Pode dizer adeus ao Chrome no Android! Firefox já deixa usar centenas de extensões
Num mercado dominado pelo Chrome, tanto no desktop como no Android, o Firefox tem procurado crescer e tornar-se uma alternativa. Este browser tem melhorado em alguns aspetos e agora tem uma novidade única. As extensões estão disponíveis na versão Android, algo que muitos esperavam para poder abandonar de vez o Chrome e optar pelo browser que realmente gostam e querem usar.
As extensões elevam o que os browser oferecem a um novo patamar. Conseguem dar novas funcionalidades e opções, tornando a navegação na Internet mais simples ou mais eficiente. Uma área onde ainda não estavam presentes de forma plena era no Android, algo que agora muda de forma drástica.
O mais recente anúncio da Mozilla revelou que o Firefox recebeu um impulso neste campo, tendo agora mais de 450 extensões dedicadas a serem usadas na sua versão para Android. Este aumento permite usar de forma ainda mais direta a novidade apresentada há algum tempo.
It’s official: today more than 400 new extensions are available on Firefox for Android https://t.co/MWKPykUXxS
— Firefox (@firefox) December 14, 2023
Tal como esperado, esta lista de extensões cobre muitas áreas e permite ao utilizador elevar ainda mais o Firefox no Android. Estão presentes algumas que são bem conhecidas de todos, complementadas por outras menos usadas e com uma visibilidade menor no que toca ao browser da Mozilla.
Algo que foi mantido com esta chegada foi a simplicidade de instalação das extensões no Firefox. A lista de propostas está acessível no menu pela opção Extras, sendo depois apenas necessário escolher o + presente na lista. Após a confirmação esta fica instalada e pronta a ser usada no Android.
A novidade do Firefox para o Android é, na verdade, um regresso. Depois de ter uma lista reduzida e de uma utilização muito discreta, as extensões acabaram por ser removidas e deixar de estar acessíveis. Ao voltarem agora, espera-se que seja de forma definitiva e que a lista acabe por ser alargada e melhorada com o tempo.
O que a Mozilla conseguiu ao trazer as extensões para o Android é importante para este sistema operativo e para os utilizadores. Consegue bater a Google e o Chrome, sendo o argumento que muitos esperavam para trocar de browser de vez.
Este artigo tem mais de um ano
Godbye Chrome.
Atualmente Extensões como o kapersky password manager não estão a funcionar. Engraçado não é. Há uns tempos atrás estava tudo ok. Será que estão a monopolizar?????? Hahaha.
Já há 2 anos.
Como explicado no texto, isso já esteve ativo, mas depois desapareceu sem razão. Agora voltou e em força, como se vê pelo número de extensões lançadas
Aos anos.. Só usa Chrome quem tiver problemas
Já há 2 anos as versões nightly ou forks.
Convém não induzir as pessoas em erro.
Adeus?! Nunca lhe disse olá, só uso chrome se for obrigado.
Não consigo dizer adeus ao Chrome, o sistema operativo não me deixa desinstalá-lo, o que não faz sentido, os programas só precisam eventualmente do Vista Web do sistema Android, não do Chrome… parece uma medida à lá Microsoft que obriga a ter o Edge mesmo que a pessoa não o queira ter.
A Google é bem pior que a Microsoft no que toca a essas medidas.
É igual! tenta lá desinstalar o Edge do Windows 10 ou 11?
Acho que uma das hipóteses mais viáveis é forçar a paragem, desativá-lo, e colocar o uso de bateria para ele em suspensão profunda, cortando as atualizações automáticas. Mas claro, isso não o desinstala, só bloqueia. Se alguém conhecer um processo de o desinstalar totalmente sem tornar o sistema instável… A gerência agradece
Usar o tradutor twp no smartphone e algo q eu esperava a muito tempo
Quem usa Vivaldi não precisa nem de Chrome e nem de Firefox. Nativamente já tem o que os outros precisam de extensão para ter.
Eu tenho uso o Chrome e por vezes o Firefox. Tem tudo o que é preciso. Não há necessidade de outros browsers tais como esses vivaldis.
O Vivaldi supre com sobras a necessidade de ter mais de um browser. Tendo ele, não precisa de outros para nada.
Mas repara, eu não preciso desse browser se já tenho o que preciso. Não me interessa se tenho extensões instaladas. Além do mais, prefiro usar browsers cujo nome é de confiança, do que outros cujo nome não me diz nada. Ainda que digam que extensões deixam o browser lento, a mim não. Felizmente não tenho um pc de 1992 e por isso velocidade não é problema. Além do mais as pessoas para quem trabalho usam browsers normais. Chrome e Firefox. E Por isso não os posso descartar por simpels capricho. Não é desta que me vais convencer a usar o teu browser.
Agora sim, 100% Mozilla Firefox nas minhas máquinas!
E o consumo de recursos do smartphone? Quanto é o consumo de RAM e CPU?
E a nível de segurança?
E qual dos Firefox é? Há pelos menos uma meia dúzia na store