Número de hackers que atacam a segurança do macOS cresce 10 vezes desde 2019
A proteção que o macOS traz aos utilizadores sempre foi tida como acima de toda e qualquer concorrência. Com o aumento de visibilidade que este sistema tem tido, muito mudou e agora está cada vez mais no foco dos hackers. Esse número foi agora materializado e mostra uma evolução perigosa.
Aliado à sua proteção natural e a ser um sistema que era escolhido apenas por alguns, o macOS tem conseguido escapar livre de problemas. Eles existem, naturalmente, mas com um impacto menor e com um interesse também baixo.
Esse cenário mudou nos últimos anos e cada vez mais utilizadores olham para esta proposta da Apple como uma alternativa. Isso é positivo no geral, mas abre a porta para um aumento de situações de segurança que podem ser relevantes.
Os números mais recentes, fornecidos pela Accenture, mostram uma realidade que estava já a ser reconhecida por muitos. Os ataques ao macOS aumentaram, com cada vez mais hackers a olharem para o sistema da Apple como um ponto de interesse.
Do que é descrito, o número de hackers aumentou é dez vezes maior do que em 2019, com a maioria dos incidentes tendo ocorrido nos últimos 18 meses. É reconhecido que o foco continua no Windows, mas o macOS mostra-se cada vez mais interessante.
Explicar este novo fenómeno acaba por ser fácil. É uma combinação do aumento da utilização do macOS em ambientes corporativos, os ganhos potenciais elevados para os hackers e a procura crescente por ferramentas e produtos para macOS. É também certo que esta é uma tendência que irá continuar e até aumentar.
Se por um lado cabe à Apple garantir que as medidas de segurança e proteção estão ativas, há aqui uma atividade que deve ser partilhada. Os utilizadores devem também ser mais conscientes e garantir que os seus sistemas não ficam vulneráveis e que não caem nos ataques mais óbvios, a porta de entrada da maioria dos problemas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Accenture
O peso da massificação
Quando a Apple era de nichos, era a coisa mais segura do mundo
Com a massificação veio o interesse de certos atores
Só há uma solução: investir cada vez mais na segurança
Isto é válido para tudo
Acreditem ou não, o telemóvel mais seguro da atualidade é o Windo Mobile
Atencao que apesar de haver mais hackets não ha mais falhas. O macOs e muito mais seguro que windows ate porque o grande problema do windows continua a ser as contas de administrador que toda a gente usa. Depois ha o registo que e uma tremenda falha de seguranca e no macos não ha. Por alguma razao o ios e o melhor em seguranca e o android e um queijo suico furado
IOS é mais seguro que android porque é mais fechado mas MacOS nunca foi nem nunca será mais seguro que Windows, as falhas de MacOS fazem corar de vergonha alheia qualquer perigo de cibersegurança, as falhas de segurança da Microsoft na sua generalidade devem-se à complexidade do sistema operativo, estamos a falar de um OS com muita bagagem em especial para trabalho em ambiente corporativo, por isso a Microsoft investe 100 vezes mais que a Apple em segurança.
Sou IOS e MacOS user mas também sou da área de segurança e jamais poderia considerar MacOS seguro, já qualquer OS Microsoft com as medidas de hardening certas é infalível.
Quem diz isso claramente nunca usou OS7,8, e 9, que praga.
Certo, falei do aumento do interesse por haver mais utilização, é assim em tudo.
No entanto, deixo um alerta: o registo do Windows já não é assim tão inseguro quanto o pintam, da mesma forma que o macOS/Linux são assim tão à prova de bala como também os pintam
Sim, a questão da utilização de contas com permissões de administração é usada erradamente e qualquer utilizador inteligente usará uma conta normal (e uma de administrador somente para configurações)
No macOS também usam a conta com permissões de administrador, no entanto não é tão fácil contornar o UAC do macOS como é no Windows, mas é possível fazê-lo. Basta o utilizador “achar chato” tanto pedido de login e saberá como o fazer. O que não faltam são tutoriais na Internet.
Trabalho a sério com sistema operativos desde 1999 e sei bem do que falo pois tenho apanhado algumas coisas interessantes