Poderá a GPU do Apple M1X ser comparada a uma GeForce RTX 3070 mobile?
Ninguém duvida do poder dos equipamentos da Apple. E com a evolução dos componentes, a marca da maçã consegue oferecer aos seus consumidores produtos com um maior desempenho.
De acordo com rumores recentes, a possível GPU do chip M1X da Apple poderá ser comparável à placa gráfica Nvidia GeForce RTX 3070 mobile.
A Apple é uma empresa focada em levar a melhor experiência aos seus utilizadores. E desde o momento em que se dedicou ao desenvolvimento dos seus próprios chips de processamento, toda esta missão se tornou ainda mais séria.
Neste sentido, os rumores indicam que o próximo SoC M1X da Apple será uma verdadeira surpresa. Não só ao nível do CPU, mas também no que toca ao processamento gráfico.
M1X da Apple pode estar ao nível da GeForce RTX 3070 mobile
À semelhança do que se passou com a troca dos processadores Intel pelos da Apple, a marca da maçã também poderá estar a preparar-se para dizer adeus à parceria com as fabricantes de chips gráficos AMD e Nvidia.
De acordo com as notícias, o Apple M1 de 8 núcleos superou a Nvidia GeForce GTX 1050 Ti. Mas os rumores mais recentes, indicam que o novo SoC M1X da maçã contará com um significativo aumento no desempenho gráfico graças aos 32 núcleos no máximo. Neste sentido, este novo chip gráfico poderá mesmo equiparar-se à GeForce RTX 3070 mobile. E enquanto a placa da Nvidia tem um consumo de 93W, a GPU da Apple poderá reduzir esse valor para mais de metade, ou seja, 40W.
O rumor foi revelado pelo youtuber Dave2D, com base na análise das possíveis especificações deste SoC.
De acordo com as expetativas, a Apple poderá anunciar os seus novos MacBook Pro a partir desta segunda-feira, no evento WWDC 2021. Assim, e caso se concretize, então alguns dos rumores poderão, ou não, confirmar-se.
Este artigo tem mais de um ano
Não parece de todo provável que ultrapasse o RTX 3070 mobile.
O GPU da Apple teria que ser 6 vezes mais potente que o do M1 para se equiparar ao RTX 3070…
Um GPU de 32 núcleos seria no máximo dos máximos 5 vezes mais potente que o M1, assumindo que a Apple melhorava a microarquitectura do GPU, de modo que não iria conseguir chegar aos “6 vezes”! Talvez com 32 núcleos pudesse competir nalguns jogos e aplicações, pela forma como a API Metal e a memória funcionam, mas duma forma geral deve ficar aquém. Contudo, é bem verdade que deverá consumir muito menos energia e ser bem mais fácil de gerir termicamente.
Tens razão, 5 vezes é menos que 6, mas isso já são preciosismos. É um valor suficientemente próximo para não fazer diferença.
O que faz diferença, como bem dizes, é o consumo significativamente menor de energia, isso sim uma grande vantagem para dispositivos móveis.
Não diria que é um preciosismo já que fui optimista quando falei em 5x, o que já representa uma diferença de cerca de 20% em performance.
com 32 núcleos seria apenas 4x maior em tamanho… para chegar aos 5 teria que haver um ganho extra de 25% por nova tecnologia, o que não será fácil de obter.
Quando disse preciosismo foi tendo em conta a performance juntamente com o gasto energético. 20% por si só não é irrelevante, mas juntando este valor a menos de metade do consumo energético torna a proposta muito interessante.
Neste site preconizam que o Mac pro poderá ter 64 ou até inclusivamente 128 núcleos GPU, no final deste ano ou no início do próximo: https://www.google.pt/amp/s/www.italy24news.com/News/amp/58729
Isso sim,será algo muito interessante.
tendo em conta que o 3070 não é o topo de gama não sei se isso torna tão interessante! Poderá ser bom para alguns utilizadores por melhor performance por watt, mas para outros o menor consumo pode não justificar a diferença.
É verdade que já se fala há alguns meses dum GPU com 128 núcleos… Tal coisa seria um “monstro”, deveria quase de certeza deixar as alternativas a alguma distância, e isto com um GPU que seria significativamente mais pequeno e com menor consumo do que o RTX 3090 – dependendo claro da Apple não fazer “borrada”!
Não vale a pena irem em coisas que os youtubers dizem. Quando sair é que se vai vez se é potente ou não 🙂
+1
O chip terá que ser gigante e é muito improvável.
na verdade não tem que ser gigante! O chip que é falado deverá ter cerca do dobro da área do M1, e será menor do que o GPU RTX 3070, com quase metade da área desse.
Se depender do marketing… estes M1 agora são o melhor que há
Hoje é 1ºde Abril?