Firefox bateu toda a concorrência e chega a um lugar que nenhum outro conseguiu
O mercado dos browsers anda ao rubro, com todos a quererem destacar-se com as suas funcionalidades. Se a maioria é baseado no Chromium e como tal tem pouco espaço de manobra para criar novidades, o Firefox da Mozilla ganha aqui um espaço único.
Com o Windows como base, o browser da Mozilla conseguiu atingir agora um lugar único e que muitos queriam. Este é o primeiro browser de topo a conseguir estar na loja de apps da Microsoft e assim ter uma posição de destaque.
A Mozilla eleva ainda mais o seu browser
Até há muito pouco tempo a Microsoft controlava o tipo de apps que estavam disponíveis na sua loja. Esta não recebia as conhecidas apps do Windows, limitando-se a ter apenas as WPAs, que nem todos queriam usar nos seus sistemas, graças às suas limitações.
Agora, e de forma completamente discreta, a Mozilla deu o passo que muitos já gostariam a de ter dado. Tem o seu browser presente na loja que alimenta o Windows e assim ganha uma facilidade de acesso muito grande.
Firefox está na loja de apps da Microsoft
O processo de instalação passa a ser mais simples, como de qualquer outra app, garantindo também as necessárias atualizações. Estas passam a acontecer de forma automática e sem qualquer intervenção dos utilizadores, estando sempre os seus sistemas com as mais recentes versões.
A chegada do Firefox à loja da Microsoft acontece depois das mudanças de junho. Estas passaram a permitir que os browsers possam usar os seus próprios motores, o que abriu as portas para o Opera e o Yandex logo em setembro. A Mozilla gaba-se agora de ser o primeiro "major" browser a chegar aqui.
O primeiro a chegar a esta plataforma renovada
Foi precisamente esta mudança da Microsoft que permitiu à Mozilla apostar em trazer o Firefox para a loja de apps do Windows. Assim, e de forma única, este browser está acessível nesta loja, tanto no Windows 10 como no Windows 11, algo que só a Mozilla conseguiu.
Apesar de não surgir ainda de forma direta nas pesquisas da loja da Microsoft, o Firefox pode ser já acedido nesta plataforma. Basta aceder a este link e tratar do processo de instalação deste browser, como fizeram já com muitas apps.
Este artigo tem mais de um ano
“Apesar de não surgir ainda de forma direta nas pesquisas da loja da Microsoft…”
Aqui já aparece
Os nossos testes revelaram o contrário, mas é normal que com o tempo surja e fique disponível na pesquisa. Só vem confirmar que está mesmo disponível 🙂
Por aqui já aparece como primeiro resultado de pesquisa.
Eu só utilizei 3 browsers regularmente desde 1995 entre eles Mosaic, Netscape e depois mais tarde o Firefox desde o 1º dia e continuo com ele até agora e não quero outro. Ele tem o lugar que merece na loja na MS e o facto de ser o 1º é um reconhecimento natural do que ele vale.
A verdadeira vitória está no Firefox não ter cedido ao Chromium, enquanto outros quiseram atirar a responsabilidade de atualizar código á Google 😉
Então há mesmo pessoas que usam a Loja da Microsoft para instalar aplicações? Pensei que ninguém a usasse.
Eu uso, e até é bastante funcional.
idem
Desde 1999….
O Firefox é de 2004, antes disso o Mozilla
Devias ter lido o artigo:
“A chegada do Firefox à loja da Microsoft acontece depois das mudanças de junho. Estas passaram a permitir que os browsers possam usar os seus próprios motores, o que abriu as portas para o Opera e o Yandex logo em setembro. A Mozilla gaba-se agora de ser o primeiro “major” browser a chegar aqui.”
“A Mozilla gaba-se agora de ser o primeiro “major” browser a chegar aqui.” Major browser ?? Se o Opera conseguiu esta façanha primeiro,em que é que ficamos,Pedro Simões ?? 🙂
Falamos de browsers com utilização visível na Internet na Internet. O Opera, com grande pena nossa, ainda não chega aos 2%, bem longe dos restantes.
Vê aqui os dados:
https://netmarketshare.com/browser-market-share.aspx?options=%7B%22filter%22%3A%7B%22%24and%22%3A%5B%7B%22deviceType%22%3A%7B%22%24in%22%3A%5B%22Desktop%2Flaptop%22%5D%7D%7D%5D%7D%2C%22dateLabel%22%3A%22Trend%22%2C%22attributes%22%3A%22share%22%2C%22group%22%3A%22browser%22%2C%22sort%22%3A%7B%22share%22%3A-1%7D%2C%22id%22%3A%22browsersDesktop%22%2C%22dateInterval%22%3A%22Monthly%22%2C%22dateStart%22%3A%222019-11%22%2C%22dateEnd%22%3A%222020-10%22%2C%22segments%22%3A%22-1000%22%7D
Além disso, o Firefox consegue estar via loja de apps no Windows 11 e no Windows 10, algo que ainda nenhum outro consguiu.
Não é isso que refere no título…
No título do artigo está bem explicito “toda a concorrência”.
Mas já sabemos o motivo por detrás destes títulos, não é verdade?
Não vejo a relevância disto, sendo que os outros browsers podem facilmente fazer o mesmo (e provavelmente o farão em breve), não havendo em termos práticos, grandes vantagens para a Mozilla se glorificar como se isto fosse algo tão relevante comparativamente aos outros browsers. Este parece apenas um ato de desespero para dizer que são os primeiros em alguma coisa.
Desde o Linux!
Quem ganha com isto é a Microsoft por ter na sua loja este browser, que é o melhor, já a Mozilla não vejo muito onde possa ganhar. Eu nunca iria à Microsoft Store para descarregar o Firefox!
Apesar de usar o firefox desde sempre. Pela noticia parecia que o browser ia ganhar algum oscar mas afinal nao chegou a tanto :p
Está no passeio da fama…
Firefox focus 4ever!
É pena é o Firefox andar a perder tempo com estas me/&%as e ter deixado de ser um browser decente, Usei o Firefox por mais de 10 anos, e vi-me forçado a mudar porque metade dos sites deixaram de funcionar como deve ser nele.
Ainda hoje a navegar no 9gag, ao fim de alguns scrolls, os gifs deixaram de animar, enfim
Quanto à loja da M$ não uso, a primeira coisa que faço quando instalo o windows é remover-la da barra de baixo, só para garantir que não a abro por acidentalmente 😛