Como ativar e usar a leitura e escrita NTFS em MacOS 11 Big Sur e M1
Lançado em novembro, o MacOS 11 Big Sur logo se viu em simbiose com o MacBook Air equipado com novo processador M1. Esta foi uma transição significativa na linha de computadores pessoais da Apple.
Ora, para grandes eventos, grandes softwares e a iBoysoft atualiza para a sua versão 3.0 do Microsoft NTFS for Mac bem como o tratamento do NTFS para Mac. Torna-se assim compatível com o MacOS 11 e o MacBook Air com motor M1. Este é um verdadeiro software que testamos, de ajuda à gestão: leitura e escrita de discos NTFS destinado tanto a particulares como profissionais.
Microsoft NTFS for Mac by iBoysoft para Mac
A iBoysoft, é uma casa profissional de software que, entre várias soluções, apresenta soluções de recuperação de dados e gestão de discos para indivíduos e empresas.
Desta feita, é aqui revelado o iBoysoft NTFS for Mac com uma integração muito melhorada com o MacOS 11 Big Sur. O software ativa a possibilidade de o MacOS ler e escrever discos Microsoft NTFS juntamente com a gestão nativa para ficheiros e volumes Windows, especialmente em Macs com um chip M1 baseado em ARM.
Leitura e escrita em NTFS nativo no MacOS
Na verdade, podemos dizer que sem proceder à modificação da extensão do Kernel do MacOS, na sua base não suporta o acesso direto de escrita num volume NTFS previamente formatado no Windows.
Então, neste caso, a iBoysoft NTFS for Mac coloca de parte outros sistemas alternativos e partilha agora a sua derivação de driver de sistema de ficheiros NTFS universal programado por si mesmo.
Portanto, esta personalização, levada a cabo pela iBoysoft proporciona um melhor desempenho de leitura-escrita nativa para unidades Windows NTFS.
Na verdade, a marca foi capaz de tamanho sucesso na sua programação uma vez que oferece uma transferência de dados seguros e uma velocidade de escrita mais rápida, equivalente ao sistema de ficheiros HFS+ ou APFS da Apple.
Principais características encontradas:
Microsoft NTFS for Mac by iBoysoft não é apenas um driver NTFS para Mac, mas também uma ferramenta de gestão de disco que permite:
- Visualizar a informação do disco
- Aceder a uma drive
- Montar uma drive NTFS
- Desmontar uma drive NTFS
- Verificar um disco
- Apagar um disco
- Formatar uma drive para o sistema NTFS
Finder e Disk Utility foram integrados a 100% no MacOS
Desta feita, o iBoysoft NTFS for Mac versão 3.0 adiciona mais funcionalidades de escrita NTFS, melhorando assim as capacidades nativas.
Logo, os utilizadores podem ter permissão imediata dentro do Finder para:
- alterar o nome de um volume NTFS,
- para etiquetar ficheiros NTFS, e
- para usar o AirdDrop em ficheiros NTFS.
Por outro lado, os ficheiros de unidades de rede e armazenamento em nuvem podem ser descarregados directamente para volumes NTFS, sem problemas.
Mesmo que a nova versão mantenha a janela de Gestão de Disco (Disk Management) como na versão 1.8, as atividades de gestão de disco NTFS ou não NTFS podem ser realizadas "nativamente" usando a barra de ferramentas do Disk Utility sem ter de ir para a janela de Gestão de Disco.
Indubitavelmente, a alteração mais notável reside no facto de o formato Windows NTFS estar, agora, integrado nas opções de Formatação.
Partilhar as unidades NTFS entre Windows e Mac, sem "remendos"
Principalmente, com o iBoysoft NTFS for Mac, partilhar unidades em formato Windows NTFS entre o Windows PC e Mac é simples, sem falhas, seguro e super-rápido. Os seus dados serão transferidos através das plataformas Windows e MacOS sem qualquer corrupção e atrasos.
Suporte a grande maoria de discos rígidos HDD e SSD
Conquanto, o iBoysoft NTFS for Mac concede privilégios de leitura e escrita estável e completa a discos rígidos formatados em NTFS e unidades SSD.
Ademais, elimina o limite máximo de 60.000 ficheiros que podem ser movidos para dentro e para fora de um volume NTFS, tornando-o ilimitado.
Instalação simples, em 3 passos do iBoysoft
Surpreendentemente, a instalação deste software não podia ser mais simples.
- Instalar: descarregue e instale o iBoysoft NTFS for Mac versão 3.0 no seu Mac. Está disponível de MacOS Big Sur 11.1 a MacOS 10.13.
- Ligue: ligue as unidades NTFS ao seu Mac. Serão automaticamente montadas em modo de leitura-escrita.
- Feito: Pode agora escrever, copiar, mover, apagar, e guardar ficheiros em unidades NTFS sem qualquer problema.
Conclusão
A saber: é um software obrigatório para Mac, na nossa opinião, claro!
Existem outras ferramentas no mercado, como o Tuxera ou o conhecido Paragon, embora possam parecer mais económicos do que o gestor de unidades da iBoysoft, a verdade é que a relação qualidade/preço fica bem percetível: ganha a iBoysoft.
Depois de testada, esta ferramenta parece claramente ser a melhor do mercado, com um instalador 10x menor que as restantes soluções. Além de tudo, o uso é simples e rápido, acessível a todos.
Grande vantagem para o facto de já vir com suporte total ao MacOS 11 Big Sur bem como aos novos processadores M1.
Por último, mas não menos importante, estivemos sempre a falar de um software pago, que permite ser testado para ser aperceber da qualidade o mesmo. É possível adquirir uma licença anual ou uma licença permanente.
Este artigo tem mais de um ano
Tuxera NTFS, bem mais barato. Uso há anos, bastante fiável.
https://ntfsformac.tuxera.com/
+1
efetivamente uma boa alternativa, mas muito longe deste NTFS for Mac versão 3.0
Para que nfts a pagar no mac quando se pode usar um NAS que faz tudo de borla sem problema nos formatos do disco?
-1
E que tal ensinar a ativar a função de escrita ntfs nativa no macos, não é a mais performante, mas pelo menos é nativa do SO.
queres partilhar? um obrigado desde já!
Bastante interessante o software, de certeza terá a sua oportunidade, obrigado por estas reviews a comunidade agradece, bem haja a toda a equipa
Arranja um nas ou liga o disco ao router, tens acesso no mac sem problemas com nfts.
+1
A maior parte dos router tem usb e suportam ntfs, é questão de ligar e ter acesso. No entanto a maior parte dos router lê e gravam apenas a 10-20 MB/s…
Apesar disso parece-me uma frescura pedirem 50 dólares apenas por causa do ntfs! 5 dólares estaria muito bem, 10 já puxadote!.
Com 50 dólares compro um NAS com USB usado sem hdd, ligo por usb ao NAS e tenho acesso (e adicionalmente um… NAS); ou então o PARALLELS e instalo o W10 ARM e tenho acesso.
Abrir o Terminal e escrever o comando: sudo nano /etc/fstab
Dentro do editor nano escrever: LABEL=NAME none ntfs rw,auto,nobrowse
(substituir NAME pelo nome da drive NTFS).
Pressionar “CTRL + O” e depois “Enter” para gravar o ficheiro fstab.
Depois pode fechar o Terminal e gravar na drive NTFS sem qualquer limitação.
Válido também em Apple M1 e BIG SUR?
Ótimo! acabei de comprar um novo Mac M1 e isso pode funcionar bem. Tentei outro software NTFS e todos eles não funcionaram com M1 Mac.
Pessoalmente, eu uso iBoysoft NTFS para Mac sem problemas (é compatível com Big Sur) no meu M1 Mac mini. Há uma avaliação gratuita de 7 dias antes de você ter que pagar. Agora posso usar um SSD externo para macOS e Windows e compartilhar dados entre eles.
Em exFAT também é possível partilhar entre os dois