Google Chrome vai mudar forma como navega na Internet em 2019
O navegador Google Chrome é indubitavelmente um dos mais populares e bem recebidos em todo o mundo. É através desta conceção da Google que todos os dias milhões de pessoas por todo o globo acedem à Internet.
Agora, ficamos a saber que a partir do dia 9 de julho de 2019 o Google Chrome lançará mundialmente o seu bloqueador de anúncios integrado no browser. Contudo, este não é o típico bloqueador que poderá já estar a utilizar, longe disso.
A “boa” e a “má” publicidade
Ora não fosse um produto da Google e provavelmente não teríamos aqui a integração de algoritmos de inteligência artificial. Esta, estará ao seu serviço, futuramente no navegador para discernir a “boa” e a “má” publicidade.
É a publicidade que sustenta financeiramente grande parte do conteúdo a que acedemos gratuitamente todos os dias. Contudo, certo é que algumas páginas e respetivos donos abusam desta fórmula.
Utiliza o Google Chrome? Então prepare-se para as mudanças!
Assim sendo, a partir do dia 9 de julho de 2019, a navegação na Internet através do Google Chrome será mais... limpa. Mais simples, mais leve e consequentemente mais rápida, ao não ter que carregar e apresentar tantos anúncios.
A confirmação foi feita hoje através do blog oficial da tecnológica norte-americana, estando também acompanhada de uma sucinta explicação. Ora, em primeiro lugar, o Google Chrome passará a bloquear todo e qualquer anúncio que considere disruptivo.
Porém, o que é que se enquadra nesta classificação? A Google clarifica esse ponto ao dizer que seguirá as indicações da Coalition For Better Ads (CFBA). Em suma, este será o critério de escolha e definição daquilo que será, ou não, bloqueado.
A Coalition For Better Ads
Aprofundando o tema, a CFBA foi criada com o auxílio da tecnológica de Mountain View e visa melhorar a experiência de navegação na Internet. Nesse sentido esta entidade vai recolhendo o feedback de utilizadores ao redor de todo o mundo.
Assim sendo, é com base nesta entidade que o navegador Google Chrome aplicará os seus novos filtros. Note-se que a medida terá uma abrangência global, estando a sua entrada em vigor marcada para o dia 9 de julho.
Que tipo de publicidades serão bloqueadas?
Graças ao contributo da CFBA, 12 tipos de experiências deixarão de incomodar os utilizadores. Em primeiro lugar deixaremos de ter pop-ups. Em segundo lugar será o fim dos vídeos com auto-reprodução.
Em seguida deixaremos de ter publicidades com som bem como algumas imagens animadas (GIFs), entre outros. Tudo isto para tornar a experiência de navegação na Internet em algo mais limpo e gratificante.
A Google acrescenta ainda que, neste momento, mais de dois terços dos anunciantes já obedecem a estas regras. Acrescenta ainda que dos milhões de sítios da web que já utilizaram os seus serviços, apenas 1% tiveram que ser filtrados.
Em síntese, a Google quer simplificar o aspeto da Internet tal como a conhecemos. Quer acabar com experiências irritantes ou potencialmente nefastas para o utilizador.
Para tal o seu navegador, o Google Chrome, será o arauto de todas estas mudanças. Prepare-se, as novidades chegam já no dia 9 de julho!
Este artigo tem mais de um ano
Promessas promessas. É claro que a publicidade gerada por eles, essa de certeza não irá ser bloqueada.
Estarão a bloquear a concorrência.
Já viu algum anúncio do google ser chato? Não, por isso eles não serão bloqueados
Ora aqui está alguém que nunca abriu o YouTube…
sempre que tou no pc tenho o youtube a correr musicas, tal como agora mesmo, e não vejo publicidade nenhuma.
Pesquisa por Youtube Vanced vá… 😉
@Carlos – Fico surpreendido que não saibas que existem anúncios no YouTube. Também uso para ouvir música e apanho anúncios frequentes no início e/ou durante as músicas.
Agora se estão a estão a usar extensões para bloquear anúncios, ou a pagar a subscrição do YouTube, claro que não vêem pub, óbvio.
O opera tem bloqueador de ads (publicidade e pops-ups) integrado há algum tempo.
Como está neste artigo, o do chrome será mais smart, veremos. 😉
Será que o critério irá abranger os anúncios no YouTube? hmmm não me parece 🙂
OK, alterações na publicidade.. daí a dizer que altera o modo como navegamos é favor.
Mas o intuito é mesmo esse, melhorar a experiência de navegação ao bloquear vários tipos de publicidades.
Só faltou mencionar que as mudanças já existem para nos, apenas seram aplicadas em definitivo para o mundo inteiro, no caso atualmente é aplicado aqui na Europa e América.
Nas entrelinhas o que eles estão a dizer aos anunciantes e aos sites é:
Ou usam os serviços AdWords e AdSense, ou esqueçam que a probabilidade de terem anúncios aparecerem aos utilizadores fornecidos por outras empresas será mais reduzido/difícil.
Portanto, é uma espécie de imposição ao mercado, devido a sua posição dominante.
É verdade, que eles dizem, que todos os anúncios devem ser feitos segundo determinadas normas, mas numa fase inicial, o impacto desta medida será financeiramente rentável para a Google.
+1 (ora aí está alguém que percebeu do que se trata esta mudança)
Boa tarde prezados. Aproveitando o assunto, ainda vale a pena instalar o OPERA BROWERS? Visto que o mesmo é administrado pela empresa chinesa, onde é acusada de burlar testes e roubar dados?
Eu uso o Firefox e não vejo publicidade nenhuma, sem usar nenhuma extensão adicional.
A partir de agora, só anúncios da Google serão permitidos.
Linux usa Chromium:) Google e as suas artimanhas não existem 🙂
Ainda bem que vem ai o Edge cromado.