Siri é a assistente virtual mais usada, mas está em forte queda
A chegada das assistentes virtuais aos sistemas operativos veio facilitar a vida dos utilizadores e permitir a delegação de algumas tarefas do dia-a-dia. Se a maioria abraçou de imediato esta novidade, a verdade é que com o tempo deixaram de a usar.
Das várias assistentes virtuais presentes no mercado, a Siri é a mais usada. Mas mesmo esta está em forte queda com o abandono dos utilizadores.
A ideia da presença de assistentes virtuais nos sistemas operativos foi pensada para facilitar a vida aos utilizadores, que passam a dar ordens e a obter respostas, em vez de terem eles de realizar essas tarefas ou essas pesquisas.
Se todos entendem a sua utilidade e as usam com frequência, a verdade é que os números mostram o oposto e revelam uma quebra. Um estudo realizado pela empresa Verto, revelou que a Siri é a mais usada de todas as assistentes, mas mesmo esta está em queda, com cada vez menos utilizadores.
Os números da Verto revelam que a Siri é quase duas vezes mais popular que o segundo classificado, o Samsung S Voice, com 41,4 milhões de utilizadores mensais em maio deste ano. Este valor contrasta com os 48,7 milhões de utilizadores mensais do mesmo mês do ano passado, representando uma perda de 7,3 milhões de utilizadores, cerca de 15% do seu total.
Para além do número de utilizadores mensais, o relatório da Verto incide ainda sobre outras métricas onde a Siri tem também perdas no acumulado do ano. O relatório refere-se ao número de potenciais utilizadores que efetivamente a usam, o número de utilizadores que continuam a usar a Siri ao longo do mês, o tempo gasto a usá-la e o número de utilizações por mês.
A única área onde a Siri cresceu foi na duração do tempo médio de sessão utilização. Este valor está agora nos 14 minutos. Mesmo tendo subido, este valor continua a ser baixo, representando apenas 0,1% do tempo gasto com todas as aplicações.
Há ainda um longo caminho até que a adoção das assistentes virtuais seja feita por todos e que estas se tornem úteis para a utilização do dia-a-dia. O aumento da inteligência artificial associado vem ajudar e as próprias alterações realizadas às interfaces estão a ajudar neste caminho.
Fonte Verto
Este artigo tem mais de um ano
Num smartphone: Abrir a opcao da Siri (ou qualquer outra), falar, ela nao perceber, falar de novo, ela perceber e executar… ja esgotou o tempo. Nao vejo qualquer valor acrescentado, ganho de tempo ou mesmo facilitar a vida do utilizador usando a siri num smartphone, pelo contrario.
Em casa podera ser mais util, mas numa situacao em que a integracao tecnologica e’ mais profunda, com IoT pela casa toda, etc.
Para ja, em 2017, parece-me uma tentativa de trazer hollywood para a vida das pessoas, ponto.
pois, e as pessoas que vão a conduzir? Se fosse em Portugal, não tem mal, vão com o telemóvel a fazer figura parva que sabemos, mas no EUA, multas de trânsito podem ser suficientes para depois não teres empréstimo para a casa, por exemplo.
Ou pessoas que sofrem de deficiências, onde a Apple ganha prémios todos os anos?
Falas de IoT, HomeKit é o sistema de home automation mais desenvolvido e mais matuto do mercado, coisa que os fanboys android não querem ouvir.
Mas a conduzir ja existem os sistemas bluetooth para atender ou efectuar chamadas. Nao estou a ver outra tarefa que se possa fazer no telemovel que uma siri, cortana ou outro qualquer deva fazer enquanto o carro esta em andamento.
Mapas e GPS? liguem antes.
SMS? telefonem, as chamadas ja sao praticamente todas gratis.
Musica? liguem antes.
Facebook/Instagram? sem comentarios.
Em relacao ao HomeKit concordo, e’ muito bom, mas ainda as taxas de crescimento nao sao negativas.
“Liguem antes”
Sim se, bela desculpa…
Enfim…
o segundo é o SVoice?? não é o google assistant??
Eu saquei o relatório completo e este estudo está um pouco estranho.
O Google Assistant não é mencionado uma única vez. Em vez disso existem 4 produtos separados da Google: Allo, Now Launcher, Google Home e Google Text-to-Speech, com um total de 25,6 milhões de utiizadores.
A Cortana tem 700 000 e a Alexa 2.6 milhões.
Se não te importas, será que podias indicar como se pode obter o relatório completo?
No final do artigo tens o link para a fonte, onde existe a opção “Download Report”.
Tens apenas que preencher um pequeno formulário e indicar uma conta de e-mail “profissional”, ou seja, não pode ser do @gmail.com, @outlook.com ou @icloud.com.
obrigado
parece mesmo muito estranho no mínimo.
nem vale a pena considerar um estudo destes …
Seria bom saber como é que eles obtêm estes dados, a que situações concretas é que correspondem (apenas interacção por voz?, ligação à internet?). Será por menor interesse das pessoas ou por mudanças no Siri e sistema terem alterado necessidades ou capacidade da metodologia para medir?
Eu gostava era de saber de onde vêm é dados completamente falsos de muitos “estudos” que andam para aí, mas como convém o resultado a muita gente, já não dizem…
também partilho da opinião que o facto de dar trabalho fazer uma acção para depois ela perguntar o que é e etc.. etc. etc. ainda não entrou bem na nossa forma de querer utilizar os dispositivos. Se fosse uma assistente pessoal com mamas grandes projetada em holograma 3d.. aí virava tudo do avesso e a malta até fazia o pino para ela nos vir assistir…
Fogo de artifício … mas o Google assistant no S8 está bem mais inteligente, mas mesmo assim é para portuguesas rápidas e melhor em inglês
Pois é fogo… as únicas pessoas que vejo a falarem bem do assistant são os fanboys ferrenhos, a maioria detesta e desactiva para poupar bateria.
A minha experiência, curta, com a CORTANA, tem sido uma desilusão, pois, além de falar em PT-Br, 80 ou 90% das vezes senão mais não percebe a linguagem e escreve a minha questão conforme entende, ou seja, mal. Torna-se bem mais rápido ser eu a realizar a acção pretendida. Seria deveras útil se ela entendesse a lingiagem, nomeadamente realizar chamadas durante a condução. Mas com a crescente queda do W10m não creio que seja desenvolvida, muito menos em PT-pt. Ainda assim, não opto por outro SO, por esta ou outra razão que seja.
Infelizmente tenho o Android 7 e não tenho o Google Assistent 🙁
O Google Assistant ainda só está disponível em algumas línguas e, infelizmente, português de Portugal ainna não é uma delas.
No meu caso (Nexus 6P), coloquei a linguagem do sistema em inglês para conseguir aceder.
Ok, obrigado, vou tentar 😀
A sorte dos concorrentes da Google é a Google ter… problemas.
Apps de mensagens tem para aí uma dúzia, obviamente todas incompatíveis entre si.
Assistentes digitais tem uns 3 ou 4, todos mais ou menos a mesma coisa mas todos ligeiramente diferentes e, claro, incompatíveis entre si.
E isso para não falar que boa parte das novidades só funcionam para as 2 pessoas que já têm a última versão do Android…
Pode ser que um dia aprendam, mas como o negócio deles é vender publicidade e está a correr muitíssimo bem, pode ser que não.
E a passar toda a gente pela direita a grande velocidade vem a Amazon.
Eu gostaria de obter. O assistente virtual
sirir ela e muito boa eu gostei.
Seria posivel estar no playstore?
Só quando for PT-PT!!