PplWare Mobile

Cientista chinês diz ter criado primeiros bebés geneticamente manipulados


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

61 Respostas

  1. RM says:

    Isto é território muito perigoso!

    • Olly says:

      Concordo, não consigo formar opinião acerca deste tema precisamente por isso, há demasiadas variáveis envolvidas… e basta uma delas “dar para o torto”.

  2. Pedro S. says:

    Apenas um reparo, a sida não é um virus. A infeção por VIH (HIV em inglês) pode conduzir a uma doença ou síndrome, condição conhecida como SIDA.
    SIDA (Síndrome de Imunodeficiênca Adquirida)
    VIH (Virus da Imunodefiência Humana)

    • Vítor M. says:

      SIDA significa Síndrome de ImunoDeficiência Adquirida, ou seja, … É um vírus da família dos retrovírus…

    • Abílio says:

      Um sindrome é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças ou condições clínicas, era SIDA (Sindrome Imuno Deficiencia Adquirida) quando se desconhecia a origem da doença. Soube-se, posteriormente, que esse sindrome era provovado por retrovirus a que chamaram HIV (do inglês Human Immunodeficiency Virus). Hoje usa-se indiferenciadamente SIDA ou HIV, sendo a mais correcta infecção por HIV, visto ja não ser um sindrome.

      • Pedro S. says:

        A comunicação social e as pessoas em geral usam indiferenciadamente SIDA ou HIV, mas não está correto. No meio cientifico, é diferente. SIDA é causada pelo HIV, mas podendo nunca acontecer. Conheço pessoas que tem HIV e não estão em estado SIDA e provavelmente nunca vão estar. Os antirretrovirais de hoje em dia, permitem que isso.

  3. Gonçalo Oliveira says:

    Mankind trying to play God!

    • Miguel says:

      Desde quando é que Deus tem haver com a fabricação de bebés? Outro iluminado que ainda deve acreditar que a Terra é plana e Deus está presente em todos os cantos

      • Ricardo says:

        Lê bem o comentário… e agora relê… e agora pensa sobre o que escreveste!
        Se ainda achares o mesmo não há nada a fazer.

      • Hugo Nabais says:

        Pode ser que não exista Deus como representado pelas igrejas mas se pensares na complexidade da natureza e evolução humana não podes simplesmente acreditar que foi o acaso que juntou átomos e por processos “aleatórios” de evolução se chegou ao homem…
        A própria geração de universo “big bang” e as leis da física têm que ter uma origem, um significado e algo por trás que não conhecemos. Essa entidade poderá ser para nós Deus.

    • censo says:

      O que é isso a que chamas de Deus ?

  4. Josué says:

    Vejo esta notícia como um grande passo para a humanidade. Vai ser possível erradicar doenças e deficiências genéticas para que possam nascer humanos 100% saudáveis. É de louvar!

    • rui says:

      e pode haver um erro/alteração não detectável ou intencional que se vai propagar pela espécie e que poderá ser irreversível
      ainda é uma grey area muito grande

      • Josué says:

        Chega de falsos moralismos. Erros podem e vão acontecer mas a longo prazo vai trazer muito mais benefícios. Alguem tinha que dar o primeiro passo. Os apologistas do fim do mundo só querem atrasar a evolução mas ela é imparável. Os futuros pais que vão ver os seus filhos nascer sem deficência, que por “natureza” talvez teriam doenças severas e assim uma qualidade de vida muito reduzida, vão agradecer.

      • William says:

        A gente já é um erro, não deveríamos existir. Só estamos aqui por causa de um acidente.

    • RM says:

      Agora imagina manipularem os genes para criar um super soldado, sem medo!
      Isto é só o princípio, e vai dar para o torto. Disso podem ter a certeza.

    • censo says:

      Já ouviste falar em superpopulação ? Agora junta-lhe essa tua ideia…

  5. Str says:

    Isto é inevitável e apesar de apresentar problemas éticos e morais é uma questão de tempo ate isto ser o habitual, vai levar o seu tempo mas vai ser o normal. Um dos muitos problemas que isto apresenta é que se vai morrer cada vez mais tarde e menos de causas naturais, pelo menos no curto prazo, ate surgirem outros problemas, porque de certa forma estamos a apurar a raça, outro problema é que o planeta não tem capacidade para tanta gente.

    • rui says:

      o apuramento da raça leva a “doenças” e declínio da mesma, a diversidade genética é o que mantém a espécie.
      estão a começar a mexer com uma gota de água, há muitas e há doces e salgadas… a ver vamos

      • Filipe Ezequiel says:

        O apuramento genético a que te referes é o cruzamento de raças, aqui está a falar-se de alterações em laboratório nos cromossomas, o que é precisamente o contrário ao que mencionas, esta alteração visa a erradicação das doenças!

        • Celso says:

          Não, ele não está a falar no cruzamento de espécies. A própria natureza já faz isso há muito tempo. Basta veres a evolução da espécie humana. Se não tivesse existido algumas mudanças genéticas, provavelmente não estávamos aqui. É quem fala no homem, pode falar também dos animais.

  6. Pastilhas says:

    Isto mais-que-tudo é uma grande dor de cabeça para os lobys dos medicamentos..
    Talvez daí venha tanta polémica ?

  7. João M. says:

    Bem, uma coisa é verdade – grandes avanços científicos polarizantes – sempre foram alcançados foram das regras e procedimentos institucionais; daí não admira que ninguém soubesse.
    Tirando algumas coisas mais especificas, a ciência está a tentar criar imunidades mas a natureza já faz isso naturalmente (redundante..eu sei). Antigamente a malta crescia a comer areia, a não lavar as mãos sempre que toca numa porta, e as mães não andavam com medicamentos e vitaminas e outras coisas durante a gravidez.. e a malta nascia e crescia bem mais robusta. Hoje em dia há cada vez mais crianças a nascer com alergias e asmas, sempre a serem protegidas até de esfolar joelhos e basta uma brisa e ficam doentes. Antigamente uma criança apanhava varicela e juntavam-se as crianças todas numa sala para todas terem… agora até temos pais que são contra as vacinas..
    Manipulação genética é um tema interessante mas já vi filmes suficientes para perceber que se isto não for usado para criar dinossauros, não vale a pena investir ^_^ . Vai ser algo apenas acessível para os mais abastados personalizarem os seus filhos.

  8. just saying says:

    No documentário da Netflix “Explained” (Resumindo) há um episódio que vários cientistas, politicos e pessoas comuns falam desta questão. Colocam os pros e contras e claro a questão ética. É um episódio de apenas 17 minutos, vale a pena ver, assim como todos os outros. O titulo em português deste episódio é “ADN manipulado.

  9. Redin says:

    Parece que se preparam para criar a próxima geração de seres humanos capazes de estarem mais preparados para viver em Marte, imagino. Pelo menos já foi noticiada a tentativa de muito proximamente fazerem essa viagem com um foguetão movido a energia atómica. Estou a começar a somar 1+1.
    Mas para mim, arrepiante no mínimo.

  10. Vasco says:

    Tenho uma perspectiva optimista. Não vejo mal algum em alterar o genoma humano de forma a melhorar as nossas capacidades, físicas e intelectuais. Como sempre, e não é de espantar, quem tiver mais dinheiro terá acesso preferencial a essas técnicas de edição genética. Num certo sentido, quem tem dinheiro, nesta nossa época tecnológica, está mais apto para sobreviver. Darwin continua a ter razão. A própria natureza erra bastante, quando as leis do acaso produzem combinações genéticas que originam as mais variadas deficiências e compete-nos a nós, humanos, lutar para vencer esses constrangimentos. Por fim, a ciência não para por decreto.

  11. Hugo Nabais says:

    Começa com uma “prevenção da SIDA” e daqui a uns anos é só isto para melhorar um aspecto físico, depois mais aquilo para melhorar um aspecto cognitivo e depois para eliminar a violência…
    E depois de umas décadas já serão quase todos geneticamente manipulados!
    Só espero que não se arrependam mais tarde por algo imprevisto…

  12. JFC123 says:

    Stop trying to be god
    Thats not what you are

  13. Daniela says:

    Lá vem os dementes a falar de religião… Mitos, lendas da idade do bronze não tem vez em 2018

  14. Jorge Ribeiro says:

    Estão a mexer em algo com variaveis e campos bastante instaveis.
    Natureza desenhou se desta forma e mesmo assim não é perfeita
    Tentar mexer nessas imperfeições antes de acontecer pode trazer muitos beneficios como males.
    Isto será uma grande dor de cabeça para todo o mundo da ciencia, principalmente a parte farmaceutica que, por muito que tentem esconder, continuam apenas a vender tratamentos e nao soluções, essas mesmas que EXISTEM.
    E se com estas alterações a pessoa desenvolver algo que nunca se viu?
    Fantasia pode tornar se realidade com isto…
    Acho que fazem bem em avançar com este tipo de estudos.

    • Hidilberto says:

      A Natureza desenhou? As pessoas ja pararam para pensar no que isto significa? Quem desenhou a natureza? Isto é so o principio de uma nova era, só assim podemos evoluir e voltar a redesenhar a natureza à nossa imagem.

  15. ficolixado says:

    Ultrapassa o ridículo. Querer enfrentar a Natureza nunca deu bons resultados!

  16. Pedro Pinto says:

    Fomos pioneiros em 84 qd incluimos o gene CR7…

    Infelizmente estas situacoes começam cada vez mais a serem normais.. haverá dois sentidos o bom e o mal.. o bom criar imunidade, o mal qd for possivel criar seres mais capazes (fisicamente e psicologicamente) do q nós, mas de forma disruptiva.. no entanto será inevitável.

    • Pedro Pinto says:

      A china nao é o primeiro paìs, e estes não são os primeiros bebés.. simplesmente a china chegou-se A frente. O ser humano tem um problema q faz com que isto aconteça e todos nós sentimos isso.. na verdade se o mundo não evoluí morremos de tédio.. procuramos evolucao nas nossas vidas pq o q era bom torna se simples.. e ser simples e disfrutar da nossa familia n chega. Nesse aspeto, os ambientalistas, vegans etc. sao mais evoluidos. A vida tem várias leis e uma delas é a ironia do destino e será qd o nosso estado de evoluçao acabar c a nossa própria raça.

  17. Daniel says:

    A maioria dos argumentos contra modificações genéticas, não são de origem “ética”, mas sim de origem religiosa e mística.
    É igual o argumento anti-gay, sempre tem um pé na religião, especialmente na cristã no ocidente.
    Não adianta fugirem deste fato.

    • Hugo Nabais says:

      Não é verdade! Essa comparação nem faz sentido!
      Há muita gente do meio científico contra a manipulação genética.
      O problema e dito por vários cientistas é que ainda não dominamos todas as variáveis e os riscos de imprevistos é grande.

      • Daniel says:

        Sim, mas por motivos meramente religiosos.
        Ou você acha que todos os cientistas são ateus?
        Há a necessidade de haver riscos, e não fossem pelos riscos não estaríamos sequer aqui!

        • Hugo Nabais says:

          Tendo uma justificação científica válida não me parece nada “motivo s meramente religiosos”
          Por exemplo quando inventaram o DDT também acharam que não fazia mal a nada veio a descobrir- se mais tarde o mal que faz. Portanto é lógico que não estamos já com conhecimento suficiente para começarmos a alterar os nossos genes. Não deveria de ser algo levado com o mínimo de ligeireza e precipitação

  18. José Dias says:

    Walking Dead brevemente com esses cientistas há solta!!! Acho muito bem a causa “Curar Doenças etc” mas vamos frisar, fizerem em segredo sem ninguém saber. Quem garante que não fazem algo do genero mas para o mal???

  19. MarioM says:

    Isto é apenas o que se conhece e o que não se conhece ?
    Fala-se em muitas coisas e sobre militares que se ofereceram para experiências genéticas, alterações de ADN.
    etc.
    E Como a ética e a moral estão postas de lado caminha-se para o abismo existe quem admita que algumas coisas que estamos a assistir em alguns locais do globo já são fruto da manipulação genética caminha-se para um fronteira que será a de se deixar de ser um homem ou mulher e o de ser um ser adulterado para determinados fins ou usos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.