O iOS 26 chegará à Europa sem algumas novidades e a culpa é da DMA
Quem usa o iPhone e vive na Europa, terá menos novas funcionalidades quando o smartphone for receber o iOS 26. Segundo informações recentes, a Apple não irá lançar algumas das novas novidades das funcionalidades do seu sistema operativo na Europa devido ao Digital Markets Act.
iOS 26 na Europa sem algumas novidades
A informação disponibilizada indica que o atraso no lançamento se deve às complicações decorrentes do cumprimento da regulamentação em vigor. A empresa de Cupertino acredita que seria muito difícil adaptar algumas funcionalidades do iOS 26 às expectativas dos reguladores da Europa. Isso obrigá-los-ia a adiar a implementação, algo que já aconteceu no passado.
Relativamente às funcionalidades do iOS 26 que não estarão disponíveis na Europa a partir de setembro, o relatório apenas menciona uma específica. É a opção "Lugares Visitados" no Apple Maps, que irá registar e criar automaticamente um histórico dos locais que visitou para referência futura.
Embora este seja o único recurso específico conhecido a ser adiado, não seria o único. A Apple considera outras funcionalidades que poderão não estar disponíveis na União Europeia quando o iOS 26 chegar a todos os iPhones compatíveis. Alegadamente trabalham para encontrar soluções e diminuir a diferença entre a Europa e o resto do mundo o mais rapidamente possível. No entanto, não se sabe quanto tempo levará.
Apple vai limitar o que dará ao iPhone
Assim, a Apple e a União Europeia voltam a entrar em conflito devido à Lei dos Mercados Digitais (DMA). Recorde-se que, ao abrigo desta legislação, a empresa de Cupertino foi obrigada a abrir parte do seu ecossistema, permitindo outras lojas de aplicações no iPhone e iPad, métodos de pagamento alternativos, acesso de terceiros ao chip NFC do iPhone e muito mais.
No entanto, a história não termina aqui. A empresa sustenta que a abertura do seu ecossistema de software e dispositivos pode comprometer a segurança e a privacidade dos utilizadores. Por sua vez, prejudica o seu modelo de negócio. Dado o risco de multas por potencial incumprimento regulatório, a Apple decidiu abrandar o lançamento de algumas funcionalidades. Isto não se limita ao iOS 26, mas também afeta outras plataformas.
Para já, o iOS 26 já lançou os seus primeiros betas para programadores, com a nova interface Liquid Glass e outras funcionalidades anunciadas na WWDC 2025. A Apple prometeu lançar o primeiro beta público algures em julho, pelo que poderá estar disponível dentro de dias. Espera-se que a versão final será lançada em setembro, com o lançamento do iPhone 17.
A culpa é mesmo da Apple que não cumpre os requisitos para operar num espaço onde se defende o consumidor
Fogo Paulinha, disseste algo mesmo bonito. Dá-me uns minutos para me recompor. Já falamos.
Não é Paulinha é Pauzão, recompõe-te calhorda, quando estiveres em condições, apita
Paulinha, eu também gosto de carros e ninguém me chama carrão.
Se queres que te trate por pauzão, é simples, escreves onde escreveste o teu nome.
Se bem que, acho que se comprasses um iPhone, deixavas de te preocupar tanto com o que os outros compram.
Embora tenhas um nome meio narcisista, zelas por uma marca estrangeira como ninguém. Já pensaste em canalizar essa ‘tusa’ toda em marcas como a Famel, UMM, viaverde, vista alegre, sei lá… algo com o codigo de barras 560
Sim, realmente tens razão, não me lembrei que android era português.
Onde é que foste buscar essa do android? foi da retaguarda?
Paulinha, não estás aqui a dizer mal da Apple para defender o android?
Eu é que pergunto, foste à retaguarda buscar marcas portuguesas, vista alegres e afins?? Há algum SO português para defender aqui?
Pah, pega na fita e vai confirmar se ainda és o superlativo absoluto de pau.
Mas o que é que defender a Apple tem a ver com criticar Android? É capaz de perceber a ironia de ser um consumidor que gasta folego a defender uma corporação cujo unico interesse é sacar-lhe todo o dinheiro que consiga?
A Apple não precisa de si, cavaleiro voluntário, para @ defender. Que mania que as pessoas agora ganharam de defender as marcas como se estas fossem a sua mãe. Credo que este mundo está mesmo virado do avesso!
Eu, tens ações na Apple oh sofres só de acefalia aguda? Realmente ir buscar o Android é só parvo, a Paulinha ou Pauzão já nem sei bem, tem razão, vocês iBlinders têm amor a uma empresa que nem dos tugas quer saber para coisa nenhuma, tiveram uma década à espera de PT-PT no assistente do iPhone e nada, aliás até hoje nada… e por falar em android… julgo que tem
Mais uma vez o consumidor Europeu a não poder usufruir do que compra devido as políticas da UE, enquanto o resto do mundo usa e abusa…
Mas isso e bom. A europa tem controlo de qualidade e prefiro isso s quantidade. Se a apple respeitasse o consumidor não teria restricoes. Nos estados unidos a xiaomi e oneplus não entram….ca podes usar.
Estás a ver mal a coisa… É a EU a defender a privacidade dos seus cidadãos, não deixando a apple fazer o que bem lhe apetece com os dados e com os sistemas. A apple podia bem oferecer este serviço no espaço da EU, mas preferem manter as políticas de monopólio a cumprir com os requisitos. Não seria nada difícil adaptarem-se às regras, só que não querem. O que a apple está a fazer é chantagem e a privar os clientes de certas funcionalidades. Assim serão os clientes a reclamar e a “obrigar” a EU a mudar as regras e a fazer o trabalho sujo deles.
Deixa lá a EU em paz que neste caso está a fazer bem. A defender os seus cidadãos dos predadores digitais.
A apple está a usar o meu playbook que tantas outras grandes empresas estão a usar, até empresas automóveis estão a usar. Querer sistemas fechados, e obviamente é sempre “a bem da segurança”, na conversa deles. Não é verdade. Um sistema pode ser “aberto” sem ser inseguro. O que eles querem é monopólio e controlo. Querem fazer o que bem lhes apetece, desligar funcionalidades, “martelar” a baterias e processadores em forma de “updates a bem da estabilidade”. Sinceramente, seria a mesma treta se as marcas automóveis de reduzir a velocidade dos carros “a bem da bateria”, ou reduzir a capacidade da bateria para não aquecer ou tretas assim. Isto ainda não é um feudo americano onde vale tudo a bem de fazer dinheiro.
Um sistema mais aberto poderia permitir o acesso a certas instruções de código que a apple não quer que se conheçam os truques sujos que usam para manipular o sistema, nem que haja software que possa contornar esses truques sujos. O objetivo da apple é fazer dinheiro de qualquer forma, não é essa treta de proporcionar melhores experiências ao utilizadores.
+1
estás a ver a coisa ao contrário…. é que no rest do mundo é a Apple que usa e abusa do consumidor….
na Europa regula-se esses abusos.
Acho bem, e este tipo de noticias deviam ser mais evidentes na raiz do problema. A Apple de duas uma, ou simplesmente faz sistemas/produtos/funcionalidades/serviços que visam claramente “usar e abusar” dos consumidores ou então que a Apple faz questão de fazer esta especie de publicidade invertida para tentar cirar uma ideia de que a UE é uma entidade muito má quando consegue desmonstar e domstrar a porcaria que a Apple faz e é….
Fora isto gostava de ver a UE a forçar mais investimento alternativo na Europa, a cortar renovações de contratos com empresa Americanas e a apostar nas empesas que já existem em vez de ceder ao lobby americanos (como por exemplo em concursos de sistemas IA e drones militares)
Mais uma vez a converseta de café, com opiniões infundadas, glorifica os comentários. Parabéns Mário, foste o primeiro.
Podes sempre mudar-te para o faroeste dos EUA, aqui não vale tudo é isso é bom.
a unica coisa É a opção “Lugares Visitados” no Apple Maps não ha grande interesse nisso. visto a google registar se utilizares google maps no iphone, que por sua vez da para desabilitar.
Sim, o facto da Apple Intelligence ser uma bela treta também é culpa da UE. Não foi a Apple que foi apanhada com as calças na mão…
O que mais me preocupa não é o que não trás, mas sim o que trás, espero que o efeito glass com as transparências absurdas possa ser revertido. tenho no velhinho 12 e a coisa está mesmo má, a visibilidade prática e rápida foi-se, pelo que vejo a preocupação não foi melhorar a visibilidade mas sim o design (que para mim não está grande coisa).
O que seria de mim se os burocratas não tomassem conta de mim, ainda bem que são eles que escolhem o que é melhor pra mim.
Muito obrigado por me fazerem de cordeirinho.
Muuuuu, ok sr presidente.
“Regulamentações feitas por burocratas, para quê!? Eu é que decido se quero amianto na minha casa ou não!!”
Estes gajos da Apple, até se dão ao luxo de fazer malabarismos para contornar as exigências da EU, é mesmo a gozar…
O que a apple está a fazer ao negar o acesso a certas funcionalidades e informando (há muitas formas de “informar”, nem que seja através de influencers, portais, etc…) que não estão disponíveis por culpa da EU é apontar os clientes para reclamar junto da EU. É mesmo o “nós até queríamos, mas eles não deixam…” quando na verdade deixar deixam… mas cumpram as regras que elas existem para alguma coisa. Isto não é a trumpalândia onde vão queimar mais não sei quantos regulamentos para que empresas como a apple possam esmirfar ainda mais os clientes. Já não bastam as práticas “duvidosas” na loja, os telemóveis que só podem ser reparados na apple e tantas coisas mais. Opa, compra quem quer, é verdade, mas infelizmente as pessoas não olham às letrinhas pequeninas nem aos perigos. E se assim é, são como os putos que têm de ter regras… Eu acho muito bem que na EU existam regras.
A notícia colocada da forma correcta: Apple – para variar – não dá prioridade a regulamentos de proteção do consumidor e atrasa lançamento na União Europeia.
iPhone Mirroring ficam todos a arder, SharePlay também, muito útil para a miudagem
Fogo pá, estou petrificado com esta notícia.
Nunca pensei que a Apple fizesse uma coisa destas.
O que vai ser da minha vida agora?
Eu que nem uso Aifone, não porque não o possa ter mas porque não gosto.
O drama…
Compra o telemóvel da Cidade Invicta.
https://www.youtube.com/watch?v=X5o4yUahP3k