É hora de atualizar o seu browser. Já chegou finalmente o Firefox Quantum 63
A Mozilla tem um trabalho excelente em trazer de volta o Firefox para os seus dias de glória. Este já não é um browser que consome recursos de forma anormal e faz agora uma gestão criteriosa dos processos.
Dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito, a Mozilla lançou agora mais uma versão. Chegou finalmente o Firefox Quantum 63.
Os ciclos de desenvolvimento do Firefox são certos e bastante precisos. A Mozilla tem cumprido as datas a que se propôs lançar as novas versões e, por isso, é que o Firefox Quantum 63 já chegou.
Esta é acima de tudo uma versão focada na melhoria do desempenho deste browser, mas que também corrige alguns problemas que foram surgindo nos últimos meses.
No caso do Linux, o Firefox Quantum 63 traz a capacidade de correr as WebExtensions nos seus próprios processos, o que garante que o Firefox vai consumir menos memória e processador.
Está também disponível uma forma que permitirá alertar os utilizadores quando existirem vários separadores e janelas abertas quando o utilizador quiser fechar o browser.
No macOS, o Firefox 63.0 traz uma melhoria no que toca ao tempo de resposta e à velocidade na mudança de separadores e adiciona novas opções para a gestão do WebGL.
Para o Windows, a Mozilla melhorou a integração com o Windows 10. Isto significa que o Firefox passa a adaptar-se ao tema claro ou escuro que estiver a ser usado no sistema.
Há ainda uma melhoria geral da performance do Firefox no Windows, graças à utilização do compilador Clang/LLVM para a infraestrutura que é usada neste sistema operativo.
Por fim, e em todas as plataformas, a combinação de teclas Ctrl+Tab foi atualizada e mostra agora as miniaturas dos separadores e circula nestes pela ordem em que foram abertos.
Esta nova versão pode já ser obtida neste endereço, devendo ser escolhida a versão, ou pesquisada diretamente dentro do Firefox, na zona de atualizações deste browsers.
Uma ajuda preciosa do Fiirefox
Este artigo tem mais de um ano
ótimo. Para mim o de eleição!
Chrome: monopólio
Vivaldi: é um chrome por baixo
Brave: é um chrome por baixo
Opera: dos chineses
Firefox é a unica verdadeira alternativa
LOOL o que me ri com este comentário.
Opera dos chineses x’D
Mas a melhor parte é o firefox ser a “verdadeira” alternativa x’D
Uso ate agora todos os que dizes e sinceramente é tudo igual ao milho
Uns tem mais cor, outros algo mais simples
No final é tudo igual
Eu uso o Firefox pela excelente sincronização de favoritos e multi plataforma mas no Windows o EDGE é o melhor e mais fluído, no Android o Samsung browser é fantástico (o Firefox é muito rudimentar no Android…)
não é. a google é que envia páginas mais simples para o firefox…
Só saiu para quem tem betas, PPLWARE pelo menos confirmem as vossas notícias.
Boas
Tens lá o link no final do artigo para fazer o download.
Pois mas manda lá o pessoal fazer update (help -> about).
Versões finais meu caro. Testadas e aprovadas.
Boas,
alguém conhece um substituto para a extensão que deixou de funcionar, a Navigational Sounds? Esta é a que mais falta me faz. Se souberem agradeço, ou alguma forma de ter novamente os sons da navegação na web. Obrigado.
CA
Tenta este: https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/noise/
Obrigado Paulo,
já tentei esse e não funciona.
Paulo,
testei esta última versão e já funciona qualquer coisa mas nada comparável ao “Navigational Sounds” que tinha versão anterior ao quantum.
Obrigado
CA
Quem tiver utilizar o Ubuntu e queira experimentar esta nova versão do Firefox pode criar uma aapimage do mesmo . ” https://appimage.org/ ”
Num terminal
” wget https://raw.githubusercontent.com/AppImage/AppImages/master/pkg2appimage; mv pkg2appimage pkg2appimage.sh;chmod +x pkg2appimage.sh;wget https://raw.githubusercontent.com/AppImage/AppImages/master/recipes/Firefox.yml;./pkg2appimage.sh Firefox.yml ”
Esta sequencia de comandos ira fazer download dos ficheiros necessários e executa-los para gerar a appimage do Firefox .
Depois podem aceder a pasta out e clicar sobre a appimage gerada .
dica , devem encerrar o Firefox que esteja em execução antes de clicar na appimage .
Não precisam de instalar a appimage para poder utilizar o Firefox , por após clicarem ira aparecer varias opções .
Para mim a alteração mais significativa no Mozilla Firefox é o “DNS por HTTPS” disponível em “about:preferences#general” no final da página em “Definições de rede” > “Definições” > deslocar a página que abre até ao final e tem lá essa opção que pode ser activada.
Isto basicamente significa que o endereço IP obtido tem uma maior probabilidade de não ser monitorizado, censurado ou modificado pelo menos entre o computador e o servidor onde vai buscar a informação e isto no que diz respeito só à parte do DNS.
De origem vem: https://cloudflare-dns.com/dns-query mas podem usar outros como os listados nesta página: https://github.com/curl/curl/wiki/DNS-over-HTTPS