar com aquela raça…então mandou lá por uma chinoca que foi vender lá pra sua banca no mercado ilegal…e puf…fez-se o chocapic!

  6. Conspirador says:

    Nova teoria da conspiração:
    Foi a Greta que desenvolveu o vírus para baixar os níveis de poluição. Ela até teve físico-química no 10 ano

  7. Flávio Ferreira says:

    O problema é que estes vídeos de ciência, de dados tecnológicos, de astronomia etc etc são por vezes pouco valorizados. As pessoas preferem ir para Internet procurar vídeos de teorias de conspiração em vez de estudos, de factos científicos, de provas documentadas etc etc. E isso diz muito da população em si, da falta de estudos, da falta de conhecimento, e de simplesmente ganhar dinheiro com as teorias de conspiração, que de provas dadas não tem nada. É fácil dizer que foi este ou aquele, que fez isto ou aquilo, mas é difícil de o provar, mesmo quando determinado grupo de pessoas digam que viram algo na Internet, pois mas viram onde? Essa informação foi publicada por quem? Existem estudos? Pois a maioria, simplesmente viu e acreditou no que lá estava, então para essas pessoas isso é que é certo, e o errado é o que os outros diariamente estudam, os que aplicam na prática, aqueles que já provaram e ainda vão provar.

    Um facto tecnológico: Um vídeo no youtube com seguinte titulo “A ciência altera a proteína M2-1” e um vídeo com o seguinte “A ciência da Terra plana”.
    O segundo vídeo vai ter mais visualizações por uma simples razão, as teorias de conspiração são mais lucrativas, e levam mais gente a acreditar nisso mesmo. Os títulos começam por ciência mas pouca gente está realmente interessada naquilo que se estuda, que é provado cientificamente, porque a Internet dá alternativa a eles, e quer assuntos que gerem polémica, que chamem atenção para gerar lucros.

    Por isso, para esta gente que só vive no mundo para ganhar dinheiro com teorias de conspiração, entre outras coisas sem provas dadas, provas não é pegar numa régua de 50 centímetros e dizer que não existe curva terrestre, não é ler tudo que está na Internet que é provado cientificamente.

    Comecem a estudar!!!! Sejam alguém, em vez de dizer que a China ou EUA são causadores de tudo!
    Uma coisa é ser contra determinado governo, outra coisa é teorias de conspiração que valem o que valem não tem prova cientifica.

    • Spoky says:

      Mas desde quando é que uma prova cientifica prova qualquer coisa? Tens várias provas cientificas que se contradizem umas as outras, só por aqui já podes ver que não é 100% fiavel.

      E tu achas que é fácil descobrir quem faz este tipo de arma? É tudo oculto, dificilmente saberás.
      É um crime perfeito.

      É a mesma coisa que eu entrar na tua casa a noite, pegar numa seringa com um virus letal e injectar num animal teu, ou então pela água, ir-me embora e tchau e boa noite. Quem foi? Não sabes.

      «ganhar dinheiro com teorias de conspiração»

      Mais um que vive num conto de fadas, estas a dizer praticamente que é impossível criar armas como estas em laboratórios!

      É disto que a malta de elite gosta, tapados e pessoas que acreditam porque os medicos dizem que foi um pangolim, pronto ta feito. Foi ele a causa disso!

      Esqueceste é que o chineses comem porcaria há anos, e que este virus veio no ano novo! Estranho, e antes do virus chegar houve imensos conflitos entre os EUA e a China quer pela Huawei como por outras coisas que tu podes pesquisar e ler em qualquer lugar.

      • RM says:

        ‘Mas desde quando é que uma prova cientifica prova qualquer coisa’ – A sério ?
        Se duas ‘provas cientificas’ se contradizem, então uma delas só pode estar errada! No pior dos casos estão as duas erradas e deixam de o ser.
        Já agora, se calhar não é coincidência a Netflix ter lançado a série ‘Pandemic’ no ano passado!

      • Rui says:

        Continua a ver as séries, que vais bem!
        Em que temporada vais?
        Onde é que as descarregaste ?
        Publica isso, porque o pessoal por aqui também as quer ver, para “evoluir no pensamento”.
        Continua !!

        • Spoky says:

          Rui a Serie que vejo e te recomendo veres é esta:
          https://i.imgur.com/RkdtAOw.jpg

          Aproveita, e faz um bom uso da Blue pill. É disso que o mundo precisa, de gente como tu. Felizmente estas com sorte, muitos deles gostam da Blue Pill.

          É por isso que temos gente como o Rui.

          Eu evoluo no pensamento, já tu paras no tempo.

          Continuo pois, pois falar com acéfalos é o mesmo que ler um papel em branco.

      • Toni da Adega says:

        Mas desde quando é que uma prova cientifica prova qualquer coisa?

        Depende se for publicada no Facebook ou YouTube já é válida e 100% verdade

        • Flávio Ferreira says:

          O problema é esse mesmo, as pessoas só se resumem a isto, se os cientistas dizem algo está mal, se o zé do youtube diz aquilo está tudo certo.
          E mais, eles falam que há provas disto e daquilo, mas eu nunca vejo nada, aonde é que diz que foi na China a criação, ainda ando a procura. Posso estar a ver mal se calhar ou a visitar sites e informação muito credível, onde não admitem, tenho que pensar em pesquisar no facebook ou assim.

      • Flávio Ferreira says:

        Provas cientificas são testadas, fundamentadas em um determinado local. Senão sabes isso estuda!!!!
        Outra coisa, nem tudo é perfeito, é refuto já essa tua opinião – as vezes é preciso ir a dois médicas para se ter uma segunda opinião. Na ciência não é um estudo que vai dizer que está correto ou errado, por isso mesmo a ciência não para de ser estudada.

        É muito fácil não é, mas não é difícil saber se o vírus foi ou não alterado/criado em laboratório, mas para isso tens de estudar, saber muita coisa e como não sabes porque só vives da Internet e de vídeos de youtube, não vale a pena que não vais lá.
        Quando souberes estudar, numerar e nomear Proteínas e Genomas de vírus aí sim podes falar, quanto isso só tirar informação da Internet só porque sim vale o que vale.

    • Jocamane says:

      Nem mais… Às vezes parece-me que esta coisa do acesso à net e sobretudo a produção de conteúdos não devia ser uma coisa livre e estendida a toda a populaça. Acaba-se nisto… A discutir teorias da treta em tudo iguais às da idade média, altura em que 0,00001% da população tinha acesso a educação e cultura

  8. Confinado says:

    Não sou profissional de saúde, vou lendo e, noutras áreas, tenho algum treino em separar “o trigo do joio” em matéria de informação.

    Este artigo d’ “O Público” importante: “Por que é que a covid-19 afecta as pessoas de forma diferente?” https://www.publico.pt/2020/04/01/ciencia/noticia/covid19-afecta-pessoas-forma-diferente-1910251

    SARS-CoV-2 é no nome do vírus, COVID-19 (COrona VIrus Disease 2019) é o nome da doença provocada pelo vírus.
    Quanto à teoria da conspiração do 1.º comentário – é uma parvoíce como outra qualquer, quanto mais não seja, porque os vírus criados em laboratório são identificáveis.

  9. matreco says:

    O que vale é que hoje em dia toda a gente é virologista/detective privado e consegue PROVAR sem qualquer sombra de dúvida todo e qualquer facto sem sequer sair do sofá. Basta procurar meia dúzia de vídeos no youtube e outros tantos artigos em sites que “comprovem” o que se quer demonstrar e já está. Ai de quem se atrever a dizer o contrário, usando coisas tão ridículas como: ciência, estudos, pesquisa no terreno, ou até mesmo… senso comum.

  10. Rui says:

    Quem entende diga-me, a china ja teve enormes avanços em termos de edição de adn, seria errado pensar que não teve os mesmos avanços em termos de edição em virus sem ter deixar provas que foi alterado?

    tal como se eu alterar um virus e tiver uns 6 meses a estar num ambiente controlado a ter chineses a serem infetados e a infetar outros e com isso fazer que o virus se altere por ele mesmo e fazer que não haja qualquer vestigios de alteraçao laboratorial visto ja ter infectado a vez as pessoas durante 6 meses. Não esquecer que o covid-19 vem da familia Corona que é uma familia de virus que faz mutaçoes algo facilmente logo facilmente conseguiam fazer isto

    e podem pesquisar, mesmo do Covid-19 já há pelo menos 100 estripes diferentes, 99% sao com pequenas alterações e 2 estripes sao algo diferentes em que uma é a mais forte, sintomas mais cedo e mais probabilidade de mortes enquanto a outra é ligeiramente mais fraca, apresenta os sintomas mais tarde (dias) perante a outra mas infecta mais com isso tambem

    https ://observador.pt/2020/03/05/ha-duas-estirpes-de-coronavirus-a-circular-o-que-muda-agora/

    “De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem pelo menos 104 variantes do novo coronavírus em circulação”

    Por isto sim pode ser tudo pela natureza e ter acontecido naturalmente mas não ponham de lado a hipótese de não haver mao humana nisto e não ser detetadas alterações em laboratório apos tantas mutaçoes durante 6 a 1 ano de infeções controladas para esconder as alterações

    Seja o que acontecer, que fiquem todos bem e boa sorte para todos

  11. xico says:

    a OMS cotradisse-se logo nao acredito em nada!
    os media estao.nos a enganar!
    isto +e é noticia, conversa mal produzida e podemos mesmo dizer que é “conversa p boi dormir!
    mas nuna Terra que tem um presidente como o nosso , vale tudo!

  12. Vivas says:

    murcego ehehe até eu excrevo melhor.
    murcego… já agora murcom

  13. Sweet Misery says:

    “Conhecer o inimigo, ajuda a criar armas mais eficazes”
    A questão é ,como é que o inimigo (este vírus) nos conhecia tão bem?
    Houve ou não houve aqui manipulação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.