Obama anula proibição de venda de produtos Apple no país
O veto a uma deliberação do ITC é uma decisão rara, uma arma que a Casa Branca pode usar, mas, a última vez que uma administração presidencial usou o poder de veto de uma decisão do ITC foi no ano de 1987. O problema decorria há algum tempo, começando um pouco de trás. Tudo veio na sequência do processo judicial que a Apple e a Samsung travavam em vários países onde a multinacional norte-americana poderia ficar impedida de comercializar os primeiros modelos do iPhone e do iPad, fabricados na Ásia.
Isto porque a Comissão Americana do Comércio Internacional (USITC) chegou à conclusão, após provas apresentadas pela Samsung, que alguns modelos da Apple violam patentes da Samsung. É o caso do iPhone 3, do iPhone 3GS, do iPhone 4 e dos tablets iPad e iPad 2.
Neste caso e após deliberação deste organismo, a empresa de Cupertino ficaria impedida de importar e comercializar estes modelos, que foram fabricados na Ásia, nos Estados Unidos, que é apenas o seu principal mercado.
Claro que relativamente a esta questão, a preocupação da Apple não devia ser muita, até porque as últimas versões dos dispositivos, nomeadamente o iPhone 5 e o iPad 4, não estão abrangidas pela decisão da USITC, porque já não usam as tecnologias protegidas pelas patentes em causa.
O processo referia também que tal restrição/ proibição teria início já dia 4 de agosto, hoje precisamente. Numa primeira análise, esta situação poderia trazer à Apple milhões de dólares de prejuízos e, por consequência, aos seus parceiros, como à AT&T que têm o iPhone 4 como um dos mais vendidos, sendo um dos equipamento mais solicitados, pelo baixo preço e tendo em conta as fantásticas especificações.
Os equipamentos em causa teriam de desaparecer de imediato das prateleira e das ofertas desta operadora e de todas as outras que também têm este smartphone como produto vendável.
Só assim Barack Obama poderia vetar esta decisão e impedir que os produtos da Apple fossem banidos em território norte americano.
Esta decisão do ITC poderia ser anulada, num ato raro... mas que já aconteceu. A última vez que uma administração presidencial vetou uma decisão do ITC foi no ano de 1987. Neste veto pesam as alegações da Apple que alega que a marca coreana, em relação às patentes, firmou um compromisso de as comercializar de forma acessível, e não usar as mesma de forma discriminatória numa concorrência desleal.
As causas da decisão do ITC estão também a ser analisadas pelo Departamento da Justiça e pela Comissão Federal do Comércio (FTC) que estariam a avaliar os prejuízos desta "guerra".
Obama anula proibição de venda de produtos Apple no país
Barack Obama, tinha 60 dias para vetar, ou não, esta proibição. Depois dos factos passados, o Governo de Obama anulou a decisão da Comissão de Comércio Internacional que, como foi referido, proibiu a venda de modelos mais antigos de iPhone e iPad nos Estados Unidos.
Esta decisão foi apresentada por Michael Froman, representante de Comércio dos Estados Unidos, que anunciou o veto por carta à Comissão de Comércio Internacional (USITC). Este justificou a decisão com os "efeitos das condições competitivas na economia dos EUA e nos consumidores norte-americanos". No entanto, Froman referiu que se a Samsung quiser pode continuar a batalha na justiça. O que pode querer dizer que esta novela ainda não teve um final.
Ambas as marcas já se prenunciaram sobre esta decisão.
A Apple publicou a seguinte informação:
A Apple elogiou o governo de Barack Obama por “resistir pela inovação” e acrescentou que a Samsung agiu mal ao “abusar do sistema de patentes dessa forma”.
Enquanto a Samsung referiu que:
Estamos desapontados que a USITC tenha decidido anular a ordem de exclusão do ITC. A decisão do USITC reconheceu corretamente que a Samsung tem negociado de boa fé e que a Apple se tem mantido relutante em adquirir uma licença
Disse a empresa, em comunicado.
Esta guerra está longe do fim! Existem muitas contendas entre ambas e em vários pontos do globo, mas no mercado norte americano, a Apple é muito forte, mesmo para os interesses do próprio país, conforme este veto veio demonstrar.
Este artigo tem mais de um ano
Ambas as empresas são ridiculas, nenhuma inova e mesmo assim continuam a ser os reis das patentes, só ai é que querem ganhar dinheiro e até deixam de se importar com os clientes…
Nenhuma inova??????
Ok o melhor será voltar a era dos pda s com “pen”!!!
Desde a fama excessiva com os iphone e galaxy´s não têm feito nada de jeito apenas guerra entre as duas marcas… enquanto isso nokia, nexus e htc estão a ficar muito melhores e não andam com paneleirices.
Nokia e HTC fizeram acordos com uma dessas(APPLE) que chamas ridículas para poder usas essas patentes que não são inovação nenhuma!!! 🙂 🙂
Patentes essas que não são originárias da marca… só o fazem porque se não o fizessem tinham que andar a pagar multas ridiculas e a tirar os equipamentos do mercado que são muito melhores que dessas marcas pseudo-inovadoras.
+1
O Rochita só pode estar a brincar. Afinal o que é inovação para este gajo?
Inovação trata-se por oferecer melhor para os seus clientes cada vez que sai um produto novo, onde ficou essa inovação no s4 e no iphone5? No crescimento do tamanho? Só se for…
Bem, muito engraçado mesmo. A respeito do IPhone 5 concordo que foi uma “banhada”, mas o S4 trás muitas funcionalidades novas…
Sinceramente não gosto de ver o esquema de sII, sIII… gostava de ver estas marcas inovar e muito sempre que sai-se um produto novo e deixarem as guerras de patentes de lado pois isso só atrasa o desenvolvimento tecnológico, adorei aquela altura em que a nokia tinha a gama N, sempre que saia um novo era mesmo novo e sempre a inovar, agora é sempre mesmo design, sempre mesma coisa praticamente, e a nokia já começa a fazer o mesmo com os lumia…
Ai ai 🙂 Que promiscuidade interessante… 🙂
Se o mundo é justo ? Isso já nós sabíamos que não. Se uns são filhos e outros enteados? Isso já nós sabíamos que sim. Se a justiça funciona? Nós já sabíamos que às vezes sim. Se nós sabíamos que só certas empresas é que não podem violar determinadas patentes? Isso já é novidade 😀
Sem palavras…
“Oh, say, does that star-spangled banner yet wave O’er the land of the free and the home of the brave?”
cheguei a esta parte e parei de ler:
“A Apple elogiou o governo de Barack Obama”
és tu pdf?
… é o que sempre digo “pimenta na regueifa dos outros é refresco”
A samsung violou a lei de não ser uma companhia Americana.
Fica-se então a perceber que as patentes servem para banir produtos na América, se este produtos não forem americanos.
Os asiáticos precisam da produção americana. Sem ela os coreanos, chineses e tailandeses passam mais fome ainda. O sonho americano é muito forte.
O mundo respira esse sonho, a Europa está velha e caduca, o Japão marcha com o seu aliado americano e os russos potrificam na corrupção bélica no médio oriente.
O mundo vive em torno dos estados unidos. Ponto.
depois queixam-se que as torres vão a baixo, julgam-se os senhores do mundo e estas atitudes em total desrespeito de leis internacionais mostra da forma que os EUA merece muito mal, a verdade é que pagam uns por outros mas a vida é mesmo assim, nos (Portugueses) também estamos a pagar por asneiras que o nosso governo fez.
Independentemente do ponto de vista tecnológico, desejar o mal a seres humanos iguais a nós tal como o Paulo fez só se pode ser mesmo de uma besta de pessoa…e das quadradas.
Sinceramente tenho vergonha de partilhar a mesma nacionalidade com tal gente.
Quanto à noticia em si, estava mais que claro que isto iria acontecer…estamos a falar de uma das maiores empresas dos USA e sinceramente eu fazia o mesmo.
Alem disso temos a AT&T que é importantissima para os USA e respectivo governo (por questões mais claras e outras mais off-the-record).
E ponto, chegou e disse e os outros que metam a viola no saco porque o sr já disse tudo o que havia para dizer. Faltou dizer que metade da dívida externa dos eua está nas mãos dos… chineses.
Mas também é verdade que os chineses estão no comércio mundial porque o americanos “deixam”, pois sabemos que os chineses não respeitam normas nem políticas de segurança.
Agora todos sabemos que o tal sonho americano que o Gilberto fala, de facto é a realidade.
Mas neste caso é muito mais que isso, estão SÓ em causa duas das mais fortes empresas americanas, a Apple e a AT&T e isso faz muito ao caso.
Por falar em Chineses, Vítor M, esta notícia sobre a Apple não publicaste tu:
http://visao.sapo.pt/imagens-mostram-condicoes-degradantes-em-fabricas-da-apple=f743502
Que ingénuo.
Achar que os chineses estão reféns do consumismo americano é ridículo.
Existe um economista chamado Peter Schiff que fala disso, procura no youtube.
Numa ilha existem 4 asiáticos e 1 americano. Um asiático vai pescar, o outro vai caçar, o outro vai buscar água potavel, o outro faz as ferramentas e utensílios para os outros e o americano não faz nada. No final da noite os asiáticos preparam a comida o americano come e eles comem as migalhas.
Segundo se diz este americano é fundamental para a economia da ilha. E se os asiáticos expulsarem o americano estão condenados…
Pois claro…
Era engraçado a marca de fora de certa forma expulsar a marca da propria casa, metaforicamente falando, mas era engraçado ver isso lol
Corrupção à vista desarmada
Hehehe corrupção? Então se é uma “ferramenta” legal é corrupção?
Lembra-te, estão em jogo as duas mais poderosas empresas americanas, a Apple e a AT&T 😉 e isso não há ninguém que tenha mão neste mundo.
O Obama tinha essa oportunidade e não tinha escolha, quando estava a AT&T na “jogada”, esta empresa de comunicação é muito importante para os “states” 😉
Hehehe vocês têm de ler mais para perceber o que de facto está aqui em jogo e a Samsung é apenas um peça nesta engrenagem e só esteve a gastar dinheiro neste processo, pois nos Estados Unidos nunca poderá ganhar à Apple, assim como conseguiu banir da Ásia algumas estratégias da Apple (segundo dizem), portanto… com ferros matas… com ferros morres, a Samsung estava à espera de quê? Milagres não? 😀
A Samsung estava à espera de justiça, que é algo que os EUA desconhecem. A Apple anda a lutar por patentes como o rectângulo de cantos redondos e a roubar patentes aos outros – “Quer dizer, Picasso tinha um ditado que afirmava: ‘Artistas bons copiam, grandes artistas roubam’. E nós nunca sentimos vergonha de roubar grandes ideias.” – Seteve Jobs, falando em relação ao Assalto ao Xerox Parc, mais um ROUBO da Apple (ver wikipedia, Steve Jobs). Grande Apple…
“que é algo que os EUA desconhecem”…
Tens a tua razão, mas não são os coreanos que vão ensinar nada aos americanos sobre justiça, verdade? 😀
A Coreia do Norte não vai certamente, mas não é dessa Coreia que falamos… 😉
Adorei a parte em que a Apple diz “Samsung was wrong to abuse the patent system in this way.”.
word
Gosto bastante dos produtos Apple e tenho alguns, mas essa frase fez rir imenso. No fundo recordou-me o acórdão do tribunal do Porto, juntando alegria, álcool e trabalho no mesmo parágrafo. 😀
Se violou patente só tem de pagar pelo uso!
Saudações
Estou chocado com a decisão! 😉
É… era isso, ou o Tio Tim não começava a produzir nos USA e em países da NATO (como o Brasil). 😀
no comments
Este presidente é mesmo cheio de double standarts. Se fosse ao contrário dizia logo que não e que era absurdo.
Acho que é bem justo… afinal, copiar cantos arredondados é muito mais grave…
Vergonhoso!
Vindo do pais da liberdade e dos justos é mais que previsível.
Afinal quem anda a imitar quem?
Afinal a Apple também plagia…
Plágio é o nome do meio da Apple 😉
Yes, we can!
Mai nada!
E ridiculo esta decisao… Cheira-me e que a Apple pagou “uns copos” ao obama…
yes! he can up the ass and spread the Apple frangrancy!
An hero, yes!
yes. I’m portuguese yes!
put other yes, yes!
fyw
Xiiiii tantos haters!!!
“a Comissão Americana do Comércio Internacional (USITC) chegou à conclusão, após provas apresentadas pela Samsung, que alguns modelos da Apple violam patentes da Samsung.” Que tipo de patentes não foi dito.
“Michael Froman (…) justificou a decisão com os “efeitos das condições competitivas na economia dos EUA e nos consumidores norte-americanos”.
Sinceramente acho que quem queria perceber os motivos ficou na mesma. Basicamente é: em alguns modelos de iPhones e iPads a Apple utilizou tecnologia abrangida por uma “patente de standards essenciais” (SEPs) de telecomunicações, que deveria disponibilizar a todas as empresas numa base “justa, razoável e não discriminatória” (FRAND). A Samsung pediu um preço pela patente que a Apple não aceitou. A Samsung conseguiu que a Comissão Americana do Comércio Internacional (é uma comissão independente, mas não é um tribunal) proibisse a importação desses modelos.
O que a administração americana disse é – isso de banir a importação de produtos com base em patentes de standards essenciais e na falta de acordo sobre pagamento de licenças FRAND só pode ser aplicada em situações muito restritas, o que não era o caso. A Samsung, se quiser, que apresente o caso nos tribunais.
Só um pormenor, muitas das grandes empresas, entre as quais a Google vinha a reclamar, sobre os banimentos, uma posição coincidente com a que tomou o governo americano. A decisão (em inglês): http://www.ustr.gov/sites/default/files/08032013%20Letter_1.PDF
Ok, complementas a informação, com detalhe nesse ponto.
Dia 9 a mesma Comissão (USITC) tem que decidir sobre produtos da Samsung, se violam ou não patentes da Apple.
Se decidir que sim e, desta vez, banir produtos da Samsung, novamente Obama tem 60 dias para vetar (ou não) a decisão da Comissão.
Se vetar vai ter aplausos dos que agora o acusam 😉
http://usfinancepost.com/itc-postpones-decision-over-samsungs-supposed-infringement-of-apple-inc-patents-4444.html
Benchmark, não entrei nesse campo porque já foi discutido esse assunto em tantos posts anteriores, mas fizeste bem em dissecar sinteticamente o ponto.
Obrigado.
EUA, a maior ditadura do Mundo. O Tribunal proibiu? A gente anula. Não se podem torturar prisioneiros? Abre-se uma prisão num “paraíso” de direitos humanos. A malta pensa que tem os direitos assegurados, mas nós interceptamos todas as comunicações de toda a gente.
Ao menos nas ditaduras assumidas não existe este cinismo. Sabemos com o que podemos contar….
Já para não falar nos Chicago Boys…
Mas todos perseguem o raio do sonho americano!!!
Afinal o que é o sonho americano de que todos falam?
É que qualquer pessoa que tenha uma ideia, pode vir a ser bem sucedido e ganhar muito dinheiro. E com base de muitas coisas que inventam por lá, acredito claramente nessa expressão, ex: Vi num documentário, malta a ganhar dinheiro a vender cerveja… com sabor a donuts… Isto só mesmo nos USA.
Pesquisa um pouco… usa o Google, mais um produto americano, ou o Bing, outro produto americano, no Windows, outro produto americano, ou num Mac, outro produto americano. Se queres Linux, que é um “derivado” do Unix, outro produto americano.
Claro que estás a usar a Internet, outro produto americano, mais concretamente a www (world wide web), outro produto americano. Com um pouco de sorte usas um processador Intel no teu computador, outro produto americano e se puxar pela sorte ainda tens um disco Western Digital ou um Seagate, produtos americanos.
Isto para não irmos ao mais ínfimo pormenor da questão: esse rato que usas, a tecnologia implícita, sim sim, é americano o inventor desse dispositivo que tens na mão.
Já agora não me digas que a tua impressora é uma HP ou uma Epson???
E vê lá se o teu carro, ou o carro do teu pai não é um Ford 😉
Mas antes disso, vai lá pesquisar o que será o sonho americano. 😀
Vejo para aqui gente a falar e não faz ideia que vive da maneira que vive devido aos americanos. Se fossem justos como os europeus ( nao tem hipotese de agir de outra forma)estavam na pocilga como a europa ou melhor portugal e Grécia.
A atititude oboma é mais que justificada, fazia sentido deixar a samsung extrair dinheiro dos EUA?
Faz sentido os chineses pela EDP extrair dinheiro de portugal?
Estas multinacionais são autenticas maquinas de extrair dinheiro dos paises onde vendem os seus produtos.
A WWW (world wide web) não é um produto americano; foi desenvolvida por Tim Berners-Lee, um físico inglês (e actual director do World Wide Web Consortium), para o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, situado na suíça) em 1990 e disponibilizada às massas em 1991. A world wide web é, portanto, um produto europeu.
“mais concretamente a www (world wide web)”
Pensava que o CERN ficava na Suíça…
Além disso, pensava que Timothy John Berners-Lee era britânico.
Nem tudo é sonho americano.
DARPA foi quem criou a www 😉
Não!
A DARPA criou a precussora da Internet, a DARPANET.
Mas como bem sabes, a WWW é apenas uma parte da Internet.
Não quero tirar mérito aos EUA no desenvolvimento mundial, porque o têm. Não podemos é dizer que eles fizeram tudo porque não é verdade.
Não. A DARPA não criou a WWW.
Isso é o chamado mito americano. ;D
O ITC não é um tribunal..É uma agencia de comercio! Se fosse um tribunal o Obama não podia vetar! Mas nos tribunais nem a Samsung nem a Motorola/google estão/vão conseguir banir o iphone com base em Patentes standard, nem nos EUA, nem na Europa nem na china… nem na coreia do sul 🙂
É interessante terem pegado nesta noticia, mas terem passado à frente outras recentes como:
– “Apple vai ter de abrir iBooks à concorrência”;
– “Apple (novamente) acusada de não proteger trabalhadores chineses”.
“A Apple elogiou o governo de Barack Obama por “resistir pela inovação” e acrescentou que a Samsung agiu mal ao “abusar do sistema de patentes dessa forma”
Fiquei a saber hoje que a Apple tem um sentido de humor muito apurado, e também não tem vergonha na cara.
Mais uma vez “Samsung agiu mal ao abusar do sistema de patentes dessa forma”
Eles disseram mesmo isso?
E mais uma facada na cabeça dos coreanos…abusadores, a samsung é que copia a apple de todas as formas possiveis e ainda queriam agora prejudicar a Apple…e era! Chorem meninos, a Apple ganha sempre em tudo, não vale a pena, Samsung sucks! Grande Barack Obama, a defeder as grandes empresas que realmente inovam e não os coreanos e chineses que se limitam a copiar e fazer telemoveis de plastico!
Os chineses estão no comércio mundial porque o americanos “deixam” e todos nós sabemos que os chineses, aliás, asiáticos não respeitam minimamente as normas nem as políticas de segurança!
Era banir tudo o que fosse produtos asiáticos da Europa e dos eua (excepto os jogos video xD) loool
O Habitual, os meninos de Cupertino começaram a guerra de patentes, mas quando esta começou a correr mal, foram-se queixar ao papá…
…e o papá faz a vontadinha aos meninos…
Atenção, repara bem quem começou a guerra das patentes. Olha que a Apple já teve que pagar bem à Kodak e esta guerra de patentes não foi a Apple que começou.
Foi a Apple que intensificou, isso sim, mas foi quem começou a pagar caro esta guerra.
Também foi a que investiu muito. Mas vasculha o passado para veres quem começou 😉
Aparte de tudo, fico parvo com a quantidade de pessoas, que esperaria eu, fossem inteligentes, a fazerem tamanha campanha contra uma dita empresa.
Leio comentários a falar de ditaduras, mas todos usam serviços da Google… Um bocadinho de pesquisa e cultura não vos fazia mal nenhum… Informem-se sobre o que a Google anda a levar por tabela por causa de privacidade e afins.
Falam de ditaduras mas “todos” usam Windows, bla bla bla… Podia estar aqui o dia todo…
Mas o mais incrível no meio disto tudo é ver pessoas a DESEJAREM que a Apple seja banida e principalmente que a Apple acabe. Vocês, pessoas “inteligentes”, se realmente o fossem, deixavam estas coisinhas rolar e preocupavam-se mais com coisas de cá… Eu uso iPhone, Android, Linux, Windows e Mac OSX. Cada um deles tem as suas vantagens e as suas desvantagens.
Se concordo com tudo da Apple? Não. Se concordo com tudo da Google? Claro que não… Pah, cresçam….
Agora uma analogia para terminar:
Fico realmente estúpido a ver ignorantes a querer que a empresa Apple seja punida, banida, fechada e mais uns quantos #”$”#%#$%. Ou seja, essas são as pessoas que da mesma forma olham para o futebol e desejam que Porto ou Benfica desapareçam… Se pensassem bem (para alguns é difícil pensar quanto mais bem…), se o Porto acabar, o futebol português enfim… Se o Benfica desaparece o futebol Português desaparece do mapa.
Da mesma forma, se a Apple cai, tudo cai… Se a Samsung cai, alguma coisa há-de cair…
Divirtam-se… Se há coisa que detesto são “haters”… Sejam de quem for…
É por isso que o povinho nunca irá a lado nenhum… Santa Paciência!
Subscrevo
Por acaso os EUA estão a ser muitíssimo mais tolerantes com a Samsung do que a Comissão Europeia.
O que a Samsung fez nos EUA contra a Apple fez na Europa – pedido de banimento de importações (ou injunção proibindo a comercialização, no Brasil diz-se “liminar”) – por a Apple se recusar a pagar o que a Samsung pedia pelas licenças/royalties de “patentes de standards essenciais” (SEPs) de telecomunicações que, para serem aprovadas, obrigam o seu detentor a disponibilizá-las numa base “justa, razoável e não discriminatória” (FRAND).
Na Europa valeu-lhe uma investigação da Comissão Europeia por abuso de posição dominante – ou seja, por poder estar a recusar-se a licenciar à Apple essas patentes em condições FRAND e, ao mesmo tempo, nos tribunais de vários países, estar a pedir a proibição da comercialização de produtos da Apple.
A coisa estava mal para o lado da Samsung porque a Apple tinha-se comprometido a pagar pelas licenças o preço que fosse fixado por um Tribunal alemão. Como a multa seria pesada, à cautela, a Samsung retirou dos tribunais de países europeus todas as ações contra a Apple baseadas em patentes “SEPs”. Na fase actual as negociações com a Comissão Europeia ainda continuam.
O problema aqui é sempre o mesmo – é condição para a aprovação de uma patente “SEP” de telecomunicações que o seu detentor a licencie em condições FRAND, a todas as empresas, mas não é fixado o preço, apenas se diz: “negoceiem em condições FRAND”. Assim, é fácil as empresas não se entenderem. É o que tem vindo a acontecer. A última empresa que, recentemente, foi acusada pela Comissão Europeia de estar a abusar da sua posição dominante em patentes “SEP” foi a Motorola, que se sujeita a uma multa pesada, exactamente na mesma situação da Samsung. Portanto, a decisão da administração de Obama é perfeitamente lógica: a Samsung e a Apple não se entendem sobre os preços das licenças, a Samsung que faça queixa no tribunal que dirá quanto a Apple deve pagar, ou se a Apple não quiser pagar banem-se então os produtos, mas antes não.
Em boa parte dos comentários não estão a ver bem a coisa.
http://teste.gizmodo.com.br/apos-investigacao-samsung-deixa-de-processar-apple-por-certas-patentes-na-europa/
Só porque acho que é uma boa ideia para uma publicação 😉
http://www.theacsi.org/media-resources/press-release-smartphone-brands-2013
“como à AT&T que têm o iPhone 4 como um dos mais vendidos, sendo um dos equipamento mais solicitados, pelo baixo preço e tendo em conta as [negrito]fantásticas especificações.[/negrito]”
eerr… acho que não heim..
Mas não e obrigação do governo dos estados unidos, ou de outro pais, qualquer defender os seus cidadãos, automaticamente os interesses do pais?
Pena tenho que os governos portugueses não ajam da mesma forma.
Acho que sem pensar nisto se perde o “cherne da questão”.
Aquele abraco
As Coisas para a Samsung esta semana não correram lá muito bem!
http://www.fosspatents.com/2013/08/itc-orders-import-ban-against-samsung.html
E o melhor é não ficarem sentados á espera que o Obama intervenha, que o tipo de patentes são diferentes as da Samsung eram standard as da Apple não são! Logo é bom que tenham uma alternativa valida para as funções que usas as ditas patentes porque o resultado pode ser a Samsung ver o seu S4 entre outros ser banido nos EUA!