Astrónoma amadora captou foto fantástica de nebulosa que parece uma árvore de Natal
Uma astrónoma amadora, com a alcunha de 'astro avó', captou uma impressionante imagem de uma nebulosa em forma de árvore de Natal. A imagem mostra milhares de estrelas perfiladas numa forma muito familiar. Conforme foi referido, a 'astro avó' conseguiu encontrar e registar uma imagem deslumbrante de uma nebulosa a 2.600 anos-luz da Terra.
Será que o universo também fez a sua árvore de natal cósmica?
Árvore de Natal do Universo
A Dra. Jean Dean, de 61 anos, tirou a incrível fotografia a partir do seu jardim na ilha de Guernsey, recorrendo ao um equipamento astronómico especializado. Esta astrónoma usou um suporte de câmara motorizado e marcou as coordenadas para NGC 2264 - o nome oficial para a chamada Nebulosa do Cone e Aglomerado Árvore de Natal.
Vermelho na tonalidade e abrigando milhares de estrelas, a formação parece-se com uma árvore de Natal - e Jean acredita que ela reflete o verdadeiro significado da estação.
É uma bela nebulosa para captar, é muito interessante.
Há grandes pilares de pó e gás, semelhantes aos pilares da criação. É onde nascem novas estrelas, e se nascem estrelas, nascem planetas, e quando isso acontece é quando se ganha vida.
É apropriado para o Natal se voltarmos ao significado original, o nascimento de Jesus. Esta imagem é o nascimento dos sistemas planetários e das estrelas.
Exclamou a Dr. Dean.
This incredible Christmas tree-shaped nebula 2,600 light years away from Earth was photographed by Dr. Jean Dean, also known as "astro granny", from her backyard using special equipment #Christmas pic.twitter.com/3CDVG0TM0j
— CGTN (@CGTNOfficial) December 24, 2019
Segundo a Astro Avó, Guernsey é o lugar perfeito para captar imagens das estrelas graças ao seu céu escuro. Contudo, a astrónoma referiu que ainda teve que esperar ao frio durante mais de cinco horas para fotografar esta imagem em particular.
Esta entusiasta pela astronomia é membro da secção de astronomia da La Société Guernesiaise motivo pelo qual a prende alguns horas a observar o universo. Contudo, esta não era uma altura em que planeasse fazer observações
Não tenho o luxo de ter um observatório permanente, por isso tenho de me sentar lá fora com ele, é um passatempo estranho.
Referiu Jean Dean.
Nebulosa descoberta pelo astrónomo William Herschel em 1784
Conforme referiu, esta "árvore de natal cósmica" está a milhões de anos-luz de distância, o que leva muito tempo para que a luz chegue até à Terra. A mulher refere ainda que tudo se resume a ter uma montagem moderna, tem um mapa estelar embutido e encontra os alvos.
O Aglomerado de Natal tem uma designação oficial, então digita o nome e agarra no material para o apontar na sua direção. Depois, ele segue muito precisamente com a rotação da Terra para que as estrelas não se movam através do campo de visão.
A astrónoma refere que é bom ver as imagens a chegar ao sensor.
NGC 2264 é um aglomerado aberto com nebulosa na direção da constelação de Monoceros. O objeto foi descoberto pelo astrónomo William Herschel em 1784, usando um telescópio refletor com abertura de 18,6 polegadas. Devido a sua moderada magnitude aparente (+4,1), é visível mesmo a olho nu, embora nas regiões distantes de cidades.
Este artigo tem mais de um ano
Chamar árvore de natal a isto
É mesmo
Só quem tem um pouco imaginação é que o consegue…
😉