Cientista propõe amarrar um “guarda-sol” a um asteroide para travar o aquecimento global
Na prática, a ideia é extravagante, tresloucada, mas o cientista diz que em teoria funciona. Segundo o investigador, a Terra precisa de um escudo solar para travar o aquecimento global.
Aquecimento global: um dia a Terra poderá ter um guarda-sol
Com o objetivo de reduzir os efeitos do aquecimento global na Terra, o astrónomo István Szapudi, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai, sugeriu utilizar uma espécie de guarda-sol espacial para reduzir a quantidade de luz solar no planeta.
A ideia principal de Istvan Sapudi é que não será necessário entregar uma carga incrivelmente pesada da Terra para segurar o guarda-sol no espaço. A âncora pode ser encontrada no espaço, pois a NASA já experimentou a possibilidade de impacto em asteroides para alterar a sua trajetória.
A solução criativa de Szapudi consiste em duas inovações: um contrapeso amarrado em vez de apenas um escudo maciço, o que resulta numa redução da massa total em mais de 100 vezes, e a utilização de um asteroide capturado como contrapeso para evitar o lançamento da maior parte da massa a partir da Terra.
Este número está ainda muito para além das atuais capacidades de lançamento, que é de apenas 1% do peso do próprio escudo que seria de cerca de 35.000 toneladas. Com materiais mais novos e mais leves, a massa do escudo pode ser reduzida ainda mais. Os restantes 99% da massa total seriam asteroides ou poeira lunar utilizados como contrapeso. Uma estrutura deste tipo seria mais rápida e barata de construir e utilizar do que outras conceções de escudos.
A título de curiosidade, os maiores foguetões atuais só conseguem levantar cerca de 50 toneladas até à órbita baixa da Terra, pelo que esta abordagem à gestão da radiação solar seria um desafio. A abordagem de Szapudi coloca a ideia no domínio das possibilidades, mesmo com a tecnologia atual, enquanto os conceitos anteriores eram completamente inatingíveis. Além disso, é crucial desenvolver um cabo de grafeno leve, mas forte que ligue o escudo ao contrapeso.
Toda esta "solução" foi inspirada pelo desejo de reduzir a radiação solar em 1,7%. Segundo as informações partilhadas, este é um valor estimado como necessário para prevenir um aquecimento global com efeitos desastrosos para a Terra.
Este artigo tem mais de um ano
Malucos sempre houve, agora têm mais audiência…
os malucos estao em todo lado, inacreditavel, antigamento enfiavam-nos numa casa de malucos hoje em dia, sao PR, PM, Homens Generais com saias, 7900 generos,… etc!
São graças a alguns malucos que tivemos durante a nossa história que hoje estamos aqui a comentar aqui neste site e que existe o que há hoje em dia 😉 secalhar daqui a uns anos vamos ver algo mais estranho do que um guarda-sol…
Sabe lá ele quais os reais efeitos de um arrefecimento artificial! Se alterar e não conseguir travar o arrefecimento? Vamos para onde? Debaixo de terra? Estes tipos são uns brincalhões. Ciência trata-se em laboratórios, testam-se as hipóteses e mesmo assim quantas não podem ser colocadas em prática? Não se brinca com a casa comum de todos nós e por todos nós, refiro-me a toda a vida na Terra! Já agora, deve ser dos que se espantam com calor no Verão, e frio no Inverno, aposto. Alterações climáticas sempre as houve. Se se queixam tanto, deixem de poluir o ar que respiramos, sujar tudo por onde se anda, construir em cima dos poucos solos férteis, ter atitudes de desprezo pelo nosso ambiente e de apostar no crescimento absurdo do número de humanos no planeta! Muitis falam, mas não deixam de andar às voltas em “férias” , gastar recursos e sujar tudo, usar 1000 é tal marcas de produtos que fazem precisamente o mesmo, com formatos diferentes e respectivos encaixes, e depois dizem ser muito ambientalistas com lágrimas de crocodilo!
Pois é amigo José por causa de você pensar pequeno é que não chega a lado nenhum, os outros malucos pensam em grande e fora do normal e testam e dá frutos as maluqueiras como foi e bem já referido, se não hoje ainda estava na caverna… pense nisso…
Mas este maluco é, supostamente astrónomo. Eh eh eh… Esta ideia mais parece de um puto de 9 anos saido da sala de cinema…
Istvan Sapudi é um belo comediante, coff coff, queria dizer cientista… LOL
Vai ser giro os processos em tribunal…
Só há uma religião que promete controlar o clima do planeta em decimas de grau. A Politica.
Nem os fabricantes de ar condicionado o prometem para uma sala.
O senhor Szapudi de quem esta terra que quer brincar com ela.Snr deixa o criador de universo fazer o ele intende se e que havia de susseder teria sido na 1- TORRE DE BABEL,A nao que te encotre pecando O TUDO PODEROSO
Não me parece viável.
Mas uma tela que fosse transportada para o espaço e fosse sendo aumentada até ter um tamanho capaz de começar a arrefecer o planeta já me parece possível e fazível embora não fácil nem barato, mas parece-me ser a única solução para salvar a humanidade.
Mas para salvar a humanidade é necessário também reduzir a população mundial para não mais de 2 mil milhões de forma a permitir que Natureza tenha tempo e espaço para se renovar.