iPhone Air: pode estar a chegar um smartphone que vai mudar o mercado
O iPhone de 2007 mudou completamente o mercado dos telemóveis e, desde então, a Apple tem liderado este segmento. Apesar disto, os grandes incrementos têm mudado pouco o aspeto dos equipamentos. O iPhone Air poderá prometer um novo salto tecnológico.
Estamos a poucas semanas de conhecer o iPhone 16, que haverá de chegar no evento da Apple, em setembro. Tal como sempre aconteceu, muitos rumores e hipotéticas fugas de informação antecedem o lançamento do novo iPhone.
No entanto, neste caso, o salto tecnológico mais evidente será na próxima geração, com o iPhone 17. Os primeiros rumores sobre o iPhone de 2025 parecem apontar para uma geração muito disruptiva, com alguns a sugerir que o salto será semelhante ao do iPhone X.
Um iPhone Air entre o normal e o Pro
Nos últimos meses, temos lido muito sobre o chamado iPhone 17 Slim, um modelo novo e diferente que ainda não existe. Os rumores sugerem agora que este próximo iPhone poderá chamar-se iPhone Air, seguindo as pisadas do iPad e do Mac.
Os rumores sobre as caraterísticas do iPhone Air indicam que terá algumas caraterísticas abaixo do iPhone Pro, mas terá um preço acima do iPhone de entrada, ou seja, o iPhone 17.
À partida, parecia um pouco estranho que um modelo tivesse o mesmo preço que um iPhone Pro e tivesse caraterísticas abaixo deste, mas ao chamar-lhe iPhone Air, todas as peças começam a juntar-se.
Sim, a Apple já fez umas apostas deste tipo, lembra-se do iPhone 12 ou 13 mini?
A empresa de Cupertino tentou a sua sorte com estes dois smartphones, algumas gerações mais tarde, saltou para o modelo Plus. Parece que com o iPhone 17, o modelo Plus vai desaparecer e haverá três gamas diferentes de iPhone:
- iPhone 17
- iPhone Air
- iPhone 17 Pro
Que tipo de utilizador seria o do iPhone Air?
O iPhone Air ou iPhone 17 Air partilharia algumas caraterísticas com o iPhone 17 e outras com o iPhone 17 Pro. Um modelo de gama média para aqueles que querem um iPhone extremamente fino com um design inovador.
Já vimos que isso é possível com o iPad Pro M4, e a Apple quer tornar todos os seus produtos tão finos quanto possível.
De acordo com os rumores, estas seriam as principais caraterísticas. Como se pode ver, o preço do iPhone Air seria o mais elevado dos três, enquanto as caraterísticas de hardware seriam semelhantes às do iPhone 17.
No entanto, o design fino e esguio num conceito de ecrã total estaria muito próximo do que a Apple sempre quis alcançar com o iPhone.
Desde o iPhone X, a Apple tem procurado criar um iPhone que seja apenas um ecrã. Começou com a redução das molduras e o entalhe com o Face ID, e continuamos a ver a redução graças ao Dynamic Island.
Com o próximo iPhone 16 Pro, espera-se um ecrã maior e margens mais finas. O iPhone 17 Slim poderá marcar um avanço, possivelmente com uma Dynamic Island mais pequena ou câmaras e sensores por baixo do ecrã.
Um iPhone ultrafino e potente, apoiado pela eficiência do silício da Apple e por câmaras melhoradas pela Inteligência da Apple, seria o verdadeiro iPhone do futuro.
Este iPhone Air seria direcionado para as pessoas que valorizam o design e o conforto em detrimento de um processador ligeiramente mais potente. Algo semelhante acontece com o MacBook Pro (chip M3 Pro) e o MacBook Air (chip M2/M3).
No caso do MacBook Air, trata-se de um dispositivo mais económico, ainda que nem sempre tenha sido assim. De facto, se bem nos lembramos, existia na altura um modelo de MacBook muito fino com um preço superior ao do MacBook Pro e do MacBook Air.
Enquanto as restantes empresas estão a desenvolver os seus smartphones dobráveis, a Apple surpreenderia em 2026 com o iPhone Air. Este novo smartphone não só marcaria um ponto de viragem no mercado dos telefones, como também estabeleceria um novo padrão em termos de design e experiência do utilizador.
mais uma coisa para dobrar no bolso?
O quadro dos valores está esquisito onde está “bateria” não devia de ser “RAM” ?
Outra coisa que não faz sentido, ser um modelo médio este fica mais caro que o pro? Applecises.
Certo
Falta mesmo as especificações da bateria. Aquelas especificações são da RAM.
essa traseira, lentes, pixel, cópia descarada. vamos ver
O pixel copia o iphone ha 9 anos…e lidar miudo
pelo preco o Iphone 17 Air seria mais TOP que o Pro, mas nai chega no MAX, no fim inavoca em nada relevante, mas cria gamas diferencais de aparelhos, a Apple nao é a mesma coisa.
Tudo o que quero é um telemóvel mais fino, mais frágil e com menos bateria..
já a seguir.
e tipo: lol parece um pixel
Telemoveis grossos sao pessimos para as maos, fino e fantastico. A bateria? As novas baterias sao mais finas e tem a mesma durabilidade pois tem maior concentração. Aprende com quem percebe disto e tem inclusive linux no seu pc…não estas ao meu nivel windows boy
Quando alguém fala muito e coloca-se num pedestal, é porque não sabe nada. Como dizia o outro “só sei que nada sei”. Tenha humildade senhor, a arrogância é para os burros.
Certamente és o maior do bairro.
Quem tiver duvidas é perguntar pelo “Lion King” e ele ajuda.
Já conheci outras pessoas com falta de humildade, mas tu estás lá em cima no topo. Parabéns campeão.
e porque é que só os apple revolucionam o mercado?
ups.. esqueci-me que já tem calculadora
Quer dizer que tivémos o Pixel a copiar o iphone, e agora vamos ter o iphone a copiar o pixel….
A inovação está ao rubro,,,,
A Apple está a ficar igual com tendencia a piorar à Xiaomi, já lança vários modelos ao mesmo tempo, vai passar a ser algo como isto, Iphone 30, 30 Max, 30 Pro, 30 Pro Max, 30 Petromax , 30 Pro GTI, 30 Pro Max Alpha Pro Gti Coiso.
🙂 🙂 🙂
De facto ali nas séries do iPhone 12 e 14 (por causa do SE) a coisa fica meio indifinida. Mas, no fundo parece que quer manter ali 4 versões de cada lançamento, a partir do iPhone 12:
2007:
iPhone (1ª geração)
2008:
iPhone 3G
2009:
iPhone 3GS
2010:
iPhone 4
2011:
iPhone 4S
2012:
iPhone 5
2013:
iPhone 5c
iPhone 5s
2014:
iPhone 6
iPhone 6 Plus
2015:
iPhone 6s
iPhone 6s Plus
2016:
iPhone SE (1ª geração)
iPhone 7
iPhone 7 Plus
2017:
iPhone 8
iPhone 8 Plus
iPhone X
2018:
iPhone XR
iPhone XS
iPhone XS Max
2019:
iPhone 11
iPhone 11 Pro
iPhone 11 Pro Max
2020:
iPhone SE (2ª geração)
iPhone 12 mini
iPhone 12
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
2021:
iPhone 13 mini
iPhone 13
iPhone 13 Pro
iPhone 13 Pro Max
2022:
iPhone SE (3ª geração)
iPhone 14
iPhone 14 Plus
iPhone 14 Pro
iPhone 14 Pro Max
2023:
iPhone 15
iPhone 15 Plus
iPhone 15 Pro
iPhone 15 Pro Max
Não desfazendo de todos os outros mas para mim o Iphone mais bonito de todos foi a geração do 4 e 4S, ali foi feita uma separação de tudo o que havia na altura, o 3 e 3 GS se estivessem no WC virados ao contrario parecia um sabonete 🙂 🙂
Apesar de ter todos os iPhones dessa geração (e de outras), inicialmente o design do iPhone tinha como missão dar ênfase ao ecrã, que era o primeiro a ser projetado para se usar “o ponteiro natural do ser humano, o dedo. Por trás era simples, minimalista (até feio, os de plástico, 3G e 3GS). Mas, concordo contigo. Um dos que mais gosto é o iPhone 4, iPhone X e iPhone 15 Pro Max. O toque é distinto!
Falta aí a versão 30 cdti intercooler hybrid xl xD
Estás quase a fazer um samsung s10+ mas sem dex.. Boa Apple estás a inovar 😀
Aposto que também traz a função de ecrã dobrável personalizada no meu bolso.