Dica: Como continuar a abrir sites no Internet Explorer usando o Edge da Microsoft
Com o fim do Internet Explorer, muitos utilizadores vão ficar impossibilitados de usar alguns dos seus sites favoritos, por incompatibilidade. Esta é uma realidade que não deveria acontecer, mas a verdade é que é um problema real.
A Microsoft colocou um ponto final do seu browser mais antigo, mas não deixou os utilizadores sem as ferramentas necessárias. Assim, há uma forma simples de continuar a abrir sites no Internet Explorer usando o Edge da Microsoft. Veja como o pode fazer.
A razão para a Microsoft ter colocado um ponto final no Internet Explorer é lógica. Este browser está parado há muitos anos e não recebe nenhuma melhoria ou novidade para se adaptar ao que são hoje as exigências da Internet.
Configurar o Edge para o novo modo do browser
Ainda assim, há uma forma de continuar a ter o browser da Microsoft acessível, ainda que através do Edge, de forma simples. Comecem então por aceder às definições do Edge, abrindo o endereço edge://settings/.
Aqui dentro, abram o separador Browser predefinido e depois procurem do lado direito a entrada Permitir que os sites sejam recarregados no modo Internet Explorer. Esta deverá ser alterada para o valor Permitir. Após isso devem reiniciar o Edge.
Continuar a usar o Internet Explorer da Microsoft
Para usar esta funcionalidade, e sempre que precisarem de aceder a um site que dependa do browser antigo, os utilizadores devem tomar uma ação muito simples. Esta está presente no menu e é de simples utilização, bastando ser chamado nos momentos pretendidos.
Nos casos em que queiram abrir uma página com o modo antigo, abram o menu e escolham a opção Recarregar no modo Internet Explorer. De imediato esta irá ser novamente carregada e adaptada ao que é pretendido.
É desta forma simples e rápida que vão poder manter o acesso a páginas que obriguem a usar o Internet Explorer. Este browser morreu, mas continuará presente no Edge, ainda que de forma muito discreta e apenas para os momentos mais difíceis.
Este artigo tem mais de um ano
Já uso há mais de 6 meses para mandar o SAFT e funciona muito bem, a única parte chata é que pergunta todos os meses se quero continuar a abrir a página no modo IE.
A mim não pergunta (não sei qual a versão). Basta entrar no e-fatura, clicar nos 3 pontinhos à direita em cima e escolher “abrir com IE. Hoje ainda funciona.
Já não precisa de usar Java. Existe um novo método de envio no E-Fatura sem usar Java. E o método com Java vai ser descontinuado no final de 2022.
qUE O MICROSOFT NOS DÊ indicações com devemos agir face a dificuldades encontradas
De referir que é possível guardar a configuração dos sites que necessitam do modo compatibilidade, no entanto o EDGE só os guarda por um período de 30 ou 60 dias (não tenho a certeza).
Também de referir que é possível ter a opção “Recarregar separador no modo IE” em forma de botão na barra menu, basta pressionar o botão direito do rato nessa opção do menu
É preciso fazer mais algumas coisas, para ficar a funcionar sempre…
Tudo ok, mas só funciona SE continuarem com o IE instalado.
Experimentem desinstalar/desativar o IE…
Não existindo IE, não existe “modo de compatibilidade”, sei isto porque já testei devido a softwares muito antigos na minha empresa. Consegui colocar a funcionar com Chrome + IE Tab (extensão)
O internet explorer fica desabilitado, quem abrir uma página com o Edge no modo de compatibilidade se for ao gestor de tarefas e expandir o Edge, vai la ver o IE correndo em segundo plano, ou seja, ele não abre como aplicação, apenas como sub-rotina, mas está presente no Windows.
Todos os PC’s com Win 10 quando se clicar no IE, vai abrir o Edge… (depende se o pc esta ou não atualizado)
Nuno,
O IE não será removido totalmente do Windows 10 pelo menos até 2029, altura em que o IE Mode no Microsoft Edge deixará suportado. O que efetivamente vai acontecer é que o Browser em si, incluído o seu ícone deixará de estar acessível ao utilizador a determinada altura, mas a aplicação propriamente dita permanecerá no sistema.
Quando o browser deixar de poder ser utilizado (porque irá sempre redirecionar o utilizador para o Edge ou IE Mode se configurado) e o seu ícone indisponível, haverá sempre a possibilidade de invocar a aplicação em si do Internet Explorer, nem que seja apenas para executar Business Applications legacy que dependem exclusivamente do IE para funcionarem corretamente.
boa tarde, utilizo o edge no tele móvel e pc e quando pesquiso aparece muitas paginas do brasil é possível abrir só paginas de Português de Portugal?Obrigado