Missão Inédita: China lançou nave espacial para aterrar no lado oculto da Lua
A Administração Espacial Nacional da China anunciou que lançou uma nave espacial para aterrar no lado oculto da Lua.
Denominada de "Chang`e 4", esta missão tem como objetivo realizar observação astronómica de rádio de baixa frequência, análise de relevo, deteção de composição mineral e da estrutura superficial da lua e medição de radiação de neutrões e de átomos neutros. A nave transportará, entre outras coisas, sementes de batata para plantar.
A nova missão da agência espacial chinesa, a "Chang'e-4", é, no entanto, a primeira do mundo a enviar uma sonda e um veículo robotizado para o "lado negro da Lua", onde pretende testar o crescimento de plantas e captar sinais de radiofrequência normalmente bloqueados pela atmosfera terrestre, segundo um artigo da revista científica Nature.
A "Chang'e-4" foi lançada ao final da tarde de ontem do Centro Espacial de Xichang.
O local provável de alunagem da sonda e do veículo robotizado será a cratera Von Kármán, situada na bacia do Polo Sul-Aitken, a maior e mais antiga depressão na Lua e uma das maiores zonas de impacto do Sistema Solar
É uma área-chave para dar resposta a várias questões sobre a história da formação da Lua, incluindo a sua estrutura interna e a evolução da sua temperatura
Bo Wu, da Universidade Politécnica de Hong Kong
De acordo com o que foi revelado, o veículo robótico da "Chang'e-4" está preparado para realizar diversas experiências no solo lunar. A sonda está equipada com vários instrumentos, irá estudar o gás interestelar e os campos magnéticos que se disseminam após a morte de uma estrela e testar se a batata e a planta herbácea "Arabidopsis thaliana" (da família da mostarda) crescem e fazem a fotossíntese num ambiente controlado, mas condicionado à microgravidade da superfície lunar, segundo revela a TVI.
Com a sua missão Chang`e 4, a China espera ser o primeiro país a realizar uma aterragem com sucesso do lado oculto da Lua.
A comunicação com a sonda será feita a partir do centro de controlo da missão "Chang'e-4" que irá usar o satélite Queqiao, lançado em maio, para intermediar as comunicações com o aparelho (a comunicação direta com a sonda não é possível no lado oculto da Lua).
Depois da "Chang'e-4", seguir-se-á a missão "Chang'e-5", com lançamento previsto para 2019, e com a qual a China pretende recolher amostras do solo lunar.
Este artigo tem mais de um ano
Isto sim são notícias que vale a pena 🙂
Achas que é aterrisagem?
Alunissagem
Aterrar https://dicionario.priberam.org/aterrar
Vai achar coisas…certeza
Quando será que pousa ?
No dia de são nunca
Para encontrar vida em outros planestas ou até mesmo encontrar um planeta hábitavel para espécie humana o primeiro passo é colonizar a lua fazer de lá uma base para outras viagens mais longas pelo cosmo.
E porque é que achas isso? Porque eles assim têm dito?
É um grande passo com toda a certeza mas a sobrevivência de qualquer ser vivo está dependente das reservas de oxigênio, ora a lua ao não ter uma atmosfera ou água à superfície na disponibiliza as condições necessárias para a criação de vida vegetal ou animal.
Uma pergunta de um leigo … Qual é o lado oculto da lua ? Quando está noite ? E depois não passa a dia …..
É apenas oculto para a terra Luís, a lua gira ao redor da terra e mantém sempre o mesmo lado voltado para nós.
O lado escuro da lua é a parte da lua que não está virada para o Sol. Logo, não é bem assim, a lua gira sensivelmente à mesma velocidade da terra e faz com que uma fracção da lua esteja sempre visível à mesma fracção da terra, se formos para o pacifico observar a lua vemos o lado “oculto”.
Já sabemos onde ir buscar batatas, caso falte cá na Terra, nunca se sabe…
Sábios estes Chineses, admira não levarem arroz, com sorte ainda descobriam agua na Lua.
Não é preciso, creio que já foi.
Nem a lua pode ficar em paz. Porque nao cuidam de onde vivemos?
Nem a lua pode ficar em paz. Porque nao cuidam de onde vivemos? Vanos acabar com a terra e depois vamos partir pra outro? Aff