Não instale o iOS 14.2 beta se tem intenção de comprar o iPhone 12 logo que saia
A Apple há algumas horas começou a disponibilizar o iOS 14.2 beta 2. Contudo, esta versão não é "compatível" com o iOS 14, versão estável que vai na 14.0.1. Quer isto dizer que se colocarem a versão beta no vosso iPhone, posteriormente quando fizerem uma cópia de segurança ou quiserem passar os conteúdos para o novo iPhone 12, não conseguirão.
Na versão passada, no iOS 14.2 beta 1, o sistema operativo tinha um bug, não trazia a app Oxigénio no Sangue. Quem quis fazer o downgrade para a versão estável confrontou-se com a incompatibilidade entre a versão estável e beta do iOS 14.
iOS 14.2 beta traz dezenas de novos emojis divertidos
Provavelmente nem há assim grande interesse no que toca a novidades sendo os emojis a cabeça de cartaz desta nova versão beta. Contudo, há mais que isso, principalmente na correção de bugs e novas abordagens dentro do próprio sistema operativo. Como tal, a Apple está a realizar estes testes sem que haja a possibilidade, pelo menos para já, de retrocompatibilidade com o iOS 14 estável.
Ontem, lançou a versão iOS 14.2 beta o que nos indica que tão cedo não chegará a versão oficial. Aliás, normalmente são necessárias várias versões beta, depois a GM e por fim, a versão pública estável. Nesse sentido e com o iPhone 12 a sair nas próximas semanas, o mais provável é que este novo smartphone topo de gama da empresa de Cupertino não venha com o iOS 14.2 mas sim com a verão mais recente estável do iOS 14.
Mas onde está a versão iOS 14.1?
Não está. A Apple saltou uma versão. Assim, esta novidade do novo emoji 2020 poderá estar no iOS 14.1, assim como algumas correções que têm vindo a ser reclamadas. Possivelmente será esta versão 14.1 que vira no iPhone 12. Pequenas correções e novidades nesta área, mas sem alterações mais profundas que estarão a ser feitas no iOS 14.2 beta.
Claro que ninguém sabe quando aparecerá a versão iOS 14.1 e muito menos a versão iOS 14.2 final. E tal cenário deverá estender-se também ao iPad e ao seu iPadOS. Assim, é provável que seja lançado no iPad Air 4 o iOS 14.1.
Em resumo...
A Apple lançou para os programadores o iOS 14.2 beta 2, macOS Big Sur beta 9 e o watchOS 7.1 beta 2. Versões que deve usar com cautela sob a pena de não conseguirem depois voltar para uma versão estável e "ficarem presos" até à data da GM. Claro, podem sempre fazer um DFU e repor tudo, mas isso são outros quinhentos!
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Não resulta alterar a versão do iOS no “Info.plist ” ??
Convém é fazer backup numa máquina local para posteriormente conseguirmos aplicar a alteração!
O ficheiro “Info.plist” faz parte do backup… se alterarmos o mesmo para uma versão inferior, “enganamos” o sistema e conseguimos fazer recovery com sucesso….
Faço-o desde sempre, nunca tive problemas!
O backup local do iOS 14.2 beta 1 não foi possível repor no iOS 14.0.1. Provavelmente, se as pessoas tiverem o iPhone 12 que venha com o iOS 14.1, se quiserem depois repor um backup ou fazer a passagem automática entre iPhones, não o conseguirão fazer.
Nem tu acreditas no que escreves. Tal como no futebol, mais ainda na informática, as verdades de hoje são mentiras amanhã. Não acredito que tenham perdido tempo a escrever isto, tal como não acredito que tenha eu perdido tempo a ler o artigo e não acredito que uma pessoa que tenho consideração, não porque conheça pessoalmente, mas pelo que aqui escreve, acredite no que escreveu.
Não percebeste o texto então. A ideia é avisar as pessoas de duas coisas, primeiro, quem tem a beta do iOS 14.2 não pode fazer restauro do sistema para a estável iOS 14. Segundo, se continuarem na beta e depois quiserem uma copia de segurança restaurada no iPhone 12, que deverá vir ou com a 14.0.(qualquer coisa) ou com a 14.1, também não conseguirão fazer o restauro der uma cópia de segurança. Isto não é fazer futurologia, porque agora já não podes, como eu não consegui quando quis fazer um restauro de uma copia de segurança.
É por isso que se chama BETA!
Quem não quer ter problemas que se mantenha nas versões normais.
Verdade.
… Ora nem mais!!!
“”Claro que ninguém sabe quando aparecerá a versão iOS 14.12 e muito menos a versão iOS 14.2 final. E tal cenário deverá estender-se também ao iPad e ao seu iPadOS. Assim, é provável que seja lançado no iPad Air 4 o iOS 14.1.””
iOS 14.12? Não entendo os vossos erros, onde escrevem sem ler o conteúdo antes de o publicarem.
Ya
fds, tu deves ser perfeito
Passou, efetivamente é a 14.1. Obrigado pelo reparo.
Pois bem, eu fiz a instalação do 14.2 developer beta, e mesmo tendo tirado o perfil não consigo reverter para o 14.01. Também tentei um restauro e mantém-me no 14.2. Alguém consegue indicar-me um site fiável com passos para resolver esta situação?
DFU Mode e restore. Fiz isso num XR e num 11 esta semana.
Então mas basta instalar a versão beta no iPhone 12 e pronto. Qual o problema ?!
Isto não é verdade. Basta configurar o novo iPhone sem restaurar nada, de seguida actualiza-se para a versão beta, e depois já se consegue restaurar todos os dados.
Tanta complicação pra quê?
Nada disso, repara a situação. Tenho o iPhone 11 Pro Max com o iOS 14.2 beta. Chegou o iPhone 12 Pro e, para o colocar tal como está o 11 Pro Max quero colocar lado a lado, ou, fazer um restauro da cloud/Mac. Não dá. Então, para funcionar, tenho de configurar o iPhone 12 como um iPhone nove, depois instalar o perfil beta, depois instalar o iOS 14.2 beta e só depois posso fazer um restauro, mas já não posso voltar a usar o 14.1 estável.
Além disso, à data que fiz esse artigo, o iOS 1§4.2 beta tinha um bug e ao sincronizar o Apple Watch 6, o iOS não tinha a app Oxímetro. O que obrigava a ter o iOS estável 😉 percebeste? 😉
Eu passei de um XS MAX com o iOS 14.2 beta para um 12 Pro e segui precisamente os passos que eu indiquei. Configurei como “novo iPhone”, de seguida actualizei para o 14.2, e aí já pude restaurar tudo.
É óbvio que não se pode restaurar dados de um iPhone com iOS mais recente para outro com iOS mais antigo. Basta actualizar e pronto!
Certo, mas o que foi dito no texto é que não dá direto, como uma qualquer outra versão. Imagina que queres passar direto e não tens backup ou não queres ter a versão beta no teu dispositivo (porque a versão beta tem bug e queres ter uma versão estável), não podes fazer direto, tal como expliquei no artigo.
Agora, se fosse uma versão beta, mas da mesma versão, aí já conseguias.