Novidades do iOS 15 não são para todos! Eis as que ficam fora de alguns modelos do iPhone
Ontem foi um dia especial para os clientes da Apple. Depois de conhecidos os novos dispositivos para o final do ano, com o iPhone 13 e o iPad mini a ter um destaque grande, foi agora a vez de chegar o iOS 15 e outras atualizações dos sistemas da marca.
As novidades são muitas e focadas em várias áreas, sendo esta versão do iOS acessível a vários modelos do iPhone. A verdade é que mesmo sendo acessível a muitos smartphones, nem todos os modelos do iPhone vão ter acesso a todas as novas funcionalidades.
Segundo a página de suporte da Apple, há funcionalidades que dependem do SoC A12 Bionic ou mais recente, presente no iPhone Xs ou modelo mais recente.
A lista destas funcionalidades que ficam de fora não é longa, se comparada com o que surge de novo, mas são funcionalidades interessantes do iOS 15. Veja a lista completa abaixo.
- Modo Profundidade, que esbate o fundo para que o primeiro plano ganhe todo o destaque.
- Áudio espacial, que cria um campo sonoro que permite uma fluidez semelhante à de uma conversa cara a cara. A voz de cada pessoa é ouvida na direção da posição que ocupa no ecrã.
- Modo Isolamento de voz, que tira partido da aprendizagem automática para dar destaque à sua voz, identificando e eliminando o ruído ambiente.
- Modo Espetro amplo, do microfone em que todos os sons à sua volta são ouvidos durante a chamada.
Se até agora tudo se focou no FaceTime, há também algumas funcionalidades do Apple Mapas que ficam de fora. Somem a isso também a capacidade de detetar texto e outros objetos nas imagens.
- Globo interativo, em 3D e que permite ver detalhes impressionantes de cordilheiras, desertos, florestas, oceanos e muito mais.
- Uma nova perspetiva das cidades, que mostra relevo, estradas, árvores, edifícios, monumentos e muito mais com um grau de detalhe sem precedentes.
- Indicações a pé ainda mais claras, que leva a que chegue ao destino com indicações passo a passo em realidade aumentada.
- Texto detetável nas fotografias, que pode depois copiar, colar, procurar e traduzir.
De seguida, e a terminar, temos algumas funcionalidades da Siri e a esperada capacidade de adicionar chaves à app Carteira. A estas somam-se algumas outras que tornariam o iOS ainda mais dinâmico e mais interessante os utilizadores do iPhone.
-
- Processamento no dispositivo de pedidos de voz à Siri.
- A capacidade de fazer pedidos à Siri sem ligação à Internet para cronómetros, alarmes, chamadas, mensagens, partilha, lançar apps, controlar áudio e abrir configurações.
- Zoom nos vídeos QuickTake, enquanto filma com o QuickTake para ampliar ou afastar a imagem.
- A capacidade de adicionar as chaves de casa, hotel e carro à aplicação Carteira.
- Ditado no dispositivo, que passa a estar disponível em mais regiões e idiomas e sem limite de tempo.
- Novos fundos animados, que apresentam agora milhares de variações que ilustram com maior precisão a posição do sol, as nuvens e a precipitação.
A Apple não revela a razão para não suportar estes modelos, mas deverá estar associado à necessidade de ter presente o Motor Neural de 2.ª geração ou mais recente. Esta não é uma situação nova no iOS, pois já nas versões anteriores a Apple acabou por deixar algumas versões do iPhone fora da lista, tal como acontece agora com o iOS 15.
Este artigo tem mais de um ano
Resumindo, há quem se gabe que tem um iPhone de 2015 (não um smartphone) actualizado passados 6 anos e eu pergunto-lhe, ok, tens o teu iTone “actualizado”, então o que é que isso faz? Resposta… nada, mas está actualizado! LOOOOOL, fica quase tudo de fora… ora porra!
Enfim, Apple no seu melhor! Ou talvez não…
Não, claro que indo lá atrás equipar com o mais recente sistema operativo, funcionalidades que requerem determinado hardware, não vão funcionar. Se só têm uma câmara, como podem ter funcionalidades que atualmente requerem duas ou mais câmaras? Se precisam de um processador com determinada capacidade para executar aplicações de realidade aumentada, se quando saíram não havia, como poderão executar essas ações? Isso qualquer criança entende.
No caso das atualizações da interface, nas atualizações de segurança, no caso das atualizações de software e recursos para correr mais tempo aplicações de terceiros, é uma mais-valia. Mais que isso é as novas funcionalidades, dezenas delas, que chegaram para colocar o smartphone mais antigo com ferramentas modernas.
Por exemplo, a Rede Encontrar, mais segurança a usar o Apple Pay, mais opções no iCloud, mais qualidade a navegar no Safari, e muito mais privacidade. Isso é o valor de haver atualizações em máquinas mais antigas. E a Apple sabe disso. Não deixa de continuar a vender aos milhões, isso diz-nos que o mercado Apple está a crescer, além de ter muitos utilizadores com máquinas mais antigas, vai biscar a outros sistemas operativos utilizadores para máquinas novas.
Tu próprio és um exemplo do desejo, da admiração pela Apple.
Excelente comentário,Vítor Martins.
Os dois acabam por ter razao, tens as atualizações de interface como os widgets e o menu de apps o ano passado mas de que vale ter atualizações para um telemovel de 6 anos se metade das coisas não vao funcionar acho que a apple podia é reduzir para 3 ou 4 anos mais que isso nem vale a pena o esforço
Vale claro, mais não seja para garantir que as aplicações modernas ainda funcionam. Se não atualizasse, esses iPhones poderiam já não ter suporte para versões recentes das apps (como acontece com muitos Android que perderam suporte para apps modernas). Além disso, com as atualizações não tens 5 ou 6 novidades, mas tens 30. Tens melhores gráficos nos Mapas, tens mais opções na app Notas, tens mais usabilidade no Safari, tens o sistema de privacidade no Safari e na App Store, tens mais segurança no email, tens iCloud ilimitada para instalação do sistema operativo, tens mais ferramentas nas apps nativas, tens acesso à Rede Encontrar, tens muitas outras novidades que tornam um iPhone de 6 anos numa máquina ainda com muitos anos pela frente.
Isso é importante e valoriza o mercado da Apple dos smartphones mais antigos. E repara, essa é uma das razões do mercado dos recondicionados Apple ser fortíssimo e o mercado dos usados ser muito vasto.
Exatamente, a Apple procura e vai ter sempre como foco a segurança dos utilisadores, senão para isso eles eram só mais uma marca com o proprio OS.
Mas é de admirar #respect por fornecer um update como este a smartphones com 6 anos.
Mais uma vez não no que diz respeito a features de entretenimento mas sim a nivel de privacidade e segurança.
Exatamente, a Apple procura e vai ter sempre como foco a segurança dos utilisadores, senão para isso eles eram só mais uma marca com o proprio OS.
Mas é de admirar #respect por fornecer um update como este a smartphones com 6 anos.
Mais uma vez não no que diz respeito a features de entretenimento mas sim a nivel de privacidade e segurança.
Há uma componente de usabilidade em vários serviços que podemos considerar entretenimento. Por exemplo, uma App Store melhorada, suporte ao Apple Music, suporte à Apple Tv+ depois há outras ferramentas, como referi, interessantes, como o renovado Safari, como a app de meteorologia, como uma melhoria na app Notas, como uma melhor integração com o iCloud, etc etc etc… isso é tudo importante.
És realmente bastante básico, até um iTone tem mais inteligência que tu, vê lá!
Já atualizaste o teu Android de 2015 para o android 11 (2020)? ah pera…
Para ficar um tijolo mais vale não, está aqui fluido, com uma bateria nova e a bombar que nem um bruto… surprise surprise!
ficar um tijolo, what?
ah pera, este é mais um clássico ‘nunca usei iPhone mas sei que é merda porque é caro’
O mesmo se aplica a qualquer telemóvel, Seja de que marca for. Um novo é sempre melhor que um antigo. Agora se estivermos a comparar antigos, nem tentes dizer que Apple e Android são o mesmo. lool
“iOS 15 para todos” exceto as novidades… LOL
Claro, há novidades que só dependem do hardware e isso não se faz com uma atualização OTA.
Mas já agora, vai lá atualizar o teu android de 2015…
Estou com o iPhone 8 de 2017 com o iOS 15 e tu? Que android tem o teu? Onde anda o project treble? Se queres o android novo tens de comprar telemóvel novo…faz mais lixo electrónico, o planeta agradece.
É este tipo de comentário que faz com que haja as tais guerrinhas, para que quero eu um smatrphone actualizado de 2015 se praticamente só serve para pisa-papéis? Qual a vantagem se eu no meu S7 de 2016 tenho multitarefa, coisa que nunca tiveste nem nunca vais ter, se tenho carregamento rápido se tu nunca irás ter por mais actualizações que tenhas, tenho ecrã SUPERAMOLED que agora quase todos têm, coisa… já sabes o resto certo? Poderia continuar, mas não vale a pena.
Não estou a dizer que as actualizações não servem para nada, é claro que têm a sua importância, mas dai a ser o grande “cavalo de batalha” do pessoal dos iPhones vai uma grande diferença. Tenho um iPhone X, por acaso ainda não fiz a actualização para o iOS15, pois tenho falta de espaço, mas o que noto é que a cada actualização, este fica menos fluido e gasta mais bateria.
Ó jovem, tu sempre que se fala em Apple e iPhone lá vens tipo muro das lamentações. E já sabemos que tens um Samsung e que gostas da Apple porque a odeias, mas amas, detestando. Já sabemos. E não tens nada um iPhone X, tu tantas vezes atiraste ao lado que desconheces totalmente o iOS. Fica-te pelo teu excelente S7 e não inventes uma personagem que não existe em ti.
Sim, e vais-me dizer quantas vezes usaste o multi tarefa que não tivesse sido 1 ou 2 vezes para experimentar (já experimentei isso em android e está longe de ser uma experiência agradável), talvez os Samsung fold venham trazer uma boa experiência nesse aspecto, mas telefones dobráveis ainda não são perfeitos para o dia a dia.
Carregamento rápido é bom e não digo que não, mas para quem como eu só mete o telemóvel a carregar à noite nem aquece nem arrefece (até dizem que o carregamento rápido estraga a bateria mais rapidamente)
Ecrã super amoled, a Samsung tem bons ecrãs sim senhor, os do iPhone não ficam atrás especialmente porque os amoled do iPhone são fabricados pela Samsung e bem, no meu iPhone ainda tenho lcd e é muito melhor do que muitos amoled android…já comparei, pois é rapaz.
É óbvio que as atualizações fazem toda a diferença para teres um telemóvel funcional, nem que seja só para poderes ter as aplicações mais modernas, já faz muita diferença…porque aposto que tu no teu s7 já deixaste de ter suporte em muitas aplicações.
As atualizações também servem para não se criar tanto lixo electrónico, não obriga a pessoa a ter de ir comprar um telemóvel novo para ter a última versão do SÓ (ao contrário do android).
Manter um telemóvel “clean & fresh” é o que todos querem.
Depois as aplicações também funcionam melhor no iOS, nem vale a pena falar disso, não é?
Tu pensas que iPhone é caro, mas podes comprar modelos recondicionados a um preço mais em conta e que estão muito bons, conheço muita gente que o faz e estão muito contentes ao contrário de quando tinham androids que ao fim de meio ano já estavam lentos e já nem se quer suporte tinham.
Tens de comprar iPhone para poderes ter uma opinião formal, não é a atirar para o ar a dizer que tens o iPhone X que consegues alguma coisa.
Stevinho, utilizo a multitarefa quase todos os dias, e acredita que dá bastante jeito, mas claro, se o iPhone não faz já não há necessidade, certo? Vocês inventam com cada uma, e digo-te mais, vai ser mais uma coisa copiada no futuro pela Apple. A pouco e pouco o iOS está mais parecido ao Android… não tendes vergonha de estar sempre a copiar o melhor SO do mercado?
Em relação aos dobráveis a mim também ainda não me despertaram a atenção, mas só a Samsung para me fazer mudar de ideias.
No meu S7 faço de tudo o que tu fazes num iPhone 6S ou 7, já tu não como podes ver… ahahahah
Não percebi essa do ter de comprar iPhone se já tenho 1, qualquer um pode comprar e não gostar ou achar que a Samsung faz melhor…
V.T.
Como te disse o multitarefas não é nada prático e não sou só eu que o digo (já experimentei como te disse)…se o usas quase todos os dias parabéns por usares uma coisa que não é nada prática…em ecrãs maiores vai fazer sentido, mas não nos ecrãs atuais.
iOS parecido com android? Não sei onde foste sonhar essa, mas foi muito boa para rir.
Android melhor SO do mercado? Outra para rir.
Opção que é que eu não faço que tu faças no teu s7? Apenas dividir o ecrã, que de utilidade não tem nada como te expliquei, agora tu sim já não tens suporte a muitas aplicações e não mintas nisso, não soubesse eu como o mundo android funciona, para além das ditas atualizações do SO.
Não tens iPhone não, mas como te disse, se o teu problema é o dinheiro podes sempre comprar um iPhone recondicionado que são mais baratos é muito bons na mesma, depois de experimentares iPhone não vais querer outra coisa, é como teres um Fiat 127 (android) e depois passares para um Ferrari (iOS).
@VT, eu acho que só o facto de ter apps de bancos e poder fazer pagamentos com o iPhone 6S já seria suficiente para justificar actualizações mas, nem todos temos a mesma consciência sobre o uso de um smartphone.
Quanto ao resto, se tivesses mesmo um iPhone X, nem querias saber do S7 para nada. Impossível o iPhone X ser lento, tenho em casa um iPhone 6 e um 6S e não são lentos, são fluidos. Comentários como o teu tenho ouvido de pessoas que sabem do iPhone porque ouviram falar ou porque o viram nas wortens ou fnacs. 😉
@Luis, eu tenho um Galaxy S7 que utilizo no escritório (faço tudo com ele, desde aplicações bancárias e não, não há aplicações que não funcionem no S7 ao contrário do que aqui querem fazer passar embora tenha ficado no Android 8), para uso pessoal tenho um Galaxy S10, também tenho um Huawei Nova 5T e o já referido iPhone X. Porquê? Porque gosto de tecnologia e adoro smartphones e claro, porque graças a Deus posso.
O problema em certos indivíduos é que não conseguem imaginar que há pessoas que vêm para além da Apple. Ok, são os meus gostos e cada um tem os seus, mas o que me leva a ter esta atitude em relação à marca da maçã é haver esta bajulação que quanto a mim é totalmente injustificada. Atenção, nem a esta nem a nenhuma, pois se para mim a Samsung é a marca que mais gosto, para outros já não é assim, mas esta falta de isenção dá-me cabo do juízo e é uma coisa com que eu não consigo lidar… admito!
Repara nas notícias que aqui saem, é sempre a malhar no Android e por sua vez na Samsung e sempre a bajular a Apple. Acho completamente errado, ponto!
@VT, desculpa mas o teu discurso não bate certo, há aqui algo errado.
Por um lado menosprezas a Apple e as actualizações que a mesma faz aos seus equipamentos, e por outro defendes que cada um tem os seus gostos e como tu dizes, tens uma serie de smartphones. Em que ficamos?
O teu primeiro comentário que fizeste neste artigo não é de quem gosta de tecnologia, aquilo que li é um comboio de disparates.
“mas esta falta de isenção dá-me cabo do juízo e é uma coisa com que eu não consigo lidar… admito!” – aqui está explicada a tua parcialidade… como não pensam como tu, então estão errados. Certo…
Tenho um Huawei de 2017 com o Lineage e a correr o Android 12 Beta. Só tenho tido problemas com certas apps, que não reconhecem a existência do Android 12 e tenho de fazer actualizações manuais, fora da playstore.
Certo, atualizações não oficiais que têm falhas aqui ou ali que deixam o user experience muito aquém daquilo que é um suporte oficial 🙂
Eu acho uma comédia aqui certos comentários de pessoas que dizem que iPhones com 6 anos ficam de forma em determinadas funcionalidades. Queriam o quê? 6 anos depois ainda fazer o mesmo que os recentes iPhones fazem? Looooolll. Se é assim tão mau, mudem para Android e ao final de 3 ou 4 anos, vão comprar outro e assim é melhor.
Tenho um Huawei de 2017 que está a correr o Android 12 beta, com Lineage. Com a vantagem que posso instalar TODAS as apps sem ser obrigado a dizer à Google que as quero instalar… algo que NENHUM utilizador de Iphone pode fazer.
Se a Apple tivesse modelos e preços abaixo de 300€ novos, não existiam 90% dos comentários em artigos Apple. Todas as marcas são boas e más, todas têm coisas boas e más. Todas são baratas até certo ponto. E todas são caras para quem o poder de compra assim o definir. Não há smartphone perfeito, não há sistema perfeito. Tal como carros, motas, triciclos ou até calçado do dia a dia. Devemos todos saber adorar o que temos e podemos comprar sem sermos crítico-destrutivo só porque sentimos inveja ou não podemos comprar. Eu se pudesse comprava sempre o novo iPhone Pro Max, um Mac é um dos novos Samsung. Tal como se pudesse teria um Tesla. Nao posso, mas não é por isso que odeio. Sejam livres de se expressar, mas não de sejam donos da razão, essa também é livre e pertence a cada um de forma individual. Sejam livres de preconceitos e pensamento. Sejam livres. O mundo jamais teria sobrevivido se fôssemos todos regidos por uma só mente, um só ditador.