Dica: Não gosta da nova imagem do Firefox? Tem aqui duas opções para usar
Com a versão 89, o Firefox estreou uma das maiores mudanças dos últimos tempos. A Mozilla preparou uma alteração bem visível na sua interface, tornando-a mais leve e mais moderna, ajustado ao que pensa ser o melhor para o utilizador.
Claro que nem todos estão de acordo com esta mudança e não a querem presente no Firefox. É para esses utilizadores que hoje trazemos duas opções para ter uma interface melhor e até ter de volta a anterior.
Com o nome Proton, a Mozilla esteve vários meses a preparar esta mudança. Assenta numa alteração nos separadores e nos menus, tornado-os mais refrescados e mais apelativos. Seguem a linha do que outros estão a preparar, ajustando-se assim aos utilizadores.
Usar o modo compacto do Firefox
Quem não gosta ou não quer usar esta nova interface, tem algumas opções. A mais simples e ajustada, é manter o Proton, mas com todos os elementos menores e compactos. Assim, mesmo mantendo a imagem, esta está mais simples.
Para a terem ativa, devem abrir o endereço about:config e depois procurar a entrada browser.uidensity. Esta terá o valor 0 (zero) e deverá passar a 1 (um). Após a mudança reiniciem o Firefox e vão logo ver a interface alterada.
Tenham de volta a imagem da Mozilla
Esta segunda opção desabilita completamente o Proton no Firefox. A Mozilla deverá remover estas opções nas próximas versões deste browser, mas por agora pode ser usada. Novamente devem abrir o endereço about:config.
Aqui dentro devem encontrar as 4 chaves apresentadas abaixo. Estas vão ter o valor true e deve ser alterado para false. Isto é feito carregando no final, no ícone presente.
- browser.proton.contextmenus.enabled
- browser.proton.doorhangers.enabled
- browser.proton.enabled
- browser.proton.modals.enabled
Desta vez nem é necessário reiniciar o Firefox, pois à medida que vão sendo alteradas as entradas, a interface vai-se alterando. No final, fica como era a versão anterior.
Com estas duas mudanças, a interface do Firefox altera-se drasticamente. Se no primeiro caso fica ajustado a ecrãs menores, no segundo volta tudo ao passado, à forma que estava antes de tudo ser mudado pela Mozilla.
Este artigo tem mais de um ano
esqueçam essa lesma e usem um browser decente.
firefox é pré-histórico, pode ir junto com o internet explorer.
o que é rápido?
chrome? chromium? vivaldi? opera? brave? são todos o mesmo. skins diferentes
fica feliz então com o teu meio-ublocker que tem metade da capacidade do firefox
ou com os tuas extensões que não podem manipular sites da google xD
Errado!
Atualmente é o único verdadeiro concorrente aos browsers baseados no chromium.
E não é assim tão mau…
Fica lá com os teus browsers baseados em chromium que só coletam os teus dados, eu prefiro o Firefox, ao menos é muito mais privado e protege a nossa privacidade do que esses browsers que tu chamas de “novos”
Eu não uso mais nenhum. Como não JOGO no browser não preciso que seja um recordista de velocidade. Segurança e Privacidade é o que quero do browser, assim como ter os Favoritos numa barra lateral como o Safari.
E claro, que não permita que os sites alterem as barras de deslocamento como o Chrome permite.
Espero que nunca desapareça. Com o investimento constante do Google temos alguam esperança.
O Firefox é o browser perfeito.
Os users mais técnicos da informática (leia-se: a grande maioria – não são todos, claro – dos “verdadeiros entendidos” em informática) só usam Firefox!
Apenas os webdevs é que usam chrome (devido à profissão, claro) e o restante é pseudo-informaticos, fanboys e o publico no geral que vai atrás do “glow” da google…
(vá, mandem lá vir agora o pelotão de fuzilamento)
Tudo depende da necessidade de cada um, é como os veículos, se eu ando no campo é um TT que mais me dá jeito e por aí fora, usei o firefox até 2018 e necessitava perto de 15 extensões instaladas para ficar mais ou menos até que descobri o Vivaldi Browser pois faz tudo sem necessidade de instalar extras, no mercado não existe um browser que faça tudo o que o Vivaldi faz sem addons por isso o considero o mais completo e inovador, e está sempre a sair novidades muito uteis para utilizadores mais exigentes. Mais nenhum brouser tem isto tudo, Cliente de correio eletrónico integrado, leitor de Feeds, Contactos, calendário , tradutor de pag., pag em mosaico, barra lateral , painel lateral , captura de pag , captura de pagina, movimentos do rato, fora o resto a nível de personalização pessoal que cada um pode escolher ao seu gosto. Os outros também têm algumas destas coisas, mas não têm tudo isto.
*browser (correção)
Concordo um bocado com o Quim!
Pessoalmente Não estou em nada contra a filosofia do Vivaldi!!!
Até acho bem (embora ache que tem coisas a mais que, em vez de virem padrão, podiam ser add-ons oficiais a serem adicionados por quem os pretende usar)
No entanto – e é aqui q dou razão ao Quim – o principal problema com Vivaldi, (Brave, Opera, Edge, etc) é serem todos baseados em Chromium.
Com o tamanho do código fonte daquilo é facílimo q a Google ponha, por ex, um backdoor sem q ninguém se aperceba!
E é nisso q confio mais na Mozilla
Chromium é um projeto de navegador web de código ou seja os programadores pegam nesse código e alteram à sua maneira, as atualizações no Vivaldi são feitas pela Vivaldi e não pela Google, por isso o que afirmas não faz sentido nenhum, penso ser assim mas alguém perito em programação que explique melhor.
Se querem privacidade deixem de usar o Facebook, Gmail ou Google. O browser não tem relevância nesses assuntos.
Mas se o browser é Google………….
LOL
Talvez um PC mais rápido seja melhor alternativa, e menos pendurezas tipo árvore de Natal.