MAC – CPU Speed Accelerator 5.2
Por Thiago A. Salvatico para o Pplware Sobre o poder de processamento dos computadores da Apple, sabemos que são bem projectados. Por ter hardware e software desenhado em conjunto, devidamente estruturado e pela, claro, "perfeição" que a Apple faz questão de implementar nas suas estruturas. Mas e se pudéssemos melhorar de forma visível, as performances do seu Mac? Não seria interessante?
E é mesmo possível, através do CPU Speed Accelerator.
Se pensa que esta aplicação faz ‘overclock’, engana-se. Assim como no Windows, no Mac OS X as aplicações trabalham por processos. Assim, por padrão do sistema, algumas aplicações ficam designadas por prioridades. O CPU Speed Accelerator identifica qual a aplicação que está em primeiro plano e dá maior prioridade a essa aplicação.
Esta simples acção consegue aumentar o poder de processamento do seu Mac entre 20% e 30%. Mas só nos comentários saberemos se tal facto é comum em todos os utilizadores. No meu caso, elevou a taxa de resposta do meu MacBook Pro. O mais interessante disto tudo é que não irá perder tempo nem dinheiro a trocar/melhorar o hardware (memória ou processador).
Não necessita de instalação e fica agrupado na barra de menus do sistema. Se ainda não está convencido, posso acrescentar que esta ferramenta é gratuita.
Particularmente, trabalho com várias aplicações abertas (e pesadas) e tenho que trocar de espaço no Esposé constantemente. Por vezes notava um certo "engasgo" nestas passagens, o que não me agradava. Com esta aplicação, isso deixou de me incomodar.
Os utilizadores de Mac, principalmente os Mac's com alguns anos de existência, irão notar uma drástica diferença, para melhor é claro!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: MAC OSX (Leopard e Snow Leopard)
Download: CPU Speed Accelerator 5.2 [5.9MB]
Homepage: AlphaOmega
Este artigo tem mais de um ano
Sem querer ser desmancha prazeres mas nos CPU’s de hoje em dia… efeito placebo 🙂
O “boost” dos Cpu’s actuais é instantâneo… tanto estão com o clock a 50% como em Microsegundos estão a 100%, tudo com uma gestão quase perfeita quer dos CPU’s, quer dos sistemas…
Isto sim, talvez fosse útil nos Mac’s na geração PowerPC, mas mesmo assim na altura que tive esse CPU nunca notei nada de extraordinário… ainda por mais que sistemas UNIX no que toca a multiprocessos são “aquela máquina” 😀
O que acredito que isto fará é apenas as baterias “drenarem” mais rápido desnecessariamente, assim como alguns aquecimentos… bem, mas é meramente o meu testemunho. 😛
Olá!
Desaconselhava o uso deste programa neste Macbook apresentado pelo Pplware:
https://pplware.sapo.pt/informacao/macbook-pro-core-i7-a-100°c-um-mac-que-ferve/
E sem dúvida alguma que ao usarem este tipo de programas, a bateria durará menos tempo e o Mac poderá aquecer mais do que o normal. Para quê dar 100% a um processo que poderia estar muito bem a usar entre 10 a 50% do CPU? Em termos de trabalho no dia a dia, penso que não será assim tão necessário. Por outro lado posso referir o quão perigoso isto poderá ser, pois já tive colegas que ficaram com o PC queimado por o usarem em processamento a 100% dedicado a projecto durante uma semana, mesmo fazendo pausas durante o dia… É a pensar nisso que os fabricantes colocam o CPU aos níveis em que os temos, não é para nos prejudicar, é para evitar que fiquemos sem o nosso precioso computador!
Cumps!
vou experimentar mas se reparar que a bateria se gasta mais depressa e o computador aquece mais nao quero.
e para Macbooks mas a correr windows n ha nada semelhante?
O Windows tem esta funcionalidade de origem – e activada por omissão nas versões “consumer” – há já muito tempo 🙂
Se melhora a performance, porque é que o sistema já não vem assim de origem?
Certamente que terá também o seu lado negativo.
O lado negativo é que podes causar instabilidade no pc. Ao aumentares prioridades dos processos, alguns processos de sistema podem passar para segundo plano e provocar problemas.
Alem disso alterar prioridades nao tem um efeito assim tao incrivel a menos que tenhas 2 programas a competir por 1 processador.
E para windows é só ires ao gestor de tarefas e aumentares a prioridade dum processo. Nao recomendo que subam prioridades.
Precisamente. A aplicação em questão fica mais rápida, mas deixa as restantes praticamente sem resposta.
Resumindo tudo o que foi dito anteriormente é: se usam o mac para fazer tostas vale a pena se não for para isso estejam quietos e deixem ser o Mac OS X a tratar do assunto.
Na descrição li, e passo a citar:
“Particularmente, trabalho com várias aplicações abertas (e pesadas) e tenho que trocar de espaço no Esposé constantemente. Por vezes notava um certo “engasgo” nestas passagens, o que não me agradava.”
Ora, isso é mito, os Mac não engasgam, pelo menos segundo uma trupe de pessoas que andam por aí na internet e que só vêm maças à frente.
Vasco, “várias aplicações abertas (e pesadas) “…MAC raramente encrava…O meu, passa semana sem ser desligado (fecho sempre a tampa e suspende), e mesmo assim nunca sinto lentidão nem nada do genero. Apenas quando uso aplicações pessadas, tais como programas da Adobe, etc…E o meu MacBook já tem 2 anos e meios…
Sorry off-topic
Vou experimentar a aplicação do post e logo vejo.
Mas gostava de uma opinião do Vítor sobre o que se tem falado aqui.