VPN no iOS: Apple diz que falha de segurança está resolvida, mas ProtonVPN diz que não
Esta semana a internet debateu com insistência a falha de segurança que padece a aplicação VPN no iOS. Este problema não é de agora, mas a Apple insiste que a falha está resolvida.
Apesar da empresa de Cupertino afirmar que oferece uma correção desde 2019, a empresa Proton (proprietária da ProtonVPN) diz que é apenas uma solução parcial. O problema continua lá. Afinal, quem tem razão?
Segurança da VPN no iOS: Proton desmente a Apple
A Apple leva muito a sério a segurança. Contudo, não existem sistemas perfeitos e a empresa americana é um alvo preferencial pela sua popular oferta de privacidade.
Nesse sentido, em março de 2020 foi levantado o véu de um problema relacionado com uma falha grave de quebra de segurança no iOS para qualquer serviço de VPN.
Apesar de já ter passado algum tempo após a descoberta dessa falha, supostamente a Apple ainda não a corrigiu. Quem o afirma é o especialista em segurança, Michael Horowitz. Este refere que as apps de VPN para iOS continuam a ter uma quebra de segurança grave, devido ao problema conhecido desde 2020.
Segundo o especialista, assim que um utilizador ativa uma aplicação VPN, esta deve fechar imediatamente todas as ligações de dados existentes (não seguras) e reabri-las dentro do “túnel” seguro. Este é um recurso absolutamente padrão de qualquer serviço VPN.
Horowitz fez alguns testes e descobriu que nem todas as conexões existentes são fechadas quando uma app VPN é ativada. Isso significa que alguns dados continuam a ser enviados por um link não seguro. Isso aconteceu com várias aplicações de VPN para iOS em vários dispositivos.
Nalguns casos, estas conexões inseguras podem persistir durante alguns minutos. Este cenário transforma-se num grande problema porque algumas pessoas ativam a sua VPN imediatamente antes de fazer algo sensível. Aliás, Horowitz descobriu que algumas destas ligações podem permanecer ativas durante horas. Isso inclui as próprias notificações push da Apple.
Estes testes suportaram a tal suspeita e reclamação levantada pela ProtonVPN em 2020. Eles descobriram o problema no iOS 13.3.1 e dizem que a falha continua até hoje.
A Proton notificou a Apple, mas diz que a gigante tecnológica não tomou nenhuma providência.
Apple diz que oferece uma correção desde 2019
O assunto para a Apple parece estar resolvido desde 2019. Pelo menos, na WWDC 2019 a empresa anunciou o que parecia ser uma maneira de os programadores de aplicações VPN resolverem o problema.
Conforme podem os ver neste vídeo, havia aqui a referência a novidades disponibilizadas aos programadores.
var includeAllNetworks:
Bool
{ get set }Se este valor for verdadeiro e o túnel não estiver disponível, o sistema baixa todo o tráfego da rede. O valor por defeito é falso.
No entanto, como é referido, por alguma razão, esta opção está desligada por defeito. Não é claro qual será essa razão, e qual a justificação dos programadores das várias aplicações das VPNs testadas não a terem implementado.
Numa contra resposta, a Proton referiu estar ciente desta tal "correção" que era reclamada. Contudo, a empresa constatou que era apenas parcialmente eficaz. As ligações inseguras a alguns serviços da Apple continuam a existir após a ativação de uma VPN.
O fundador e CEO da Proton, Andy Yen, disse que tomaram a decisão de tornar pública a falha depois de a Apple lhes ter dito que não estaria a oferecer uma solução completa.
O facto de esta ser ainda uma questão é, no mínimo, dececionante. Notificámos pela primeira vez a Apple em privado sobre esta questão há dois anos. A Apple recusou-se a resolver o problema, razão pela qual revelámos a vulnerabilidade para proteger o público.
A segurança de milhões de pessoas está nas mãos da Apple, são as únicas que podem resolver o problema, mas dada a falta de ação durante os últimos dois anos, não estamos muito otimistas de que a Apple faça a coisa certa.
Referiu o CEO Andy Yen.
Apple, afinal, há ou não um problema de segurança?
A confusão parece manter-se. Horowitz salientou ainda que mesmo o iOS parece não saber se um serviço VPN está ou não ativo. Aliás, ele deixou como exemplo estas imagens:
Esta "novela" parece que ainda não está terminada. A Proton voltou a contactar a Apple e nos próximos dias poderemos ter mais novidades.
Por agora, a Proton aponta um problema que afinal, segundo a Apple, não existe. Contudo, diz a Proton, o problema já não é do tamanho que inicialmente diziam, mas continua a ser um problema.
Vamos aguardar o que a Apple fará ou dirá a seguir.
Este artigo tem mais de um ano
Activem VPN, de seguida acionem Modo de Avião que vai desligar todas as ligações NET. Voltem a desligar Modo de Avião. e teoricamente, as ligações NET reabrem todas na VPN. Até a APPLE resolver o caso, parece ser a melhor hipótese.
Sim é uma forma de forçar as apps a desligarem e ao voltarem a ser carregadas, já vão estar no “túnel”. Contudo, como a Apple diz, se ao desenvolverem a app VPN para iOS, os programadores tiverem cuidado e colocarem aquela string disponível, então o próprio sistema irá fazer isso. Pelo menos é o que a Apple diz no vídeo.
Parece-me que há algumas coisas ainda a esclarecer por parte de ambas as empresas. Afinal, a Próton usa ou não todas as ferramentas disponíveis no âmbito da programação para iOS? Era interessante perceber.
“Afinal, a Próton usa ou não todas as ferramentas disponíveis no âmbito da programação para iOS?”
Qual é a fonte para este argumento?
Qual argumento? Isso é uma questão colocada após a Proton vir dizer que afinal… o problema é só meio problema e que há ali um conflito com o ícone na barra de status e tal… e a questão tem de ser feita “a Próton usa ou não todas as ferramentas disponíveis no âmbito da programação para iOS?” quem diz a Proton, diz todos os outros, porque a string é para todos.
Contudo, existem outras questões que devem ser respondidas pela Apple. Estão lá todas no texto com base noq ue temos seguido, e apresentado, desde há uns anos, desde que apareceu esta “dúvida”.
Ou mudam de SO para servir de abre olhos.
Continua a teimosia desta empresa em que os outros é que estão sempre errados e o utilizador é que tem de ser adaptar.
Abrir os olhos? A Apple é quem oferece melhor serviço, privacidade e segurança. Não vive de publicidade e, com isso, tem a sua própria independência. Quem tem de abrir os olhos não são os utilizadores Apple 😉
“Não vive de publicidade” Pois não, mas também quer comer uma fatia desse bolo. App de Stocks e Notícias já andam lá uns anúncios.
É um mercado, mas não é da pub que a Apple vive, ao contrário da Google.
nao vive de publicidade ainda.. porque mil milhoes por ano nao dao para viver. mas vai ou quer viver com uns 11 que preve
Não precisa da Pub como a Google precisa. Até a Google paga milhões para ter o motor de pesquisa do Safari.
Além disso, a App Store é a loja que mais receita tem e mais lucro.
Além disso, os equipamentos geram lucro e são vários que lideram os devidos mercados.
A Apple é a que oferece melhor serviço? Qual ou quais serviços são melhores ?! Melhor serviço é muito vago. Melhor privacidade e segurança é referente a que produto ou serviço? O Snowden não me parece ser da mesma opinião…
Saudades da verdadeira segurança da Blackberry.