Quantcast
PplWare Mobile

Poderá a GPU do Apple M1X ser comparada a uma GeForce RTX 3070 mobile?

PUB

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Tadeu says:

    Não parece de todo provável que ultrapasse o RTX 3070 mobile.
    O GPU da Apple teria que ser 6 vezes mais potente que o do M1 para se equiparar ao RTX 3070…
    Um GPU de 32 núcleos seria no máximo dos máximos 5 vezes mais potente que o M1, assumindo que a Apple melhorava a microarquitectura do GPU, de modo que não iria conseguir chegar aos “6 vezes”! Talvez com 32 núcleos pudesse competir nalguns jogos e aplicações, pela forma como a API Metal e a memória funcionam, mas duma forma geral deve ficar aquém. Contudo, é bem verdade que deverá consumir muito menos energia e ser bem mais fácil de gerir termicamente.

    • IDroid says:

      Tens razão, 5 vezes é menos que 6, mas isso já são preciosismos. É um valor suficientemente próximo para não fazer diferença.

      O que faz diferença, como bem dizes, é o consumo significativamente menor de energia, isso sim uma grande vantagem para dispositivos móveis.

      • Tadeu says:

        Não diria que é um preciosismo já que fui optimista quando falei em 5x, o que já representa uma diferença de cerca de 20% em performance.
        com 32 núcleos seria apenas 4x maior em tamanho… para chegar aos 5 teria que haver um ganho extra de 25% por nova tecnologia, o que não será fácil de obter.

        • IDroid says:

          Quando disse preciosismo foi tendo em conta a performance juntamente com o gasto energético. 20% por si só não é irrelevante, mas juntando este valor a menos de metade do consumo energético torna a proposta muito interessante.

          • iDroid says:

            Neste site preconizam que o Mac pro poderá ter 64 ou até inclusivamente 128 núcleos GPU, no final deste ano ou no início do próximo: https://www.google.pt/amp/s/www.italy24news.com/News/amp/58729

            Isso sim,será algo muito interessante.

          • Tadeu says:

            tendo em conta que o 3070 não é o topo de gama não sei se isso torna tão interessante! Poderá ser bom para alguns utilizadores por melhor performance por watt, mas para outros o menor consumo pode não justificar a diferença.

            É verdade que já se fala há alguns meses dum GPU com 128 núcleos… Tal coisa seria um “monstro”, deveria quase de certeza deixar as alternativas a alguma distância, e isto com um GPU que seria significativamente mais pequeno e com menor consumo do que o RTX 3090 – dependendo claro da Apple não fazer “borrada”!

  2. Samuel MG says:

    Não vale a pena irem em coisas que os youtubers dizem. Quando sair é que se vai vez se é potente ou não 🙂

  3. Silvio pinto says:

    Se depender do marketing… estes M1 agora são o melhor que há

  4. lapizazul says:

    Hoje é 1ºde Abril?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.