Tempo de Ecrã – a nova funcionalidade do iOS 12 que surpreendeu Tim Cook
A Apple apresentou uma série de inovações e melhorias no iOS 12, tal como mostrámos no passado mês de maio. Algumas dessas novidades foram evoluções de outras funcionalidades já conhecidas, embora tenham sido saltos tecnológicos interessantes, falamos por exemplo da nova função Screen Time (Tempo de Ecrã).
Sobre o Tempo de Ecrã, Tim Cook ficou surpreso pela qualidade de informação recolhida, mostrando os nossos hábitos e a forma como usamos a tecnologia.
Este tipo de funcionalidades, que atualmente se começa a dar atenção em todos os sistemas operativos - como podemos ver, por exemplo, no Android, permite monitorizar, avaliar e qualificar o tipo de utilização que fazemos dos dispositivos móveis.
Tempo de ecrã (em inglês Screen Time) é uma função que tira proveito das tecnologias dos equipamentos, sistema que recolhe informação do tempo em que o utilizador usa o dispositivos, quais as aplicações que mais usa, a que horas mais usa o equipamento... e várias outras informações devidamente representadas em gráficos ilustrativos mostrando a relação que o utilizador tem com o seu iPhone.
Tempo de Ecrã - Que informação nos dá?
A Apple adicionou uma nova função nas Definições > Tempo de ecrã. Basicamente, esta nova opção permite exibir gráficos e detalhes do tempo que o utilizador passa no iPhone ou iPad. Quantas horas gasta em cada aplicação e o número de vezes que o ecrã é desbloqueado.
Além disso, com a esta nova funcionalidade, pode ver os seus dados de utilização e os dos seus filhos, para ter uma melhor perceção do tempo que dedicam a utilizar apps, a visitar páginas da Internet e a usar os dispositivos.
A uma avaliação do tempo gasto de ecrã, isto é, quando o utilizador está a olhar para o ecrã, está a ser avaliado como tempo nas redes sociais, tempo de leitura em aplicações de várias ordem e tempo de produtividade, onde a Internet, mail e outras ferramentas são tidas neste grupo.
CEO da Apple, Tim Cook, disse que os números o surpreenderam
Eu tenho usado e tenho que dizer: eu pensava que era bastante disciplinado sobre isso. E estava errado. Quando comecei a obter os dados, descobri que estava a passar muito mais tempo do que deveria.
Referiu Cook em entrevista à CNN.
O CEO da Apple referiu que a surpresa apareceu quando a aplicação lhe mostrou que ele usa o iPhone tempo demais. Além disso, referiu que as notificações que estava a receber não faziam sentido dado o tempo consumido. Esta app tem a primazia de validar o tipo de comportamentos dos utilizadores.
Para podermos ajustar a utilização como uma boa prática, foram adicionadas ações. Assim, o utilizador pode ativar o:
- Tempo de pausa - Permite definir um horário para tempo passado longe do ecrã. Durante este tempo de pausa, o utilizador pode efetuar e receber chamadas e só estarão disponíveis as aplicações que escolher.
- Limites para aplicações - Permite definir limites diários para as categorias que o utilizador pretender gerir. Os limites são repostos todos os dias, à meia-noite.
- Sempre permitido - Aqui serão colocadas ativas as aplicações permitidas durante o tempo de pausa. Estas apps serão também permitidas de usar mesmo com as restrições de limite de tempo de utilização e tempo de pausa.
- Restrições de conteúdo e privacidade - Aqui o utilizador poderá bloquear conteúdo impróprio, gerir as opções de Compras de iTunes e App Store e muito mais.
Esta e muitas outras opções estarão disponíveis para todos já em setembro deste ano, no lançamento oficial do iOS 12. Para já, esta versão iOS 12 beta 2 está disponível para programadores... mas podemos deixar aqui uma dica valiosa para instalar e testar já. Siga este link.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
uau. que giro
Expliquem…
https://m.imore.com/iphone-brute-force-passcode-hack-probably-wasnt
Foi notícia aqui no pplware.
hacked or not hacked
we don’t care.
É normal conforme as imagens do ‘iPhone do Vitor’, o iOS ter nas suas opçoes nativas uma mistura de Ingles com Português? Parece os Androids chineses de há 4 anos que metade estava numa lingua e outra metade noutra. Um bocado estranho numa empresa dessa dimensão aparecerem funcionalidades com tradução parcial.
Calma, estamos a falar no iOS 12 Beta Developer 2, ainda há muito a evoluir em termos de estabilidade e optimização até á versão final.
Isto depois não aparece, tudo é muito bem traduzido.
Sim é normal.
Tempo de ecrã!! Que inovador! HEH
Por acaso é uma óptima aplicação tendo em conta a gestão que permite fazer até nos dispositivos Família, associados à nossa conta Apple. Além disso, tira proveito de outras aplicações que já tinha no passado, não fez nada do zero, mas unificou vários serviços, alguns que existem desde “sempre” nas opções de Acessibilidade (onde a Apple sempre esteve um passo em frente de todos).
Verás, se conheceres o sistema, que este da Apple é mais completo que o de outros sistemas operativos. Não te esqueças que algumas destas funcionalidades também já existem há anos, ainda nem existia o iOS ou o Android, no Windows e no macOS (MAC OS X). 😉
Chama-se evoluir…
“Verás, se conheceres o sistema, que este da Apple é mais completo que o de outros sistemas operativos.”
deixa-me rir, todos os fanboys dizem o mesmo, mas a realidade está a vista
Os fanboys tendem arranjar justificações ainda que ridículas para justificar o dinheiro investido. Um consumidor minimamente informado sabe que existem alternativas a 1/4 do preço e o dobro das funcionalidades com igualmente segurança e ecossistema.
quais ?
Abc
http://bit.ly/2tyfbp2
just saying, agora disseste tudo!
Então nao sei porque compras perfumes de marca quando existe equivalenza… Ou ténis adidas quando o qu há mais é ténis no lidl etc etc etc… Desculpas nerdicerrimas.
Tu, como era de prever, nada disseste para desmentir isso… porque não sabes, não conheces. Já deixei esta alfinetada para ver se alguém iria dizer o que um sistema faz e o outro não, mas como tu, os outros a seguir seguiram em fileira 😉 e nada disseram. Por isso é que por mais que vocês possam criticar, dizer mal… não passa disso, porque desconhecem os sistemas, falam pelo que ouviram falar.
Era interessante dizer as funcionalidades, mostram que não andam neste mundo pelo bater das chancas 😉 e com isso dar valor ao conhecimento.
A sério? realmente não sei o que será pior, a noticia em si ou a forma como tentas justificar. Não sei, mas nota-se que não andas nisto da tecnologia à tanto tempo assim ou então não estás atento ao que se tem passado, desde 94 com a tecnologia móvel.
Era interessante dizeres algo de útil, é que se tu de facto andas nisto há muito… não se nota, pois tens hipótese do contraditório e ZERO 😉 de exemplos, e porque? Porque não tens factos. Sabes que contra factos não há argumentos.
Se pretendes que comece a indicar apps proprietárias da google ou então autónomas, posso começar a indicar-las, desde o velhinho HTC TATTO. Já não entro nos MODs que se podia usar do user TRICKY ( XDA DEVELOPERS ) desde o velhinho Samsung S2, e posso continuar, se assim pretenderes, provavelmente não os conhecerás, mas podes perder um tempinho e fazer uma pesquisa.
Mas então diz lá, estás a andar às voltas, conta lá o que tem um a mais que o outro e o que conheces do sistema da Apple. Aposto que não sabes nada nem de um nem de outro 😉 ou já o tinhas dito. 🙂
Posso deixar aqui alguns links que de apps externas existentes há anos, quer proprietárias da google (apenas não disponíveis para todos os mercados) quer mods que fazem isso desde versões 4.4.1.
Tempo de pausa: aplicações a baixo mencionadas.
Limites para aplicações: aplicações a baixo mencionadas
Sempre permitido: aplicações a baixo mencionadas
Restrições de conteúdo e privacidade: conta google faz isso à anos.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mmguardian.parentapp
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.screentime.rc
https://families.google.com/families
https://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/orig-development/rom-mokee-opensource-project-t2512495
https://forum.xda-developers.com/member.php?u=5105831
https://www.xda-developers.com/best-xposed-modules/
https://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/orig-development/kitchen-development-stopped-gangskid-t1581549
https://forum.xda-developers.com/xposed/modules/updated-list-modules-nougat-xposed-t3696927
Podia colocar aqui muitos mais links onde essas funcionalidades tinham a possibilidade de ser implementadas. Mas para o user comum, basta as apps da playstore.
ÓOOO 😀 não digas estas coisas… estamos a falar em serviços nativos. Aplicações? Isso é lá conversa? A Apple tem apps do tempo ainda o Android nem se chamava Android. Pensei que ias trazer coisas interessantes para conversarmos, afinal…
o que o barra quis dizer.. já há muitos anos que se nós queríamos, tínhamos androids e a liberdade toda com apps, root, custom roms, exposed, já fazíamos mil e uma coisas mais produtivas o que o ios não era capaz.
na altura a patroa trocou o iphone 5s pelo novíssimo samsung s7 devido a razões óbvias, e fazia tudo o que ela pretendia.
São todos muito iPhone-contra. Não se esqueçam que o primeiro iPhone foi apenas uma das maiores invenções de sempre. Se não fosse o iPhone, todo o mundo andaria a fazer de contas que tinha um smartphone com Nokia ou outra coisa com Symbian ou pior.
Sempre a nomear a malta de fanboys é a falar contra. É que não é falar mal…É ser do contra. Não têm argumentação nem nenhum iPhone para se “queixarem”. Gastam centenas de euros de ano a ano ou de dois em dois só para terem um “smartphone” atualizado e os “fanboys” compram pelo mesmo preço um iPhone de 5 em 5 ou 6 em 6 porque não precisam de “chorar” atualizações e melhorias.
Realmente o primeiro smartphone foi o IPHONE? em 2007?? Não sei quantos anos terás ou se já eras nascido uns anos antes, quando já a HTC, SAMSUNG, NOKIA e outras empresa já tinham smartphones.
Em junho de 2006 já havia no mercado o HTC TyTN, o P3300, o Nokia 9210i de 2002, nokia 9210 de 2000 e fico por aqui.
Até a ideia do NOTCH que foi claramente copiada do essential phone e fazem passar como se fosse deles.
Não digo que façam mal, apenas acho mal como enganam as pessoas com o lançamento desta coisa que chamam “inovações” mas que foram buscar a outros lados.
Além do mais, só para tua informação, tenho atribuído iphone do trabalho, mas esse fica na gaveta do escritório, somente para testar as apps ( trabalho em uma software house ) para uso pessoal tenho um, realmente mais barato ( redmi 5 plus), mas que faz tudo e não gastei mais de 140€, porque não vivo de aparências.
O ios tem esse poder…. De pensar-mos que nunca existiu algo igual.
Normalmente já existiu mas não de uma forma tão natural. E tem que lhe dar o mérito.
Mas evoluir é fácil, criar não é a mesma coisa.
O que realmente me “chateia” nestas situações é haver fanáticos do iOS que criticam certas funcionalidades do Android, mas quando estas são copiadas pela Apple para o seu SO, passam como que por artes mágicas a serem as melhores funcionalidades jamais criadas por alguém, pois como todos sabemos, quando a Apple copia, esta não copia, inventa!
Se realmente fomos profundamente averiguar android/ios, diria que as funcionalidades da ios sao divulgadas de uma forma mais simpatica. Existe uma relacao mais proxima entre o smarthphone e o utilizador enquanto que o sistema android que e excelente existe menos amizade entre o utilizador e o sistema pondo assim em causa conflitos entre gostos como mencionado assima.