Google Chrome consome 10x mais RAM que o Safari? Parece que sim…
Não é novidade nenhuma que o browser Google Chrome tem como ponto fraco o consumo excessivo de memória RAM. Ao longo dos últimos anos muitas novidades e otimizações têm sido apresentadas, mas a verdade é que quando acedemos à interface de gestão de memória facilmente percebemos a quantidade de RAM consumida por este browser da gigante das pesquisas!
Testes recentes revelam que o Google Chrome consome 10x mais RAM que o Safari com o macOS Big Sur instalado. Conheçam os resultados!
O teste foi simples e o resultado "simplesmente" impressionante. De acordo com o apresentado pelo site flotato, o teste foi feito numa máquina virtual acabada de instalar e foram apenas abertos dois separadores nos browsers tanto no Google Chrome (da Google) como no Safari (Apple). Para a realização do teste foram abertos os sites do twitter e do Gmail. Como se pode ver, o Chrome consumiu 730 MB enquanto o Safari se manteve nos 73 MB (1/10 do consumo de RAM do Google Chrome). O Flotato foi ainda mais eficiente ao precisar apenas de 63 MB para as mesmas operações.
Num outro gráfico pode-se ver, ao longo do tempo, que o Google Chrome chegou a 1GB com apenas dois separadores. O Safari da Apple manteve-se nos 80 MB. Os gráficos seguintes mostram os recursos necessários ao nível de RAM e CPU.
Num outro teste (ao qual foi designado de "teste de stress"), com 54 separadores abertos, o Chrome voltou a surpreender pela negativa. O Chrome necessitou de 290 MB de RAM enquanto o Safari apenas 12 MB.
No gráfico seguinte facilmente se percebe a quantidade de recursos que o Chrome necessita. De referir também que os testes foram realizados sem qualquer extensão instalada e tudo foi realizado numa máquina nativa.
Aparentemente, segundo o autor dos testes, em ambiente virtualizado, talvez o macOS Big Sur não conseguisse ter o melhor desempenho. No entanto, realizando os testes em máquina nativa percebe-se que o Chrome continua a ter um consumo de recursos muito excessivo.
Os testes foram realizados num MacBook de 16" de 2019 com 2,4 GHz, 8-Core Intel Core i9 com 32 GB 2667 MHz DDR4 RAM e com uma GPU AMD Radeon Pro 5500M 8GB.
Este artigo tem mais de um ano
Era preciso fazer um estudo e criar um post?
Foi só para te chatear.
O Safari tbm deixa muito a desejar…
+1
Eu só uso o chrome no ios mas isso sou eu. As páginas carregam mais rapidamente? ya mas isso não é tudo num browser.
Estás enganado. O chrome ou outro qq browser não é mais rápido que o safari. No Ios ou IpadOs a Apple não permite outro motor de renderização que não seja o webkit.
O chrome no ios corre o mesmo motor do safari. Mais valia ficares caladinho.
como assim?
Pode não ter tanta flexibilidade quanto o Chrome, mas num dispositivo iOS não há browser mais rápido que o Safari, e já experimentei muitos.
Nem podes ter, porque a Apple não o permite! Todos os browsers disponíveis para iOS correm sobre o mesmo motor de renderização, o Webkit do Safari, assim como o mesmo motor Javascript…
Ponto 2.5.6 das directrizes para programadores de iOS: https://developer.apple.com/app-store/review/guidelines/#software-requirements
Mac ou Windows uso sempre o Firefox, nao existem browsers perfeitos, mas o Chrome exagera…
Sem dúvida o pior de todos e o que mais recolhe dados dos utilizadores.
Sim, o Chrome ao consumir a barbaridade de dados, não envia nenhum dado para a Google. Nem a Google manda um relatório a dizer por onde é que passamos durante um mês pois n?
Nunca recebeu um relatório da Google a dizer por onde passamos, quando foi e locais de interesse?……..
Nao fazem nada que nao tenhas autorizado ou aceite.
Aprende a configurar bem as coisas.
Em todo o caso, o que isso tem de mal?
Se usas via verde atenção, nem sequer podes dizer que nao queres que eles saibam onde andaste…. Pois passas nas portagens!
Ha tanta forma de localização que voces nem pensam.. e depois reclamam com coizas que até podem configurar…
Também é o meu browser preferido desde à muitos anos.
Só uso outros browsers se tiver de ser!!!!! O Chrome é um devorador de recursos, coloco ao lado do Firefox e não há comparação possível. Aliás, em tempos coloquei aqui a quantidade de memória que usa um e o outro.
Só se for no teu, porque dependendo dos sites também fiz teste e em alguns sites o firefox consome mais ram……
e depois vai dependendo do que cada um instalou como extensões……
aqui uso os dois, pois há coisas que funcionam melhor num que outros, outras nem nos dois, ou em mesmo nenhum…..
Meu caro, conforme as necessidades eu utilizo 4 browsers praticamente todos os dias: Firefox, Chrome, Edge e IE. Quando teste cada um ou na utilização intensiva, eu tenho umas 10 ou 12 abas abertas em simultãneo. O chrome é de longe o que mais recursos consome, por isso só o uso no portal da OCC
Deixei de usar o Chrome há muito tempo por causa desse problema.
Por incrível que pareça o Edge desde que passou a ser baseado no Chromium está bastante melhor.
O IE é utilizado em situações raras de trabalho.
Em determinadas alturas utilizo o Opera.
Quem utiliza muitas plataformas, não consegue utilizar só um browser, é verdade.
Para portais baseados nas Finanças, Segurança Social, etc….. utilizo o IE ou Edge, o Chrome só para a Ordem e tudo o resto Firefox.
E quando uso chrome é só mesmo para a OCC, senão estoura os recursos do portátil.
Por exemplo, neste momento estou a escrever-lhe através do firefox e com 7 abas abertas, num Surface Laptop com i7 1065G7, 16Gb e 512SSD, a memória ocupada é de 5,9Gb e processador em 20%.
Fiz o mesmo no chrome, desligando o firefox e a memória ocupada passou para 7,2Gb, o processador teve picos mas mantém-se mais ou menos igual que no firefox, mas a memória……. enquanto o firefox ocupa 300 mega, o chrome chega quase a 1Gb de memória.
Ou seja, em relação ao firefox, no meu caso, o chrome gasta o triplo da memória para fazer o mesmo que o firefox!!!!!!! Uma proeza, sem dúvida!!!!!
como se a amioria fosse ter 10 a 12 abas abertas….enfim…..
e para pc’s com 4gb de ram até ser um problema, acima disso “Wgo cares” só resmungam…..e a partir de 8 gb de memória nem é grande problema, problema é sim para quem usa photoshop, software de edição de video……agora browsers……
diz lá quanto de memória te ocupa as 12 abas abertas??? e quanto tens de memória.
A mim ocupa 2Gb de ram contra os 16gb de ram que tenho no pc…..e qual a usabilidade de ter 12 abertas? nenhuma nem mete isto lento, agora cmo eu disse 4Gb de ram claro que é um problema…..
Eu acho engraçado este pessoal, ai e tal ocupa mais e tal….10 e 12 abas abertas, mas maior parte nem chega ai em abertas…..mas pronto….
Luis Henrique, mesmo para a tua suposta maioria passa a ser um problema quando as pessoas têm o browser e trabalham noutros programas ao mesmo tempo.
Ha que manter o spyware a funcionar por trás, se é que me entendem…
Basta olhar para o Android para saber que Google e optimização não combinam muito bem.
+1
O chrome também faz 10x mais que o Safari. É normal que consuma mais.
O artigo está errado. Os investigadores não detectaram correctamente o uso de memória do Safari porque não agregaram a memória dos processos que o Safari gera por tab. O motivo para isto é que o Chrome quando cria processos para cada separador, gera um processo “filho” mas o Safari quando cria processos, fá-lo através do launchd, o que faz com que cada processo seja considerado independente do processo “principal” do Safari. Logo, ao medirem a memória, mediram a do Chrome e os respectivos processos filhos, mas do Safari apenas mediram a memória do processo principal.
Ele usou o “psrecord”, que ao incluir o argumento para incluir os processos filhos nas estatísticas, apanha correctamente os do Chrome, mas não apanha os do Safari devido ao que escrevi acima.
E porque motivo o artigo está errado?! O que pode estar errado (está de certeza!) é a forma como o Chrome trata os processos de cada separador para recolher o máximo de dados do utilizador! Apenas e só por esse motivo o Chrome é,neste momento,o browser mais “guloso” de ram que existe e não traz NENHUMA vantagem aos seus utilizadores…
Não, o chrome faz isso para prevenir que, quando uma das tabs dá crash, o browser mantém todas as outras tabs intactas sem a necessidade de mandar o browser abaixo.
Nos dias de hoje quase todos os browsers (ou todos) fazem isso
Eu uso o Safari pela segurança que oferece, mas é mais lento no acesso a varios sites, e quando sao sites de perigo nem os abre, o google também tem muita segurança, tanto que eu trabalho com uma aplicaçao da bolsa e eles somente aconselham o safari e o google pela segurança, eu prefiro safari, mas sao gostos.