Cuidado com o ChatGPT Atlas! É “um pesadelo de privacidade” e recolhe dados confidenciais
O ChatGPT Atlas, da OpenAI, já está a levantar sérias preocupações de privacidade. Está programado para reter a informação de navegação na sua memória. Em testes, um tecnólogo descobriu que a IA não filtra adequadamente quais os dados que deve ou não reter. Em vez disso, suga informações confidenciais, como dados médicos, do utilizador.
ChatGPT Atlas é 'um pesadelo de privacidade'
A OpenAI revelou o Atlas, o browser desenvolvido em torno do ChatGPT. Equipado com IA, rapidamente levantou preocupações com a privacidade. Armazena detalhes úteis de navegação para ajudar a encontrar páginas ou automatizar tarefas. Cria uma memória pessoal sobre o utilizador, registando uma enorme quantidade de dados, como sites visitados, elementos de conteúdo e comportamento do utilizador. Estas informações acabam por ser armazenadas pela OpenAI.
Embora a OpenAI afirme não armazenar informações confidenciais, como palavras-passe ou dados bancários, os testes demonstraram que o browser armazena pesquisas médicas ou pessoais. Lena Cohen, tecnóloga da Electronic Frontier Foundation, realizou vários testes e descobriu que o Altas armazenava informação sobre sites relacionados com a saúde íntima.
Durante o anúncio, a OpenAI prometeu que este tipo de informação nunca seria armazenada na memória do Atlas. A descoberta de Cohen prova que o sistema não filtra adequadamente os dados sensíveis sobre os utilizadores. Como resultado, é possível que dados altamente confidenciais sobre a conta acabem por ser recolhidos pela OpenAI.
OpenAI recolhe dados confidenciais às escondidas
A OpenAI esclarece que o utilizador decide o que é armazenado e pode rever e eliminar o que é gravado. Ciente dos receios em torno da IA, a startup afirma que a navegação pelo conteúdo não é utilizada para melhorar ou treinar os modelos ChatGPT. Assim sendo, é possível gerir o que o Atlas memoriza. No entanto, o sistema implementado pela OpenAI está longe de ser simples.
Os utilizadores também podem eliminar todas as memórias do Atlas sobre um website, limpando o histórico de navegação. Também podem aceder à memória nas suas configurações. Aí, encontrarão todos os dados armazenados pelo Atlas. A memória está a ser implementada gradualmente. Ainda não está disponível para todos os utilizadores.
Lena Cohen salienta que os dados recolhidos pelo Atlas são distintos das informações recolhidas pelo ChatGPT. A investigadora considera excessivamente complexa a abordagem da OpenAI em relação à privacidade e aos dados. Para a tecnóloga, muitos utilizadores da internet não conseguem configurar adequadamente os recursos relacionados com a memória para proteger a sua privacidade.






















Mas claro…estavam á espera de quê…
Ora. Obviamente. Não è um browser. É um spyware disfarçado com um engine de browser. Esta malta come tudo que lhes põem à frente. Principalmente os da geração Z de todos os quadrantes culturais. Esses aí então, estão se bem a marimbar para a privacidade. O mercado só tem que aproveitar.
Um browser a ser browser.
Nunca na vida iria utilizar isso.
Mas quem vai logo utilizar estas coisas que são mais do mesmo, senão forem pior!!!
“para proteger a sua privacidade.”
no mundo que vivemos é impossível. podemos sempre tentar viver no meio do mato longe de tudo e de todos. fora isso privacidade é estado imaginário.
podemos nos preocupar mais ou menos com determinada situação, mas no fim do dia vai dar ao mesmo.
Quando o testei achei estranho usar tanta RAM (não o tentem usar sem 16GB de RAM e 500GB de espaço livre, em disco, vão ver que fica 50000% mais lento que os mais lentos, a carregar páginas).
Outro “pormenor”: obriga a ter conta, no ChatGPT… incluindo serviços premium. Ainda não está activo mas, numa versão futura, 90% da navegação, só será possível se pagarem 60 euros mensais, à OpenAI.
O Big Brother capitalista é mais eficaz!
Melhor mesmo é o xuxalismo
Vai educar as tuas crianças a tempo de ter cuidado com o capitalismo que lhes come o futuro e o cérebro!
Zero admiração.
Era inclusive para isto que a OpenAI queria comprar o Chrome (caso a Google fosse obrigada a fazer-lo), e tenho a certeza que faria de tudo para o conseguir, a não ser que fosse barrada pelos reguladores.
Com a base de utilizadores gigantesca que o Chrome tem, era o jackpot para a OpenAI.
A IA vai ser a estupidificação do ser humano… O filme Terra de Idiotas (https://pt.wikipedia.org/wiki/Idiocracy) a tornar-se cada vez mais realidade… Começa a ser assustador o futuro que nos espera…