Verifique se o seu operador já suporta RCS no iPhone
Durante este último ano, de forma mais aguçada, a UE e a Google têm "forçado" a Apple a democratizar o seu canal de Mensagens. Como tal, a empresa de Cupertino anunciou a adoção da tecnologia RCS no iOS 18. Agora, para a sua app Mensagens poder comunicar com iPhones e Android, o operador tem de "abrir" as portas em cada país. Em Portugal, já existe? Veja como pode saber.
O que é o RCS (Rich Communications Service)
O RCS (Rich Communications Service) é um novo protocolo de comunicação, que funciona da mesma forma que o SMS. Tira proveito da infraestrutura das operadoras de comunicações. Basicamente é como um serviço de mensagens instantâneas, padronizado e atualizado.
A vantagem desta nova tecnologia é trazer os mesmos recursos que as aplicações de mensagens mais populares:
- Envio de mensagens com mais de 160 caracteres;
- Suporte a mensagens de áudio e vídeo;
- Envio de ficheiros, imagens e adesivos;
- Suporte à criação de grupos de conversa;
- Possibilidade de usar o Wi-Fi;
- Possibilidade de ver outro utilizador a escrever, e etc.
iOS 18 já suporta... mas e a sua operadora?
A Apple lançou na segunda-feira o iOS 18 para o público, e um dos novos recursos é o suporte para Rich Communications Services, ou RCS, na aplicação Mensagens. No entanto, o suporte RCS deve ser ativado por cada operadora, e uma página no site da Apple lista quais as operadoras, por país, que já fornecem suporte RCS no iPhone.
A empresa atualizou a sua página Web de suporte a operadoras sem fios para incluir as operadoras que suportam o RCS no iPhone com o iOS 18. Desde o primeiro dia, o RCS funciona com as principais operadoras dos EUA, e aos poucos, alguns países ao redor do mundo foram também adicionando o mesmo suporte.
Na Europa já existem operadoras a fornecer aos utilizadores RCS, como, por exemplo, na Bélgica, Alemanha, Espanha, … e em Portugal?
Não, Portugal ainda não tem para iOS
Quando os operadores cá fornecerem, os utilizadores poderão usar o seu iPhone para enviar mensagens avançadas com áudio e ficheiros multimédia maiores para utilizadores do Android.
O RCS também tem recibos de leitura, algo que anteriormente era exclusivo do iMessage e de outras aplicações de mensagens instantâneas. Embora as mensagens RCS continuem a ter bolhas verdes, a aplicação Mensagens mostrará a etiqueta “Mensagem de texto - RCS” na conversa.
Tal como havia sido referido em junho passado, atualmente, também em Portugal, operadoras estarão a trabalhar com a Apple visando lançar um pacote de serviços da operadora que permite o suporte RCS para seus clientes com iPhones. Portanto, quando houver cá, será gratuito?
Os utilizadores podem esperar que mais operadoras adicionem o suporte RCS nos próximos meses.
Se já atualizou o seu iPhone para o iOS 18 e, pode tentar ativar o RCS indo a Definições > Aplicações > Mensagens.
Se não vir esta opção, é provável que a sua operadora ainda não suporte RCS no iPhone.
Outra vez a esquecerem-se de um “pequeno” pormenor – a Google, para obter encriptação end-to-end, usa a sua encriptação adicional em cima do protocolo RCS.
A Apple disse que adotava no iMessage o RCS, complementarmente, a par do SMS/MMS – mas sem encriptação adicional. E que estava disposta a trabalhar com a GSM Association, promotora do RCS, para criar a encriptação end-to-end.
Por isso, as mensagens RCS entre Androids, com encrpitação adicional da Google end-to-end, não vão ser lidas num iPhone.
Quem é que se esqueceu? A Apple?
Por que é que a Apple tem que usar a encriptação end-to-end da Google?
É que não é só a encriptação – é também o sistema de contas “Google chat” (a Goggle prefere chamar ao RCS+o seu protocolo adicional” apenas “chat”) que é gerido pela Google.
E qual é o problema de trocar mensagens – entre Android e iPhone – com conteúdos multimedia – e com encriptação end-to-end, usando o WhatsApp, o Signal, ou o Telegram.
Grande treta essa história de “o RCS finalmente chegou ao iOS”, que ninguém precisa e dificilmente vai usar.
Aaa percebido. Ok.
É engraçado que, quando faço uma pesquisar RCS no site da Apple não me aparece informação nenhuma em parte nenhuma da Europa nem norte dos Estados Unidos.
https://www.cnet.com/tech/services-and-software/ios-18-brings-rcs-messaging-to-your-iphone-heres-how-to-enable-it/
https://www.apple.com/newsroom/2024/09/ios-18-is-available-today-making-iphone-more-personal-and-capable-than-ever/
A lista não está atualizada, na MEO falta lá um serviço que já tem, Chamadas por Wi-Fi.
A Apple deve atualizar agora com a vinda do RCS.
Oh senhores jornalistas do pplware, que tal voltar aprender a escrever um título?
Escrever “Verifique se o seu operador já suporta RCS no iPhone”, mas já sabendo de antemão que não existe uma operadora em Portugal a suportar RCS no iPhone, não presta valor informativo ao título… e ao consumidor de vossa publicidade/leitor.
No meu tempo, quando estudei jornalismo com Daniel Ricardo, o título deveria ser: “Nenhuma operadora em Portugal suporta RCS para iPhone.” Ou se se quiser, “Nenhuma operadora em Portugal suporta AINDA RCS para iPhone”. Façam lá títulos bons…
Visão curta! Até porque os nossos leitores, portugueses e não só (temos de todos os países), leem-nos dos 4 cantos do globo. O caro Joaquim, quando estudou jornalismo, seguramente não percebia da amplitude das tecnologias, como o poder de chegar a todo o mundo e para lá dele.
Mais que fazer títulos bons, é fazer títulos atuais. O atual de hoje e, sobretudo, o atual de amanhã. 😉 quando se fala de tecnologias.
Meu caro
Antes não havolia necessidade de clickbites.
É sempre preciso um título bombástico para nós mordermos. E os temas ajustados aos comentarios e visitas. Quanto mais fracturante melhor: iphone vs android; Veiculos eletricos vs fosseis etc… e em cada tema tem um especialusta de cada lado ás turras e a agitar as águas.
Eh eh eh
Apenas a nota que a lista de operadoras no site em Português ainda não está atualizada.
Tão instantâneo que tenho de o desativar sempre que configurou um telemóvel de raiz, caso contrário inúmeras mensagens simplesmente recebo dali a 3 dias se é que as recebo…
Ide enganar outro arre