Última atualização de segurança da Apple trouxe problemas para os seus utilizadores
Foi na passada segunda-feira que a Apple lançou a sua mais recente atualização de segurança para os seus sistemas operativos. Estes resolveram várias questões de segurança que estavam pendentes, mas aparentemente trouxeram novas situações. A Apple já admitiu o problema e vai resolvê-lo em breve.
Foram vários os pontos que a Apple resolveu na segunda-feira com a atualização que lançou para os seus vários sistemas operativos. Estes tinham falhas no WebKit, o que permitia levar à execução arbitrária de código. A Apple teve conhecimento de que estava a ser explorado ativamente.
O que não se esperava era que esta Resposta Rápida de Segurança trouxesse novos problemas para os sistemas da Apple. Do que foi relatado, e após a instalação desta atualização automática, alguns sites deixaram de poder ser acedidos nos equipamentos da Apple.
A Apple está ciente de um problema em que essa resposta rápida de segurança pode impedir que alguns sites sejam exibidos corretamente. Rapid Security Response iOS 16.5.1 (b) e iPadOS 16.5.1 (b) estarão disponíveis em breve para solucionar esse problema.
Esta mensagem foi partilhada pela Apple e mostra que a empresa está ciente do problema que está a ser apresentado aos utilizadores. Para além desta, houve ainda uma outra mensagem que revela exatamente o mesmo, mas para o macOS, que está a ter o mesmo comportamento.
A empresa também revelou de forma simples como o problema pode ser contornado. Isso passa pela remoção desta Resposta Rápida de Segurança, e pelo aguardar pela chegada da nova atualização da Apple, em que resolve as falhas de segurança e está livre do novo problema.
Há anda a possibilidade de manter a Resposta Rápida de Segurança, ficando protegido. Isso implica apenas que vai ficar limitado no acesso à Internet e aos sites onde os problemas foram identificados com esta atualização.
Não se esperava que o 16.5.1 (a) fosse a causa de problemas, tendo sido de imediato removido pela Apple do ar. Espera-se que dentro de dias a gigante de Cupertino mas dentro de dias a Apple deverá lançar a versão 16.5.1 (b) para os dispositivos móveis e o macOS terá também uma versão específica, o 13.4.1 (b).
Este artigo tem mais de um ano
Vamos lá agora ouvir todos aqueles que dizem: “Ui a microsoft só faz asneiras a cada update… Ui, o Win 5, 98, Me, 2000, XP, Vista, 7, 8, 8.1, 10, 11, todas as atualizações são problemáticas… lembram-se das impressoras?”
de rir esta atitude… tecnologia (ainda) é feita por humanos!!! lembrem-se… e como humanos somos bons a errar…
Venham lá essas atualizações!
Pois….. a grande diferença é que neste caso foi muito rapidamente retirada e dá para reverter (ao contrário de outros).
Ai é que está uma MUITO grande diferença.
No Windows dá para reverter, basta ir à opção desinstalar atualização. No Android acho que não. Mas uma coisa é certa, tendo em conta que o sistema da apple é tão fechado ao nível de hardware e mesmo assim dar problemas é mesmo falta de competência. É que 99% dos problemas das atualizações do Windows tem a ver com drivers desatualizadas e esses drivers é que causam o problema.
Se, mesmo com estas falhas, a Apple continua a dar 10-0 em termos de segurança, podem imaginar a segurança que (não) existe na concorrência.
Por isso apple e concorrência lançam os seus patches de segurança, os seus bug fixes, as suas melhorias… Eu n diria dar 0… não é que apple seja imune…. por experirência, apple e concorrência são imunes… mas isso é para mim, que nunca tive problemas com segurança…. será de mim?
a info da apple dada aqui https://support.apple.com/pt-pt/HT213827 não está correta.
experimentei num iphone e num imac e no primeiro não exixte a opção de remoção e no segundo não existe o (i).
resultado, não dá para andar para trás em nenhum dos casos embora a apple diga que sim
E instalou a actualização de segurança em causa? Não me parece. É por isso que não surge.
Confirmo. Instalei o RSR num MacBook e num 14Pro e em ambos tenho a opção de desinstalar. Não o fiz porque ainda não encontrei problemas 🙂
óbviamente que sim
Obviamente que não.
Está aqui o testemunho do @cs que contradiz o @MLopes.
só falei nos meus casos, não nos dos outros e não funcionou. se funcionou noutros casos, excelente.
mas claro que sabes muito melhor do que eu o que eu mesmo fiz…
aliás, hoje após alguns shutdowns e nova tentativa e já funcionou. rsr 16.5.1(c)
Que se passa Apple?
Rotten apple.