Tim Cook vale 2 mil milhões de dólares, mesmo depois de um corte massivo no seu ordenado
Tim Cook tem sido um dos maiores responsáveis pelos excelentes resultados da Apple ao longo dos últimos anos. Herdou o comando da empresa das mãos de Steve Jobs e elevou ainda mais as suas prestações. Agora, resultado de uma avaliação, sabe-se que Tim Cook já vale 2 mil milhões de dólares, mesmo após ter decidido cortar parte do seu salário.
Tim Cook já vale 2 mil milhões de dólares
O ano de 2023 não foi simples para as grandes empresas tecnológicas. Os despedimentos cresceram e estas tiveram de alterar os seus objetivos e os seus planos para o futuro imediato. Mesmo com este cenário, a Apple parece ter sido imune a parte destes problemas, tendo gerido esta situação de forma diferente.
Muitos atribuem este cenário a uma gestão criteriosa e muito firme de Tim Cook. Este é também o responsável pelos resultados da Apple, empresa que tem ultrapassado muitas metas e que tem um valor em bolsa que ultrapassa já os 3 biliões de dólares, algo único no mercado.
Segundo os dados mais recentes, Tim Cook vale atualmente 2 mil milhões e possui alguns milhões de ações da Apple no seu nome, o que equivale a milhões em valor monetário. Estatísticas atualizadas pela Forbes revelam que Cook vale 2 mil milhões, mas no ranking geral, o executivo da Apple está longe das pessoas mais ricas do planeta, já que atualmente está classificado no 1585.º lugar.
Apple tem crescido sob o seu comando
Informações adicionais afirmam que os ativos líquidos de Tim Cook incluem aproximadamente 3,3 milhões de ações da Apple, o que equivale a 651 milhões de dólares com base na avaliação atual da empresa. Em 2022, a remuneração de Tim Cook foi de cerca de 100 milhões, o que gerou bastante polémica.
Na sequência das demissões massivas que aconteceram em 2023, onde muitas empresas reduziram o número de funcionários, Tim Cook ganhou o respeito dos empregados da Apple ao assumir um corte de 40% no seu salário. Ainda assim, a remuneração de Cook em 2023 chegou perto dos 49 milhões de dólares, o que incluía também opções de ações da empresa.
É inegável que a Apple sob a batuta de Tim Cook tem conseguido alcançar novos mercados e novos objetivos. Passou a explorar os serviços de forma muito mais interessante e faz destes uma parte importante dos seus lucros. Ainda assim, e a pergunta é relevante, será que Cook recebe demais para gerir esta empresa?
Este artigo tem mais de um ano