Chegou o Firefox 104 e com ele a promessa de maior poupança de bateria
A Mozilla tem tentado tornar o Firefox num browser com ainda mais funcionalidades, sem esquecer as melhorias necessárias. Este é um processo que tem acontecido ao longo do tempo e que vai surgindo nas novas versões que são lançadas.
Agora chegou o Firefox 104 e que traz um conjunto interessante de novas funcionalidades. A mais importante destas está mesmo nos sistemas onde este browser corre e promete que os consumos de bateria sejam menores.
As novas versões do Firefox surgem de forma periódica e bem certa. A cada 4 semanas a Mozilla lança para os utilizadores as necessárias atualizações com as novidades e as melhorias que vai criado ao longo do tempo.
Desta vez, na versão 104, a Mozilla resolveu melhorar várias áreas, entre elas algumas essenciais para os utilizadores. Falamos em particular dos recursos usados, o que depois se vai refletir nos consumos de bateria que vão acontecer nos equipamentos onde será usado este browser.
Para isso, e ao minimizar o Firefox, a sua interface irá sofrer alterações para reduzir os consumos de recursos. Isso, na prática, irá garantir que os consumos de energia sejam diminuídos, o que depois se reflete numa poupança de bateria.
Também para os programadores existe uma novidade no mesmo campo da energia. Estes passam a poder avaliar a utilização de energia nas páginas web, o que levará a que possam ser criadas propostas sejam mais positivas para a poupança de bateria nos equipamentos.
Além disso, e para ajudar na utilização do Firefox nos serviços de streaming, esta nova proposta da Mozilla passará a apresentar legendas no Disney+. Esta novidade vai funcionar mesmo quando o vídeo deste serviço está a ser apresentado pelos utilizadores em PiP.
Claro que há ainda a presença das importantes correções de segurança e resolução de bugs. O Firefox 104 está lançado pela Mozilla e por isso pode ser já atualizado, bastando aceder ao menu do browser e escolher Ajuda e Sobre o Firefox. O processo decorre automaticamente e só precisa depois de ser reiniciado.
Este artigo tem mais de um ano
Maravilha
Continuarei a usar Brave Browser
Esse é bom para roubar os teus dados.. Se fosse a ti pesquisava em Inglês.
Boa continuação de uso!
Um excelente browser que uso regularmente, mas ainda bem que melhorou na questão da bateria.
Tem é que melhorar na gestão da memória a quantidade de serviços que lança é um horror.
Sim, continua pesado.
Só por ter mais processos significa que é mais pesado? Se fizeres o calculo vai dar ao mesmo do Chrome. Eu aconselho a verificares todos os processos que o Chrome usa quando é aberto.
Logo descobres. Não é por ter mais processos que usa mais RAM se tiver 4 processos e esses forem menos de 1GB e o Chrome com 2 processos das 1GB é o mesmo…
Reduz nas extensões que isso resolve. Há tutoriais de tuning do firefox por ai 😉
A nova versão parece estar piorzita, parece bloquear/ ficar mais lenta a fazer as mesmas coisas que fazia antes.
Isso geralmente é a Cache quando é atualizado e tem de processar novamente e carregar os dados anteriores.
Solução apagar os dados do firefox se possível.
Há anos que uso o Firefox e no meio do caos de ofertas de browsers não sinto necessidade de m
udar.