Safari já consegue ter um crescimento maior que o Edge
A Apple e a Microsoft confrontam-se em muitas áreas, lutando sempre pelo domínio do mercado e procurando obter sempre melhores prestações que a concorrente.
Uma das zonas onde não competem é no campo dos browsers, mantendo-se afastadas e concentradas nas suas plataformas. É por isso interessante ver que o Safari está a crescer, ultrapassando o Edge no ritmo a que consegue cativar novos utilizadores.
O Edge é o browser que a Microsoft criou e que acompanhou a chegada do Windows 10. Mesmo revelando-se diferente e muito mais capaz que o Internet Explorer, acabou por não conseguir cativar os utilizadores.
Por outro lado, e num sistema operativo completamente diferente, o Safari também consegue manter o seu ritmo, revelando-se a um ritmo superior ao do browser da Microsoft. A Apple tomou a decisão, em 2012, de abandonar o Windows, o que tornou o Safari ainda mais específico e dependente do macOS.
A posição destes browsers pode ser vista nos números da NetMarketShare, que aponta para o Edge um crescimento de apenas 0,1 pontos percentuais. Passa assim dos 5,62% para os atuais 5,63%. Por outro lado, o Safari cresceu 0,12 pontos percentuais, saltando dos 3,44% para os 3,56%.
Longe desta pequena luta entre o Safari e o Edge está o Chrome, que continua a dominar isolado o mercado dos browsers. O Browser da Google há já bastante tempo que conseguiu ser eleito o browser mais completo pela maioria dos utilizadores.
Segundo a NetMarketShare este browser reclama já para si 59.36% do mercado dos PCs, o que na prática significa que 6 em cada 10 computadores tem o Chrome como browser padrão. Em segundo e terceiro lugar encontramos o ainda ativo Internet Explorer e o Firefox, com respetivamente 17,55% e 11,98%.
Este mês não trouxe novidades para o mercado dos browsers, mas é interessante como o Safari e o Edge, sem competir entre si, conseguem estar muito a par, revelando que praticamente não são considerados como opções viáveis para a maioria dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
O Safari só está disponível em Mac OS. Acho que nestes casos se deveria comparar a percentagem de utilização dos browsers em Windows e Mac separadamente. As realidades são muito distintas, e não é só por causa do Safari. Há muitos browsers pequenos que têm ganho quota de mercado no Mac OS. Não sei como é esta realidade no Windows.
so esta disponível no mac os? …. huh?
Peço desculpa por não clarificar. Estava a falar de browsers desktop.
Em PC só existe no MAC porque já abandonou o widows, e este estudo só engloba PC.
Se fosse todo o universo de plataformas e incluísse os smartphone então o Safari estaria bem mais a cima da tabela, tal como o chrome
também está disponível para Windows, basta fazer uma googlada que encontram logo um site para fazer download
A última versão foi lançada em 2012, e depois foi descontinuado. É impossível fazer o download de qualquer fonte oficial. Portanto, não existe
Ó Daniel,peço-lhe muita desculpa mas o senhor anda muito alienado da realidade.É que basta teclar no Google Search as palavras “Safari Windows Download”,e aparecem-lhe dezenas de websites para quem quiser fazer o download desse browser.Olhe,por exemplo(http://www.techspot.com/downloads/4184-safari-for-windows.html).Aqui,como noutros websites,oferece-se a última versão do browser(5.1.7),para o sistema operativo Windows.O senhor concerteza que devia ter pensado duas vezes antes de ter afirmado o que afirmou.Deixe lá. 🙂
@ Homo Erectíssimo
Uma pequena pesquisa revelaria que essa versão saiu no dia 9 de Maio de 2012 e que já não está disponível do site da Apple.
Boa sorte em fazer o download em sites como a techspot, e softonic. Espero que o seu antivirus esteja actualizado
E IOS não conta?
Não.
Neste estudo não
E a quantidade de users do windows e do mac? Pode ter crescido “menos” mas comparando com safari teve um maior crescimento de users visto que windows tem 90 e tal de quota
O crescimento é medido em percentagem do total da quota. O Safari cresceu mais em termos absolutos e relativos
deverias tentar perceber como funciona as percentagens. tens 4 utilizadores e 2 passaram a usar acabas com a mesma percentagem que teres 1000 utilizadores e 500 passaram a usar. No entanto em valores absolutos a quantidade que passou a usar na segunda amostra nao tem qualquer comparação possivel. Por isso é que não se deve usar percentagens neste genero de comparações quando a quantidade de amostras nao sao de perto nem de longe semelhantes. A não ser claro que se queira fazer alguma empresa parecer bem ou mal.
Tu é que não percebeste. Ambas as percentagens de referem à mesma amostra. E o artigo fala de um aumento em pontos percentuais e não de um aumento de x% da share de cada browser . Ou seja 0.12 % da amostra é maior que 0.1 % da mesma amostra.
Que diferença abismal! Lol… (o Chrome a rir-se)
Safari é dos piores browsers que se pode utilizar…..
Sim em Windows é, sem dúvida. No macOS é o mais rápido, mas também o menos recheado. No iOS é o mais rápido e fluído. Pena que no macOS o Chrome, o Firefox e o Opera têm bastante mais ferramentas e torna-os mais atraentes.
O menos recheado?
Não digas asneiras! Onde está o modo leitura no Chrome? Ou a sincronização de lista de leitura?
Deixa lá isso Helder, a minha não me convences, sou utilizador há muitos anos e essa missa já não me diz nada. O Safari, tal como referi, é bom mas é substancialmente mais pobre em funcionalidades que um Chrome ou um Firefox. Mas nem tem comparação o números de add-ons que podes usar, para lá de algumas ferramentas nativas Google que o Chrome tem.
O Safari tem um sistema de separadores do mais porcaria que existe. Só por aí, nem vamos mais longe… 😉
Add ons, sim, ferramentas nativas, não.
Quanto aos separadores, para dizeres isso, é porque não és isento, qual é omporblema mesmo? Tem os separadores, e dá para mudar, que mais?
ÓOOOh Helder… abre o Safari com 30 separadores e abre o Chrome, agora vê como podes gerir no Safari os 30 separadores…Deixa~te disso, o Safari em muitos aspectos tem mesmo que melhorar, até na forma como sincroniza os favoritos. Fora isso, como já referi, é muito rápido… mas é mais fraco no que toca a ferramentas. Olha por exemplo o Opera.
Posso gerir muito melhor!
No safari, até da para os ver todos ao mesmo tempo, até agrupados por site, como o iPad, o Chrome não.
E PIP, tens no Chrome?
Além disso, com 30 tabs no Chrome são precisos uns 128GB de RAM!
Safari é mau.
MacOs tem uma quota de quase 7%, o safari nem metade desses utilizadores cativa.
Aquilo é mau, parou no tempo e praticamente inútil.
MacOs mais rápido? Deixa-te disso.
Não tenhas dúvidas. Um dia tens de testar para veres.
Já usei e já o despachei. MacOs parou no tempo.
Tá quieto 😀 … não diga disparate 😉 não é que o Windows até está a ir atrás do que o macOS aos anos que implementou? Bash, instalação pela Store do SO, App Store, sistema de segurança integrado 😉 tentativa de uma Time Machine com uma espécie de Shadow Copy… depois o macOS é que parou no tempo 😀
LOL ter crescido 0.1% num e 0.12% no outro deve ser milhares de pessoas mais com o 0.1% do edge do que com o 0.12% do safari……….
a Microsoft deveria ter comprado o Opera tendo assim o navegador multiplataforma e com alto nível de segurança.
O Edge é muito bom e tem espaço para crescer muito mais nos próximos tempos.
Nunca pensei que alguma vez largasse o Firefox como navegador predefinido, mas fi-lo recentemente com a versão da Creator’s Update do Edge. Nunca pensei gostar de um browser feito pela Microsoft mesmo. Tem é de distanciar ainda mais do estigma do IE.
E é sempre bom combater a monocultura de WebKit/ Blink na Web.
Como duas centésimas fazem uma notícia…
Claro, para mostrar que qualquer diferença faz sentido quando antes era muito pior. Se fosse no que tu gostas, estava bem, mas como é no que tu não gotas… aaa lá vem a crítica clubística 😀 mas por cá já sabes, é contra, a favor, é no empate… é tudo para dar conta.
Safari já consegue… LOL
um browser que anda cá há tantos anos e “já consegue” ter um crescimento maior que um browser com 3 anos…
Brilhante artigo.
O Safari é fraco, mas então o Edge ainda é mais. É o que estás a dizer, vê lá isso 😉
Não é isso que digo. O safari anda a lutar com um browser que só tem 3 anos e que ate e já está mais evoluído.
Não tem 3 anos, tem 3 anos e uma experiência de mais de 20, vem de trás do Internet Explorer, provavelmente até virá (porque tem lá malta desse tempo) do tempo do Netscape. Por isso, até é uma “espécie de vergonha” a MS não ter o melhor browser da atualidade. Dado os seus conhecimentos e dada a maturidade da sua equipa. 😉 Claro, o Safari também não tem desculpa, por isso o Chrome e o FF estão mais avançados no tempo (o Chrome porque “roubou” ao FF o conceito). O Opera… sempre foi uma “cena à parte”, provavelmente o melhor de todos e o mal amado.