União Europeia quer novas regras para abrir o iOS do iPhone para o Android
A Apple tem estado a ver-se obrigada a seguir regras na União Europeia que estão a mudar o seu ecossistema. Os alvos são principalmente o iOS e o iPhone, mas alargam-se a outras das suas propostas. Do que se sabe agora, há novas medidas a caminho e que vão tornar o iOS muito mais próximo do Android, com a abertura de funcionalidades ao sistema da Google e outros.
A União Europeia (UE) lançou alguns alertas para tornar mais compatíveis dispositivos como o iPad e o iPhone controlados pela Apple. Esta medida da Comissão segue-se ao processo da Lei dos Mercados Digitais (DMA) lançado em setembro.
O projeto de recomendações, segundo a Comissão da UE, inclui a comutação automática de áudio, ligação em segundo plano, notificações, transferência de dados via AirDrop, AirPlay e partilha Wi-Fi. Desta forma, aborda também uma vasta gama de recursos de operacionalidade oferecidos pela Apple, como a ligação Wi-Fi automática.
Na verdade, estas decisões abrangem pessoas que utilizam iPhones e acessórios de diferentes marcas. Por exemplo, os utilizadores de relógios inteligentes Garmin processaram a empresa, dizendo que não podiam enviar respostas rápidas por causa do iPhone. O objetivo da UE será aumentar a interoperabilidade dentro do ecossistema Apple.
No entanto, a Apple manifestou preocupação com os mandatos de interoperabilidade do DMA. Assim, alertou para riscos de segurança “quase impossíveis de eliminar”. A empresa criticou “empresas ávidas de dados” como a Meta e disse que não conseguiria responder aos pedidos.
A Meta respondeu às alegações da Apple e afirmou que estava a agir de forma anti-concorrencial. “O que a Apple está realmente a dizer é que não acredita na interoperabilidade”, disse um porta-voz da empresa. “Cada vez que a Apple é criticada por comportamento anti-concorrencial, defende-se com base em questões de privacidade que não têm nenhum fundamento na realidade”, disse.
A Comissão Europeia está a recolher feedback das empresas que procuram a interoperabilidade com a Apple até 2025. As medidas finais e juridicamente vinculativas a aplicar à gigante tecnológica deverão estar concluídas antes de março. Se a Apple não cumprir estas decisões, espera-se que a UE lance uma investigação formal no próximo ano. Poderia também impor multas de até 10% das suas vendas anuais globais.
Fosgasse a UE que se preocupe com coisas mais importantes do que obrigar uma empresa a meter o seu SO fechado ao seu ecossistema noutros dispositivos. Sempre a bater na mesma tecla…
Ter as forças militares em dia e prontas para a guerra está quieto.
Isto é que é importante.
lol!!!
Pode manter fechado, basta criar as API necessárias para integração. Básico nos dias de hoje…
Anyway a Xiaomi está preste a apresentar a solução para esses problemas.
Não é só a UE, vê o exemplo do processo do Google nos EUA ou o da AT&T.
não entendo como é que tu podes ficar prejudicado com isto.
isto é benéfico para todos. TODOS!
Pessoas com equipamentos Apple e pessoas sem equipamento Apple
Á custa da segurança e da privacidade? Não obrigado, é tudo menos benéfico. Aliás em tudo que envolva a Google ou os seus sistemas, a segurança e privacidade acabam, ponto final.
/facepalm
Discordo. Se não queres como a Apple faz, vão para o Android. Se querem um sistema tipo Android, já têm, chama-se Android. A UE arrisca-se a deixar os seus cidadãos que querem usar o que a Apple oferece, de fora das ofertas da empresa (como atualmente com o Apple Intelligence).
Eu, como utilizador Apple, não quero nada que seja parecido ao sistema Android, Não quero que as apps nativas sejam como as do Android, para isso uso Android. Quero um sistema diferenciado, e espero que a Apple bata o pé aquela malta da UE que não faz mais nada que criar situações para poder multar as empresas tecnológicas.
A UE sabe que a Apple não vai vergar mais e com isso a UE quer multar aos milhões. A UE não acautelou a sua oferta com produtos que possam ombrear com o que oferece os EUA e a China e está a querer usar os esquemas manhosos, o criar armadilhas, para sacar dinheiro a essas empresas. É medonho e vergonhoso como se coloca gente daquele naipe a governar os destinos dos países (dos países mais dependentes, porque a Alemanha e a França fazem o que lhes apetece).
Em vez de investirem em tecnologia europeia, apoiar as universidades e empresas europeias a criar, não, é preferível combater com armadilhas.
ah? mas qual android?
o que é que “Apple shall implement an interoperability solution that provides third parties with access to the same proximity-triggered pairing feature described in the preceding paragraph as available to Apple, in a way that is equally effective as the solution available to Apple”
tem de prejucial para o iOS?
ou acesso ao read write mode do NFC?
isto é bom para todos
Essa frase diz pouco, como temos visto da chamada Lei dos Mercados Digitais (DMA). O problema está no que vem depois disso:
A União Europeia (UE) está a pressionar a Apple para que abra os sistemas operativos dos seus dispositivos, como o iPhone e o iPad, a tecnologias e serviços de empresas concorrentes. Esta iniciativa faz parte da aplicação da tal Lei dos Mercados Digitais (DMA). Supostamente esta lei visa promover a concorrência e a interoperabilidade no setor digital. O que tem “retirado” aos utilizadores da UE tecnologias já usadas fora dela.
Entre as exigências da UE, destacam-se:
– Interoperabilidade de hardware e software: A UE pretende que dispositivos como relógios inteligentes e auscultadores de outras marcas possam ligar-se e funcionar plenamente com o iOS (será que não vai promover a banalização dos formatos, sobretudo os que não são seguros?). Isto inclui funcionalidades como emparelhamento automático, notificações e transferência de dados (quem poderá depois responsabilizar-se por estes dados de terceiros? A UE não será de certeza!).
– Abertura de funcionalidades exclusivas: A Comissão Europeia sugere que recursos como o AirPlay (para streaming de áudio e vídeo) e o AirDrop (para transferência de ficheiros) deixem de ser exclusivos dos dispositivos Apple (a Apple pagou para criar plataformas seguras para estas tecnologias… agora terá de as abrir gratuitamente?)
– Transparência para programadores: A UE exige que a Apple seja mais transparente e justa no tratamento de pedidos de interoperabilidade por parte de programadores de aplicações, facilitando a integração de serviços de terceiros nos seus sistemas operativos (novamente os terceiros a quererem ter acesso a plataformas que os que pagam já têm. Isto é, a UE quer que a Apple gratuitamente dê a uns o que os outros pagaram para ter).
Isto é bom para todos? Não, isto é bom apenas para banalizar as plataformas que a Apple demorou décadas a conseguir moldar. Se o Android é assim tão grande, porque quer um programador reclamar maior interoperabilidade no iOS?
É que não se percebe esta “guerra” da UE contra a Apple se existem alternativas. Não gostam do que a Apple faz? Usem Android. Qual é o problema disso?
Sobre o modo Read/Write do NFC (Near Field Communication)… esta mos a falar de uma das quatro modalidades principais de funcionamento desta tecnologia, e permite que um dispositivo NFC ativo (como um smartphone) interaja com etiquetas NFC ou outros dispositivos passivos.
Funcionalidade do Read/Write Mode:
1. Leitura de etiquetas NFC:
• Permite que o dispositivo leia dados armazenados numa etiqueta NFC passiva (tag).
• Estes dados podem ser textos, URLs, informações de contacto, links para aplicações, entre outros.
2. Escrita em etiquetas NFC:
• Um dispositivo em modo ativo pode gravar ou modificar informações numa etiqueta NFC, desde que esta seja regravável.
• É útil para personalizar etiquetas com dados específicos, como configurações Wi-Fi, comandos para dispositivos inteligentes, etc.
3. Interação com objetos inteligentes:
• Pode ser usado para ativar funcionalidades ou iniciar ações, como ligar a um site ao tocar numa etiqueta NFC num cartaz publicitário ou configurar dispositivos domésticos inteligentes.
A Apple sabe que não pode abrir tudo, mais por causa do seu sistema Apple Pay. Por isso quer abrir moderadamente o Read/Write Mode do NFC. E faz sentido.
Se virmos hoje, o Apple Pay é o maior serviço do mundo de pagamentos. Além disso, a Apple é a empresa no mundo com a maior base de dados de cartões de crédito. Tudo isto deve-se à sua política de segurança. E por isso é que tem restrições (legítimas) no que toca à segurança.
Engraçado. Android suporta acesso ao NFC e é igualmente seguro o Google Pay
Acho a ideia boa, a execução abusiva. É certo que deveria haver interoperacionalidade entre os sistemas, pois posso gostar de ter um iphone mas preferir um smartwatch da huawei, ou um telefone android e adorar um iwatch. Atualmente isso é impossivel, limitando logo a opção do consumidor. Outra coisa wue sempre me fez confusao (eu android e minha esposa ios). Porque raio ambos sistemas tem a mesma tecnologia (Bluetooth, NFC, WiFi) mas nao consigo passar um simples ficheiro entre eles diretamente? Acho simplesmente estúpido e apenas acentua a rivalidade entre os ecosistemas. Por isso sim, concordo que ambos os lados deveriam ser mais inclusivos de forma a permitir a livre escolha dos utilizadores sem perca de funções minimas entre sistemas mas mantendo as funcionalidades exclusivas de cada sistema nesse sistema. Dessa forma mantem a integridade de A ou B e ganham a opção de escolha e possibilidade de trabalho fluido entre os demais sem precisar andar a inventar a roda. Isto tambem falo dentro do proprio sistema android, onde, por exemplo, para termos todas as funções de um Samsung watch, temos de ter telefone Samsung… Mas nesses casos pelo menos temos funcionalidades minimas, que atualmente não existem entre IOS e Android.
+1
UE deixem-se destas tretas, só compra iphone quem quer. E quem compra conhece as regras que a empresa pivada que vende este produto tem.
Repito quem se entender prejudicado que não compre iphone, ou produtos apple.
Essa é a parte mais triste, o mercado não está preocupado, só mesmo a UE.
Sabem que a UE tem por base o NeolIberalismo e que a credita no comércio livre e na concorrência saudável. Todas as empresas que atingirem um certo grau de Monopólio tem de ser reguladas ou desmembradas como nos EUA ( AT&T).
“Sabem que a UE tem por base o NeolIberalismo e que a credita no comércio livre e na concorrência saudável.” Não é o que demonstra. Pois o que está a fazer é completamente o contrário. Impede o livre comércio e dá cabo da concorrência (quer tudo igual).
E onde é que a Apple é monopólio quando o Android domina mais de 80% do mercado, ó génio?
A UE hoje está coberta por um manto de pseudoespecialistas. Aliás, vemos as decisões sempre em modo reativo, sempre para multar, para ameaçar com sanções e taxas. É no mercado automóvel, é no vestuário, na farmacêutica, na tecnologia (temos visto perseguição à Apple, Google, Meta, etc…), e em tantas outras áreas.
Os mesmos pseudoespecialista que estão a apertar com os fabricantes automóveis europeus, e agora estão a entrar em pânico porque estão a fechar fábricas na Europa, e estamos a ser invadidos de carros chineses. Isto está lindo…
Mas isso deveria ser expectável, desde há mais de 10 anos para cá, tendo em conta a evolução do mercado chinês. A história conta isso com facilidade, chama-se “A nova Rota da Seda”. Se os responsáveis da UE não previram o que está a acontecer, que de facto é o que parece, estamos muito mal entregues nas mãos dessa malta.
Explica-me como é que para ti, consumidor, isto é mau?
Se até tu, se tiveres iPhone, vais poder ser mais compatível com o resto do mundo e o resto do mundo contigo
e também serei compatível nos problemas de malware que o Android tem?
de que forma é que poderes fazer airdrop para qualquer telemovel e apenas nao iPhone vai trazer problemas para ti?
????
Não se trata de compatibilidade. Quando é que não o foi/é? Não deu desde o inicio para fazer chamadas para um qualquer número ou dispositivo? Não deu desde o inicio para enviar SMS e depois MMS? Não deu para desde o inicio para enviar e receber e-mails? Etc. Etc.
Trata-se de inovação, desenvolvimento e créditos por tal.
Estas bestas da CE estão a matar deliberadamente tudo isso e ainda por cima invocam ser em “Nome dos consumidores” quando estes nunca lhes solicitaram tais coisas e muitos estão até em desacordo total com estas barbaridades.
Onde está o pleno direito à livre escolha? E o direito à segurança?
do que é que estás a falar?
poder fazer audio switching automático com colunas ou fones com ou sem iPhone faz tudo o sentido. onde é que perdes inovação aqui?
Mas os utilizadores de iPhone alguma vez se queixaram em massa de alguma destas coisas que a UE, na sua genialidade ignorante, quer agora alterar?
Agora é a UE que decide o que os consumidores querem, mesmo que seja à revelia deles? Isso não é promover umverdadeiro mercado concorrencial, é exatamente o oposto. É o que fazem nos países comunistas e ditatoriais em que tudo é regulado pela mesma cartilha.
É por causa destes devaneios idiotas de regulamentação desnecessária que na Europa ainda nem sequer temos a IA da Apple e a continuar por este caminho não me admiraria que no futuro a Apple apenas disponibilizasse um iOS “capado” de funcionalidades aos Europeus.
Se isso acontecer é agradecer aos burocratas de Bruxelas por terem destruido aquele que, para mim, é o melhor sistema operativo de smartphones.
O Apple Watch devia ser compatível com o Android.
+1
Não, não devia.
Isso ia alterar completamente o iWatch.
Até parece que não existem smartwatches de jeito para o Android.
Alterar completamente como assim? Basta ser só compatível……
Existem sim smartwatches de jeito…. mas em termos de monitorização de saude, o da Apple ainda está muito à frente.
Sr. Wat3rMan
Vá-se informar melhor, e saia do seu centralismo doentio do iOS
Vá experimentar outros Smartwatch…
Antes de dizer essas barbaridades, publicidade não é uma boa informação
Não é porque alguém disse que … QUE é VERDADE
Não, espero que não. Por um lado tirava a diversidade dentro do mundo Android (as pessoas passavam a comprar muito mais o Apple Watch e as outras empresas teriam dificuldades em vender, acabando por deixar de fabricar). Por outro lado banalizava-se um equipamento que é de grande qualidade. Se querem o Apple Watch, usem o iPhone. Não querem usar o iPhone? Comprem dispositivos Android, que já são muito bons.
Qual é o mal de banalizar um equipamento de grande qualidade?
E qual é o mal de apps concorrentes às da apple conseguirem aceder a coisas que as da apple já conseguem, como é por exemplo o NFC?
A segurança, e a falta dela. E vemos isso no Android. Assim como o look&feel que sempre caracterizou as apps Apple, principalmente a forma como funcionam nos dispositivos. No Android, como sabemos, cada fabricantes tem a sua paleta de cores, a sua gestão de menus, os launchers, as apps de terceiros por cima das nativas… a confusão que sabemos que existe. A simplicidade de funcionamento no iOS, com o watchOS, com o macOS, etc… é uma das razões para os utilizadores se manterem no ecossistema.
A Apple já abriu o Face ID a terceiros. Mas o NFC ainda é uma área sensível da plataforma Apple Pay, monitorização de glicose para pessoas com diabetes, chaves digitais, onde é possível usar NFC para abrir portas, seja em hotéis, carros (Digital Car Keys) ou escritórios, desde que sejam compatíveis, etc etc etc… não faltam exemplos.
Que bela salgalhada de conceitos.
Primeiro, o Android é só um sistema operativo.
No máximo compara-se o iPhone ao Pixel ou ao Galaxy.
Segundo, o Android é mais seguro. E isso já se vê como os exploits são bem mais caros para Android do que para iPhone.
Terceiro, em nada existe problema de uma app poder usar NFC no seu scope. Senão não existiam apps de todo.
O problema é a vantagem que a Apple dá a si mesma no ecossistema, minando a competição.
Estou grato à UE por estas medidas. Finalmente.
Estás enganado. Android são muitos smartphones, iPhone é só um, é o iOS/iPhone não há outro (o que é um benefício, principalmente em termos de segurança e privacidade). E isso permite não haver a fragmentação que existe no Android.
Não, o Android é muito inseguro. Permite o acesso de aplicações fora da loja da Google e os casos de malware são muito superiores ao que se conhece para iOS. A quantidade de aplicações que atacam o utilizador é um absurdo. Depois, como todos os fabricantes têm acesso ao sistema operativo, permite haver uma diversidade de problemas, e atualizações lentas, tardias o que deixa o sistema vulnerável.
Os problemas com NFC são muitos e conhecidos:
– Eavesdropping
– Clonagem de etiquetas NFC
– Interferência maliciosa (Man-in-the-Middle)
– Ataques de proximidade
– Malware via NFC
– Ataques de força bruta
Mas, embora o NFC apresente riscos, a sua curta distância de operação e as medidas de segurança implementadas por fabricantes como a Apple tornam-no relativamente seguro para a maioria dos usos. No entanto, com a tal diversidade e interoperabilidade exigida pela UE facilmente permite estes casos se espelharem para dentro do iOS como existem no Android. A Apple não quer.
Esperemos que estas medidas não entrem em uso, como a UE quer (e isso está a prejudicar os utilizadores da UE atualmente, pelo mau serviço que estes representantes na UE prestam (e que temos visto o impacto na indústria europeia), mas que seja a Apple a assegurar a qualidade do seu ecossistema.
Curioso são os utilizadores de fora do ecossistema da Apple dizerem tão bem do Android, mas querem que os dispositivos para iOS, watchOS sejam compatíveis com o Android 😀
Não é compatíveis com Android. É ter igualdade de acesso às funcionalidades do equipamento que de compra seja-se Apple ou não.
Esses problemas todos são do NFC quer seja uma app Apple quer seja uma App que usa NFC. Não são argumentos válidos para vedar o acesso ao hardware e as APIs
A UE só serve para estas cagadas, burocracias burocracias e mais burocracias.. esta gente não serve para mais porra nenhuma
isto é uma coisa boa para ti e para todos.
vais poder, por exemplo, usar o audio switching automático dos airpods quer tenhas iPhone ou quer emparelhes a uma coluna bluetooth.
onde é que está o problema nisso?
O problema é que não existe nenhum problema.
A UE pensa está a arranjar uma solução para um problema que não existe e por consequência a limitar a livre concorrência e a inovação.
Não vi em lado nenhum os utilizadores de iPhones/Airpods a queixarem.-se massivamente que precisam de audio switching para outros equipamentos não Apple.
A UE pensa que os consumidores são todos uns ignorantes e esquece-se que os utilizadores de produtos Apple são pessoas bem informadas e que escolheram livremente usar os seus produtos por manifesta preferência da forma de funcionamento desse ecosistema.
ai existe existe.
Do documento do link:
> Apple shall provide effective interoperability with all functionalities of the iOS
notifications feature which are available to Apple’s own connected physical devices.
Sim, quero!
> Apple shall allow third parties effective interoperability with the same background execution feature described in the preceding paragraph as available to Apple, in a way that is equally effective as the solution available to Apple
Sim, quero!
> Apple shall implement an interoperability solution that provides third parties with access to the same high-bandwidth P2P Wi-Fi feature described in the preceding paragraph as available to Apple, in a way that is equally effective as the solution available to Apple.
> Apple shall provide interoperability with all functionalities of the AirDrop feature which are available to Apple’s own connected physical devices
Quero!
Aliás, porque raio eu, como utilizador de iPhone, havia de não querer estas coisas se vão melhorar a minha experiência de ter um iPhone e outros equipamentos não-Apple?
“Aliás, porque raio eu, como utilizador de iPhone, havia de não querer estas coisas se vão melhorar a minha experiência de ter um iPhone e outros equipamentos não-Apple?” Exactamente pela razão de que vai destruir e degradar a experiência de usar iOS com confiança que sempre se pautou. Razão pela qual a grande maioria dos iOS users decidiu escolher esse SO e não outros. Já não podemos ter direito a escolha?
> Exactamente pela razão de que vai destruir e degradar a experiência de usar iOS com confiança que sempre se pautou.
Porquê?
Se o Carlos não consegue alcançar o porquê não vale a pena gastar mais “tinta” consigo.
Por falta de argumentos validos, imensas respostas e exemplos do que implica, aqui não será.
Agora, aceito que não consiga ter discernimento suficiente para o obvio.
Bem, felizmente do lado desta mudança está a UE. Louvada.
Isto é espetacular e só um louco poderá estar contra esta medida.
Isto não é espetacular, é lindo. Pura poesia.
Não era lindo também ir ao MacDonalds e obriga-los a dar-me as batatas do burguer king? Quem não quiser, continua a pedir as do MacDonalds.
Mas assim o consumidor é que escolhia.
Eu quero um Mercedes, mas adoro aquelas jantes da bmw. Porque não me dão o carro assim na Mercedes?
EXACTLY.
Deviam obrigar a BK a deixar de grelhar os seus hamburguers (que é a sua base de negócio) para serem iguais ao concorrente MD.
Um qq carro a poder ser equipado com baterias (nos VE) e um qq fabricante.
Um comando (chave) a dar em qq viatura e ter todas as funções em todas elas. Etc. Etc.
que raio estás a falar?
qual é o problema de a Apple passar a permitir ser um outro equipamento que não apenas o iPhone fazer AirPlay para o Apple TV?
Entendes a diferença entre “a Apple passar a permitir” e “a Apple ser obrigada a passar a permitir”??
Porque não obrigar todas as marcas de carros a ter a mesma furação nas jantes? Não beneficiava também?
Porque não chegar ao burguer king e poder escolher coca cola? Não beneficiava quem não gosta de pepsi?
Tudo seria benefício para o consumidor. Mas então as empresas não têm liberdade de oferecer um produto diferente? Quem não quisesse e achasse que ficava limitado com o produto Apple, simplesmente não comprava.
mas tu não vais deixar de ter um produto diferente.
nem vais deixar de ter inovação.
apenas vais passar a ter esses protocolos abertos. sais apenas beneficiado e em caso algum prejudicado.
E qual é o problema de ficar estar como está? Nunca vi em nenhum lado os utilizadores de iPhone a queixarem-se massivamente de não poderem fazer Airdrop para Android. Nunca!
O que realmente se passa é que os utilizadores de Android querem é as features que o iOS tem e eles não. Ao menos assumam-se.
deixar de criar ilhas de software que não consegue ser compatível.
acho bem que isto seja feito em todo o lado. seja android, iOS, clouds, carros, ou o que quiseres.
nos ramos que se tornam gigantes e ilhas isoladas, deve haver regulação para haver acesso a competição
O problema é ser uma funcionalidade proprietária. Que custou (e custa) tempo e dinheiro a desenvolver.
O problema (também é) a segurança. Coisa que muitos prezam (que parece não ser o seu caso).
E como respondeu o “Eu” o obrigar é que está errado.
Pela mesma ordem de razão mais valia obrigarem todos a usar Android e mesmo este teria de ser o da Google e não as versões próprias das marcas.
Só falta obrigarem os habitantes europeus a serem todos louros e de olhos azuis. Acabar de ver com as diferenças. É isso que pretende?
se há coisa que a apple tem é retorno. é um gigante. ninguém pede isto a pequenas empresas.
aliás: isto permite pequenas empresas competir com gigantes. é bom para todos nós: consumidores.
e não há mal nenhum forçar um gigante a ser compatível para evitar monopólio
Mas qual monopólio?
Quem vende mais? iOS ou Android? MacOS ou Windows?
Quer enganar quem mesmo?
Monopólio? LOL
Já não percebo se apenas és do contra porque sim ou se és apenas troll. É que não acertas uma. Olha a Apple agora tem monopólio. 🙂 🙂 🙂
Pelo contrário, isto é completamente contra o mercado de livre concorrência e aí sim, só um louco apoiaria estas medidas.
Nunca vi em nenhum lado os utilizadores de iPhone a queixarem-se massivamente de não terem compatibilidade a 100% com Android. Nunca!
O que vejo e realmente parece ser o que se passa, é que os utilizadores de Android querem as features que o iOS tem e eles não.
Tudo bem, mas ao menos assumam-se, não venham com tretas de que assim é que o mercado é concorrencial.
qual mercado concorrencial? se não é possível competir?
ninguém quer features no iPhone. A apple há muito que deixou de ter coisas que valham a pena ser copiáveis.
o que se quer é só e apenas interoperabilidade. nada mais.
Tanto é possível competir que o sistema operativo Android domina o mercado de smartphones com cerca de 80%.
O curioso seria descobrir quem está por trás desta nova perseguição à Apple e porque é que os “Androides” agora acham que tudo que a Apple desenvolve e implementa no iOS tem de ser oferecido à borla para os que optaram pelo sistema operativo da Google.
Chamas concorrência a usurpar o que uma empresa desenvolve para os seus produtos obrigando-a a dar essas funcionalidades ao mundo inteiro?
Vai dar banho ao cão, essa tua argumentação tresanda a ideologia comunista.
eu tenho iphone e quero features do android. fala por ti.
O que se está aqui a discutir é o contrário, tenta prestar atenção.
Mas seguindo o teu raciocínio, eu tb gostava de ter um Mercedes com o software de infotainment da BMW mas a Mercedes não permite.
A vida é feita de opções, escolhe o que preferes e vive com essa escolha.
Oh, lá se vai a ostentação, o mundo vai acabar.
Acho muito bem.
Lá por se ter um iPhone, não obriga a ter os outros gadgets no ecosistema da Apple.
A pessoa pode ter um iPhone mas ter um smartwatch da apple, um laptop windows, um google nest, uma smartv da xiaomi etc… e conseguir sincronizar tudo. O que vale para apple vale para a google, samsung, etc….
Estas devem ser as regras e são as empresas que se devem adaptar e não ao contrário.
A UE por vezes é muito picuinhas, mas aqui está a proceder bem.
onde disse smartwatch da apple queria dizer da garmin
Lá está a sua ignorância. TODOS os exemplos que deu permitem sincronização entre eles. Nada o obriga a comprar tudo de uma determinada marca.
Agora não podem é castrar inovações que custam muito a desenvolver e a implementar. Para isso acabem já com as patentes e veremos onde isso vai dar.
E é por burros assim que se fazem disparates tremendos como este.
E estas não devem ser a regras. A liberdade deve ser um direito fundamental, o que está a ser contrariado à força.
obriga a partir do momento que as coisas não são compatíveis.
imagina cada fabricante de carros apenas aceitar ligares o telemóvel da própria marca ao infosystem. também ias estar aí a ranhozar que estavas a impedir inovação da Audi ou da BMW? lol
Isso era simples. O mercado funcionava e provavelmente ninguém comprava carros a esse fabricante e ele ou mudava ou ia à falência. Se realmente tivesse clientes era porque estavam satisfeitos com a solução que lhes tinha sido apresentada por esse fabricante.
É assim que funciona um mercado de livre concorrência, mas pelos vistos tu és contra esse tipo de mercado.
Além disso tu podes usar, ligar e sincronizar inúmeras coisas sem ser da Apple aos produtos Apple. Não espalhes desinformação.
Falar do que desconhece só evidencia que devia abster-se.
Onde é que não são compatíveis?
O comando(chave) dos carro, dá para todo e qualquer um? (resposta acertada ao seu exemplo) pois uma coisa é desenvolver outra é compatibilizar. Não são o mesmo nem condição sine qua non.
Pela sua ordem de ideias, qual a razão objectiva de a UE não obrigar todos (no caso SW) a fazer versões para Linux e a obrigar todos (por isso) a usá-lo e a serem com ele compatível?
se só houvessem dois fabricantes de carros olha que talvez sim.
eu como utilizador quero mercados com competição saudável e diversificada.
partir um gigante aos bocados é uma coisa boa. já aconteceu varias vezes no mundo das tecnológicas e foi sempre sempre saudável e todos sairam a ganhar.
Não acho que este caso seja diferente
Fdx! Queres competição diversificada mas estás aqui a defender que tudo funcione da mesma forma, sem existirem nenhumas funções exclusivas que diferenciem os produtos? Isso é competição?
São pessoas como tu que castram a inovação. Porque é que a Apple vai investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de novas e inovadoras funcionalidades se depois sabe que vai ser obrigada dar tudo de borla às empresas rivais devido a burocratas com visões distorcidas (como a tua) do que deve ser um mercado de livre concorrência?
Enfim… 🙁 🙁
Não digas asneiras, esse tipo de coisas sincronizam perfeitamente.. Não é por ter um iphone que deixo de conseguir usar o meu relógio reles da xiaomi. Não é por ter um iphone, que por acaso é já bastante idoso que não consigo sincronizar os meus contactos vindos do outro android antigo que tinha… Os emails continuam a funcionar perfeitamente e não tenho qualquer problema em ligar ou enviar o que quer que seja para outro dispositivo… Uso equipamentos de marca diferentes, e no entanto sou completamente contra esta questão de abrir o seu sistema a todos. Para isso, a CE que crie o raio de um OS que seja aberto a todos e que faça essa implementação em dispositivos lançados por si… Fui complemamente a favor da implementação dos cabos usb c numa uniformização que é física e que pode reduzir a produção desnecessária do mesmo, nisto lamento, mas não consigo ser a favor..
Mesmo no USB-C foi outra asneira. Só criou mais confusão
Não uniformizou nada até pelo simples facto de os protocolos não serem únicos nem os mesmos. Há diferentes velocidades de transmissões de dados, de potencias de carga, entre outras.
Faz algum sentido tem uma ficha USB-C a ligar no dispositivo quando do outro lado do cabo é USB- A (na sua maioria)?
Um consumidor TEM de saber todas as diferenças de hipóteses e ter isso em atenção quando vai adquirir um cabo USB-C?
Vai mas é pedir um cabo USB-C e vai pelo mais barato, sendo com isso levado ao engano. Mas depois vai culpar o equipamento que não carrega tão rapidamente como devia, nem transmite dados com a velocidade “devida” e nem permite todas as features do USB-C.
É isso a defesa do consumidor?
podes comprar diferentes cabos com diferentes características em diferentes consumidores?
sim? então beneficia pela competição.
se não consegues comprar um cabo que diga “3.2” então lamento que tenhas apenas um neurónio.
O consumidor tem obrigação de conhecer e saber todos os protocolos e todas as especificações dos mesmos?
Mais ainda quando a maioria dos cabos nada dizem.
Nem com os seus dois neurônios a olhar para o cabo sabe as diferenças nem as características dos mesmos quando estas não estão descritas. Quanto mais para talvez 90% dos consumidores…. que compra pelo preço.
Já agora que “então beneficia pela competição” é que existe concorrer com produtos com características diferentes? Eu respondo-lhe NENHUM.
Achas muito bem porque percebes tanto de equipamentos da Apple como eu de motores de avião.
Eu tenho um iWatche, um iPhone, um iPad, um OLED da LG, um portátil Windows, uma Xbox Series X… e consigo sincronizar os meus dispositivos da Apple com tudo o resto.
Qual é o problema então? A UE quer melhorar o quê, precisamente? Quer melhorar o que já funciona perfeitamente?
Só aplaude estas medidas da UE quem é completamente ignorante em relação aos equipamentos que a Apple vende.
*iWatch
iWatch não existe. O nome correto é Apple Watch.
Correto, tens razão.
Velhos hábitos demoram a ser perdidos.
fala-me mais como é que consegues usar um iWatch e sincronizar os teus dados de treino com um huawei ou um samsung.
ou como é que fazes até updates ao iWatch com outro equipamento não-apple.
percebes? interoperabilidade.
perdes algo como iphone user? nada
perdes algo como iwatch user? nada
ganhas como consumidor? tudo.
Mais uma vez. Se quer todas as funcionalidades opta. Pois a opção é de que deve existir. As funções primárias são transversais. As que os distinguem não podem (devem) ser. Castrar a diversidade é ridículo (tal como quem defende o indefensável).
Como uso um Apple Watch com um Huawei? É simples.
Da mesma forma que consigo usar o software do infotainment da BMW num Mercedes. Não consigo.
Será que a UE também vai obrigar os fabricantes de carros a usarem todos o mesmo software de infotainmente porque há features numas marcas que os clientes de outras marcas estão a ser privados de usar?
E até dou mais um exemplo. A minha Xbox que não corre os jogos da Playstation e a Playstation do meu filho não corre os jogos da Xbox. Aqui está algo igualmente importante para tu defenderes quando a UE se aperceber desta pouca vergonha monopolizadora da Sony e da Microsoft.
Ah e a Nintendo também, que não é compatível com mais ninguém e é a que mais consolas de jogos vende no planeta.
Vai dar banho ao cão mais essa visão absurda do mercado, que tentas vender como correta. 🙁 🙁
Esta mrd é só acionistas da Apple, estão aqui num país que não produz nepia e estão sempre preocupados com os os lucros dos estadunidenses
Fdx! Nem os utilizadores do Android estão preocupados em receber coisas do iOS nem o inverso.
A UE se se dedicasse a inovar mais e regulamentar menos se calhar não estariamos a ficar para trás em tudo que diz respeito a avanços tecnológicos. É o que dá deixar que burocratas ignorantes metam o guedelho e tomem decisões sobre coisas que não percebem nem dominam.
Ainda vão conseguir que a Apple crie um iOS capado só para a UE.
Que cambada de idiotas encartados, estes gajos da UE, fdx! 🙁 🙁
como assim? eu acho muito bem n precisar de iphone para o apple watch e se quiser usar um huawei watch com o meu iphone sem precisar de um huawei phone..
Porque raio é que alguém quer usar um relógio Huawei com um iPhone ou um iWatch com um tlm Huawei?
Fdx, só mesmo quem não conhece o ecosistema da Apple é que pode dizer tamanha barbaridade achando que isso é que é bom.
Inacreditável!
Acho que n estás a entender. Vai ler o documento.
Isto vai permitir que no iPhone outras applicações e sistemas consigam aproveitar e usar o iOS da mesma forma que apps Apple conseguem.
Por exemplo: teres um relógio Huawei poderes ter notificações do iPhone e no relógio sem internet, tal como com segues com um iWatch, mas com um Huawei smartwatch não porque a apple limita algumas features apenas a produtos seus.
É só um exemplo de muitos.
Não é nada que já não exista. É tornar isso melhor para todos.
E porque é que deve ser assim?
Estão uns a perder tempo, dinheiro a imaginar, desenvolver, criar, aplicar e dar suporte para os outros “roubarem” sem nada e nunca terem contribuindo?
Que raio de negócio é esse?
Quem não está a entender és tu e só tu.
Ninguém que tenha escolhido um iPhone como seu telemóvel vai querer usar um relógio Huawei quando existe o Apple Watch.
Ponto… final.
e também acho bem poder fazer airdrop para pessoal sem iphone.
ou poder usar audio switching dos meus airpods com a televisao samsung e o meu iphone..
onde é que está o problema nestas coisas?
São dois produtos distintos, não têm (nem devem) ser iguais e ter precisamente as mesmas funções. O airdrop é uma função criada pela Apple para os seus produtos. É a isso que se chama mercado de livre concorrência. O consumidor escolhe o produto que prefere tendo em conta as características e funções. É assim que funciona com praticamente todos os produtos que existem no mercado.
Não vejo absolutamente razão nenhuma para esta fixação da UE em querer boicotar a livre concorrência, mas tu pelos vistos és contra essa livre concorrência. Um dia vais-te arrepender disso.
o que eu ainda não entendi é porque estás tão chateado com uma medida que nada prejudica os consumidores Apple mas beneficia todos os consumidores em geral.
Não consigo compreender uma pessoa como tu que acha que o tempo e dinheiro que uma empresa gasta a desenvolver funcionalidades diferentes para os seus produtos deve ser desrespeitado e essa empresa ser obrigada (leia-se, forçada sobre ameaça de multas) a dar essas funcionalidades a toda a concorrência.
Não perceberes o quão absurdo, anti-concorrencial e abusador isto é, diz muito sobre ti e do que tu farias se tivesses poder para decidir sozinho estas coisas.
Graças a Deus não tens esse poder. Conversa terminada.
Graças a Deus que a UE concorda comigo.
Estou mais preocupado com a imigração, falta de emprego e adivinha-se tempos difícieis nos proximos Anos…!
Lá vamos ter que chamar a Troika novamente.
Mas a UE está preocupada com o quê afinal?!?
Está preocupada em criar armadilhas para multar aos milhões as empresas que, por falta de empenho, investimento e aposta, dominam o mercado nas mais variadas áreas. Em vez da UE ajudar a criar uma oferta competitiva, prefere detonar a bomba das taxas e das multas.
Isto faz-me lembrar uma ideologia política… aquela que governa bem enquanto o dinheiro dos outros dura…
Infelizmente diria que nem é dessa ideologia política que falamos… é ainda mais para o extremo. A Comissão Europeia (o centro de toda a burocracia e tecnocracia) está cheia(!!!) de malta que quer receber alto salário com baixos impostos e muitas regalias mas que quando votam metem a cruz naqueles partidos anti-europa. São livres de o fazer mais a hipocrisia matou a UE e a UC e não se precaveram a tempo
Políticas que não são assentes no desenvolvimento empresarial, da educação, no bem-estar sob a forma de utilizador/pagador, estão a dar cabo da UE. E é isso que está a fomentar o aparecimento da extrema-direita. Políticas com base na entrada massiva, sem controlo de migrantes. Políticas indiscriminadas de subsídios, políticas de bajulação aos países que fazem o favor de vender mais barato, mesmo debaixo de sanções económicas, estão a trazer o que vemos como o exemplo desta semana na Alemanha. Que não abram os olhos não.
Eu comprei um iPhone para ter precisamente aquilo que a UE quer obrigar a Apple a não mais oferecer! Um sistema fechado e mais controlado. Eu também uso Garmin, e não vejo razão de queixas!
Se quisesse sistema aberto tinha continuado com o Android.
São coisas diferentes. O sistema continua a ser fechado. Vai é passar a ser mais interoperável.
Isso quer dizer que outras Apps vão passar a poder fazer as mesmas coisas que a Apple permite a ela mesma fazer, onde ficas a ganhar porque podes com outros equipamentos usufruir mais e melhor do sistema que usas.
Duvido que fique a ganhar. Até hoje a forma como funciona resultou, quem garante que fazer o que a UE quer funciona? Se a UE é um exemplo de tanta coisa que falha redondamente? Isso é conversa fiada. Porque querem mudar algo se os utilizadores que usam e pagam não querem? Mania de fazerem as coisas com o dinheiro dos outros.
Fechado como? Se têm de DAR (o que lhes custou tempo e dinheiro) a outros que nada dispenderam com isso? Se ao fazer tal coisa fica com o SO comprometido e sem controle do que lhe pode acontecer. Se os seus cliente optaram EXACTAMENTE pela segurança, diversidade, diferenciação, estabilidade, sensação de uso, usabilidade, etc. e irá ser-lhes ROUBADO tudo isso?
Ficas a ganhar o quê mesmo?
Isto não implica de forma alguma comprometer o sistema. Implica que o sistema seja interoperável.
São coisas diferentes.
E se não quiseres, não usas. Se queres, usas. Isso é escolha.
Ah. O seu problema está em não conseguir alcançar o obvio.
O implicar comprometer o sistema, sim.
A Apple (no caso) fica sem nenhuma intervenção do outro lado (Android) como é obvio. Nem sequer de monotorização. O que OBVIAMENTE poderá causar problemas não só em Android como até no iOS, mesmo não usando.
E todos sabemos como é o “lado” Android.