iPhone SE bate iPhone 6s e Galaxy S7 no teste de stress à bateria
O iPhone SE está a tentar conquistar os utilizadores. Não tem um aspecto novo, não tem uma "medida de ecrã" nova e não traz hardware que seja inovador. Simplesmente é um smartphone fabricado com requisitos que satisfazem as necessidades de muitos milhões de utilizadores, segundo um estudo apresentado pelo WSJ.
Não sendo nada de "novidades", não deixa, contudo, de trazer alguns trunfos. Um deles é a sua bateria que, sendo um equipamento "pequeno", de ecrã de 4 polegadas, traz uma autonomia que pode surpreender.
Quem serão os utilizadores deste iPhone SE?
Segundo o WSJ cerca de 20% dos norte-americanos, por razões fisiológicas, têm dificuldades em usar os ecrãs grandes e os ecrãs enormes. Então, tendem a optar por ecrãs pequenos e a Apple não tinha uma oferta moderna para esses 20% de compradores.
Assim, com esta oferta, alarga as opções. Uma medida não serve a todos e o consumidor agora tem várias. Nada que não seja conhecido nos restantes fabricantes de smartphones, verdade?
Em termos de bateria, é melhor mesmo?
Segundo alguns ciclos de testes de stress à bateria, levados a cabo em sites com um nível de brilho uniforme, o iPhone SE conseguiu estar 10 horas sempre em funcionamento, segundo o Wall Street Journal. Este valor bate em duas horas o resultado do iPhone 6s, assim como o melhor tempo do iPhone 5s, que também tem um ecrã de 4 polegadas e 1136 x 640 píxeis de resolução.
Sabemos que o ecrã é claramente uma das fontes de grande consumo das baterias, batem-se lado a lado com as ligações wireless no que toca a drenar a energia.
E em relação ao Galaxy S7?
Actualmente, o Galaxy S7 é um dos melhores equipamentos do mercado. A par disso, este tem também alguns pontos menos fortes, um deles é a sua bateria. O iPhone SE, segundo estes testes, bate o Galaxy S7 em quase 3 horas. Claro que não podemos esquecer que o Samsung Galaxy S7 tem um ecrã fantástico de 5.1 polegadas Quad HD, 2560 x 1440 de resolução. A estes valores o melhor que a Apple tem é o ecrã do iPhone 6s de 4.7 polegadas que oferece de resolução 1334 x 750 píxeis... e mesmo assim fica longe do Galaxy S7.
Leia também: Análise ao Samsung Galaxy S7 e S7 edge
Mas o ecrã do SE é melhor que o dos "concorrentes"?
Não. Segundo a mesma fonte, o ecrã do SE é inferior não só em termos de tamanho como em termos de contraste e, ainda por cima, este não suporta a tecnologia 3D Touch. Provavelmente, nesse ponto estará algum ganho que se reflecte depois em mais autonomia.
Será um factor relevante, o tempo de autonomia?
Este é um equipamento, tal como pudemos ver na keynote, muito focado no mercado comercial. As operadoras terão todo o interesse em criar os pacotes de serviços onde poderá estar associado este equipamento dedicado às empresas. Sendo um smartphone que, além de moderno, combina uma excelente autonomia, privilegia obviamente o desempenho para o qual foi feita a aposta. Faz todo o sentido a Apple ter apostado num melhor desempenho mesmo tendo agora baterias mais pequenas.
Como já vimos, o iPhone SE terá um preço de 499 euros a versão de 16GB.
Este artigo tem mais de um ano
Também com esse ecrã e essa resolução mal era como é obvio
Claro que o telemóvel tem um ecrã de 4″, e pode não ter o contraste, mas não tem as desvantagens do OLED, que são as marcas permanentes e a perda de qualidade de cor.
Mas é irrisório, como um telemóvel pequenino, que cabe dentro do outro, bater-lhe em termos de bateria!
E saíram os dois praticamente ao mesmo tempo!
Android é uma desgraça, em termos de consumo de CPU, RAM e bateria!
Eu começo a suspeitar seriamente que as capacidades que eles dizem, se serão mesmo verdade!
se fores buscar um nokia 3310 bate a todos no que toca à autonomia… e não é por isso que vai ser melhor telemóvel que um S7 ou um 6S… digo eu com os nervos… lol
Bate todos? Em que universo?
Põe o 3310 com uma iluminação do LCD como destes smartphones, e com um ecrã deste tamanho, e reoslução, e cores, a correr aplicações, um SO completo.
E antigamente, as pessoas só usavam para fazer chamadas, e mandar mensagens… agora não!
Enfim…
O 3310 tinha iluminação led nas teclas… E eram umas quantas lampadazecas.
Não é a iluminaçao do lcd que consome assim tanta bateria de certeza…
Não tem nada a ver, especialmente na utilização, não tinha jogos (de jeito), redes sociais, mesmagens pela internet, 4G, não tinha web para estares aqui, não tinha e-mail sempre a puxar, nem tem comparação!
Ps: e era para aí 3x mais grosso que esses telemoveis!
tas a chegar à conclusão onde eu queria chegar, não podes comparar o iphone SE a um galaxy S7, não tem comparação possível, logo como gasta mais recursos é normal a bateria não durar tanto…
Não podes? Porquê? Estão a fazer o mesmo!
O que interessa para o utilizador é a bateria do telemóvel que escolheu!
Gastam os dois os mesmos recursos: ambos têm RAM, CPU, Wifi, 4G, etc.
Ves como tu sabes RVM, mete a resolução do s7, processador e assim e também ves que não dura nada, ok
O processador é mais rápido, e a resolução é mais que suficiente para um ecrã de 4″.
Resultados vergonhosos!
mais um a pensar que os telemóveis antigos duravam mais que os de hoje.. em 1 semana de standby como o meu nokia chegava, até os androids conseguem. agora para mandar sms seguidamente ou jogar joguinhos, o nokia só aguentava no máximo 2 horas e o android 6 ou 7 horas de screen-on, agora junta multitarefas e apps em background no nokia.. só durava meia hora.
Olha mais um que está a pagar o Galaxy ás 40 prestações, e ficou-lhe atravessado…
Preferia estar a pagar um Galaxy às 48 prestações do que ter a tua mente pequena.
Estás-te a esquecer que a Samsung não é a única a vender smartphones Android, nem muito menos é a que tem a melhor autonomia destes. Existem smartphones que batem confortavelmente o iPhone 6S, e o 6S Plus.
Mas a Samsung ainda é que vende os melhores telemoveis Android!
Definitivamente não sabes o que é o Android…
Lá por serem os mais populares não faz deles os melhores.
Na minha opinião são até dos piores…só aquele touchwiz da-me comichão
Isso é tudo uma questão de opinião. Para mim não são os melhores.
Deixa-me discordar, dos oled talvez mas dos amoled não, os amoled são os únicos em que os pretos são mesmo pretos tenho um galaxy s2 e não tem marcas permanentes nem gastos de cor, de todos os equipamentos que tenho é o único que num ambiente escuro simplesmente não se vê os contornos do ecrã em imagens pretas
+1
Os amoled são um luxo, mesmo com a luz do sol a incidir..o meu BB10 tem e fiquei fan!
Claro teem que ser usados temas escuros se não a bateria desaparece. mas é um luxo..
Amoled = OLED
Então o novo Iphone vai sofrer desses males todos porque já correm rumores que o ecrã vai ser oled da Samsung
Mentira.
Vai ser ILED.
So dizes é cocó.
Fiquei completamente devastado com esse argumento sólido e adulto.
Andas on fire tu! Só gostava que tivesses a noção que certos comentários teus têm uma conotação semlehante ou pior. “Olha mais um que está a pagar o Galaxy ás 40 prestações, e ficou-lhe atravessado…” Realmente quem escreve isto tem uma capacidade de argumentação acima da média, mostrando ainda sinais de uma maturidade a rondar os 70 anos.
Sony xpeira linha z qualquer versão bate estes 2 juntos em autonomia, palavras para que?
Android está num patamar que mesmo com a tralha que as marcas metem a bateria dura e dura, imaginem puro dá 3x mais autonomia que ios.
É normal que tenha mais autonomia que o Galaxy S7, uma vez que tem cerca de metade da resolução.
Está-se a falar de um dual-core vs quad-core com uma frequência de funcionamento menor (apesar de serem SoCs diferentes).
Em geral, em termos de hardware, parece-me ficar mais favorecido (no ponto de vista da autonomia) o iPhone SE e depois temos claro o software que também pode contribuir ou não consoante a optimização.
Quanto ao iPhone 6S, talvez seja por não ter o 3D Touch e também pela resolução (ainda que a diferença seja ligeira, 640 x 1136 vs 750 x 1334).
E o tamanho?
E o dual core, com menos frequência, na prática é mais rápido! Por isso, lá se vai a teoria!
Claro que o tamanho (diga-se capacidade) da bateria conta e muito, por isso o S7 tem cerca do dobro da capacidade para ter aproximadamente a mesma bateria que o SE, para compensar a capacidade de processamento extra que faz.
Quanto ao SoC, não pode dizer que é mais rápido porque nem sequer têm a mesma arquitectura (SE e S7) nem executam o mesmo código (SO) por isso não faz muito afirmar isso.
* não faz muito sentido
Muito bem dito
Muito mal dito
A capacidade de processamento é INFERIOR à do iPhone SE!
Não é aproximadamente, é quase metade!
Vergonhoso!
Na verdade têm sistemas operativos diferentes. Por isso a comparação deixou de fazer sentido do que quer que seja. Curioso é bater o 6s. Ecrã de certeza.
Não é a resolução em uso normal que vai afectar significativamente o consumo, será isso sim a área de ecrã com a sua retroiluminação.
A forma como o 3D Touch funciona leva a supor que o seu consumo seja semelhante ao gasto com o multitouch capacitivo, isto é, pouco consumo.
É verdade que com uma maior área de ecrã haja um maior consumo com a retroiluminação, mas penso que essa diferença de consumo seja pequena quando comparada com a energia gasta a processar 5x mais pixeis.
num LCD o que consome mais é a retroiluminação. Mais pixeis não afectam relativamente muito o consumo directo dum LCD, os maiores efeitos serão indirectos, com aplicações com processamento intensivo dependente da resolução nativa, como jogos, daí ter circunscrito o comentário ao uso normal, em que se inclui navegar na internet com o browser.
Tem menos ecrã e menos mh de bateria, tem cerca de metade da bateria.. Se metessem a bateria do se no s7 durava 3 horas. O ecrã é a bateria está proporcional, dura mais porque a Apple sabe fazer telemóveis.
E atenção não sou Apple fan, nunca tive um iPhone, tenho um galaxy s5 que se soubesse teria comprado o 5s mesmo custando mais..
In my lab stress test, which cycles through websites with uniform screen brightness, the SE lasted 10 hours—more than two hours longer than both the iPhone 6s and iPhone 5s, and nearly three hours longer than the Galaxy S7
http://www.wsj.com/articles/iphone-se-review-smaller-gets-smarter-with-better-battery-life-to-boot-1458762252
Samsung é o maior e o que dura menos de bateria…
Novidades?
Tu és mesmo chato fogo não percebes ainda
Dou os meus sinceros parabéns á moderação deste ilustre site…
Só uma pequena correcção ao texto elaborado: O melhor que a Apple tem é 1920×1080 pixéis do 6S Plus 😉
“..fontes de grande consumo..” – pahh.. não soa bem.. uma “fonte” é algo que fornece algo.. como água, por exemplo, ou uma fonte de energia.. agora usar “fonte” para falar em consumo.. parece algo estranho.. 😀
fonte dá.. fonte não tira 😀
Exacto, o termo correcto é carga. As fontes fornecem, as cargas consomem.
Tive um LGG2 e agora tenho um LGG3,
O G2 bate o G3 em termos de autonomia.
O meu Lumia 930 bate qualquer Smartphone equivalente e até superior, quer seja com sistema Android, quer seja iOS.
E podem falar em autonomia, fluidez, qualidade de construção, hardware e até software, etc.
O que tem de menos bom? Para mim, é grande, tem design banal e não dá para colocar cartão de memória.
Vão-me desculpar, mas depois de ter usado um Android 5.0, agora não quero outra coisa.
NOKIA LUMIA 930.
Excelente máquina.
São gostoss, e ainda bem que estás contente.
Mas há pessoal que não tem capacidade e humildade suficiente pra aceitar opiniões de outras pessoas, portanto prepara-te pra seres maltratado entretanto 😛
Olhem, andei lendo vossos comentários e alguns foram bem hilariantes, mas outros fazem todo sentido. Eu uso um iPhone 5 e estou feliz com ele por agora, única coisa que me faria fazer um upgrade seria o Touch ID, mas enfim, eu usei muito Android na vida antes deixar Google e me aliar a Apple e percebi algo, Apple não gasta muito com hardware poderoso como muitas empresas que usam Android como Samsung ou LG… Por quê? iOS não massacra o hardware da mesma forma que Android faz, pra dizer que OS conta muito em tudo, desempenho, tempo de vida da bateria, autonomia e etc.
Pra mim Apple tem melhor estrutura em OS software, capaz de realizar muito com poucos recursos (hardware) enquanto que Samsung e outras fabricantes de aparelhos Android tem uma estrutura de hardware mais poderosa, porém usam um software que exige muito trabalho do hardware por isso Android consegue travar um super smartphone com seus 3GB de RAM enquanto que iOS tu jogas asphalt 8 com o leitor de música a tocar, whatsapp ativo a receber notificações e APP store a baixar 2gb de aplicativo, tudo isso em simultâneo num pequeno iPhone de 1GB de RAM sem travar nada 🙂 (experiência própria no iPhone 5)
Não digo que Apple é a melhor fabricante. Pra mim tudo depende de ponto de vista, um iPhone não tem hardware pra suportar um Marshmellow com o touchwiz da Samsung, iOS é OS mais seguro que conheço, Android é o OS com o maior potencial que conheço (possibilidades incontáveis de coisas que podes fazer com Android, dependendo do desenvolvedor/programador), iPhone é super prático pra quem tem uma vida simples (tudo que você precisa num smartphone encontras no iPhone).
Não acho necessário discutir sobre quem é melhor, todos têm aspectos fortes e fracos em relação a outros, mas todos foram bem desenhados…
Não falo muito do Blackberry OS ou Windows Phone porque nunca tive, só já usei de amigos e também gostei, lembro que o Blackberry OS tem um sistema de notificações super prático e o Blackberry Hub onde organiza tudo que é mensagem é bem útil, mas o Blackberry não tem o Touch ID :p (posso estar errado mas nunca vi)
Windows Phone amo o Lumia Camera, e quão fluido é o OS mas não posso falar muito disso :p
Escrevi muito MAS O PONTO É:
Muita coisa está envolvida no desempenho do aparelho, não só capacidade da bateria ou do processador, cada aparelho tem SUA ESTRUTURA!
So uma coisa que odeio no Android, muitas vezes podes pensar que fechaste uma “Activity” mas ele ainda está a correr no background (actividade, tipo tu abres a calculadora, e ao fechares ele só minimiza, mesmo depois de apagares no histórico de apps)
Essa foi a principal razão de me aliar a Apple, iOS fecha actividades e só deixa processos/serviços necessários no background (tipo leitor de música tocando, ele só processa o áudio no background, e não a GUI inteira)
Tanta burrice que para aqui vai no comentários, só dá para rir…Realmente é uma surpresa enorme que um telemóvel com um ecrã de 4 polegadas a 640p (ou lá que resolução é) tenha melhor bateria que um ecrã de 5.1 polegadas a 2k lol…Há aqui muita malta que tem cérebro mas deve ser só para encher a cabeça, porque usá-lo tá quieto. Não só um ecrã mais pequeno (mesma tecnologia) vai consumir menos, mas também a resolução vai ter bastante impacto. É óbvio…Basta ver o exemplo do Lg g2 vs lg g3, em que a resolução é quase a única coisa que muda de significativo (1080p vs 2k) e a bateria sofre bastante.