Google Chrome pode não conseguir chegar ao Windows 10 S
Quando apresentou o Windows 10 S, a Microsoft mostrou que este novo sistema operativo é mais seguro e com melhor performance que os restantes. Para o conseguir recorre a algumas medidas que muitos consideram extremas.
O Edge é também imposto aos utilizadores, que não podem mudar de browser, mas a verdade é que mesmo que quisessem alterar para o Chrome, provavelmente não o iam conseguir, por culpa da Microsoft.
Usar o Windows 10 S vai obrigar muitos utilizadores a adaptarem-se às regras que a Microsoft vai impor, em nome da segurança e da performance. Para além da instalação de apps a partir da loja do Windows, há também a obrigação de usar o Edge e o Bing.
Muitos queriam trocar este browser pelo Chrome, mas para além de não estar disponível na loja, a própria Google pode não o querer fazer, à luz da Política da Loja do Windows, que define a seguinte regra:
Your app must not jeopardize or compromise user security, or the security or functionality of the device, system or related systems. Apps that browse the web must use the appropriate HTML and JavaScript engines provided by the Windows Platform,” the Windows Store guidelines read.
Isto obrigaria a Google, ou outra qualquer empresa que desenvolve o seu browser, a usar o motor do Edge e o motor de JavaScript da Microsoft. É a mesma situação que a Mozilla encontra para o Firefox e a Opera para o seu browser.
Para além da Google provavelmente ser contra esta ideia, mesmo que o fizesse, ia perder as qualidades únicas do Chrome.
Esta não é uma política que seja nova, uma vez que a Apple já a segue no que toca aos browsers do iOS. Também aqui a regra obriga a que sejam usadas as peças chave do browser da Apple.
Assim, fica claro que muito provavelmente o Chrome nunca chegará à Loja do Windows, por culpa das regras da própria Microsoft, que assim limita a liberdade dos programadores e dos utilizadores. A única solução é estes últimos pagarem o upgrade para o Windows 10 Pro e assim terem as apps que querem.
Este artigo tem mais de um ano
Antes de começarem as guerrinhas dos costume leiam bem o penúltimo paragrafo.
E daqui a uns anos não se venham queixar que o windows é monopolista e tal e que só deixa instalar as aplicações que eles querem 😉
A Microsoft é monopolista e só deixa instalar as aplicações que eles querem! Eles estã preparando para bloquear o Steam tb.
No meu windows eu instalo as aplicações(x32,x64) que eu quero e bem me apetece e tenho uma diversidade enorme de escolhas há minha disposição, já nos outros sistemas o mesmo não acontece 😉
Vão bloquear o steam no Windows 10 s?
Não, desde que haja na store.
O Steam e Origin que são tambem lojas, são vistas como concorrencia e por isso não são permitidas no Windows Store. E como não se vai poder instalar aplicacões fora do Windows Store no Windows 10S, a malta vai ficar tramada. A Microsoft está apertando o cerco pouco a pouco. Se o Windows 10 S tiver sucesso, as restrições vão entrar tb no Windows home, Pro.
Digamos que o Windows 10S é um teste para que depois no futuro as restrições sejam tambem aplicadas ao Windows 10 normal.
Pensa que o windows pode seguir o mesmo modelos de negocio que so’ para smartphones tablets. O windows certamente no futuro será um SO grátis, para obter lucro será a partir da store.
Inventam cada coisa…
Vocês acham mesmo que a microsoft vai bloquear o steam ou outra loja de jogos? Pelo menos no imediato?
Um dos principais motivos do windows ser o SO mais usado é muito por causa dos jogos, talvez a store do windows seja uma concorrente ao próprio steam isso sim. Se isto acontecesse acredito muito mais que a steam tente ir para outras plataformas(linux,mac). Mesmo assim é algo que não pode acontecer de um dia para o outro.
quais outros sistemas não acontece o mesmo? :v
e quanto a apps 16 bits, pq pararam de funcionar? a é pelo mesmo motivo que a MS quer cortar a retro compatibilidade com 32 bits.
programas escritos em padrões abertos como OpenGL tem maior retro compatibilidade que programas feitos em padrões fechados como DirectX e outras apis do windows.
(além de rodar em outros SOs que não o windows)
Jeitoso, o que ele estava a falar é disto:
“Esta não é uma política que seja nova, uma vez que a Apple já a segue no que toca aos browsers do iOS. Também aqui a regra obriga a que sejam usadas as peças chave do browser da Apple.”
Mete mais tabaco nisso.
Algumas diferenças muito importantes! O iOS é um sistema exclusivo para aparelhos móveis da Apple e sempre teve essa restrição – vais para o macOS e não há essa restrição.
Este Windows é um sistema que a MS licencia a fabricantes, um sistema para computadores, um mercado onde a MS tem monopólio, o que significa que a MS precisa de ter muito cuidado. Enquanto for uma versão para um pequeno segmento talvez a MS não tenha problemas, mas se se tornar maioritário, é bem capaz de criar vários problemas para a MS.
Primeiro, o Windows 10 S não é uma edição normal do windows, as mainstream continuam a ser o Windows 10 Home e Pro. E segundo, de fábrica o Mac OS têm a mesma limitação, pois não permite instalar aplicações fora da app store, e as políticas destas são identicas à Microsoft.
“Primeiro,”:
“Enquanto for uma versão para um pequeno segmento talvez a MS não tenha problemas, mas se se tornar maioritário, é bem capaz de criar vários problemas para a MS.”
O macOS não tem a mesma limitação, não impede o download e instalação de aplicações fora da loja, ninguém tem problemas em instalar outros browsers no macOS. As apps é que têm que ter um certificado válido (todos os browsers conhecidos têm), e mesmo esse requerimento pode ser ultrapassado facilmente pela pessoa sem modificar qualquer opção, basta abrir a aplicação via menu para ser autorizada de forma permanente.
“… A única solução é estes últimos pagarem o upgrade para o Windows 10 Pro e assim terem as apps que querem.”
Esqueceram, foi de referir, que até ao fim do ano, esse upgrade é…GRATUiTO!
Até nao é um período de teste, despiciendo (isto em termos de mercado).
E também (pelo que parece ), so uma determinada linha de hardware, vira com o w10 s ; ou seja os laptops “mais normais” (OEM), continuarao a vir com o w10 normal (esperamos nós).
O edge chega bem. a maioria usa o chrome por ser maintstream e cool, modas parvas como ter iphone. As pessoas so seguem a moda e esquecem se do mais importante, conteúdo!
Sim sim.. Então a obrigatoriedade de ter o bing é magnifica!! É o melhor motor de busca desde 1990!!
(sim, estou a ser irónico)
+1
neste caso, és casual como os velhinhos que escrevem na caixa de pesquisa da google: http://www.google.pt
digamos que é “bem feita”. A google nunca deixou que aplicações como o youtube fosse criadas para windows phone, mesmo que pagas e mantidas pela microsoft.
+10000
Alguém que concorde comigo!
Pensei exatamente o mesmo.
Problema é quem se lixa é a Microsoft. Tal como o Windows RT, o Windows S vai ser um fracasso.
+1
Lixa ? Microsft tem o luxo de poder experimentar estas coisas.
Se for um fracasso, não é por aí que morrem ou ficam debilitados.
É possível instalar o Firefox no Chromebook!? Não… e isso não lixa a Google nem nunca foi posto em causa.
Porque raio é que a versão concorrente da Microsoft, já é criticada?
A Microsoft não é a Google nem a Apple. É uma empresa que deixou de ser “cool”. O marketing é ruim e tal como o gigante Yahoo vai descair muito.
Deixou de ser cool? loool
Nisso tens razão, eu também só utilizo produtos de empresas que são cool.
Se não for nem lhes toco
Microsoft decretando sua falência.
concordo 😀
Ahahaha
A Microsoft está descaindo. Vai perdendo o domínio pouco a pouco. Ainda bem.
Já o vem fazendo há muito. Aparenta ser mais uma medida desesperada em busca da estratégia de sobrevivência. Ainda não perceberam que os dias dos carneirinhos com palas nos olhos e que só respiram M$ já acabaram…
Pois… agora é os dias dos que só respiram maças…
é… realmente foi isso que aconteceu com a Apple:
“Esta não é uma política que seja nova, uma vez que a Apple já a segue no que toca aos browsers do iOS. Também aqui a regra obriga a que sejam usadas as peças chave do browser da Apple.”
Não fui eu que escrevi, simplesmente copiei do final do artigo!
Só espero que seja um sucesso para que depois seja mais fácil haver um bom telemóvel windows.
duvido.
Uso Windows 10 pro e Mac Os ambos com Chrome não por estar na moda e outras aplicações que uso a nivel pessoal e profissional. Este W 10 s acho que devia ser S para shit não segurança. Nem apple vai tão longe em fechar OS’s.
Nem a Apple vai tão longe em fechar OS’s?! Que eu saiba a Apple, no iOS também só permite que sejam instaladas apps da App Store… Os browsers da store também só podem correr com o motor do Safari.
Vamos a outros exemplos de coisas em que a Apple é super fechada e a Microsoft não:
– Tens algum gestor de ficheiros do iOS (sem ser fotos/vídeos/músicas)?
– Queres passar fotos de um computador para o iPhone (por exemplo) e depois também queres passar de outro? Azar! Ou passas de um computador, ou passas de outro!
– “Ah e tal, quero passar uma música para o meu iPhone!” – Esquece! Só com o trabalho que vais ter a configurar o iTunes para fazeres isso, mais vale desistires da ideia e aderir a um serviço de música em streaming!
– Queres que te mandem fotografias por bluetooth (coisa que está em desuso mas ainda se usa ocasionalmente)? Ou a outra pessoa também tem um dispositivo da Apple ou então mais vale mandar por uma app qualquer de mensagens.
Entre tantas outras coisas… E eu sei o que digo porque já tive um iPhone 5S. Adorava o telemóvel e a consistência (e estabilidade, também) das aplicações mas estas coisas irritavam-me tanto que troquei por um Android.
Por isso, acho que a Microsoft está a limitar muito o Windows 10 S, mas não dá sequer para comparar com as limitações que a Apple põe no iOS.
Falei de OS de desktop e laptop e vais buscar iphones nunca falei de ios?
“Nem apple vai tão longe em fechar OS’s” – Considero que falas no geral.
iOS – aparelhos móveis
Windows 10s – computador
macOS – computador
Qual é que será o termo de comparação?
Assim como não se pode comparar o iOS ao Win10S.
Não se pode comprar o Win10S ao macOS.
Mas podes comparar o Win10S ao Chromebook.
Qualquer das formas, o Win10S é mais comparável ao iOS do que ao Win10S. La por se usar num PC, não quer dizer que seja o mesmo que um Windows 10 Home/Pro.
@ JJ, não se pode comparar o Win10s ao macOS? Se correm no mesmo tipo de hardware, ao contrário do iOS, e se ambos correm apps num ambiente desktop (ao contrário do iOS), como é que é mais comparável com o iOS?
Bruno, o Win10S vai ser comparável ao iOS e Android pq vai ser maioritariamente usado em tablets (ou computadores mais “limitados”) que procuram competir com os chromebook e iPads!
@ André, menos por favor! O foco dado ao sistema pela Microsoft é maioritariamente nos computadores portáteis, de tal forma que lançou um portátil seu (não tablet) de propósito para o lançamento deste sistema.
O iPad não tem ambiente desktop!
Então comparas IOS com o Windows S ??
Brilhante ….
Abc
Não sabia que meu Latin era tão mau. Mas temos pessoas inteligentes aqui que perceberam o meu comentário original.
Vamos lá ver: o S é para ser leve e rápido,se a Microsoft deixa”todos” fazerem o que quiserem, então deixa de ser leve e rápido.
Acho que a Microsoft quer o S como um Windows Light e para isso bloqueia o que é pesado. Para quem tem potência e não quer limitações, é livre de ir para o Home, Pro ou mais pesados. O Pro também é mais pesado que o Home e falta o Bitlocker no home, mas há lugar para todos.
A política M$ sempre foi fechada. É tudo proprietário, tipo caixa negra. Está a piorar… E quanto mais fecharem este modelo obscuro, menos seguro será, por isso tendo a concordar com esse “S” de shit.
Pessoalmente, acho que essa atitude da Microsoft constitui um abuso de posição dominante e deveria ser sancionada pelas instituições políticas responsáveis pela concorrência, tal como aconteceu há alguns anos quando essa empresa foi multada por impedir a instalação de outros browser no Windows.
Não atualizei para o Windows 10 por questões de privacidade e certamente nunca o irei fazer. Prefiro aprender mais um bocado sobre Linux e usar antes esse sistema operativo em vez de contribuir para “engordar” quem já tem um imenso poder na área de IT e factura milhões por ano mas ainda não lhes chega…
Também não usas o Google, certo?
Certamente saberás que a única forma de estar seguro é estar desligado do mundo.
Tudo o resto é na base do “venha o diabo e escolha”!
O sistema operativo da Apple era seguro e coisas afins, até que começaram a explorá-lo mais, por estar mais implementado e veio-se a saber que afinal não é tão seguro quanto o pintavam.
O próprio Linux tem os seus “quês”… Não venham os defensores do pinguim dizer que “não assim” porque trabalho com este sistema diariamente na gestão de infraestruturas e sei do que falo. Tem falhas, como todos, podem é não ser conhecidas ou estarem a ser exploradas!
Tudo isto é uma questão de mercado… Se tens muita quota de mercado vais ser visto e revisto até encontrarem problemas e erros para que possam ser aproveitados.
É por esta mesma razão que, neste momento, o melhor sistema móvel deverá ser mesmo o Windows pois a quota de mercado é tão baixa que nem mesmo os “engraçadinhos” se interessam por este sistema. Repara que não estou a dizer que é melhor que os outros, simplesmente menos explorado.
A questão da privacidade é um mau argumento porque não usas o windows 10 mas se calhar usas o Chrome e estás em todas as redes sociais….
A questão da posição dominante aplica-se à M$ nos sistemas operativos mas poderá aplicar-se à Alphabet no Chrome, não? Ao fim e ao cabo eles são reis e senhores dos browsers web……..
Não, não uso o Chrome exactamente por não querer dar à Google ainda mais meios e ferramentas para vigiar a minha actividade web e de recolher mais dados do que já recolhem… e também evito a presença nas redes sociais reduzindo-as aquilo que entendo ser o mínimo “indispensável” (apenas facebook ocasionalmente). Também procuro dificultar-lhes a vida, apagando todos os cookies depois de visitas a certos sites / serviços, inclusivé os Flash cookies e outras estratégias mais complexas que não vou estar a detalhar…
Duckduckgo.com
Maravilha
Então detalha um pouco qual o browser que usas e diz lá o que é que o Facebook tem de indispensável.
E como o Carlos V publicitou o Duck Duck Go deverá ser o teu motor de pesquisa e não o Google, caso contrário estarás a “dar o ouro todo ao bandido”
Todo o teu comentário caiu por terra ao dizeres isto:
“tal como aconteceu há alguns anos quando essa empresa foi multada por impedir a instalação de outros browser no Windows”
A Microsoft nunca proibiu a instalação de qualquer tipo de programa no seu sistema operativo principal! Desde do Win95 até ao Win10 ninguém foi privado de instalar o que é que fosse.
Essa multa estúpida que falas, não era porque a Microsoft privou a instalação de outros browsers, mas por ir já instalado de raiz o IE e muitas pessoas não se davam ao trabalho de instalar outro browser, mas podiam o fazer!
E digo que a esmagadora maioria das pessoas não quer saber do Chrome…
Já o Bing, esse as pessoas vão querer mudar.
Mas também é bastante “amor com amor se paga”, por exemplo, o Google Now, Google Launcher ou Widget do Google Search, etc. vem em todos Android, e só dá para usar o motor de pesquisa da Google.
Ao que parece, todos padecem da mesma “doença”….
De qualquer forma, no Edge pode-se alterar o motor de pesquisa, a própria Microsoft explica como fazê-lo:
https://support.microsoft.com/en-us/instantanswers/390c87f8-911e-47a3-adca-c80a1e4076ca/change-the-default-search-engine-in-microsoft-edge
Não no Windows 10s
Onde viste ou leste isso?
Concordo que essa limitação é que não faz muito sentido.
Qualquer das formas, é fácil de resolver com um link nos favoritos, para o Google.
Ou se for possível definir a pagina principal ao iniciar do Edge, basta por o Google como pagina principal.
Para os que não leram, repito e cito do artigo:
Esta não é uma política que seja nova, uma vez que a Apple já a segue no que toca aos browsers do iOS. Também aqui a regra obriga a que sejam usadas as peças chave do browser da Apple.
pode não chegar mas tb pode chegar
Toda a gente leva a mal quando é a MS a fazer o que faz. Como se explica isto?
é o velho problema da Microsoft se querer impor face aos concorrentes, logo este dito win10 S vai ser mais um belo fracasso, pois vai tudo avançar para a versão pro onde podem fazer tudo e mais alguma coisa…
Sim e vão pagar 50 dólares à Microsoft para fazer esse upgrade. Que fracasso que vai ser para as contas deles.
Nunca usaria este S, mas se por aquela quantia tiver um bom computador e uma licença Pro, é de aproveitar.
Não tem o marketing da Apple.
mais do costume, a MS tenta fazer algo e todos choram, enquanto google e apple ja fazem isto a anos todo mundo esta bem, lol vá-se entender
Se vai haver mais do que uma versão de W10 disponível, a Microsoft só pode ser condenada se na venda da versão S não estiver a informação de forma explícita ao consumidor sobre as limitações de instalação de software.
Havendo informação, caberá ao cliente comprar a versão mais satisfatória.
Ora nem mais!!!
Não percebo, nos OS da Apple, para vós é normal “que sejam usadas as peças chave do browser da Apple”, no Windows 10S a culpa é da Microsoft. Não, a culpa é da Google, que não quer desenvolver nada que funcione em Windows Mobile ou parecido.
No OS?
A Apple tem 4 OS.
E da para mudar o browser no macOS e iOS, os outros não têm, e da para mudar o motor de pesquisa no safari.
Windows 10 S. O sistema operativo mais detestado de todos os tempos. Tão detestado que ninguém vai o usar.
Nem eu quero saber desse sistema Operativo tão desprezível.
Eu ás vezes me pergunto porque a Microsoft perdeu o seu tempo para fazer um sistema operativo como esse.
Precisas de um abraço, rapaz?
Ao meu ver esta estrategia vai beneficiar as Plataformas Linux e Mac, espero que a Microsoft consiga realizar essa nova etapa, pois prefiro utilizar o Sistema Operativo da Apple e Distro Linux, Windows é bom para jogos e vírus.
waaait… não ha vírus em mac?!?!
Relembro as normas e multas comunitarias aplicadas tanto à microsoft como google devido a estas mesmas questões
Qual a novidade nisso? A própria Google nunca liberou o app do Youtube para Windows Phone.