Firefox quer trocar páginas 404 por páginas do Internet Archive
A Mozilla tem procurado inovar o Firefox e trazê-lo de volta para o lugar que muitos consideram seu por direito. Para isso, tem criado novas funcionalidades que o tornam único e o distinguem da concorrência.
A mais recente novidade, já disponível a todos, quer acabar com as páginas 404, apresentando páginas do histórico da Internet.
Esta novidade é ainda uma prova de conceito e pretende avaliar a sua aceitação na comunidade que se dedica a testar as novidades do Firefox. Lançado no início deste ano e disponível ainda só através do programa de testes Firefox Test Pilot, pretende substituir toda e qualquer falha de apresentação de conteúdos por uma cópia guardada no Internet Archive.
Com esta pequena alteração, é dado aos utilizadores a possibilidade de acederem aos conteúdos, mesmo estando estes indisponíveis de forma directa. A cópia apresentada, mesmo sendo parte do histórico, garante aos utilizadores que conseguem ver o que procuram.
O No More 404s irá analisar todas as páginas que retornarem o código 404 e procurar uma cópia nos arquivos do projecto Internet Archive. Caso exista, esta será preparada e um pequeno alerta será mostrado ao utilizador, questionado-o se a pretende ver.
Esta pequena novidade chegou no final da passada semana e está apenas disponível para os utilizadores do Firefox 48, que também é recente. É a quarta experiência que a Mozilla coloca no Firefox Test Pilot.
Se querem testar esta novidade só precisam de instalar a extensão Firefox Test Pilot e activar este teste. De imediato vai ficar activa a nova opção.
Com estes pequenos testes a Mozilla prepara o Firefox para ser mais adequado aos utilizadores. Muito para além de todas as novas funções de gestão de recursos, este browser quer ter funcionalidades que o destacam da concorrência a este é apenas mais um exemplo.
Este artigo tem mais de um ano
Por histórico querem dizer cache do browser certo? x)
Como web developer, discordo completamente desta medida. As páginas 404 são uma oportunidade mal aproveitada de vender os produtos/serviços dos meus clientes. Imaginemos que estamos a tentar entrar num produto que já não existe e é emitida a 404. É uma oportunidade de valorizar outros produtos e a pessoa continua a navegar para aquilo que está à procura, eliminando assim um passo extra na navegação do site.
Para além disso vai trazer problemas relacionados com confusão, e, em especial o Português facilmente pode usar isso para “tramar” uma loja se for esperto. Para além disso nem sempre o Web Archive tem versões actualizadas do site, pelo o que o layout do site pode mudar de um dia para o outro e as páginas armazenadas não reflectem fielmente o passado.
Um comentário contraditório…se a página é “mal aproveitada” para quê continuar a insistir nela? Sendo o Firefox um browser universal porque o “…em especial o Português facilmente pode usar isso para “tramar” uma loja se for esperto”? Somos mais inteligentes ou mais vigaristas que os utilizadores de outros Países? Na minha opinião apenas o último parágrafo do comentário tem alguma razão prática para uma crítica…
Se dá 404, as pessoas passam ao próximo site. Se aparece um “fantasma” do passado, ainda vai criar é confusão. Muito boa gente, “comum mortal”, não conhece ou não percebe estes arquivos. Espetar com um “fantasma” em vez de um simples “ups, a página finou-se” vai criar muita confusão e oportunidades de vigarice.
@Vitor
É possível para um web developer, personalizar uma página 404 ( 403,500, etc ) para torná-la similar a um layout do website. Tendo essa capacidade, o respectivo web developer, pode torná-la valiosa, fomentando a apresentação de outros produtos/serviços. Nunca lhe aconteceu entrar numa página 404 e esta apresentar-lhe sugestões de busca, links,etc? Pode consultar este exemplo, para ver do que falo: https://pplware.sapo.pt/atividades .
Quanto à “crítica do Português”, quis dizer que há chicos-espertos, ( não só em Portugal ) que podem informação errada ou desactualizada para aproveitar-se da funcionalidade em seu benefício. Basta tirar um printscreen bem recortado para induzir em erro lojistas menos treinados. O Firefox acusa uma página de 404 e o utilizador vê o preço ( digamos que é o preço ) e insiste comprar/encomendar a esse preço. Eu acredito que a funcionalidade é excessiva para um browser, quando a responsabilidade de trabalhar as páginas 404 são dos próprios programadores e/ou designers que desenvolvem o website/framework.
@Aguamenti
Lá está. Mas se a 404 sugerir outras coisas, pelo menos, no meu entender, os novos utilizadores são mais passíveis de ficar no website do que apresentar uma página em branco, sem links, sem nada. Para quem é do Marketing, percebe que esta é uma oportunidade adicional para se fazer negócio sem perder o cliente com a desculpa “não foi encontrado? é sair e ir para a concorrência”.
Click direito -> inspect -> altera o valor -> imprime página -> BURLA.
Já é possível fazer este tipo de burlas à anos, por isso muitas lojas recusam acompanhamento de preço a sites, mesmo que os funcionários do balcão não saibam o porquê. A culpa não é do firefox, chrome, etc, da mesma forma que a culpa não é da peugeot se eu atropelar alguém, uma coisa é a ferramenta, outra é como se usa ou abusa da mesma
Concordo a 100%
Mas tu viste a imagem? Têm la um X.. a pessoa não é obrigada a visitar o web.archive.org ou a usar o formato de arquivo..
Ora vê bem a imagem lool.. e depois podem sempre lançar um plugin ou uma opção para desabilitar isso..
Mas como disse ele automáticamente não vai dar nada! Isso é com os utilizadores.
no paragrafo por cima da imagem que tem erro 404 tem erro “arquivoi”
de reso o artigo esta muito intressante mesmo eu sendo chrome user acho que a firefox ainda tem muito fogo para dar
Obrigado pelo reparo 🙂
Ou podem usar já o addon Ressurect Pages ( https://addons.mozilla.org/pt-pt/firefox/addon/resurrect-pages/ ) disponível a anos
Não concordo que seja visivel pró-activamente, isto porque as páginas são actualizadas diariamente (se não são deveriam), e se estás a ver algo guardado (no histórico de quem? Dos servidores da Mozilla? Porque eu não uso histórico em nenhum browser, só navego privativamente) não estás a aceder à informação correcta. Eu prefiro mil vezes não ver um site, do que vê-lo desactualizado. Mas como vai ser dada a opção de escolher se queres ver ou não, é na boa, um gajo configura para nunca ver isso, ahah.
Não é o teu histórico que isto vai usar, é o Internet Archive.org que é um projecto que se dedica à preservação de página Web antigas e desactivadas.
Boas. Não concordo. Imagina um fabricante de hardware que falou. As páginas ficam suspensas, mas se tiveres uma na qual possa ver o omodelo e os dri ers vai ajudar muito não achas? as psginax fo fabricantd nao são atualizadas todos os dias logo a cache deve funcionar lindamente .
Mas ainda há webdevs que deixam simplesmente que aparece “404: page not found” nas páginas de erro 404 (ou noutros do mesmo género) sem apresentar alternativas para que as pessoas continuem a navegar no mesmo site?
Se o Firefox fizesse isto quando um site está “em baixo” até poderia fazer sentido, fazê-lo quando aparecem simples erros 404 não me parece boa ideia porque simplesmente não acho que deva ser uma competência do browser controlar ou manipular o aparecimento de erros que surgem do lado do servidor. Isso é algo que compete aos webmasters ou a quem desenvolve os websites.