Quantcast
PplWare Mobile

O Firefox está a perder relevo? Mozilla aponta o dedo às práticas do Chrome, Edge e Safari

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. rSP says:

    Eu explico para os menos entendidos e os sabichões!

    TL;DR
    A Mozilla NÃO tem poder, força para lutar contra empresas gigantes, porque as mesmas detêm coisas que a Mozilla não tem! São eles:

    Motores de busca: Google, Bing, Adsense
    Sites grandes como Youtube, Gmail, Hotmail
    Sistemas Operativos: Microsoft (Edge), Android (Chrome), Apple (Safari)

    A explicação é simples e básica, a Mozilla não tem como combater contra estas empresas porem não detem, nem possui maneiras de incentivar. Após isso a maioria das pessoas geralmente jovens e pessoas com mais idade, não querem saber. Apenas querem que o website ou a rede social abra, não interessa se é em 1s ou 2s, desde que abra e não seja um tempo ridiculo, eles não querem saber.

    As pessoas não querem saber se o Chrome abriu 0.0042 milisegundos mais rápido que o Firefox ou que o Firefox abriu 2x mais rápido que o Chrome e vice versa!

    A malta usa o Google Chrome porque tem a sua vantagem a promoção antigamente no motor de pesquisa e Gmail do Google Chrome e por vir como navegar predefinido no Android e outros Sistemas operativos da Google.

    O Edge é a mesma coisa, ninguem quer saber alguns % utilizam e não se dão ao trabalho porque já esta instalado e porque é da Microsoft, alguns nem querem saber do Chrome mas se forem para instalar um browser é o Chrome.

    Não há hipoteses aqui..

    Ahhh e tal mas tens o Opera, Vivaldi é tudo a base do Chrome!

    O único com motor diferente (Gecko) é a Mozilla! Se ele morrer, acabasse a competição, não há outro. Há cópias do Chrome (Edge, Opera, Vivaldi) isso não é concorrencia! É apenas uma “cópia” alterada e com outras cores e logotipos.

    Eu uso a Mozilla e não tenho nenhum problema (excepto se tiverem hardware antigo de 2012, 2013..) ou com menos de 2GB de RAM, ai poderão eventualmente ter um problema!

    É óbvio que a Mozilla esta a perder terreno e vai sempre perder! Não há maneira… a não ser que a Mozilla seja comprada pelo Twitter e/ou Elon Musk ou Samsung ou qualquer coisa assim, e mesmo assim duvido!

    Não é por ter perdido terreno que deixa de ter qualidade, isso é tretas! Tretas e só tretas.
    Perde terreno porque não tem como combater-lo, é o mesmo que lutar com as mãos contra uma parede de betão. Não vai dar certo.

    Firefox always on 😉
    Cyaaaaaa

    • DG says:

      Outro alucinado. O safari não é baseado no chrome logo o firefox pode desaparecer que não interessa. O safari e superior ao chrome em ios e mac. O chrome gasta o triplo da bateria, no meu macbook pro 14 mini led faco 17horas no safari sempre em streaming e browsing mas com o chrome faz 9h30 a fazer exatamente o mesmo

      • Filipe says:

        O problema é que o Safari só funciona em iOS e macOS. Em todas as restantes máquinas só há Firefox e Chromium based.

      • FAR says:

        «O safari não é baseado no chrome logo o firefox pode desaparecer que não interessa»

        Que é com quem diz: “Podem acabar com as bananas pois os morangos de que eu gosto são diferentes das laranjas dos outros.”

        Depois segue a comparar os morangos com as laranjas e a enaltecer como eles são melhores do que elas, quando o comentário do outro era sobre as bananas.

        E já agora, em iOS, tanto o Chrome como o Safari usam o mesmo motor, WebKit – por imposição da Apple. Quaisquer 30 segundos de pesquina na internet lhe diziam isso.

        E depois o outro é que é o alucinado 😀

        • Tiago Pino says:

          Ele falou claramente no mac e nao no ios. E no ios também não usa o motor do chrome logo o comentario dele faz sentido, ja o teu nao. Mais valia teres ficado calado toto

          • Paulo Martins says:

            Claramente tu e o DG é que deviam estar calados, o Firefox usa o motor Gekko desenvolvido por ele, Safari tanto para Mac como iOS, Chrome tanto desktop como mobile, Edge entre muitos outros usam o motor Webkit, claro que depois todos eles têm implementações e optimizações diferentes, mas o que o FAR disse é verdade Safari e Chrome têm por base o mesmo motor.

    • secalharya says:

      Uso FF em hardware de 2009 e não tem problemas. Mas tem 8GB de Ram.

  2. Joao Ptt says:

    O melhor desta concentração do Chromium nas diversas plataformas é uniformidade do desenvolvimento dos web sites.
    O pior é que com a concentração permite que a Google possa decidir (como decidiu) que os utilizadores não podem por exemplo filtrar os conteúdos que lhes chegam aos computadores como desejam, nomeadamente impedindo o correcto funcionamento dos bloqueadores de conteúdos indesejados pelos utilizadores… que por mero acaso vai favorecer os seus próprios interesses… que coincidência!

  3. Joao Ptt says:

    O pior é que com a concentração permite que a Google possa decidir (como decidiu) que os utilizadores não podem por exemplo filtrar os conteúdos que lhes chegam aos computadores como desejam.

  4. Joao Ptt says:

    O melhor desta concentração do Chromium nas diversas plataformas é uniformidade do desenvolvimento dos web sites.
    O pior é que com a concentração permite que a Google possa decidir (como decidiu) que os utilizadores não podem por exemplo filtrar os conteúdos que lhes chegam aos PC’s/ smartphones como desejam, nomeadamente impedindo o correcto funcionamento dos bloqueadores de conteúdos indesejados pelos utilizadores… que por mero acaso vai favorecer os seus próprios interesses… que coincidência!

  5. Tiago Pino says:

    Ja ha muito tempo que se tornou irrelevante. Chrome domina no windows e safari no mac. Firefox nem tradutor e, tempo real tem ficou para tras e está ultrapassadissimo

    • DR says:

      Agora tens a extensão Firefox Translator que é desenvolvida pela Mozilla…

    • SPr says:

      A questão não é estar ultrapassado! Entendam isso! O navegador esta bastante bom.

      Vamos hipotecar outro cenário. Tens uma equipa de 900M€ em valor de plantel e jogas com uma equipa de 2 divisão tens hipotese de ganhar com a equipa de 2 divisao? Tens mas as probabilidades são bem poucas de ganhar.

  6. jorge santos says:

    Mas falando por mim, é o único browser que uso em qualquer plataforma.

  7. Velha Guarda says:

    A culpa é da Mozilla, o browser nunca teve grande fatia de mercado, mas conseguiu criar um nicho de “power users”.

    Depois começou a ficar igual ao Chrome, cada vez mais limitado, mataram as extensões antigas e até no mobile cortaram as pernas ao browser.

    Para ter um browser igual ao Chrome mas com dificuldades de acesso em alguns sites mais vale usar um browser baseado em Chrome.

  8. Luis says:

    Falando por mim, utilizava-o… Até ter deixado de fazer upload de ficheiros no email Outlook.

  9. Cidadão Português says:

    Deixei de o usar quando passou a consumir toda a RAM, além de se ter tornado mais lento. Quem matou o Firefox foi a Mozila.

    • SPr says:

      Se tens um PC com entulho e HDD e menos ou igual 2GB de RAM já foste… seja com Chrome ou firefox. No mínimo hoje em dia 6GB ou 8GB RAM.

      O Chrome também chupa imenso, ou só contabilizasse 1 processo? quando o Chrome tem vários…

  10. Pedro H. says:

    A Mozilla que faça um SO… Com tanta “facilidade” em pegar numa base linux, façam um e apliquem as mesmas práticas “agressivas” de mercado…

    • Eduardo says:

      Não valeria a pena… Vai encontrar a mesma concorrência desleal dos Sistemas operacionais já consolidados (Windows e IOS), fora que, além do custo que isso geraria, dificilmente conseguiria publico porque todo mundo já está acomodado com os sistemas atuais.

      A mozilla não tem recursos nem receita propria pra investir em algo assim também. Eles até tentaram fazer um sistema pra celular e pra TV, mas também não deu certo.

      • SPr says:

        Ora nem mais Eduardo, esta malta não entende o que é concorrência gigantesca e esmagadora (onde podem promover bem o seu browser)

        Ao menos tu entendeste jaa outra malta, é toda tapada dos olhos.

  11. mamba says:

    prefiro o Brave.
    Sim, sei que é baseado em chromium, mas fica a milhas de qualquer browser aqui mencionado.

  12. Filipe says:

    Utilizei desde a versão 2. Foi melhorando até o chrome ser o browser mais utilizado.

    A partir desse ponto, o Firefox ficou cada vez mais instável. Abria-se uma stream na twitch (já estava com leitor em html5), abria-se o site do JN (com adblock) e o browser simplesmente deixava de responder, ou arruinava por completo a fluidez da stream de vídeo noutro separador num segundo ecrã.
    Adicionalmente utilizava (e ainda utiliza) muito mais o cpu para fazer o que os outros browsers fazem. Isto leva a um consumo de bateria exageradamente grande.

    A sorte da mozilla é que quando a google avançar com o manifest v3 a partir de 1 de janeiro, muita gente irá utilizar outro browser durante um tempo, até haver solução para, por exemplo, os adblocks na nova framework de extensões.

    Actualmente a empresa está no limiar da “descida de divisão”. Vendem a alma ao diabo para poderem continuar acima da linha vermelha, mas o seu tempo já passou há muito. Não evoluem com as tecnologias. Esse foi o grande mal da mozilla: não evoluem. Apenas imitam, à sua maneira, os que têm sucesso.

  13. AM says:

    Firefox is the best

    • Tiago Pino says:

      Firefox assim como linux sao inuteis, so os nerds usam e pensam que sao Ceos duma multinacional mas depois saem da cave e veem que afinal a linha de comandos ja acabou ha 3 decadas

      • xxx0pt says:

        Um dia vais perceber que por linha de comandos fazes tudo o que fazes doutra forma mas sem falhas e que o único inútil aqui és tu com esse comentário triste e pouco fundamentado. 90% dos serviços que consomes funcionam sobre sistemas com base linux e só costumam ser geridos por linha de comandos..

      • Grande Pino says:

        Não percebes muito de tecnologia pois não? Ou era uma sátira esse comentário?

      • SPr says:

        Tiago Pino Toto em IT achas que utilizam Windows ou Linux? Servidores web são quase todos Linux…

        Não digas asneiras. Profissionais de IT usam Linux. Alias até o teu operador de internet usa linux nos servidores e backbones.

  14. Helder says:

    O Firefox continua a ser apenas um navegador, os outros querem juntar as capacidades de outra aplicações num navegador…

  15. compro essa também says:

    Penso que :

    Dado o poder que os dados têm …

    Nunca se devia permitir a sua recolha como está …

    ( assuntos complexos … )

    Dito de outra maneira

    Talvez deviam ser os dados ” segredo de Estado ” …

    Ou

    Como a correspondência … devia ser inviolável … os dados também … como as cryptomoedas que afinal também são roubadas …

    Alguns dados e são antigos também apontam que muitas leis são violadas e parece que só alguns é que têm de cumprir … e isso não é bom para a Humanidade ou mesmo para a tal democracia … e deixa de existir concorrência e evolução … pelo abuso de posição dominante … monopólios … deixa de existir mercados …

    ….

    ” idade das teevas ”

    Evolução tecnológica e decréscimo civilizacional …

    Guerra … Gerras …

    ….

    O universo continua …

    ….

  16. Samuel MGor says:

    Não tem nada a ver com outras empresas ou navegadores!! O problema é que funciona mal no Windows, no meu caso eram quadrados brancos e às riscas que apareciam. A mesma versão comporta-se de forma diferente em vários SOs

  17. Tiago Ferreira says:

    Para mim digam o que disserem, e como cada um tem a sua opinião, o Firefox para mim continua a ser um dos melhores browsers que está no mercado.

  18. joao says:

    firefox forever

  19. miguelito says:

    ou então ver o poll em neowin

  20. secalharya says:

    Continuo a preferir o Firefox.
    Já houve problemas de estabilidade no passado mas agora funciona às mil maravilhas.

  21. Bruno says:

    A Mozilla devia começar por tratar melhor os programadores das extensões… basta consultar o fórum deles para se ver as queixas sobre essa questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.