Opera vendido a grupo chinês por 600 milhões de dólares
Foi em Fevereiro deste ano que o processo de venda do Opera começou a tomar forma. Depois de uma proposta de 1,2 mil milhões, que acabou por não se concretizar, a empresa continuou a sua actividade normal.
Mas a ideia de vender o Opera era um ponto assente e hoje o negócio concretizou-se. O Opera foi vendido a um grupo chinês, por 600 milhões de dólares.
Tudo parecia bem encaminhado em Fevereiro quando a notícia de uma possível venda do Opera surgiu. Os accionistas da empresa concordaram com a venda, algo que vinham a preparar desde o ano anterior.
Mas a verdade é que apenas hoje é que este negócio chegou finalmente a um acordo, com um valor substancialmente inferior ao inicialmente falado. Em vez dos 1,2 mil milhões iniciais, o Opera vai mudar de mãos por "apenas" 600 milhões de dólares.
A venda leva a que o Opera mude de mãos, levando consigo mais alguns activos da empresa. Falamos das aplicações de privacidade e de performance, as suas licenças técnicas e, principalmente, o seu nome.
Mas a casa mãe não acompanha este processo de mudança e fica com alguns activos importantes, e que são a maioria das fontes de rendimento da empresa. Em concreto a Opera mantém Opera Apps & Games e a Opera TV. Esta última foi responsável por grande parte dos 616 milhões de dólares de lucro no ano passado.
Não é ainda certo o que o grupo chinês, encabeçado pela empresa de investigação e segurança Qihoo 360, pretende fazer com este browser. É também incerto o que acontecerá com os mais de mil funcionários que a empresa tem dedicada ao seu browser.
Com uma quota de mercado que ronda os 2%, o Opera é o quinto browser mais usado, tendo recentemente mostrado algumas tecnologias novas, dedicadas a poupar largura de banda e até bateria nos computadores onde corre.
Este artigo tem mais de um ano
Espero que não acabem com o melhor browser do mercado!!
Sim, acabei de gastar 600 Milhões de Dólares para acabar com o que acabei de adquirir.
Flawless logic.
Uauuuu! Essa inteligência toda não deu para perceber que o “acabem” não era no sentido literal mas sim noutro sentido?
deves ter hibernado nos últimos 20 anos 😛
Pois é… parece que vou desinstalar, fui fiel ao pera desde o inicio mas esta noticia ja desmoralizou.
Claro que não, o interesse é outro. Mas não te admires se começares a notar um aumento de tráfego para a China.
A desinstalar…
+1
Esta empresa que comprou o Opera é mesma que desenvolveu o Qihoo 360 TS…que é um vírus disfarçado de “antivírus”!! A desinstalar o Opera…
Posso perguntar onde é que viste que o Qihoo 360 Total Security é um vírus?
Firefox Firefox
+1
+1
Lá se vai a privacidade!
+1… Ainda agora o Maxthon foi apanhado nisso http://abertoatedemadrugada.com/2016/07/browser-maxthon-apanhado-enviar-dados.html
Eles vão é ficar com um browser (com todo o know-how que isso inclui) para pôr em tudo o que é smarttv, tablet, telemóvel e afins de fabrico chinê… Há pois é…
“The sale of Opera Software to a Chinese consortium is not going to happen as it failed to win regulatory approval by July 15, 2016 over privacy concerns”.
Sim … não … mas que … também 🙂
Vendem aos chineses … mas não podem vender tudo (o “tudo” que falta é a informação sobre clientes/utilizadores).
Vender “tudo, tudo” eram 1200 milhões de dólares, O pacote agora em perspectiva, sem essa parte, para que o regulador dos EUA não venha a levantar objeções, são 600 milhões.
O negócio ainda não está fechado, mas pode-se dar como adquirido que o Opera deixa de ser Norueguês e passa a chinês.
” O pacote agora em perspectiva, sem essa parte, para que o regulador dos EUA não venha a levantar objeções, são 600 milhões.”
lol
A opera é Norueguesa… EUA?fica do outro lado…não é na EU..
É triste ver este desfecho. Muita história teve esse browser!
Tenho pena OPERA.mas preso muito a minha privacidade, a desinstalar,e, a transferir agora mesmo,o VIVALDI.
nao uso, vai com Deus, ou buda.
É esta a altura para mudar para o VIVALDI.
Os planos dos chineses devem ser outro.. Se empresa ficou com os melhores ativos que dão lucro, e com uma cota de 2%, não dá que pensar? Se fizerem browser de raiz com um outro nome qualquer iam com certeza gastar menos que 600 milhões…
Era o meu browser dw eleição! Vamos ver o que sai daqui!! 🙁
Mas como o Opera Mini não há, tenho-me “safado” bastante bem com 250 MB de Internet por mês. Agora nem 5 GB vão dar…
Isto está errado. Não compraram a Opera “por apenas 600M”. Compraram apenas uma parte do negócio da Opera orientado para o consumidor final.
Deixo uma dica para alterarem o nome:
OPERA GAGNAM STYLE
Má notícia, eu gostava onde o Opera estava… Penso que vou mudar.
Vou ja mudar. Agora Opera só no São Carlos.
Acabei de ter problemas com o Opera, o bitdefender pegou o Opera tentando acessar uma pagina infectada.
Firefox!
inha instalado há uma semana, mas ao ter conhecimento que os chineses da Qihoo 360, compraram esse excelente navegador, alias, era excelente, pois agora vai colher os nossos dados pra china, n é mais. A Qihoo foi banida dos testes de avaliações , como AV- TEST e AV- comparative, – até hoje n entra na lista,- por enganar os usuários e as empresas de testes de AV. Ao desinstalá-lo, ela deixou várias chaves, no sistema W10, tive que recorrer ao Revo Unistalle, pra limpar, mas acho que n consegui, pois ao instar de novo o Opera, voltou com a mesma tela que escolhi e favoritos. Até o último site apareceu. Então galera, ele agora faz parte da equipe da BAIDU e iOBIT, que fazem a mesma coisa, colhem os dados e esconde chaves nos sistema. Fiquem de olho nos chinas. Lógico, sabedor que o Google e a Microsoft, também colhem dados, mas n escondem chaves. Estou testando o Yandex Browser Russo em português, muito bom, leve intuitivo, n consume muita Ram, com o Firefox Quantum, show…
Dizem que o Opera irá mudar de nome até o final de ano ou começo de 2019. Irá se chamar Ottelo Browser, em homenagem ao escritor de ópera. Será?. galera ao instalar de novo, ele veio com a mesma tela, favoritos e o último site que acessei, então procede as chaves que os chinas instalam no sistema, com fazem os desenvolvedores chineses BAIDU e iOBIT, que escondem chaves também, e n conseguimos desinstalar. Fiquem de olho nos chinas.
Eu de novo. Desinstalei claro o opera….