Browsers da Microsoft em grande! Edge sobe e até o Internet Explorer cresceu
O mercado dos browsers esteve até há pouco certamente limitado a duas propostas que eram as mais usadas. Falamos do Chrome e do Firefox, que passaram a ter concorrência do Edge da Microsoft. Esta é a terceira proposta e tem tudo para conquistar uma posição de destaque.
Os números não têm mentido e cada vez mais o Edge é a escolha, ainda que imposta pela própria Microsoft no Windows 10. O mês que agora terminou voltou a mostrar isso mesmo e revela um novo crescimento. Os browsers da Microsoft subiram e até o Internet Explorer ganhou novos utilizadores.
Novos números no mercado dos browsers
O Edge está em cada vez mais plataformas, alargando a base de utilizadores para este browser da Microsoft. A gigante do software resolveu apostar numa plataforma com provas dadas, o Chromium, e dai criar uma nova versão do seu browser.
Os números mais recentes que foram revelados mostra uma realidade que está a melhorar a cada mês para o lado da Microsoft. O Edge voltou a subir na sua quota de mercado e tem já 10,22% de quota. Ainda está longe do Chrome, mas continua a subir.
Edge da Microsoft volta a subir no número de utilizadores
Curiosamente o Edge conseguiu estes valores graças a uma perda de utilizadores por parte do seu concorrente direto, o Chrome. O browser da Google teve um abrandamento e tem agora 69,25% de quota de mercado, contra os 69,94% do mês anterior.
Ainda mais estranha é a prestação de um browser que está já em fim de vida. Falamos do Internet Explorer, que acaba de reassumir um crescimento, algo que não acontecia há vários meses. Desta vez passou de 3,88% para os atuais 5,57%
Até o Internet ganhou novos utilizadores neste período
Sendo este um browser com falhas de segurança que resultam da falta de suporte, não se esperava esta subida. A somar a isso, a Microsoft tem tentado forçar o Edge aos utilizadores do Windows 10, tornando-o a proposta padrão deste sistema.
Estes números, ainda que tenham o Chrome bem longe, são certamente excelentes notícias. Há mais um concorrente a crescer e a ocupar espaço numa luta que estava limitada a 2 concorrentes e sem grande espaço para mudança. É certo que a base do Edge é a mesma do Chrome, mas há uma linha de desenvolvimento diferente no que toca a funcionalidades.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: NetMarketShare
Neste artigo: browsers, Edge, internet explorer, mercado, Microsoft
“Curiosamente o Edge conseguiu estes valores graças a uma perda de utilizadores por parte do seu concorrente direto, o Edge.”?????
Corrigido. Obrigado
O Edge se é imposto pela Microsoft então não é uma escolha!
É sim, tal como o Ford Model T, podias escolher qualquer cor desde que fosse preto …
no android é imposto o chrome e no ios é imposto o safari mas ninguém reclama.
já no windows toda gente reclama.
No Android assim como no IOS o usuário tem opção de escolher/ trocar de Browser mas reclamar é mais fácil do que instalar outro e usar um que sirva para si
Quase que era correto, colocas o chrome inativo e a google semana a semana volta a ativá-lo automaticamente sem autorização…
Ou seja, o teu comentario não adiciona nada. O comportamento da Microsoft com o Edge, é o mesmo que a Google com o Chrome e da Apple com o Safari. De referir que tanto a Google como a Apple possuiem tanto dispositivos movéis como laptops. Portanto o comentario inicial do Antonio não faz sentido.
O utilizador pode usar o browser que quiser.
Até há pouco tempo a Apple deixava instalar outro browsers, mas não deixava mudar o default
Estavas quase certo. É verdade que no iOS é imposto o Safari, e podes instalar qualquer outro browser mas são apenas “temas” para o Safari, mas no Android podes instalar qualquer browser e não são simples “temas”.
Mas quem é que me obriga a usar o Edge na Microsoft?
Ninguém…no Windows podes utilizar o browser que quiseres! O “Edge” vem instalado por defeito…a partir dele instalas o navegador que quiseres! O que seria absurdo era “obrigarem” a Microsoft a instalar nativamente produtos concorrentes…
Não. O IE não pode voltar. NÃO. *Pesadelos terríveis de desenvolvimento web aparecem e atormentam*
Estes dados não são totalmente fiáveis, segundo a fonte, desde que a Google implementou no Chrome os “User-Agent Client Hints”
Já conhecem o Windows 10 no modo “S”?
É um modo que vem por default em alguns computadores novos, tentem instalar o Chrome… Impossivel.
Assim claro que os números da Microsoft vão subir.
No Windows S podes instalar qualquer navegador ou app…a partir da Microsoft Store por razões de segurança! E na Microsoft Store apenas se encontram as aplicações que os desenvolvedores (como a Google) ali “alojam”…envia uma reclamação para a Google!
A Microsoft “está mortinha” para acabar de vez com o I.E. e nr. de utilizadores aumentaram…
Analisando isto concluo que o povo, que agora, por vários motivos da modernidade e do consumismo, tem acesso fácil ao digital, mas nem sequer sabem distinguir o Edge da IE que usam indiscriminadamente. O ser o mais usado não tem então qualquer critério de qualidade, usam aquele que lhe vem ao monitor, de manhã, para lerem as noticias, apareceu-lhes, sem saber de onde, o Edge, já à noite, para verem as mamocas, eles, e o facebook, elas, apareceu-lhes o IE, nem se dão conta da diferença, desde que rode qualquer coisa…, estão lá preocupados com os browsers que usam! Do uso podemos apenas concluir que as suas plataformas têm 2 browsers, o Edge e o IE… mas eles nem isso sabem!
O Internet Explorer já nem sequer vem ativado no Windows 10…por isso só o utiliza quem por qualquer motivo necessita dele! Existem ainda alguns sites que “correm” melhor no I.E por uma questão de compatibilidade…mas para isso nem é necessário sair do Edge! Basta entrar nesses sites em “modo de compatibilidade”…por isso penso que essa súbita “subida” é falaciosa! A não ser que exista pessoal a instalar ainda o Windows XP ou o Vista…♂️
Palemoon 🙂 não falha 🙂