O seu filho usa o tablet muito perto dos olhos. Veja como ativar a Distância de ecrã
Nesta altura de férias, é comum vermos os pais deixarem os filhos brincar no tablet ou no telefone. No restaurante, na praia, em qualquer lugar onde os miúdos possam estar quietos, uns momentos para deixar os pais igualmente tranquilos. Mas, já repararam como o tablet está perto de mais dos olhos das crianças? Sabiam que se pode ativar no iPad e iPhone uma proteção ajuda na saúde ocular?
O que é a Distância do ecrã no iPad e iPhone?
A partir do iOS 17 e iPadOS 17, a Distância do ecrã está ativa por predefinição para crianças com menos de 13 anos que integrem um grupo de Partilha com a família. Contudo, nos outros casos, está desligada a função.
Visualizar algo, como um dispositivo ou um livro, perto demais durante um longo período de tempo pode aumentar o cansaço visual e o risco de miopia. A funcionalidade Distância do ecrã, em Tempo de ecrã, utiliza a câmara TrueDepth para detetar quando segura o iPhone a menos de 30 cm durante um longo período de tempo e recomenda que o afaste.
A Distância do ecrã pode ajudar as crianças a adotarem hábitos de visualização saudáveis, que podem reduzir o risco de miopia, e dar a pessoas de todas as idades a oportunidade de reduzirem o cansaço visual digital.
Como ativar a Distância de ecrã no iPad, iPhone e Mac:
- Abra a aplicação Definições no iPad, iPhone ou Mac;
- Clique em Tempo de ecrã;
- Localize e toque na definição Distância do ecrã.
- Se for a primeira vez que usa o recurso, será apresentado um ecrã inicial que explica a Distância de ecrã. Toque em Continuar;
- Verá explicações adicionais sobre como a Distância de ecrã funciona, e será ativado depois que toca no botão Continuar.
O que fazer se vir um aviso da Distância do ecrã
Quando segura o iPhone ou iPad demasiado perto do rosto, a Distância do ecrã cobre o ecrã com um aviso que impede de continuar.
Para remover o aviso, afaste o iPhone ou iPad para uma distância do rosto superior a 30 cm. Toque em Continuar.
Desativem mas é os miúdos deste tipo de equipamentos, que praga, estão a ser criados os primeiros acéfalos digitais
Deixem as crianças brincar com brinquedos reais.
Existem alguns riscos consideraveis em brincar com bonecos https://www.youtube.com/watch?v=zJpn4CY7MHk
Deixem de ser velhos do Restelo.
Estamos numa nova era e estes dispositivos não vão desaparecer, não faz mal começarem (depois dos 3 anos) a habituar-se ou ficarão para trás em relação a outros.
No entanto, sem dúvida que é importante limitar e bastante o tempo de utilização e ainda mais o controlar o acesso ao conteúdo.
Grande parte da população usa óculos graduados hoje em dia. Muito tempo a olhar para ecrãs.
Estas crianças vai ter problemas oculares graves no futuro.
Ficam para trás? Os iPads surgiram já eu estava nos 30s e não conheço nenhum miúdo que tenha crescido com um que lhe dê melhor uso que eu, só se for para joguinhos da treta.
Essa do ficar para trás é das mais absurdas que contam, se assim fosse quem tirou informática nos anos 80 e 90 nem teria lugar no mercado de trabalho por ter ficado para trás, que não existia e-mail, redes sociais, smartphones nem mesmo telemóveis… give me a break
Gostam muito de lhes dar tablets e telefones para não terem de os aturar. É triste….