Tim Cook e a sucessão para o cargo de CEO da Apple
Numa recente entrevista ao site Buzzfeed, a pretexto da abertura de mais uma das emblemáticas lojas da Apple, desta vez em Chicago, Tim Cook abordou alguns temas que têm sido bastante comentados ultimamente na comunicação social.
Nesta conversa, foi abordada a nova estratégia da Apple no que toca a Realidade Aumentada (AR), o tão aguardo iPhone X, que estará disponível daqui a pouco mais de uma semana, e até houve tempo para discutir alguns rumores relativamente ao sucessor de Tim Cook para o lugar de CEO da Apple.
Realidade Aumentada e o novo iPhone X
Com o lançamento dos novos iPhones, que incluem o poderoso processador A11 Bionic, a Apple voltou a redefinir o standard para aquela que deve ser a performance de um smartphone topo de gama.
De facto, todo este poder de processamento permite aos novos iPhones tirar partido da tecnologia de Realidade Aumentada e torná-la numa experiência rápida e bastante fluida. Para além disso, no caso do iPhone X, torna possível o uso do Face ID, que tira partido de uma avançada tecnologia de reconhecimento facial desenvolvida pela marca.
Na entrevista, Tim Cook disse que, na sua opinião, a Realidade Aumentada irá ser o futuro e que irá ter o mesmo impacto nas nossas vidas da mesma forma que hoje às aplicações nos nossos smartphones têm.
Eu penso que irá mudar a forma como as pessoas fazem compras. Irá mudar o modo como vemos o entretenimento e os jogos. Irá mudar a forma como as pessoas aprendem. Literalmente, irá alterar tudo.
Relativamente ao novo iPhone X, Tim Cook afirmou que o novo smartphone da Apple irá estabelecer o modo como a tecnologia será desenvolvida na próxima década.
No entanto, em termos da disponibilidade do dispositivo, Tim Cook não foi capaz de dar garantias. Apenas disse:
Iremos trabalhar o mais que pudermos para produzir o maior número que conseguirmos.
O Sucessor de Tim Cook
Apesar de tudo o que foi descrito acima, na recente entrevista com Tim Cook foram abordados tópicos bem mais sensíveis e complexos no que toca ao futuro da Apple.
Depois de Steve Jobs abdicar do seu cargo de CEO da Apple em 2011, Tim Cook, que já integrava a equipa da Apple desde 1998, passou a ocupar o cargo de CEO.
Mas, um rumor que tem vindo a circular ultimamente indica que, possivelmente, Angela Ahrendts, atual Vice Presidente de Vendas da Apple, poderá um dia vir a substituir Tim Cook no cargo de CEO. Angela, que estava presente na entrevista, afastou a ideia.
No entanto, Tim Cook decidiu falar do assunto.
Como CEO, o meu papel passa por preparar o máximo de pessoas que eu consiga para um dia serem CEO. É isso que estou a fazer, e quando a altura chegar, os membros do conselho decidirão.
Independentemente, de quem ocupar o cargo de CEO da Apple a seguir a Tim Cook, o mais importante é que o espírito e os valores da empresa se mantenham. Mas seria uma lufada de ar fresco na comunidade tecnológica ter uma mulher a desempenhar o cargo de CEO na maior empresa de tecnologia do mundo.
Este artigo tem mais de um ano
Sucessor para o cargo de CEO da Apple?
O que não faltam são opinaristas e críticos que acham que faziam melhor que o Tim Cook, mas nem em casa mandam!
Até parece que este fez alguma coisa, viveu da genialidade do seu antecessor. Pior, deixa a apple pior do que quando a encontrou.
Até parece que sabes do que falas, tem alguma experiência de liderança de alguma multinacional de 0.8 triliões de dólares?
Como se muito do sucesso de Steve Jobs não o fosse devido a Tim Cook, que trabalhou com ele desde que ele regressou à Apple.
Quanto a deixar pior, deixou pior em quê? Mais haters? Isso é só bom sinal! Significa que eles estão a perder, e nem vêm hipótese de ganhar.
Boa!
Dificilmente encontram melhor CEO para a Apple que o Tim Cook. É preciso ser um génio para lançar o mesmo telemóvel 4 anos seguidos e conseguir manter-se como a marca mais valiosa do mundo.
O fandroids criticam as pessoas que compram iPhones por causa da imagem e do status. E no entanto, parece que para vocês, a imagem do telefone é a unica coisa que interessa. O iPhone 8 não tem rigorosamente nada a ver com o 6.
Pois, porque é o melhor design possível com LCD. Não há melhor design que aquele, por isso não precisam de mudar.
A Mona Lisa tem mais de 100 anos, e ninguém mudou.
Quem se queixa, são aqueles que compram telemóveis só para mostrar aos outros que têm. Não têm dinheiro para melhores símbolos de status, tem de ser com o brinquedo…
“A Mona Lisa tem mais de 100 anos, e ninguém mudou.” LOL
Sabes que não podes efectivamente mudar a Mona Lisa?! Esse teu exemplo não faz qualquer sentido.
Antes da sucessão de Tim Cook também ele passou pelo cargo de Vice Presidente Executivo de Vendas. Não vejo a diferença de uma mulher também não conseguir subir a CEO só pelo seu sexo. Aliás, até não seria má ideia, uma vez que ela própria foi CEO da Burberry até abandonar o cargo para se juntar à Apple. Experiência não lhe falta, muito menos ideias inovadoras e capacidade de gestão.
Ele não estava nas vendas, o Tim Cook estava na área da logística.
lufada?
lu·fa·da
substantivo feminino
1. Sopro forte de vento.
“lufada”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/lufada [consultado em 25-10-2017].
Uma mulher? A diferença era assim tanta?! É igual.
Para mim o passo mais lógico para CEO seria o Jony Ive, dos poucos que não precisa de ter as costas quentes do Steve Jobs para tomar decisões!
” o mais importante é que o espírito e os valores da empresa se mantenham” – tanto o espírito como os valores já se perderam / transformaram há algum tempo e não foi para melhor.
P.ex., tenho a ideia que o Steve Jobs dizia que o design não é o aspecto mas sim como as coisas funcionam.
ora, desde que o Steve morreu que isto perdeu-se:
– Magic Mouse 2 que carrega ao contrário e a única coisa que tem de verdadeiraemente diferente do anterior é… não usa pilhas e carrega de “patas” para o ar
– Caneta do ipad que carrega espetada no ipad
– o iphone usa um tipo de conector, o macbook usa outro tipo e nem sequer tem a porta do iphone (ou seja, até para ligar 2 equipamentos da mesma marca e do mesmo ano precisamos de adaptadores)
– um macbook pro que nem tem leitor de cartões
– um macbook pro que tem um touch pad tão grande que temos de usar a palma da mao levantada e a Apple nem se lembrou de mter ali palm rejection… e o pad nem serve para usarmos a caneta
– o iphone não tem jack, mas os macbooks têm (onde está a tal cena de serem corajosos?!)
– não lançam um produto verdadeiramente profissional há…. ahem… desde a versão macpro antes do caixote do lixo
– andam a reciclar iphones desde o 5S (só o iphone x é que é realmente novo)
– Adaptadores para tudo
Não será, com certeza, uma mulher. Das 500 empresas mais valiosas, apenas 32 delas têm como CEO uma mulher. Em termos de gestão, até alcançam melhores resultados do que os homens. O problema está na parte criativa e gestão de relações interpessoais.