Edge da Microsoft apanhado a copiar dados do Firefox sem autorização
O Edge da Microsoft tem conquistado um lugar muito importante no mercado dos browsers. Este está já presente em todas as versões do Windows e cada vez mais atrai os utilizadores destes sistemas operativos.
Agora que está também no Windows 7 e 8.1, bem como no Windows 10 de forma alargada, começa a ser muito mais conhecido. As últimas informações reveladas não são positivas para este browser. Há quem se queixe que tenha apanhado o Edge a copiar dados do Firefox sem autorização.
Um comportamento anormal no Edge
Tal como qualquer outro browser, o Edge oferece aos utilizadores a possibilidade de importar dados de outras propostas presentes. Este é um processo transparente para as versões anteriores do Edge, mas deveria requerer a autorização para ser usado no Firefox, Chrome ou outro.
O que está agora a ser reportado contraria o que seria lógico, com vários casos de utilizadores a serem relatados. Estes acusam o Edge de não cumprir o indicado e a fazer a importação sem a sua autorização e mesmo depois de ser interrompido.
Importação de dados do Firefox do utilizador
Aparentemente este processo decorre na instalação e não pode ser interrompido. Mesmo terminando o processo com o Gestor de Tarefas este parece continuar enquanto a instalação está ativa e os dados do Firefox são migrados sem autorização.
Alguns relatos indicam que a importação dos dados pode ser tratada de outra forma. No final do processo é mostrada uma opção para essa suposta importação que, na verdade, já aconteceu. Se for negada, os dados do Firefox são posteriormente eliminados do Edge.
Microsoft não respeita decisões ainda por tomar
Estes utilizadores relataram também um comportamento que não seria esperado neste processo. Ao ser instalado, o Edge cria um atalho na barra de tarefas e coloca um novo ícone na área de trabalho. Torna ainda este browser como o padrão do sistema.
Este é um comportamento anormal do Edge e que não deveria acontecer. Apenas após o utilizador dar a necessária autorização os dados seriam importados para assim respeitar a privacidade e a vontade do utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
É por isso que não uso EDGE, embora a Microsoft force, alterou com o Update o browser predefinido que era o Firefox para a porcaria do Edge.
É sinceramente mau. Principalmente para quem pagou pelo Windows, a Microsoft não tem poder de decisão do que escolho ou uso no computador, embora possa fazer-lo.
Por causa dessa, já nem toco sequer no Edge.
+1
Eu forcei a sua desinstalação.
Ahhah +1
Não tens poder de decisão? Sabes usar um PC ?
A mesma historia com Apple e Google, mas dessas nunca ninguem fala? Anyway, querias que a Micorosft recomendasse o Google Chrome? O Edge é o produto da MS logo faz sentido a recomendação, tal como ninguem te obrigou a usar o Windows. Tem um mundo de opções a tudo escolha, sendo que de facto podes mudar o browser por default no Windows.
Como assim nunca ninguem fala? Há N artigos com N comentários de pessoal a criticar politicas semelhantemente abusivas de ambas as empresas que mencionou.
“Anyway, querias que a Micorosft recomendasse o Google Chrome?” – Que tem isto a ver com o comentário ao qual está a responder ou com o artigo?
Como diz o outro “acalme as hormonas sff”.
Fusion, não percebeste que a questão não é a recomendação? Isso é normal, é o browser deles. A questão é ao instalar o Edge ele automaticamente importar dados de outro browser e tornar o Edge como browser predefinido sem a permissão do utilizador.
O browser EDGE é simplesmente espectacular!
Bate, de longe, toda a concorrer.
Só não gosta dele quem ficou parado no tempo…
ahahahaha!!!
Ganha juizo!! Cada um usa o que quer e gostos não se discutem
Excepto quando usas Apple, isso então são coisas do demo. Xiça cruzes canhoto. Aqui não há gosto simplesmente, gente com palas, né Samuel e restantes.
Há aqui sempre boa gente a criticar e a exigir o que querem fazer do sistema operativo.
Ninguém pensa que o sistema é da Microsoft e só o usa quem quer.
Deviam trabalhar na área profissional, por exemplo com a autodesk, que impõe o aluguer, nas condições que eles entendem e compra de licença nada. Cada vez mais as empresas estão a prejudicar os utilizadores impondo alugueres de software. É uma teta que nunca mais acaba o leite.
Exactamente, a grande parte das coisas está a ir de encontro ao subscription model. O utilizador não tem posse de nada e se a empresa desaparecer, adeus software. O que me tem estado a preocupar é esta tendência que já se começa a ver nos carros também.
Um outro exemplo que mostra que subscription model é uma fonte de problemas, é o embargo por exemplo dos Estados Unidos à Venezuela que deixou o pessoal sem Adobe CC e todo o restante software US que use com base o modelo de subscrição.
https://www.theverge.com/2019/10/7/20904030/adobe-venezuela-photoshop-behance-us-sanctions
Tens de saber falar com eles, aqui o Autocad está na versão 2010, tem todas as funcionalidades requeridas pelos utilizadores e só vai haver actualização quando os utilizadores necessitarem e nas nossas condições, sempre que vem com a historia da cloud eu falo no sistema de licenças de rede que existe e é para manter e para logo por ali a conversa de vendedor, muitas vezes nem o vendedor sabe que existe licenciamento de rede sem cloud.
Primeiro, apaga dados dos utilizadores com as actualizações, agora vai fuçar nos dados da navegação de outros browsers, que acesso a Microsoft terá realmente ao que se tem no PC?
E ainda teimam em defender o código fechado?
Apagou os dados de quantos utilizadores e em quantas atualizações ?
Nem que fosse só a um utilizador, é uma falha grave de privacidade! Isso de relativizar os erros dos outros sem qualquer proveito próprio é só estranho, para não usar outro adjectivo!
Credo. Que dramático.
Realmente o drama, pfff apagou os dados de 1 utilizador, qual o mal?! Agora a Apple, xiça isso sim é uma bosta, cambada de gente com palas.
Quando encontrares o sistema perfeito e que seja isento de erros, avisa. Olha, manda um pombo correio, porque eu vou-me desligar, ainda assim não seja apanhado !
Ohhhh tanto drama. Ohhhh desgraça.
Pode ser “chato” (se realmente acontece!) mas não vejo qual o drama! Existem centenas de aplicações e programas baixados todos os dias por milhares de utilizadores que fazem todas essas alterações (alteram o s browsers padrão,instalam A.V.,barras de ferramentas,etc)sem pedir licença a ninguém! Mas as “reclamações” apenas acontecem (por alguns) quando atinge um qualquer produto da Microsoft…infelizes!
Realmente não ter controlo sobre o nosso próprio computador não é drama nenhum.
Mas tu hoje em dia controlas alguma coisa a 100% na vida?!?
Mau, mas então não controlamos o nosso pc, telele, tabelete? Então pensava que isso eram coisas da maçã, pagamos do bom e do belo e os equipamentos não são nossos, cambada de xupistas estes gajos da Apple.
+1
Uso chrome, firefox e edge e até agora não tive problema nenhum.
Para mim, esta não passa de uma “fake news” de alguém que tenta a todo o custo denegrir a imagem do EDGE.
Nunca me deparei com semelhante situação!
Apenas o Edge me pergunta se quero importar os dados dos outros (todos) browsers. E limito-me a consentir!
Apenas aguardo que a versão Beta passe definitivamente a final. Como no Android.
Fake news a porra, noutro dia liguei o PC depois de uma atualização, abriu o Edge novo de imediato e vi que tinha os meus dados do Firefox, quando eu não quero usar aquele lixo para nada nem dei o meu consentimento para poderem importar os meus dados do Firefox, é que não foi só histórico, foi passwords, e quem diz que não poderá haver uma falha de seguranca, sendo um programa novo ainda poderá ser alvo mais fácil de ataques que comprometem essa informação que copiaram sem permissão, e depois aí como é?
Exactamente por esse comentário, é que provavel a Microsoft está a ter essa atitude. Estas a dizer que o browser é um lixo e ao mesmo tempo a dizer que nem experimentaste. Não sei do que te queixas.
+1
Mas não tem quer ter essas atitudes, é uma invasão de privacidade sabes?
Foi o meu comentário que os obrigou a importar todos os dados de toda a gente queres ver lol!
Experimentar experimentei, já que forçosamente abriu o browser para me mostrar os dados copiados sem o meu consentimento, também aproveitei para ver durante um bocado como era, resultado, exatamente a mesma coisa que o chrome por que pelos vistos é baseado no Chrome Open source, se não me engano, chromium, o Firefox sempre, se não sabes do que me queixo então para que respondes? Para te fazer mais claro, preocupa-me que eles andam a copiar os dados sem o nosso consentimento, e que depois se há falhas de segurança/vulnerabilidades no browser lá se vão os dados com os porcos.
Apenas isso.
sejamos sinceros, fazem isso ha anos… ou toda a gente se esqueceu o que e o windows 10 desde o inicio, ou tudo o que tentaram fazer backport para o win8 e win7? a microsoft não pretende ganhar dinheiro com a venda de licenças senão nao andava a oferecer o SO. A microsoft ganha dinheiro a alegadamente a vender estatisticas, tal como a google e facebook. nunca ouviram dizer: “Quando o producto e de borla, o produto és tu.”?
Segurança? Então guardas as tuas passwords no browser ? Muito bem ! Bravo ! Tanto expert na matéria e depois é isto… !
Realmente, ahahah, eu escrevo nun pupéis e depois encondo-os pela casa.
E alguém disse que sou expert, deixa de te armar em engraçadinho, sem saberes a história toda, ou penas que vou meter algum autenticador extra para sites de trabalho escolares? Era o que mais faltava, já tenho muito cuidado nas passwords, não preciso que me ensines, por que de não fosse insignificante, não deixava lá.
Mas também saíste mesmo cá um inteligente, não existe maneira segura de guardar passwords isso te admiro por que tudo é vulnerável, o mais seguro é sempre memorizar…
Se não me aconteceu deve ser fake news, porque obviamente se acontece a 1 tem de acontecer a todo llooll, fds estes gajos com estas teorias da treta kkk
+1 em cheio.
E apernder a usar o windows….. favorios passw…etc se as deldete em casa claro que não estão no local de trabalho. ou no FF ou CH.
Dass, falas um dialecto fudido, é como o rasteirinho.
Decepcionado com o EDGE por motivos seguintes:
1 – quando é iniciado já coloca cookies do msn.com na sua navegação,
isso que se verifica no atalho edge://settings/siteData
( sem abrir nenhum site ele já adiciona cookies da msn.com)
2 – instalação em segundo plano do PepperFlash sem pedir autorização do usuário
3 – vários indícios de coleta de dados sem autorização
4 – até o momento esta sendo mais invasivo em termos de privacidade
5 – a Microsoft mudou e pelo jeito é igual ou pior que as outras empresas
Por isso estou quase desistindo desse EDGE. Falta pouco !!
usa o chromium ou o firefox esses são limpos, sem o windows claro….
Microsoft invadindo e fazendo o que quiser com seu software rodando no seu SO??? Nossa! O_O