Steve Jobs tinha 10 mil milhões de euros mas os filhos não viram um cêntimo. O dinheiro?
No passado dia 5 de outubro, foi o aniversário da morte de Steve Jobs. Com uma fortuna de mais de 10 mil milhões de euros, quem terá herdado o dinheiro do icónico CEO da Apple?
Steve Jobs morreu há 12 anos
Quando se cria a empresa mais valiosa da história da humanidade, é lógico e razoável que se tenha muito dinheiro. Foi o caso de Steve Jobs, que, no dia da sua morte, acumulou uma fortuna de 10,2 mil milhões de euros.
Uma herança deste calibre deveria ter enriquecido muitas gerações da sua família, mas os seus filhos não viram um cêntimo.
Há dois dias, celebrou-se o aniversário da sua morte, que ocorreu a 5 de outubro de 2011. A sua obsessão por mudar o mundo levou-o a fazer isso mesmo, a mudá-lo.
Não se limitou a redefinir o que a tecnologia poderia ser. Criou uma empresa que emprega mais de 100 mil pessoas. Tornou todo um sector tão importante como é hoje.
Apenas duas pessoas constam do testamento, o resto foi para a filantropia
A questão que se coloca é clara. Se Jobs deixou 10,2 mil milhões de euros quando morreu e os seus filhos não herdaram nada, o que é que aconteceu a tudo isto?
Bom, dois nomes aparecem no testamento de Steve: Laurene Jobs, a sua mulher, e Lisa Brennan, a sua primeira - e durante muitos anos não reconhecida - filha. A ideia era compensá-la pelo longo período em que foi ignorada e deixada à sua sorte.
Os seus filhos Reed Paul, Eve e Erin Sienna não constavam do testamento do visionário e, consequentemente, não receberam dinheiro. A principal razão é que, devido à educação que tiveram, não precisavam de dinheiro. Estão a sair-se suficientemente bem nos seus respectivos empregos.
Por outro lado, a grande maioria da fortuna foi destinada à filantropia. A própria Laurene foi responsável pela distribuição, afectando o dinheiro à luta contra a desigualdade de oportunidades e às alterações climáticas, entre outras causas. Fê-lo através de várias associações e ONG, embora as que mais se destacaram tenham sido a Waverley Street Foundation e a Emerson Collective.
Este artigo tem mais de um ano
Entao digo, a destinaçao da filantropia nao tem feito nada la nos EUA e nem na AFRICA, países q esses otimos samaritanos fazem e adotam.
Mas enfim, parabens para os filhos q trabalham e ganham o sustento…parabens, pq aqui no Brasil, tem filho de politico q era cuidador de animais do zoologico e ficou milionario, e depois virou dono de frigorifico kkk
Dinheiro nunca resolveu nada, nem 10% chega onde é preciso, apenas serve para manter os nomes das ONG à tona.
Africa é um país agora?!
“Apenas duas pessoas constam do testamento, o resto foi para a filantropia” Ele bem sabe porque fez isso e na minha opinião fez muito bem.
Então e de onde vieram os 10,2 mil milhões de dólares que tinha quando morreu, em 2011?
Ora, por certo das ações da Apple, dirão muitos.
– Quando saiu da Apple em 1985, em conflito com a restante administração, era dono de 20% da Apple. Vendeu 19,9% por 100 milhões de dólares (se tivesse mantido os 20% valeriam hoje 554 mil milhões de dólares).
– Quando voltou à Apple, em 1996, recebeu um bónus de 5,5 milhões de ações, que valiam 2 mil milhões de dólares em 2011 (cerca de 29,6 mil milhões atualmente).
– No intervalo tinha fundado a Pixar que quando a Disney a comprou em em 2007, recebeu 133 milhões de ações da Disney, que valiam 8 mil milhões de dólares quando morreu (12,1 mil milhões hoje).
E foi assim, a maior parte da fortuna que Steve Jobs deixou quando morreu, veio da Pixar/Disney e não da Apple.
Quanto aos três filhos que não viram um cêntimo, parece que os deserdou. Deixou o dinheiro à mão deles, hão de vir a herdar. Quanto à outra filha, deixou-lhe dinheiro. Se foi para a compensar “pelo longo período em que foi ignorada e deixada à sua sorte”, não se sabe, ninguém disse o motivo.
Seja lá o que fez, tinha que dar em partes iguais …. De resto…
Não tinha que nada, isso é na tuga, fez o que bem entendeu
não, não tinha.
A lisa não teve as mesmas oportunidades dos restantes, ele não a reconhecia como filha, seria fruto de orgias com muita droga à mistura e ele não a assumiu, só mais tarde.
Tens que verificar melhor esses factos, a PIXEL já existia 10 anos antes de Jobs se tornar acionista majoritário da mesma, era uma divisão da LucasFilm e foi fundada/criada por Alvy Smith e Edwin Catmull em 1976. Não esquercer que Jobs entrou como acionista em 1986, 10 anod depois de ela existir, assim sendo é COMPLETAMENTE FALSO quando dizes que JOBS CRIOU A PIXAR.
Correcto, seria certo afirmar que Jobs fez da Pixar aquilo que ela é hoje e a Disney aproveitou a Pixar como boia salva-vidas para os seus conteúdos animação paupérrimos
podes dizer o que quizeres, não que criou o estudio PIXAR
Não, Steve Jobs não criou a Pixar, mas desempenhou um papel fundamental na sua história. A Pixar foi fundada por Ed Catmull, Alvy Ray Smith e John Lasseter em 1986 como uma divisão da Lucasfilm, a empresa de George Lucas. A empresa originalmente concentrava-se em computação gráfica e desenvolveu tecnologias inovadoras para animação por computador.
Steve Jobs entrou na história da Pixar em 1986, quando comprou a divisão de gráficos por computador da Lucasfilm por $10 milhões e transformou-a numa empresa independente chamada Pixar Animation Studios. Steve tornou-se o principal acionista e presidente do conselho da Pixar. Através da sua visão de negócios e investimento de capital, Jobs desempenhou um papel crucial no crescimento e sucesso da Pixar como um estúdio de animação líder.
Sob a sua liderança e com os filmes como “Toy Story” (1995), a Pixar tornou-se famosa pelas suas animações de alta qualidade e storytelling inovador. A empresa posteriormente foi adquirida pela The Walt Disney Company em 2006, tornando-se uma parte importante do império da Disney. Portanto, enquanto Steve Jobs não fundou a Pixar, ele teve um impacto significativo na sua trajetória de sucesso como cofundador da Apple e investidor na Pixar.
Não, artista.
“A Pixar começou em 1976 como parte da divisão de computadores Lucasfilm, conhecida como Graphics Group, antes de sua cisão como uma corporação em 3 de fevereiro de 1986, com financiamento do co-fundador da Apple, Steve Jobs, que se tornou seu acionista majoritário” (Wikipedia).
Uma coisa era ser uma divisão da Lucas Film. Outra coisa coisa foi constituir-se como empresa, separada, em 1986, com Steve Jobs como acionista principal.
A Pixel constituiu-se como empresa em 1986. Jobs não comprou ações da Pixel, porque não existia como empresa. Por isso, Jobs constituiu a empresa Pixel em 1986, como seu acionista maioritário. Quando a Disney foi comprar ações da Pixel foi as desta empresa, criada por Jobs.
Esta informação é pública … mas devo atrair as melgas todas para mostrar que estou errado, se não for uma coisa é outra. É continuar porque é impossível que acerte todas 😉
Era um estúdio de animação existente como subdivisão da lucasfilm e foi criada em 1976, com vários investimentos, dos quais de STEVE JOBS também, tornou-se acionista majoritário da PIXEL ANIMATION STUDIO, ou seja, como sempre, não inventam nada, compram.
A informação está disponivel no proprio site da pixar, vai ler
Ainda me vais dizer que Steve Jobs não fez nada, não produziu nenhuma animação, limitou-se a comprar.
Mas se compra o estúdio de animação por 10 milhões e o transforma numa empresa que foi comprada pela Disney por 7,4 mil milhões é que não se limitou a comprar o estúdio e o deixou estar como estava. Ou não? Por certo o mérito há de ser muitos mais, mas mostra que Steve Jobs não teve sucesso – como gestor – apenas na Apple.
Aprende a ler, apenas foi dito que nao foi ele que criou a pixar. Admite que passate informação errada e pronto. Aqui ninguem disse que ele nao fez nada, eu sei ler.
Que confusão que para aqui anda. Antes de 1986 não tinha havido nenhum estúdio, divisão da Lucas Films, ou empresa com o nome Pixar.
Realmente o pior cego é aquele que não quer ver, este alves consegue negar aquilo que está escrito em canais oficiais. Tu devias era estar na nasa.
Steve Jobs criou a empresa Pixar, em 1986, com 40 pessoas que vieram da Lucas Films e ativos adquiridos à mesma empresa. Vai ao site da Pixar e vê o que lá diz. Mas para criar uma empresa é preciso partir do zero? Não se pode criar com as pessoas que já trabalhavam na empresa anterior? Que melgas.
Mudar o nome a um estúdio de animação não é o mesmo que o criar.
Mas deixou património, casa de família e o barco que é um dos mais caros do mundo.
Verdade.
Ele deixou cá tudo…
E os filhos, ganharam uma mãe ultra super maxi milionária.
Em Portugal, esta situação não seria legalmente possível.
Não é permitido deserdar na totalidade os herdeiros legais.
Evitando assim, chantagens e vinganças estúpidas por parte dos progenitores e cônjuges.
Sim e nao, não sendo legal há formas legais de contornar
Claro, e essas formas “legais” podem sempre ser anuladas em ato jurídico, mas é como tudo, uns safam-se outros não.
Exato…. Em vida andar a dar tudo a uns e depois de morto voltam a levar tudo por partes iguais. Já me aconteceu isso infelizmente….
Em Portugal pode adiar o pagamento da heranca daqui por x anos.
caso haja um testamento redigido e autenticado antes da morte, esse testamento é legal e deverá ser respeitado. Nao obstante, em alguns casos muito especificos, os herdeiros directos têm possibilidade de pedir revogação do testamento.
Não. Em Portugal só pode doar em testamento a herança disponível, que equivale a 1/3. Os restantes 2/3 são para os herdeiros legítimos (cônjuge, descendentes….) Nem o notário deixa fazer diferente.
Assim de repente pensei que os zeros e uns tivessem levado sumiço mas vá lá que não.
Jobs nunca escondeu a educação rígida que deu aos filhos, e concordo. Só assim aprenderam a lutar e a dar valor tanto à vida como aos bens que não têm que cair do céu. E tornam-se úteis por mérito.
Já destinar a associações e ong’s…isso são jogadas, e se Laurene soube jogar e distribuiu bem, terminou sendo investimento e tem agora ainda mais zeros e uns.
Não deixem de ver “A entrevista perdida de Steve Jobs” (versão completa legendada)
https://www.youtube.com/watch?v=THNroy_PG7w
Nao deixes de ver os canais oficiais da pixar, disney e afins. Está lá tudo escrito, se é que sabes ler porque se soubesses nao afirmavas com tanta convicção o que a história nega.
Transcreve o que diz o site da Pixar. Começa em 1986, ou antes, se encontrares o nome Pixar dado a um estúdio ou divisão ou grupo de trabalho da Lucas Filmes.