Quantcast
PplWare Mobile

Chegou o Firefox 48! Agora com suporte para multi-processos

PUB

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. SPiKE says:

    O melhor browser que existe, digam o que disserem… 😛

    • Bruh says:

      O melhor browser que existe, desde que tenhas um computador potente fazendo com que os defeitos não sejam notáveis. Se tiveres um computador fraco como eu, aí vais notar as diferenças entre o firefox e o chrome, e não vais escolher o firefox. Em termos de utilização do processador o firefox ainda tem de melhor muito. Basta abrir uma stream no twitch em ambos os browsers para ver o firefox a borrar-se todo.

      • Marco says:

        Por acaso tenho a experiencia contraria. o chrome a comer recurso como tudo.

      • João says:

        Por acaso a experiência que tenho também é diferente!
        Em maquinas com 512Mb de RAM – nas quais testei Firefox e chrome provou ser completamente impensável o uso do Chrome!!!
        Simplesmente não dava! Mesmo que quisesse usar Chrome não conseguiria sendo que o Firefox era a única solução e, honestamente, até funcionava bastante bem.

        Já numa maquina com 1Gb o chrome corria, mas ao tentar abrir vários separadores ao mesmo tempo (20+ que era aquilo que necessitava diariamente) voltava a ficar com o mesmo problema: o Chrome bloqueava e acabava por ter de ou fazer reset à maquina ou (algumas vezes, quando conseguia) matar o processo. Uma vez mais o Firefox funcionava na perfeição.

        Isto tudo foi à cerca de 2 anos – entretanto muito pode ter mudado – mas não acredito. O chrome “usava recursos que nunca mais acabava…” e o Firefox lidava bastante bem com isso. cheguei a ter mais de 40 separadores abertos sem problemas no Firefox – algo impensável no Chrome

  2. Bob says:

    Não tive a sorte de calhar com o Multi-processamento de janelas activo…

    E dava-me jeito. Tenho sempre um quantidade grande aberta.
    Também será bom quando o multi-processamento estiver disponivel para as extensões. (se não me engano, li sobre isso ontem). Mas ficará para a versão 49.

  3. Luka says:

    Acho uma graça a artigos como este ! Digam-me qual o browser em situação de alguma vulnerabilidade identificada mais rapidamente retifica ! Há anos que utilizo o Firefox e esperimento outros browsers, digam o q disserem este browser nunca me deixou pendurado, quanto aos outros sempre tiveram uma certa dor de cotovelo do Firefox !

    • K says:

      Por acaso já me crashou. Acontece Acredito que tenha sido alguma extensão na altura ou até mesmo o flash. Ainda assim uma ou duas vezes em anos é completamente irrisório. De qualquer das formas é o mais estável, com menor consumo de memória que já usei.
      E em termos de estabilidade já o provou muito bem quando tive problemas de gráfica noutros tempos noutro computador em que era o único que depois de crashar reiniciava no mesmo estado anterior, permitindo que continuasse a utilizar, já os outros crashavam completamente ao ponto de ter de começar a navegação do 0. E por outros refiro-me ao Chrome, IE e Opera, na altura.

    • Tigax says:

      Dor de cotovelo? ha gente que tenta usar como eu e ele nem estavel é.

      Desde a versão 13 que nao consigo usa-lo importo os meus favoritos (5000 e tal) meto as extensões que mais uso (cerca de 5-6) e tento usar durante uns dias ate que começa a fechar do nada, tento abrir de novo nao abre, está a carregar um website e crasha, acontece tbm as vezes meter um site a carregar e fica a carregar infinitamente….

      Ja dei multiplas vezes chance de usar ao longo das versoes mas acontece sempre o mesmo. Da ultima vez cerca de 2 meses quando tentei mudar do chrome teste denovo e continuava… acabei por ir para o Opera.

      Estranhamente isto aconteceu quando usava o meu portatil e continua a acontecer no meu Deskop, tentei diferentes extensões nao resultou tbm.

      • L says:

        São casos. Devo ter tantos favoritos como tu, já usei mais extensões tal como tu e está e esteve sempre top. Funciona bem, gasta pouca memória, não me lembro de crashar. Mas não é igual como toda a gente. Já usei o Opera, está muito bom, mas ainda tem algumas páginas que não me abriram. Continuo com aquele que “me” é mais compatível 😉

        • Daniel Gomes says:

          Sempre usei Firefox, já experimentei e utilizei por uns tempos todos os browsers principais existentes no mercado mas nada consegue ficar perto da experiência que tenho com o Firefox, isto porque eu necessito de um tema completamente escuro, o Chrome não consegue fazer, deixa sempre o address bar em branco, o Opera ainda pior, o Vivaldi tem um tema cinzento, não me agrada muito, o Edge ainda tem poucas extensões mas a interface é a única, para além do Firefox, que me consegue agradar com o seu dark mode.. O problema do Edge é que se o deixar abeto no segundo monitor e tiver uma aplicação de full-screen no primeiro, essa aplicação fica se toda a lagar por causa do edge, algo que não acontece com mais nenhum browser.. Mas para as minhas necessidades, o Firefox não tem competição. Nas últimas semanas tenho utilizado o Nightly e nunca tive um único problema, é surpreendente estável e muito mais rápido no reddit com RES.

  4. Kendimen says:

    Actualizado 🙂

  5. Diogo Martino says:

    Não dá para forçar a ativação dessa opção?

    • pfbatista says:

      Escreves about:config na barra de endereços, criar uma nova chave do tipo Boolean com o nome browser.tabs.remote.force-enable e colocas o valor “True”

    • Rick says:

      Dá.

      Através do comando “about:config” mudar as seguintes chaves para “true”:

      browser.tabs.remote.autostart
      browser.tabs.remote.force-enable
      layers.async-pan-zoom.enabled

      Cumps.

    • KURT says:

      Escreve na barra de endereços about:config vais ter uma barra de pesquisa, cola estas variáveis uma a uma e altera o valor.

      browser.tabs.remote.autostart mete true
      extensions.e10sBloc­kedByAddons mete false
      extensions.e10sBloc­ksEnabling mete false

      Reinicia e verifica em about:support, apenas se continuares a não conseguir cria browser.tabs.remote.force-enable e mete a true

  6. Justiceiro says:

    Uso este browser à muitos anos, e apesar de já ter testado outros (IE, Edge, Chromium, Safari e Vivaldi) este é o que se vai safando, mas não me satisfaz. Eu preciso de um browser capaz de trabalhar com um mínimo de 30 páginas na mesma janela sem ir abaixo… se eu não percebo nada de programação, já tinha criado uma coisa para mim, mas pronto…

  7. Pedro says:

    Eu por acaso uso um browser ramificado do Firefox, o Palemoon. Usei no windows. Agora uso no Linux, Android e Raspberry PI. Muito mais contido no uso de memoria e mais estável que o Firefox e com suporte a 64 bits no windows. O único senão é em termos de versões, está um pouco desatualizado em relação ao FF.

  8. Vitor says:

    Usei o Firefox durante muito tempo mas, a determinada altura, ficou parado no tempo…e o Chrome perdeu a sua maior qualidade que era o ser “leve” e simples! Não troco o Edge por nenhum deles…

  9. André Gomes says:

    Usei o Firefox durante muitos anos, mas quando descobri o Vivaldi nunca mais quis outra coisa 🙂

  10. Justiceiro says:

    Eu ainda estou à espera de um browser que me encha as medidas, uso o FireFox, mas já testei as últimas versões do Edge, Safari, Vivaldi e Chromium e nada me agrada. Eu preciso de um browser que aguente sem ir abaixo, em média 20 a 30 separadores abertos na mesma janela. Enfim, se soubesse alguma coisa de programação já tinha feito um para mim, é que isto causa-me muito transtorno a trabalhar.

  11. Exemplo says:

    Gostava de usar o firefox no linux, mas barra da janela no topo tira tanto espaço!

    Alguma solução ?

  12. Jhonathan says:

    Prevejo o Firefox se tornando um Chrome, consumindo toda a RAM do meu pc. Por isso estou a mudar pro Opera, tão estável quanto e econômico no consumo de memória.

    • KURT says:

      No meu caso está a consumir exactamente o mesmo.
      6% de RAM (16GB) com 7 tabs abertas inclusive youtube a rodar em HD.

    • João says:

      Passar para um sistema multiprocessos aumenta a RAM obrigatoriamente. No entanto isso pode ser minimizadoa poucos Mb. Depende da implementação… Mas vem ai o SERVO e mais uma serie de inovações que prometem reduzir o consumo de memoria consideravelmente… vamos esperar e ver…

  13. KNIGHT says:

    Fire F0x.

    TKs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.