Quer forçar o dark mode mesmo nos sites que não o suportam? Saiba como o fazer no Chrome
Uma das últimas tendências no mundo da tecnologia é o dark mode e este começa a ser aplicado em várias plataformas online. Apesar disso, não está ainda presente em todo o lado mas é possível forçar essa capacidade usando o Chrome!
Saiba como o pode fazer de forma simples e nativa, sendo algo que irá mudar completamente a sua navegação online.
Cada vez mais temos presente os novos dark mode. Estes são mais adaptados à nossa vista e à sua proteção. Para além disso, em ecrãs OLED, trazem melhorias ao nível do consumo de energia. O Chrome já tem presente esta novidade, de forma nativa.
No entanto, apesar de o próprio browser o suportar, os sites presentes por toda a web ainda não aderiram muito a esta capacidade. Para fazer face a isto, a Google muniu o seu Chrome de uma funcionalidade extremamente interessante que contorna essa necessidade.
Quando ativar essa opção no browser, este irá alterar a cor dos fundos dos sites. Em sites com tonalidade branca, esta passa a ser negra como no dark mode!
Para realizar isto, basta colar chrome://flags na barra de endereços e aceder a este menu de configurações. Aqui, tem em cima a barra de pesquisa, na qual deverá pesquisar por 'dark mode'.
Caso tenha o Chrome 78, encontrará a opção 'Force Dark Mode for Web Contents'. Por defeito, está desativada. Contudo, para conseguir usufruir desta capacidade, deverá ativá-la ao selecionar 'Enabled'.
Mal selecione esta opção, aparecerá uma pequena janela a indicar que tem de reiniciar o browser. Proceda ao reinício e, a partir de agora, todos os sites que visitar serão automaticamente trabalhados pelo Chrome para ter dark mode!
Apesar de ser extremamente interessante, esta funcionalidade está longe da perfeição! Especialmente por ser uma ferramenta trabalhada pelo browser e não implementada no próprio site, o dark mode não é exímio na sua execução.
Não obstante dos pequenos defeitos, é uma capacidade que será útil a vários utilizadores! Desfruta de mais sites por toda a web com dark mode, ao mesmo tempo que protege a sua visão.
Dica: Saiba como ativar o novo Dark Mode no Chrome do Android
Este artigo tem mais de um ano
Aqui no pplware não funciona… Continua tudo excessivamente branco…
Em outros sim… Mas as cores ficam estranhas…
Existe a extensão “Dark Reader” para Firefox e Chrome não é perfeito mas penso que funciona melhor.
Também existe a extensão “Stylus” que permite instalar temas em determinados sites. Eu uso por exemplo no Whatsapp.
Utilizo a extensão Dark Reader, funciona muito bem. Não perfeitamente, mas não fico mais sem ela.
+1
Não percebo está paranóia com o dark mode.
Funciona mal na maior parte dos casos.
Se as imagens tiverem fundo branco, o dark mode só estraga.
Se os png ou svg apesar de terem fundo transparente, se o desenho for preto não se vê.
Concordo plenamente consigo.Neste momento esta característica do “Dark Mode” ainda não está bem configurada.Funciona mesmo mal em quase todos os websites.Simplesmente não dou grande relevância a esta característica.
Espero que ainda esteja em aperfeiçoamento, pois é útil mas em alguns casos inverte às cores de imagens. Já há algum tempo que eu próprio inverto as cores do Android (funcionalidade existente na maior parte dos smartphones atuais) para reduzir o nível de luz emitido principalmente em sites com fundo branco quando estou a ver de noite, mas claro que também inverte as cores das imagens. A única vantagem é ser muito mais simples de ligar e desligar, pois quando se usa fica o shortcut na barra de quick settings.
Pplware, procedi conforme os senhores indicam. A vossa página mantém branca e não escureceu. No android também está como disse. Por favor, poderiam fazer um artigo sobre este tema, dark mode ??
Obrigado e sempre fiel a esta página.
Caríssimo, boa tarde. A nossa página ainda não está preparada para tal. Contudo, estas e outras ferramentas podem “fazer as alterações” que não temos nativas. Não quer isso dizer que funcionem em todos os lados. Haveremos de ter um site com estas capacidades, mas não pode ser da noite para o dia, um site com 15 anos, arrasta pela história muita tecnologia que precisa de ser bem “trazida” para o presente. É isso que temos estado a fazer desde há algum tempo para cá.
Muito obrigado pela explicaçãosenhor Vítor M.
Fique bem