Malware nos Macs em 2015 é mais que nos últimos cinco anos
É facto que os utilizadores dos Macs têm estado mais protegidos nos últimos anos que os utilizadores dos PCs. Contudo, uma nova pesquisa realizada pela empresa Bit9 + Carbon Black, divulgada há dias no site Business Insider, não traz boas notícias para os utilizadores dos computadores da Apple.
Segundo o relatório, foram registados já este ano 950 vírus em Macs. Sabe quantos foram encontrados nos 5 anos anteriores?
É curioso, mas o relatório deixa claro que a incidência dos ataques este ano tem sido maior do que o que foi registado nos 5 anos anteriores juntos.
Durante 10 semanas a equipa analisou mais de 1400 amostras de malware exclusivo para OS X e revelou um aumento brutal nos ataques de malware em 2015.
De acordo com a pesquisa, somando os ataques nos anos de 2010 a 2014, foram encontrados 180 tipos diferentes de vírus para o sistema operativo da Apple. Mas só em 2015, já foram encontrados quase 950. Isto é revelador!
Mas quais os motivos deste aumento de ataques?
Há dois grandes motivos para o aumento destes ataques, segundo concretiza a investigação Bit9 + Carbon Black: a popularização da marca e a maior presença de Macs no sector empresarial. Ou seja, há mais pessoas a utilizar os equipamentos da Apple quer ao nível empresarial quer ao nível doméstico.
Este aumento do malware no Mac OS X aparece depois de vários anos de um rápido ganho de quota de mercado por parte do OS X, com uma percentagem de 16,4% do mercado agora a correr OS X, incluindo a expansão e desenvolvimento empresarial. Isto representa um crescimento de ataques na plataforma de dados sensíveis, já que 45% das empresas agora oferecem Macs como opção aos seus funcionários.
Refere o relatório.
O que tem feito a Apple para se prevenir?
A Apple, além de uma resposta relativamente rápida a cada alerta, tem em todos os Macs um software de segurança cibernética chamado “Gatekeeper”. Este vem instalado por omissão no sistema operativo e tem uma execução em segundo plano, para lá da intervenção do utilizador.
Mas há alguns procedimentos extra que podem ser feitos, como mostramos aqui, embora se é uma pessoa cuidadosa e não cai no "conto do vigário", não terá de estar sempre a instalar software de segurança de terceiros comprometendo o desempenho do seu Mac. Use a App store para descarregar as suas aplicações, mantenha o software sempre actualizado, tenha cuidado na sua navegação, use um browser igualmente actualizado e verá que a sua máquina não lhe dará problemas.
Em conclusão
Os factores que motivam o incremento de ataques poderão ser a maior utilização, o crescimento da plataforma e a entrada cada vez maior da Apple no mundo empresarial, contrariando as teses que o sistema operativo poderia estar menos seguro. Seja como for, é da responsabilidade da Apple garantir aos seus utilizadores uma qualidade e segurança no sistema. No corrente ano, não só no OS X como no iOS e na App Store, são já vários os incidentes registados.
Este artigo tem mais de um ano
Os sites bloqueados em Portugal deixaram de funcionar no meu pc, apesar de eu usar DNS da google. Alguém pode verificar se consegue abrir os mesmos?
Se não disseres quais, é complicado verificar. Aqui consigo aceder a todos.
Sendo que erros sempre existem, será que encontra-los em maior quantidade torna o sistema mais seguro ou prova que este é inseguro?
Boa questão.
Mais pessoas pessoas a usar Macs, mais software empresarial portado para OS X e mais pessoas a ter oportunidade no mundo de comprar um Mac.
E depois voltam ao Windows quando der asneira tipo linux…
ahahha.
Não compras um Antivirus eu tenho um iMac e tem um Antivirus instalado eu não fui muito nessa conversa que os Macs não precisam de Antivirus mas mesmo assim tu nos Macs deve ser muito difícil encontrares um malware enquanto no windows tens todos os dias novos virus.
Pior que tenho o Avast no widnows e ele não me aponta virus todos os dias, devo trocar de antivirus?
Joao se tens o Avast deves trocar de antivirus… Bons AVs sao:
Kaspersky
ESET Nod32
Sophos
e mesmo assim eles em uma eficácia de 25% contra coisas novas…
o melhor mesmo sera ter uma proteção completa com firewall ou UTM e um SO actualizado.
quanto ao SO eu prefiro um GNU/Linux mas tanto vale desde que actualizado e sem serviços com portas abertas para o exterior…
Kaspersky não é aquela empresa russa que foi hackada?
MEU DEUS!!! que drama!
precisam de ter um antivirus, mas nao precisam de nada pago nem mt complexo… SE forem um utilizador normal! que visita sites normais! que tem os cuidados normais!
AGORA! se for um utilizador que se poe a fazer downloads de coisas cracadas, a sacar de fontes “estranhas”, a abrir pdf’s com extensoes “.exe” ou zipadas… vao estar á espera de que?
sempre usei windows, que me lembre, tive um problema ou dois com pens infetadas! Ha que ter os minimos cuidados como éobvio!
agora alguns de voces querem fazer parecer que andam a passear num bairro familiar, mas com municao e equipamento de guerra para se defenderem….
Tipo Linux ? tas todo queimado tu………..
É minha impressão ou já tinham publicado está mesma notícia? Tenho quase a certeza mas posso estar enganado que acompanho muitos sites de tecnologia
Pensava que não tinham virus, afinal além de terem também têm anti-virus.
Compras um destes http://bit.ly/1O08i3e e já não tens problemas e se tens o Windows é que deves mesmo ter um Antivirus instalado no teu computador.
tao e afinal se deve usar um internet security kit no mac?
“acompanho muitos sites de tecnologia”, ai sim, e quais ?
Faltou uma dica importante: não instalar software PIRATA.
Está lá “Use a App store para descarregar as suas aplicações”… mas é isso sim senhor. Boa dica.
lol. deve haver mais claro. mas agora a taxa e sucesso…
+1
É completamente normal, à medida que a cota de mercado sobe o interesse acompanha, o real medo podem ser os ataques desconhecidos, os que são tornados públicos a Apple prontamente os combate, mas com a entrada da China e mais alguns países do leste da Europa onde as regras não são seguidas como na Europa ocidental os perigos aumentam mesmo muito.
Eu estou neste momento na Ásia de ferias, e como já ñ é a primeira vez que por aqui ando quem já teve a oportunidade de visitar algum país Asiático sabe do fascínio que esta gente tem por tecnologias e acho que tentar quebrar os sistemas de segurança da Apple ou outra grande impresa informática é quase visto como desporto ou passatempo, portanto este tipo de notícias em nada me supriendem.
Nem mais!
Quanto maior for a quota de mercado dos MACs, mas propícios estarão em serem “atacados”. E acredito que estes números vão continuar aumentar.
Alem disso os grandes hackers, procuram cada vez mais maiores desafios, e fazer malware para Windows já não é assim um grande desafio pela quantidade de “soluções” que existem para ajudar nessa tarefa. Por isso, os começam a olhar para os outros sistemas.
Lol, os hackers que produzem malware não andam à procura de desafios, mas sim de €.
Também é verdade!!!
Usem linux… 🙂
Está calado, que quantos menos usarem “mais seguro” é! 🙂
Lamento informar mas linux de seguro já não tem nada
https://pplware.sapo.pt/linux/ransomware-tambem-ja-chegou-aos-servidores-linux/
“Use a App store para descarregar as suas aplicações”. Ou aplicações de developers que não estão na App Store mas que estão identificados pela Apple como seguros. Essa é a opção menos chata e garante a mesma segurança.
Para além disso, conselho importante, nunca desligar o Rootless (nova característica do El Capitan) a não ser que se saiba o que se está a fazer e se queira modificar um ficheiro específico do sistema. E quando se o faz, voltar a ligá-lo logo depois das alterações.
Eu continuo a pensar que Steve Jobs, depois de subir aos céus, que a marca mudou. Numas para pior e noutras para melhor.
Mas não deixam de ter bons produtos. Gostava de ter um MAC. iPhone nem por isso.
Eu continuo a pensar que a Apple mudou quando Steve Jobs faleceu. Mas não deixam de ter bons produtos.
Até gostava de ter um MAC. O Windows sempre foi um SO com um historial complicado. A última vez que me tentei desfazer da Microsoft foi com o Ubuntu e não me agradou. Com MAC sinto-me mais confiante que isso aconteça. iPhone nem por isso. O ecossistema não é do meu agrado. Prefiro Android.
Usa mint Cinnamon. Eu uso tenho uma aparência personalizada ao meu gosto. Procura por linux desktop deviantart e Veras cm é fácil transformar no mais bonito s.o
Se a notícia fosse sobre Windows vinha tudo praqui fazer alta festa!
Não era tudo, é só meia dúzia de iFans que costumam fazer a festa toda.
(e que aqui, misteriosamente perderam o pio)
À e tal… os MAC não apanham virus…..
lolada… Ainda há gente que acredita no Pai Natal…
Lolada é a gente que está neste momento a pagar bitcoins para ver os seus ficheiros de volta no Windows.
porque ransomware não existe no mac haha. As pessoas gostam de confundir segurança com falta de interesse. Não é por terem as portas destrancadas numa casa no meio do nada que a casa é segura, a partir do momento que a casa começa a ganhar algum interesse qualquer um entra.
+1
A definição de vírus é: A computer virus is a malware program that, when executed, replicates by inserting copies of itself (possibly modified) into other computer programs, data files, or the boot sector of the hard drive.
No Mac prácticamente não existe vírus(pois estes não se replica e auto-envia para outros usuários), existem sim malwares, adware e afins; esses são baixados (não intencionalmente) pelo usuário.
Pode pesquisar.
Argent já toda a gente sabe que no windows é só virus nem é preciso fazer a festa
10 anos que uso Mac, nunca apanhei vírus.
PSN depende se fizeres downloads de software pirata não te admires e a muita gente que faz download de software pirata e depois a aqueles que dizem eu nunca apanhei um virus num Mac mas nem sequer tem um Antivirus instalado sem Antivirus vai ser dificil saber se tem virus ou não.
Estudos por parte de empresas em que o seu produto “impede” essas ocorrências deixam-me sempre de pé atrás ..
Bit9 + Carbon Black is the market leader in Next-Generation Endpoint Security. We have sold more licenses, have more experience, and more customers than any other NGES company because our solution is the most effective way to prevent, detect and respond to advanced threats that target users, servers, and fixed-function devices. That’s why more than 60 MSSP and IR leaders, including Dell SecureWorks, EY, Optiv and Solutionary, have chosen our technology as a key component of their security offerings, and 25 of the Fortune 100 rely on us as a critical element of their advanced threat defense and compliance strategie
Aonde é que andam os meninos da apple? então não era um sistema muito seguro? o que se passa? lol.
Os grandes servidores é tudo em linux, por alguma razão será.
O linux quanto mais utilizado melhor, melhor sistema se torna, mais eficiente, mais seguro, mais privado, por uma simples razão porque irá sempre haver grandes pessoas a criar, melhorar e corrigir software open source. o que não acontece nas grandes empresas como a windows, a apple a google, rsa e muitas outras. essas empresas só querem é dinheiro.
Diogo Alexandre não leste a ultimas noticias do Pplware Ransomware também já chegou aos servidores Linux
https://pplware.sapo.pt/linux/ransomware-tambem-ja-chegou-aos-servidores-linux/
sim. mas com um bom admin isso não acontece. Pois esse virus precisa de várias permissões, o que um bom admin não vai dar. trata-se de uma pequena vulnerabilidade, onde ja existe solução para proteger. muito brevemente irá sair ou já saiu um patch para corrrigir. Já se fosse em windows ou ios ou no android demorava muito mais tempo para se corrigir essa falha, se corrigirem e se corrigirem não irão deixar outra vulnerabilidade de proposito? Essas empresas só querem dinheiro, nem que para isso tenham que invadir computadores, espiar massivamente milhoes de pessoas para depois venderem esses dados. o software open source é mais credivel, seguro, privado, eficiente. o futuro é software open source.