Phil Schiller da Apple já em 2011 sugeria que as comissões da App Store baixassem para 20%
A novela que tem como protagonistas a Apple e a Epic Games está ao rubro. Nos últimos dias, muitas têm sido as revelações feitas em trono deste caso, com a Epic a acusar, por exemplo, a marca da maçã de ter uma margem de lucro com a App Store a chegar aos 78%.
Relativamente às comissões da Apple há agora um dado novo que coloca Phil Schiller como personagem essencial nesta história. O executivo da Apple, há 10 anos, já teria sugerido uma diminuição das comissões de 30% para 25% ou mesmo para 20%.
Phil Schiller, o executivo da Apple responsável pela App Store, levantou a possibilidade da empresa reduzir a sua comissão de 30% para 25 ou mesmo 20% em 2011, em resposta à concorrência. Esta sugestão foi dirigida ainda ao Steve Jobs, que acabaria por falecer poucos meses depois, e a Eddy Cue, através de um e-mail.
Até agora confidencial, este e-mail foi tornado público na sequência da batalha legal entre a Epic Games e a Apple.
Achamos que nossa divisão 70/30 durará para sempre?
A mensagem começa então com Phil a questionar se se considera possível manter a divisão da venda de apps numa proporção de 70/30, com a Apple a ganhar receber então a comissão de 30%.
Eu penso que um dia teremos desafios suficientes de outra plataforma ou soluções baseadas na web para querer ajustar o nosso modelo
Com base nesta ideia, reforça ainda que para reduzir as comissões, a Apple deverá partir de uma posição de domínio e não de cedência, numa posição de fraqueza. Assim, acrescenta que quando a Apple estiver a ganhar com a App Store mais de mil milhões de dólares de lucro anual, deverá rever a sua comissão.
Ainda anexado a este email existe um artigo datado do mesmo dia de envio do The Wall Street Journal, onde é debatida a possibilidade de programadores apostarem nas web apps para fugir às comissões impostas pela Apple.
Este foi, de certa forma, o método usado pela Epic quando decidiu oferecer compras dentro da app Fortnite diretamente do seu serviço, sem passar pela App Store. Assim, estava a oferecer um preço mais acessível aos seus jogadores e não estava a dar nenhuma comissão à Apple. E daí, todo o processo que já conhecemos...
As comissões cobradas pela Apple e os lucros
A Apple não assume publicamente em momento algum quais os lucros que tem com a App Store e, por isso, não se sabe se já atingiu os tais mil milhões de dólares. No entanto, uma análise da Sensor Tower aponta que, em 2020, a Apple obteve um lucro com a loja de 22 mil milhões de dólares e já sabemos que a Epic afirma que os lucros da Apple podem atingir os 78%.
De relembrar que, atualmente, a comissão da Apple encontra-se nos 15%, tendo esta redução acontecido já no período de turbulência e guerra com a Epic, em meados de novembro do ano passado.
Este artigo tem mais de um ano
A Apple tem 0 respeito pelos clientes. Aquela gestão só vê euros.
A Apple não tem clientes… Tem um rebanho
Por isso é que atualizam o iphone dos clientes durante 5/6 anos.
se estás completamente fechado no ecossistema, que remédio têm eles a não ser atualizar… “ah e tal o meu android só atualizou durante 3 anos”, faz como eu, atualizou até ao android 7 oficialmente, e eu aqui com android 10… se precisares de dar mais vida ao teu iphone depois daqueles anos, vais instalar o quê? um pontapé no cu, e compra outro se quiseres…
PS: se bem que tanto android como iphone com 5 ou 6 anos… só a bateria deve ser um espetáculo lol
minha namorada o ano passado comprou o iphone 11 (salvo erro) porque o anterior dela (iphone 8?) com 4 anos, a bateria foi à vida… de que serve os updates por 5/6 anos se o hardware não dura isso? obviamente não são todos, porque há de haver utilizadores para quem dura 1 ano e outros para quem dure “uma vida”, mas regra geral eu diria que a cada 4, máximo 5 anos, a maioria troca de telemóvel… procure a esperança média de vida de um smartphone e verá que até é de 2.5 anos, bem abaixo daquilo que eu disse
trocou por 1 11 porque quis, porque ficava mais barato uma bateria nova
O problema não e comissão, a questão e não haver alternativas a appstore dentro no IOS.
Se houver concorrência, naturalmente as margens baixam.
Por exemplo, se a Microsoft começar a cobrar uma comissão sobre as vendas em todas as app que correm no Windows, sem a possibilidade de concorrência, isso teria um enorme impacto…..
E não há alternativas porque dessa forma a Apple iria perder milhões diariamente… Assim, por causa da “segurança” até apps que são totalmente grátis do Android custam 2€. Tudo em nome do cli€nt€…
Quem se mete com a Apple tem de ter dinheiro no bolso. Quem pretender publicar uma app na Apple tem de subscrever por um valor bem mais alto que na Google, tem de pagar anualmente ao contrário da Google, tem de ter um equipamento Apple que é baratinha…senão não consegue utilizar o Xcode… isto é sugar até ao tutano
Existem varias alternativas, é so inveja, a epic quando contornou o sistema da app store nao oferecia os jogos gratis aos seus utilizadores, a google, amazone e ms também cobram 30% e ninguém diz nada, força apple bloqueia esses grunhos, mostra-lhe o que vales a esses otarios.
O problema não é cobrar os 30%. Até podia ser 50%.
A questão aqui é que tanto no Android, Amazon, MS, não obrigam que as apps de terceiros, sejam distribuídas exclusivamente pela sua loja.