Meta lança campanha contra o iMessage: “WhatsApp é muito mais privado e seguro”
O iMessage tem estado no centro de várias campanhas para se tornar mais seguro, com uma nova agora a chegar da Meta e do WhatsApp. Já antes a Google procurou fazer isso com o RCS, sem que isso tenha dado frutos ou sequer demovido a Apple.
Esta nova campanha aposta na segurança e na privacidade do WhatsApp, com um propósito bem definido pela Meta. Quer levar os utilizadores a abandonarem o iMessage e assim adotar a proposta da empresa de Mark Zuckerberg.
Meta quer utilizadores a usar o WhatsApp
Foi o próprio CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que revelou nas redes sociais a mais recente campanha que está a ter lugar. Com um cartaz de dimensões generosas a Meta quer mostrar aos utilizadores que o WhatsApp é a ferramenta indicada para terem a segurança e privacidade que necessitam.
Esta é uma campanha que segue outras lançadas por gigantes da tecnologia e que querem levar a Apple a abrir o seu serviço de mensagens. Todas se focam no mesmo ponto, a suporta falta de segurança do iMessage e a necessidade deste se tornar mais aberto.
Privacidade e segurança são os argumentos
O que está na partilha do homem forte da Meta revela que o WhatsApp é muito mais privado e seguro do que o iMessage. Este traz criptografia de ponta a ponta, algo que funciona tanto no iPhones como no Android, incluindo as conversas em grupo.
Revela ainda que com o WhatsApp, também é possível definir que todas as novas conversas desapareçam com o toque de um botão. Faz também referência ao facto de que no ano passado também foram introduzidos os backups cifrados de ponta a ponta, ou seja, tudo o que o iMessage ainda não possui.
iMessage da Apple tem sido o alvo preferido
É claro que o propósito da Meta é muito diferente do que a Google tem com a sua campanha. Quer que a adoção do WhatsApp cresça ainda mais e que seja abandonado o iMessage, com os argumentos da privacidade e da segurança, algo que atualmente está nas preocupações dos utilizadores.
A Apple não mostrou qualquer interesse no RCS da Google e do que este traz. Ainda menos estará preocupada com esta nova campanha da Meta para atrair utilizadores para o WhatsApp. Resta saber como vão os utilizadores reagir a esta provocação e a que o este serviço promete trazer.
Este artigo tem mais de um ano
Este artigo devia estar na rubrica da sexta-feira, na secção de anedotas …
+1
Entre um e o outro velha o diabo e escolha hahah
Quando um roto fala para o outro roto.
Cifra ponto-a-ponto, mas em ambos os casos as chaves privadas podem mudar e continua tudo a funcionar, o que quer dizer que não existe verdadeira protecção ponto-a-ponto, como em outros mensageiros (ex.: Threema).
Nenhum messenger tem privacidade a 100%. Vpns igual. Basta usarem a net e estao sempre a ser vigiados so muda a empresa ou o pais
Mas o WhatsApp e o iMessage estão feitos de propósito de tal maneira que permitem que terceiros consigam interceptar as comunicações sem alertar as pessoas e mesmo que alerte não bloqueia as comunicações entre as pessoas e assim permite a espionagem com facilidade.
As VPN’s podem garantir a privacidade das comunicações se tiverem bem configuradas, e forem de facto de ponto-a-ponto… as VPN’s comerciais para aceder a sites de Internet e assim é que são diferentes e aí sim, a privacidade não está garantida, digam as empresas e os supostos auditores o que disserem.
O vídeo está engraçado. 🙂
Contudo, utilizar as palavras “Meta” e “privacidade” na mesma frase sem que uma delas tenha uma negação, não faz qualquer sentido.
Basicamente o que o zuck esta a dizer é: ‘venham para o WhatsApp que eu não consigo ver o que fazem no iMessage’
O exodo do facebook e o aparente flop que o metaverso está a ser devem estar a deixa-lo ansioso. É preciso ter urgentemente toda a gente a “partilhar” a sua informação no Whatsapp para que esta possa ser rentabilizada!
Por favor dêm informação ao homem que ele vive disso!
/s
+1
Galp avisa, a nossa gasolina e mais segura que as outras. Abastecam apenas na galp. Nada como rir de manha
Mais privado e seguro??? Mas eles usam a própria app? De privado não tem nada e seguro é bastante questionável.
Privado… o que identifica a conta? O vosso número de telefone. Que coisa tão privada!
E seguro? As pessoas podem mudar de dispositivos e tal sem um processo complexo, aquilo simplesmente não avisa o outro utilizador que mudaram de dispositivo, ou avisa (se for activado) mas tudo continua transparente… por tanto podem estar a interceptar tudo sem que a pessoa saiba, ou mesmo que saiba ignora pensando que a outra pessoa simplesmente mudou de dispositivo, será que mudou mesmo? E se tiver sempre a mudar? Como vão saber que é a pessoa ou um atacante qualquer?
Claro que os metadados não interessam ser mencionados e o cruzamento deles para fins publicitários, etc.
Lol
Threema, Signal e Session. São os únicos a juntar privacidade e segurança!
O Threema é bom, mas desde que juntaram o “Threema web” existe quem alegue que deixou de ser realmente seguro, já que de alguma maneira deixa ser de facto ponto-a-ponto.
Em teoria se os envolvidos só usarem o Threema sem nunca utilizarem o “Threema web” (ver e escrever num browser) então continuará a ser seguro, mas se utilizarem essa funcionalidade talvez já não seja.