Chegou o Chrome 94 com uma das mais controversas novidades da Google
Sendo o browser mais usado na Internet, o Chrome tem uma atenção especial por parte da Google. A cada nova atualização lançada, surgem melhorias e novidades importantes, para tornar o browser ainda mais completo.
A versão 94 do Chrome foi lançada há poucas horas e traz um lote de novidades. Uma delas é muito controversa e certamente irá ter muita oposição na indústria, por poder ser usada de forma incorreta. Falamos da API de deteção de inatividade que o Chrome 94 vai estrear.
Muitas novidades chegam no Chrome 94
As mudanças que a nova atualização do Chrome traz são na sua maioria úteis e até essenciais para este browser. Esta inaugura também o novo ciclo de desenvolvimentos de 4 semanas que passa a ser o padrão de lançamentos para esta proposta da Google.
Temos uma nova área que concentra num Hub de partilha um conjunto de atalhos que se consideram essenciais para o utilizador. Esta está disponível e tem de ser ativado ao acedendo a chrome://flags/#sharing-hub-desktop-omnibox. As Definições estão também diferentes, sendo agora páginas distintas.
Uma API muito controversa no browser da Google
Contém ainda com novas APIs e a melhoria de muitas mais, com o foco em melhorar todas as existentes. Temos assim a chegada da API WebGPU, dedicada aos jogos e ao seu acesso no browser e também a VirtualKeyboard API, que pode dar aos programadores a possibilidade de reposicionar o teclado em alguns dispositivos ou sistemas.
Uma outra API, está também acessível aos programadores e permite que seja detetado quando o utilizador está inativo. A API de inatividade do Chrome promete muito e trazer alguma confusão para o Chrome. Até agora esta deteção limitava-se ao browser e a alguns movimentos dentro deste.
Inatividade pode ser usada para espiar utilizador
A mudança que surge abre a porta a muito mais. Sai do Chrome e permite que seja detetado se está a ser usada outra app no sistema, com o Chrome em segundo plano. Conseguem saber se existe um atalho de teclado a ser usado ou se o utilizador está a usar o sistema.
Esta API tem sido criticada por muitos, sendo até rotulada como uma falha na privacidade e um ponto de monitorização do utilizador. A equipa do WebKit já alertou que não a vai aplicar no Safari, uma vez que poderá permitir que seja usado de forma não ortodoxa e obrigar a determinados passos para dar o acesso a conteúdos.
Este artigo tem mais de um ano
é desta que mudo para o Brave e pronto.
tb uso Brave, mas Brave usa Chromium como base.
nao sei se o mesmo API estará dispinivel, e se estiver, se vem activo ou inactivo.
tens o firefox que é muito melhor
firefox é uma lesma do passado. browser nojento
Ora aqui está um comentário como deve ser! Aponta defeitos específicos e as formas como estão resolvidas nos outros. Louvável
Não te preocupes. Os devs do Brave são bastante activos. Esta api aposto que já foi reportada para ser desactiva e será rapidamente que a irão desactivar. Possivelmente se calhar até ainda hoje sairá update com ela inactiva.
Não uso Chrome
utilizo o Firefox.
o Firefox tem o mesmo problema ?
Não 🙂
o problema do firefox é só mesmo ser um navegador horrível
Fanboy.
E os outros também 😛
Para alem disso o chrome não muda de design já há muito tempo
não precisa
importantissimo.
Mais um de volta ao Chrome.
*Firefox
Podiam explicar melhor o funcionamento dessa API? Realmente fiquei confuso… ela entra em actividade quando nao estamos a mexer no chrome?
Se puderem elucidar, agradecia.
O que acontece é que é possivel detetar com ela se o utilizador está “à frende do pc”. Consegue detetar se ninguém está a usar o Chrome ou outra app. Isso dará “segurança”, por exemplo a quem quiser atacar o pc porque sabe que não está ninguém a usa-lo. Uma explicação simples….
Devia estar a ler tudo embrulhado… thanks…
vem aqui chrome://settings/content/idleDetection e escolham: “Don’t allow sites to know when you’re actively using your device”
Um comentário digno! Obg
isso mesmo… um comentário útil… obrigado dippas!
Feito! Já não me apanham na curva….
Ungoogled chromium, talvez “resolva” isso…
Pale Moon ao longo dos anos e nunca me queixei. 🙂
Opera
Desde sempre que uso o Chrome.
Acho que não estou disposto a mudar, sinto-me bem, como tal vou continuar com o Google Chrome