Novos rumores e notícias Apple dos últimos dias
Nesta última semana, foram apontados à Apple vários novos assuntos, sendo certo que alguns ainda terão de ser oficializados, pois estão na esfera do rumor.
Desde a vontade da Apple em trocar as baterias inchadas do Apple Watch à cor dourada do iPhone X, passando pela perda de processos judiciais e novas patentes atribuídas... tem havido notícias de tudo e mais alguma coisa. Vamos saber afinal do que se fala.
Apple Watches Series 2: Troca gratuita de baterias avariadas
Este é um problema que tem surgido desde o Apple Watch de primeira geração e que obriga a Apple a ter de substituir as baterias inchadas dos relógios. A empresa, segundo um documento interno, deu indicações às Apple Store e Centros de Serviço Autorizados para passarem a trocar, gratuitamente, as baterias inchadas dos Watches Series 2 de 42mm.
Pese o facto dos relógios ainda funcionarem, estes serão tratados tal como os que já nem ligam. Ficam abrangidos todos os relógios para troca imediata durante três anos da data original de compra.
Segundo informações obtidas pelo canal MacRumors — o documento nada fala sobre a versão de 38mm, nem sobre o Apple Watch Series 1 ou o Series 3, mas engloba (é claro) os modelos Sport, Edition, Nike+ e Hermès. Este documento é global.
Noruega: Apple perde ação judicial contra loja de reparações
Ano passado, a Apple processou uma loja de reparações na Noruega, acusando o proprietário, Henrik Huseby, de infringir as marcas registadas da Apple usando peças de reposição não originais. Os detalhes sobre a ação foram partilhados ontem sob a etiqueta "Right to Repair" (direito à reparação) nos Estados Unidos.
A Apple começou por enviar ao proprietário da loja uma carta a exigir que ele parasse de usar os ecrãs de reposição na reparação de dispositivos Apple. Esta ação da Apple vem após ser descoberto que a loja usava ecrãs vindos de Hong Kong e eram recondicionados por fábricas de terceiros, com origem em painéis originais danificados.
A empresa de Cupertino queria que o proprietário parasse de imediato com essa pratica, destruísse as peças falsificadas e pagasse uma multa de 3 mil dólares. Além disso, a empresa queria que Henrik Huseby assinasse um termo comprometendo-se a nunca mais importar, vender ou trabalhar com itens que infligissem as marcas registadas da Apple.
Huseby não acatou o pedido da Apple e referiu que não assinaria ou obedeceria ao que era imposto. A Apple, depois de vários esforços, recorreu à justiça norueguesa, processando o pequeno empresário. Contudo, nem mesmo os cinco advogados que trabalharam no caso conseguiram que a Apple vencesse.
O tribunal "não proíbe que um reparador de smartphones norueguês importe ecrãs de smartphones de fabricantes asiáticos que sejam 100% compatíveis e totalmente idênticas aos ecrãs do próprio iPhone da Apple, desde que a marca registada da Apple não seja aplicada ao produto". [...]
O caso não está de todo resolvido, há alegações importantes de parte a parte e a empresa de Cupertino recorreu da decisão. Ambas as partes aguardam as novas considerações do tribunal norueguês.
Apple desistiu de lançar um iPhone X dourado
A Apple tem uma "paleta de cores" para os seus produtos onde é incluído, quase sempre, o tom dourado. Uma cor que apareceu com o iPhone 6. Desde então a empresa tem colocado o "gold" em vários dispositivos. Nos rumores que fizeram a pré-história do iPhone X, vimos uma cor que mais tarde, à data do lançamento oficial do iPhone X, não apareceu: o dourado.
Na verdade, segundo o que podemos agora perceber através de documentos e imagens enviados pela Apple à FCC, em julho do ano passado, existia de facto um iPhone X dourado (que foi até enviado à FCC) mas que simplesmente nunca chegou ao mercado. A empresa de Cupertino poderá ter desistido da ideia.
O site MacRumors levantou a hipótese de que o problema pode ter sido na estrutura de aço inoxidável, isto porque a Apple não tem a "tradição" no dourado neste material, pois existe o iPhones 8/8 Plus em dourado, mas têm a moldura feita de alumínio.
watchOS 4.3.1: Haverá novos mostradores no Apple Watch?
Desde que o Apple Watch foi apresentado, os programadores pediram que fosse possível criar os seus próprios mostradores de relógio. Atualmente, apenas a Apple pode fornecer esses rostos dos relógios, alguns deles têm conteúdo da Pixar e da Disney. As razões para a falta dos mostradores de terceiros podem ser muitas, incluindo o desejo da Apple de controlar a experiência e a marca o máximo possível.
O código encontrado no watchOS 4.3.1 sugere que isso poderá mudar no futuro. Um componente da estrutura NanoTimeKit, responsável pelos mostradores do relógio, implementa um servidor de ferramentas de programador que provavelmente foi projetado para se comunicar com o Xcode em execução num Mac.
Um dos seus métodos tem uma mensagem de log muito interessante:
Parece clara a mensagem desse código. Existe um recurso, que não está implementado atualmente, mas que é algo da vontade da Apple. É certo que poderá só ser uma novidade para o watchOS 5, ou até ser descartado por completo. Contudo, está visível que a empresa de Cupertino quer trazer esta possibilidade aos programadores, pois é uma área onde é fácil fazer boa receita. Já pensaram como seria fantástico poder instalar novos mostradores de relógio do seu Apple Watch?
Apple avisa e ameaça funcionários sobre fugas de informação
A Apple publicou recentemente um memorando de advertência "longo" no seu site interno, que usa táticas de intimidação agressivas tendo como intenção alertar os funcionários contra fugas de informação para a comunicação social relacionadas com os detalhes acerca de produtos futuros, informa a Bloomberg.
Em 2017, a Apple informou que identificou 29 pessoas que furaram as regras e levaram para fora da empresa informações privilegiadas e que dessas 29, 12 foram presas:
Essas pessoas não apenas perdem os seus empregos, elas podem enfrentar extrema dificuldade em encontrar emprego noutros lugares.
Referiu a empresa no memorando.
O documento detalha vários casos em que dados confidenciais "vazaram para a comunicação social", como a informação do iOS 11 GM, que divulgou detalhes no iPhone X, e reuniões onde Craig Federighi detalhou atrasos em funcionalidades planeadas para o iOS 12, dando conta que se iria concentrar na melhoria dos recursos existentes. Os funcionários que passaram essa informação foram identificados e demitidos, disse a Apple.
Também adverte os funcionários da Apple contra fazer amizade com membros da imprensa, analistas e bloggers e "serem usados".
Partilhar informação privada, de âmbito estritamente interno de uma empresa poderá ter graves consequências. Quem for apanhado a prevaricar poderá ter graves implicações na sua vida profissional. A Apple refere que estas fugas de informação são completamente evitáveis, pois partem de uma decisão de alguém que não considerou nem ponderou o impacto das suas ações. Em causa, resumindo as palavras da empresa, poderá estar o trabalho de todos os 135 mil funcionários da empresa e a melhor forma de honrar o seu trabalho é não falar sobre assuntos internos e confidenciais da empresa.
Apple recebeu OK de mais 57 patentes
O Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, publicou oficialmente uma série de 57 novas patentes concedidas à Apple Inc. Neste relatório em particular, destaca-se a invenção detalhada da Apple sobre a criação de um Apple Watch com uma interface circular registada meses após o lançamento do Apple Watch com uma interface retangular.
A segunda patente coberta é a quarta invenção detalhada da Apple, relacionada ao Projetor de pontos do iPhone X, incluído na câmara TrueDepth. Mas há mais patentes interessantes nesta lista publicada há dias.
Todas estas patentes poderão permitir num futuro o desenvolvimento de produtos e serviços que enriqueçam o ecossistema da empresa de Cupertino. Muitas delas estão em investigação há anos mas só agora são atribuídas.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Agora ao fim de semana temos um apanhado especial das noticias exclusivamente Apple? O pplware está cada vez mais imparcial 😀
É possivel não “seguir de perto os assuntos da Apple”? De perto, ao pormenor e em repetido. 😉
Não gostas? A circular amigo.
Quando há assuntos que não me interessam, é sempre a circular.
Que comichão os posts da Apple te fazem. lol
🙂
Não sou muito de “comer e calar”, ou “comer e circular”, mas cada um é como cada qual.
Não, apenas não são notícias que por si só possam dar um artigo. Por isso, juntas justifica dar a conhecer algumas das novidades. Ficas sempre aborrecido, mas como não gostas, porque te toca fundo? Não é por te incomodar falar de um tema que esse tema não é abordado, eu diria que o que gostas ou não não é de interesse coletivo e portanto… 😉 amanhã já se escreve outra notícia da Apple e da Google e da Microsoft e do que não gostas porque não interessa o que gosta sou não 😉
Acredito que não te interesse muito a minha opinião pessoal (ainda que essa atitude perante um cliente seja muito discutivel), mas é partilhada por outros e em vez de levares para o campo pessoal, devias aproveita-la de forma construtiva para possivelmente melhorares o serviço que prestas aos teus clientes, uma vez que só tens a ganhar com isso. Foi de resto esse o meu intuito, melhorar um serviço que consumo com frequência, ficando assim a ganhar alguma coisa com a critica que de outra forma não me compensa o tempo gasto a tecê-la. É claro que o estaminé é teu e fazes o que bem entenderes (dentro dos limites previstos), mas estamos sempre a tempo de mudar/melhorar. Abraço, sem ressentimentos.
Sabes que a tua opinião, sobre este tema, nao é construtiva, é sempre destrutiva, caso contrario aceitava de bom grado. Depois é tua, muito particular, por isso não me interessa do ponto de vista de utilidade de trazer algo novo, és do contra e isso só envenena a informação, mas respeito, é a tua opinião. Por isso é que recebe sempre de minha parte honestidade sobre o que escreves, não há hipocrisia, há respeito e honestidade. Se não trazes nada à discussão, vou estar a dizer que, sobre o assunto, tens uma crítica? Não, não tens, tens a tua opinião que, sendo sempre do contra, é a tua opinião que é vazia de crítica. Honestidade e respeito.
Repara que sobre o que foi dito tu dizes ZERO.
Isso mesmo. Sempre destrutiva.
Não gosta do título, não lê o tópico.
“atitude perante um cliente” … Cliente?
Uma relação Proveedor de Serviço -> Cliente pressupõe transacção comercial. Não entendo como isto pode ser colocado nestes termos, no entanto se pode, então, também eu sou cliente… e tenho sempre razão!
😉
Haters gonna hate..
Obrigado Vitor pelo artigo. Mais um!
Criticar o que se considera estar mal não é destrutivo, antes pelo contrário, deveria servir para o corrigir e melhorar (construtivo, portanto), é preciso é saber receber as críticas da forma correta e entender que é normal “ser contra” o que se considera errado.
Sim, disse zero, porque não é um assunto que me interesse e por isso me queixo da sua frequência relativamente a outros, aos que me interessam. Só se podem tecer comentários relativamente ao conteúdo do artigo e não sobre o artigo em si?
@ Jak
O Vítor não precisa de cavaleiros brancos para o defender.
Essa do cliente ter sempre razão já lá vai mais de um século, mas se quiseres eu explico-te como surgiu e porque não faz sentido.
Uma coisa é certa, construtivo foi o teu comentário, acrescentou algo, serviu para melhorar e até exprimiu a tua opinião sobre o conteúdo do artigo, sim senhor!
Joel tu queixas-te da frequência porque és do contra, porque tal como referi, estes assuntos, no meu entender, não têm grande importância para serem cada um um artigo, contudo, vejo necessidade de os dar a conhecer porque fazem parte do desenvolvimento do mundo da tecnologia, é informação necessária. Sim, mesmo que tu não queiras.
Quando ao resto, é uma questão de honestidade, porque há muito mais informação de mercados maiores, como o Android, por isso mesmo, porque é um mercado maior e por vezes pequenas notícias, pequenas novidades em vez de estarem compiladas dão origem a artigos individuais, mas tu simplesmente, porque és do contra, não consegues ver isso e o que dizes, nunca é sobre a notícia mas sim sobre a Apple, simplesmente amas/odeias a marca e fazes disso o teu moinho de vento. Podes fazer, como referi, é a tua opinião, mas é apenas a tua. Interessante era termos uma critica (positiva ou negativa) sustentada em utilidade, partilha de conhecimento… agora azia e mais azia………. é mais arroz!!!
@ Doutor Joel,
Quando não tenho nada a acrescentar normalmente fico calado e quieto, mas neste caso o que acrescentei é que estou um bocado cansado dos seus costumeiros comentários “para encher chouriço”. Se não lhe interessa o assunto do artigo não o leia. Simples.
Até pode criar uma regra com o workflow (ou IFTTT no caso do droid) para não mostrar os artigos com a palavra da maçã..
Não se trata de cavaleiro brancos nem defender uma pessoa, apenas defender um espaço que está cheio de comentários incendiários (seja qual for o device em causa). Desta vez tocou-lhe a si Doutor Joel.
Saravá..
Primeiro, quem é do contra quem é destrutivo, critica, ataca o que está bem, não o que pensa estar mal.
Depois, primeiro dizes que sobre o que foi dito (assuntos Apple) disse zero (sim, é verdade), agora dizes que o que critiquei foi a Apple… Onde?! Isso não é honestidade, em lado nenhum! O que eu disse está à vista, eu sei que preferias aqueles comentários fanáticos a atacar a Apple, mas não tenho nada contra a mesma, antes pelo contrário, por isso, se realmente queres ser honesto, guarda a ladainha da “azia” para outros. Aliás, se o meu comentário tivesse sido desses, com certeza não merecia tanta atenção da tua parte (e bem), o problema foi ter criticado o teu trabalho, ou melhor, o problema em si está em não saberes aceitar as críticas de forma construtiva e essa é que pode ser a única azia por aqui.
@ Jak
Dispenso o título académico, obrigado.
“Se não lhe interessa a minha opinião, o meu comentário do artigo não o leia. Simples.”
Sinceramente acho este artigo muito bom. Desta vez ate dou os parabens ao Vitor M.
Um unico artigo a falar diversos temas da Apple de forma simples e clara e sem comparacoes ou rivalidades. Simples e informativo.
Nao vejo motivo para a cririca. Se calhar antes em vez de uma noticia assim teríamos 4 ou 5 seguidas so sobre Apple. Assim está resumido e objetivo
Sim, podiam ou deviam fazer o mesmo sobre outros assuntos e não mais arroz, sempre arroz.
Ó Joel essa raiva toda tem a ver com algo mais???? Algum melão?
Querias que se falasse de outras coisas? Mas tens mais artigos e dedicados ao Android. Mania de português da bica, tem opinião sobre tudo e quando não sabe o que dizer, diz mal.
Poderias ter falado na apresentação de resultado do primeiro trimestre de 2018, que deve estar a sair e vai mostrar a tendência no segmento, segundo os analistas, o mercado arrefeceu. E sobre o iOS 12, sai este ano? É o que vem trazer aos gadgets Apple?
Conta os artigos sobre a Apple e os artigos sobre o resto e depois falamos.
Imparcial porque? que eu saiba neste blog falam-se de todas as marcas…mas umas são mais importantes que outras!
Não vês quem publicou. Tá tudo dito.
Foi quem me acusou de “seguir de perto os assuntos da Apple” 😉
Muito de perto sim, pena que não possas trazer alguma informação útil á discussão, porque as críticas ao tema, as novidades, são importantes para aumentar a quantidade de pormenor, é pena apenas perseguires a marca com visão de ódio. Pena mesmo, poderias ser muito útil a trazer detalhe.
E no entanto nada disse sobre a marca, onde está a tua honestidade?
Sempre presente, ao contrário da tua que não a usas, e era tão simples, bastava teres comentários úteis, construtivos, com conteúdo.
Já te disse dezenas de vezes, só te falta isdo, até quando mandas os outros contar os artigos esqueces-te da honestidade, porque há o triplo ou mais, de artigos não Apple. Mas tu, por causa da cena, só ‘descomentas’ assuntos Apple.
Vá lá, ajuda a criar discussão sem ser com essa atitude de mal dizer.
Duma só vez, primeira desonestidade – eu critiquei positiva ou negativamente a marca, como afirmaste?
Segunda desonestidade – “apple vs não apple”, é assim que se divide e contabiliza as coisas? Se calhar para ti é, e assim explica tudo.
Onde está o gajo dedicado só a Android e outro só á Microsoft?
Queres que coloque a negrito esse menu? Olha aqui: http://bit.ly/2fcGkGh
Que coisa estranha as notícias sobre a Apple ou Linux vos dar tanta comichão…
Não te esforces, serão sempre cata-ventos.
Gabo-te a paciência Vítor… Bom artigo, já agora.
Só aquela imagem das patentes é que não é a ideal para um monitor de baixa qualidade e um gajo míope como eu.
O Vítor até fica ofuscado com o brilho dos sapatos… Passa graxa! 😀
Não é necessário, mas acho que ficam fartos de pessoas com discurso sempre de “bota abaixo”. Já mudavas essa atitude…
Preferes pancadinhas nas costas do que quem te mostra o que está mal e podia melhorar? O que está bem não adianta criticar.
Nos teus comentários falares em pancadinhas…. diz tudo optimamente resumido e por aqui me fico.
se se dá noticias soltas é porque são muitas noticias sobre o mesmo assunto, neste caso a Apple, mas poderiam ser outros… se se compila todas num post…. é porque é muita coisa no mesmo post e estão a dar muita importância a algo…
efectivamente há sempre alguém a reclamar seja da Apple, do Android, do Windows ou do tempo….
não gostam não percam tempo a ler e muito menos a comentar. Aqui há para todos os gosto e até tem um link para cada assunto no topo da página.
Eu sinceramente (falando de smartphones) acho que os preços estão a ficar ridiculamente elevados. Confesso que há dois anos que sou cliente Apple (epa, gostos não se discutem, quem quiser android, se é o que gosta, faz muito bem em comprar, a mim, tendo saído de um Lumia 640, pareceu-me a transição mais natural, acho mesmo que é uma questão de gosto pessoal, e não de melhor ou pior sistema operativo, como tanta gente apregoa), mas o que a Apple fez com o Iphone X, muito sinceramente, foi prejudicial para toda a gente que adore gadgets (hoje em dia incluo os smartphones nesta categoria, pois vão muito além de meros dispositivos de comunicação). Isto porque, ao ultrapassar e muito a fasquia dos 1000 euros, levou a que, por arrasto, todas as outras marcas elevassem os preços dos seus equipamentos. Isto não é só de agora, mas ficou verdadeiramente estabelecido com o Iphone X. Confesso ser fã de gadgets, desde sempre (epa, cada um com a sua “panca”, há vícios piores, lol), e, tendo em conta que o smartphone é, ainda, o equipamento que mais utilizamos todos os dias, a título pessoal, acho que sim, se justifica pagar por algo bom (uma vez mais, iOS ou Android, tanto dá). Mas há um limite. E já nem é uma questão de se dizer que estão a atingir preços disparatados… Já se passou essa fasquia… Sinceramente, estamos num país em que o salário mínimo nem de 600 euros é… E um Iphone X começa nos 1179 euros… Na América, começa nos 999 dólares (que dará uns 900 euros, se não menos)… E não podem argumentar com a cena dos impostos na Europa, não faz sentido nenhum… O Pixel 2XL, por exemplo, também é muito mais caro na UE do que nos EUA… Mas a culpa vai também para as operadoras. Se não houvesse a cada vez mais frequente modalidade de pagamentos a prestaçoes, podem ter a certeza que os preços estariam mais baixos.
É um facto, ha claramente um aumento de preço de certos materiais e isso está a refletir-se nos preços do produto final…. e sim, o lucro.