Touch Bar também já tem suporte para Microsoft Office no macOS
Desde que a Apple apresentou os novos MacBook Pro com a Touch Bar que se espera que surjam novas aplicações que a explorem e que a elevem a um patamar ainda mais elevado.
A lista das aplicações que fazem uso da Touch Bar é ainda reduzida, mas a Microsoft veio agora dar uma ajuda e dotou o seu Office para Mac com suporte para esta novidade.
Para além das aplicações da Apple ainda são poucas as que fazem uso da Touch Bar. Algumas, criadas de propósito para este novo elemento, dão-lhe muito mais funcionalidades que os simples botões. A maioria destas aplicações contraria a ideia da Apple para a Touch Bar, mas não deixam de ser conceitos e ideias muito interessantes.
No caso do Office da Microsoft, a ideia foi colocar na Touch Bar o acesso direto às principais funcionalidades de cada uma das aplicações, facilitando o seu uso e, principalmente, criando atalhos que estão à distância de um dedo.
O Word, o editor de texto desta suite, tem disponíveis as principais funcionalidades, mas acumula ainda outra que pode ser muito interessante. Falamos do Word Focus Mode, que remove do ecrã todas as barras e menus, passando o seu acesso a ser feito pela Touch Bar.
No caso do PowerPoint, estão acessíveis os controlos dos principais elementos gráficos. Durante as apresentações vai ser possível realizar o controlo pela Touch Bar, com a pré-visualização dos slides e até um cronometro onde pode ser visto o tempo gasto na apresentação.
No caso do Excel, nesta nova versão permite ter acesso rápido às principais funções. Basta escrever um igual numa célula e de imediato a Touch Bar mostrará as funções. Dai podem escolher qual pretendem usar e depois quais as células a serem usadas.
No caso do Outlook, as funcionalidades são ligeiramente menores, mas os utilizadores podem rapidamente aceder às principais ferramentas de gestão de email e de calendário.
É uma pequena mudança no Office para Mac, mas será extremamente útil para os utilizadores que passam a ter tudo disponível na Touch Bar. Para terem esta novidade só precisam de atualizar o Office para Mac com a mais recente versão.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Lá para os outros SO’s a Microsoft é rapidíssima 🙂
Ultra magnifica touch bar que cada vez mais vai definir o futuro dos portateis. Todas as marcas deviam de adoptar esta tecnologia a bem de todos…
Único e possível comentário: LOL
É mais o o contrário a nova versão do Microsoft office suporta finalmente atalhos pela touch bar…
+1 é para culpar a Apple daquilo que não tem culpa
Estava a pensar no mesmo, PM.
Looool, o Office já existia antes do touch bar logo o touch bar é que tem que se adaptar ao Office.
?? Mas é o Office que foi actualizado e adaptado?
Quando os HP (e outras marcas também) traziam montes de “ícones” acima do teclado a coisa não pegu mas agora que a Apple lançou isto já pega… Isto das modas…….
Já agora não digam que é diferente já que a ideia é a mesma: dar mais funcionalidades. Podem dizer que na altura se limitavam ao sistema operativo mas lembrem-se que se o meu browser predefinido fosse o FF ou outro qualquer atalho lançava-o.
A inovação da Apple foi tornar aquele espaço como se fosse um menu de contexto onde cada aplicação pode (se estiver preparada para isso e daí esta atualização no Office) dar mais funcionalidades ao software.
No fundo, volto a dizer, a m**da é a mesma mudou a cor ou cheira mais ou menos mal….
Sim é algo bom mas será assim tão inovador?
Andam a dizer o mesmo para o iPhone 8 que não trará o botão home pois aquela zona será usada para outras coisas (há montes de artigo na net sobre isto lançados ontem e hoje)… A partir do momento que os botões deixaram de ser físicos, e há tantos equipamentos que já não os têm (até da Microsoft, imaginem!!!) qualquer coisa pode-se colocar lá…. Continuo a achar que há falta de imaginação e medo de mudar e a Apple já devia ter mudado a interface do iOS. Não o façam bruscamente mas sim como o Android, devagar devagarinho para os utilizadores se habituarem.
Há inovação e “inovação” e o que se vê mais hoje em dia é “inovação”. Não há nada realmente novo….
o iPhone original não foi nada de novo. Limitou-se a adicionar tecnologia de multitouch e uma lantência de input muito reduzida. De resto era igual a outros telefones já apresentados.
Aconteceu a mesma coisa com o TouchID. O conceito já existia no mercado, mas os tempos e a precisão de leitura foram melhorados.
O mesmo vai acontecer com o home button do iPhone 8. A novidade não é os botões serem de software. A novidade é proporcionarem feedback como se fossem botões físicos verdadeiros (coisa que já se passa com o iPhone 7).
Muitas vezes os conceitos apresentados falham porque não há tecnologia / não são feitos com tecnologia que os tornem verdadeiramente úteis.
já existe haptic feedback aos anos… nada de novo…
a questão do haptic feedback no iPhone é o nível e qualidade de resposta que dá, o que para o é suposto fazer tem importância, já que não é suposto ser uma mera vibração (que é o “velho”), é suposto imitar sensações tácteis
Daniel, nenhuma ideia é original porque tudo são junções de ideias e palavras que já existiam.
Nada é original. Pronto, satisfeito?
Estás numa profunda contradição! Se admites que faz mais do que a solução da HP por mudar segundo o contexto das aplicações (isso é fazer muito mais, pois aumenta exponencialmente o número de situações em que se pode usar), por que é que implicas por antes a coisa não ter pegado? Ou será que o “pegar” não depende do nível de funcionalidade? Se faz mais e melhor…
Em segundo lugar, a solução da HP era mais limitada no interface do hardware, não era um segundo ecrã, os icons não mudavam e fornecia muito poucas formas para mudar a funcionalidade, sendo que o que era suposto fazer nem sequer era novo, muitos outros aparelhos já tinham essas funcionalidades no teclado.
“dar mais funcionalidades” não é uma ideia concreta para definir se é ou não a mesma ideia, pois qualquer coisa (qualquer que seja a sua natureza) que se adicione é “dar mais funcionalidade”!
A Razer era a quem tinha algo que mais se aproximava (por ter um segundo ecrã sensível ao toque), mas era algo que funcionava de forma independente do que se passava no sistema operativo e aplicações, ou seja tinha outros objectivos e funções!
Na Razer o objectivo era funcionalidade extra nos jogos!
Há pessoas mesmo ridículas!
Comparar uns botões capacitivo com umas luzinhas a um ecrã completamente configurável, OLED a cores e dependente da aplicação?
Haters são mesmo isso…
Mexeram mesmo nos teus botões Álvaro. Mas de facto a touchbar não tem nada a ver com os comandos da HP. Just saying..
Infelizmente continuam a apostar em features em vez de performance
Se conseguissem optimizar a performance do excel para mac é que era de valor!
Excel para mac os sem multi thread sendo o feedback mais cotado pelos utilizadores.